pastorrobertomazzei-blog
pastorrobertomazzei-blog
Série "Ajudando Jesus"
2 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
pastorrobertomazzei-blog · 5 years ago
Text
Ajudando Jesus - Jesus e o bom ladrão
Da série “Ajudando Jesus!” O ser humano tem um costume que pode ser chamado de “um hábito universal.” E é justamente o de “tentar ajudar a explicar” aquilo que ele não conseguiu entender com muita clareza. 
Frase: “O homem modela a informação para ela caber dentro do seu próprio entendimento.” Pr. Roberto Mazzei. 
E como nós vamos tratar de Assuntos Teológicos – aqueles assuntos que podem ser considerados como assuntos polêmicos sobre a Palavra de Deus – então nós iremos abordar a cada um por sua vez, procurando trazer uma explicação o mais convincente possível para que – à luz da Palavra de Deus e não à luz do obscuro entendimento humano – nós possamos nos aproximar o máximo possível daquilo que a Palavra de Deus está nos dizendo, que está nos ensinando. 
A nossa confissão teológica é Pentecostal, portanto, todos os nossos temas sempre terão essa visão sobre a Palavra de Deus, e o julgamento sobre o seu acerto fica inteiramente a critério de cada pessoa que estiver lendo esse trabalho. Afinal, a Palavra de Deus se aplica a todas as confissões cristãs. 
O nosso propósito é tão somente alcançar a verdade! 
É claro que para isso, nós precisamos nos libertar de alguns preconceitos que acabam “moldando” as nossas verdades; é que existem alguns fatores que são “modeladores”, pois as nossas verdades estão submissas à nossa cultura, religião, costumes, moral, etc... 
Esses são os preconceitos os quais precisamos subjugar para ter a mente aberta, para receber novos conhecimentos, sempre pelo uso do nosso raciocínio. E o primeiro tema que nós vamos tratar é: 
01 – Jesus e o bom ladrão 
O texto bíblico que se refere a esse assunto é o Evangelho de (Lucas, cap.23, vers.42 e 43) onde o “bom ladrão” toma a defesa de Jesus contra os impropérios do segundo ladrão que estava sendo crucificado naquele momento junto com eles; e após solicitar de Jesus para que se lembre dele quando estiver no Paraíso, recebe de Jesus a resposta: (Lucas, cap.23, vers.43) 
“43. Com toda a certeza te garanto, ainda hoje estarás comigo no Paraíso!” 
E é aqui que começa uma “confusão de exegese!” 
Essas dificuldades no entendimento desses textos, fazem então com que o homem, para satisfazer o seu próprio entendimento, fique procurando argumentos capazes de esclarecer esses assuntos; então, o que se vê é que teólogos de porta de bar, procuram mudar o sentido da fala de Jesus, mudando a vírgula de lugar para que a frase chegue ao consenso ideal; 
exemplo: “com toda a certeza te garanto hoje, estarás comigo no paraíso!” 
Viu só?... bastou mudar a vírgula de lugar e a afirmação de Jesus passou a fazer todo o sentido! 
Só que eles se esquecem de uma coisa: não foi isso o que Jesus disse!... 
Em todas as versões da Bíblia sagrada, o texto diz em (Lucas, cap.23, vers.43): • (King James Atualizada) “Jesus lhe assegurou: com toda a certeza te garanto: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso!” 
• (Almeida, Revista e Corrigida) “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” 
• (Almeida, Corrigida Fiel) “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” 
• (Almeida, Revista e Atualizada) “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” • 
(Versão Católica com cabeçalhos) “Jesus respondeu: ""Eu lhe garanto: hoje mesmo você estará comigo no Paraíso.”” 
• (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus respondeu: Eu afirmo a você que isso é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.” 
Conforme podemos ver, nenhuma tradução descreve diferente o sentido do versículo; hoje é hoje e ponto final; sem qualquer sombra de dúvidas. 
Agora é necessário um esclarecimento: 
Quando eu citei teólogos de porta de bar, não estava me referindo a Teólogos, verdadeiramente; referia-me àquelas pessoas que, sem qualquer tipo de vínculo com aquela parte da Palavra de Deus que fala sobre o Amor, que ensina o Amor e que vive o Amor; pessoas essas que ficam apartadas da igreja e da comunhão dos santos, apenas tentando satisfazer suas próprias necessidades do intelecto – e com isso ficam criando argumentos que só confundem aqueles que realmente querem viver a Palavra de Deus. 
São voluntários disseminadores de heresias, e para esses o Senhor disse: 
(Tito, cap.3, vers.9) “Evita, no entanto, todo tipo de questões tolas, genealogias, discórdias e discussões inúteis a respeito da Lei, porquanto essas contendas são vazias e sem valor.” 
(2 Coríntios, cap.3, vers.6) “o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.” 
Voltando ao texto, precisamos entender que a Bíblia muitas vezes apresenta seus ensinos de uma forma que nos obriga a unir textos diferentes para complementar um ensino em particular. E os ensinamentos sobre esse versículo de (Lucas, cap.22, vers.43) só se completa quando unimos esses outros textos para formar um único enunciado. 
Jesus não poderia mentir! E Jesus não mentiu. Os principais fatos para esclarecer tudo se revelam em três itens: 
• Item nº 1 – Jesus disse ao bom ladrão que naquele mesmo dia estaria com ele no Paraíso. 
• Item nº 2 – Jesus entregou o Espírito ao Pai e expirou naquela sexta feira, próximo da hora nona, que conforme o tempo dos judeus era 15:00 horas, ou ainda, 3 horas da tarde conforme o tempo que contamos hoje. 
• Item nº 3 – Jesus tinha apenas 3:00 horas de tempo disponível para ser sepultado, pois o sábado dos judeus começaria às 18:00 horas, e nesse caso, só poderiam sepultá-lo no Domingo pois no sábado era proibido pelas leis dos judeus. 
E existem ainda outros fatos que a Bíblia não menciona, mas que nós precisamos deduzir; vejam por exemplo: 
• A Bíblia não descreve a morte do “bom ladrão”... Mas nós deduzimos com acerto que ele também morreu na sexta feira, junto com Jesus. 
E por que nós deduzimos isso?... Porque em caso contrário Jesus teria mentido – e Jesus não pode mentir. 
• A Bíblia diz que Jesus desceu ao Sheol, ao vale dos mortos, ao lugar que nós chamamos de inferno. E o que Jesus foi fazer naquele lugar?... 
A Palavra nos ensina em: (1 Pedro, cap.3, vers.18 e 19)”18. ... morto de fato na carne, mas vivificado no Espírito, “19. no qual igualmente foi e proclamou aos espíritos em prisão.” 
Esse (versículo 19) nos revela que, houve uma sequência: 
(Lc 23.46) Jesus entregou o Espírito; desceu à sepultura, 
(1 Pe 3.19) foi e pregou aos espíritos em prisão. 
• A Bíblia nos diz em: (Lucas, cap.16, vers.19 a 31) lá do Hades o homem rico olhou para o seio de Abraão ao longe e viu Lázaro que ali estava. 
Isso significa que o lugar onde os justos estavam, o Paraíso, o Seio de Abraão, ficava separado do Hades por um abismo, mas ficavam ambos no mesmo lugar – e Jesus desceu ao Hades; onde o homem rico via a Lázaro de longe. 
• Em (1 Pedro, cap.3, vers.19) temos a afirmação de que Jesus foi e pregou aos espíritos em prisão. 
A conclusão lógica a que chegamos é que ao descer ao Hades, e pregar aos espíritos em prisão, Jesus estava no Paraíso, no Seio de Abraão, porque os justos que estavam em prisão não estavam no Inferno entre os definitivamente perdidos. 
Se Jesus também esteve o inferno, tomou a chave da vida e da morte das mãos do Diabo... isso é outra coisa, essa descrição não faz parte desse nosso texto. 
Então, você pode usar a sua imaginação e validar o que Jesus disse ao bom ladrão: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso!” 
Certamente, o bom ladrão chegou ao paraíso, ou seja, ao Seio de Abraão que era o lugar onde ficavam todos os justos que haviam morrido antes de Jesus vir ao mundo, e quando Jesus pregou aos espíritos em prisão, o bom ladrão ali estava, junto a Abraão, ouvindo também, e recebendo a Promessa. 
Vamos continuar a usar a imaginação?... Então imagine a cena: 
Ali, no Seio de Abraão que era o Paraíso onde ficam os justos, de repente surge uma luz muito intensa; imaginem a surpresa dos que ali estavam... E junto com aquela intensa luz, junto com Jesus, estava chegando um justo todo vestido de branco, o branco que simboliza a pureza, a ausência de pecado. 
Quem era aquele justo?... nós sabemos que um dia, aliás ainda naquele mesmo dia, ele tinha sido um ladrão condenado à morte; mas agora, olhando para ele, já não se via mais a menor sombra de pecado pois Deus os lança todos no mar do esquecimento e deles já não se lembra mais. 
A única coisa possível de se ver era que se tratava de um justo do Senhor. E é dessa forma que todos seremos visto quando chegarmos lá na Glória. Justos! 
Podemos imaginar também que ainda era a sexta feira, se contarmos pelo nosso tempo; porque Jesus havia dito: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso!” Portanto, também não haviam se passado 3:00 horas que era o tempo que faltava para o sábado, de onde também podemos imaginar que Jesus começou a pregar aos espíritos em prisão naquela sexta feira, contando pelo tempo nosso. 
A não ser que você prefira acreditar que Jesus falhou, essa é a conclusão mais lógica para a confirmação da Palavra do Senhor ao justo que, um dia, nós conhecemos como o bom ladrão. Isso não está escrito. Mas é certamente uma excelente explicação para entendermos o que realmente aconteceu. 
E que Jesus não mentiu!... E nem precisa da nossa ajuda para se explicar! 
Deus abençoe a todos com Vida Abundante! 
Data: 15/08/2020 – Texto de pastor Roberto Mazzei ! 
0 notes
pastorrobertomazzei-blog · 7 years ago
Text
O Senhor já preparou a sua vitória!
O SENHOR JÁ PREPAROU A SUA VITÓRIA!
                              Queridos irmãos, é muito comum hoje em dia, ouvirmos insistentemente que “o Senhor já preparou a sua vitória!” Essa afirmação é tão agradável aos nossos ouvidos, que em todas as Igrejas é insistentemente pregada. Mesmo que em várias dessas Igrejas sequer se saiba o que essa afirmação significa realmente – Se dá IBOPE, então eles pregam!
 A você, tão somente são apresentados os meios de conseguir essa vitória em todos os seus propósitos, apenas aceitando em seu coração a confissão: “Receba!”... Como se apenas confessar isso fosse uma fórmula mágica. Entretanto a explicação mais racional desse tema, à luz da Bíblia, geralmente passa despercebido, porque a verdade verdadeira não é tão atraente quanto a forma como costuma ser pregado.
 Você geralmente recebe a sugestão de que:                      
·       A vitória é própria dos filhos de Deus.
·       Você tem direito à vitória em todos os seus projetos.
·       Você será sempre vitorioso ao arquitetar um plano.
·       Nada nem ninguém pode se opor às suas iniciativas.
·       Deus é contigo em tudo o que você fizer.
·       E segue por aí afora...
              Mas o que ninguém chama a sua atenção para mostrar é que, tudo o que lhe é mostrado representa tão somente os direitos que você tem por estar na presença do Senhor. E reclamar os direitos, é algo que qualquer pessoa sabe fazer muito bem; por isso que é tão atraente olhar para eles!
Mas não se iluda!...
               Especialmente no que tange às Leis de Deus, jamais você terá acesso aos seus direitos sem antes observar o cumprimento dos seus deveres!
Isso fica bem claro nos ensinamentos do Senhor desde o Gênesis, que é o início da Palavra do Senhor para orientação das nossas vidas.
 Conforme você pode ver nos textos extraídos da BKJA:
(Ex 15.26)   26, declarando: “Se ouvires atento a voz de Yahweh, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvidos aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios. Pois Eu Sou Yahweh, Aquele que te restaura!”
·       DEVERES - Se ouvires atento...
·       DEVERES - Fizeres o que é reto diante dos Seus olhos...
·       DEVERES - Deres ouvidos aos Seus mandamentos...
·       DEVERES - Guardares todas as Suas leis...
·       DIREITOS - Nenhuma enfermidade virá sobre ti...
                            = = = = = = =              = = = = = = =
(Dt 15.4-8)    4, É verdade que em teu meio não haverá nenhum pobre, porque o SENHOR vai abençoar-te na terra que o Eterno, teu Deus, te está concedendo como herança para que dela tomes posse,  5, com a condição de que obedeças de fato à Palavra de Yahweh, teu Deus, tendo o cuidado de colocar em prática todos estes mandamentos que hoje te ordeno.  6, Quando o SENHOR, o teu Deus, te houver abençoado, conforme prometeu, tu emprestarás a muitas nações, mas nada pedirás emprestado, dominarás muitas nações, mas jamais serás dominado.   7, Quando houver um pobre em teu meio, ainda que seja um só dos teus irmãos numa de tuas cidades, na terra que o SENHOR teu Deus te está doando, não endurecerás teu coração, tampouco fecharás a mão para com este teu irmão pobre; 8, pelo contrário: abre-lhe generosamente a mão, emprestando o que lhe falta, na medida da sua necessidade.
·       DIREITOS – Não haverá nenhum pobre...
·       DIREITOS – O Senhor vai abençoar-te...
·       DIREITOS – Te está concedendo como herança...
·       DEVERES – Com a condição de que obedeças de fato à Palavra de Yahweh..
·       DEVERES – Colocar em prática todos estes mandamentos que hoje te ordeno...
·       DIREITOS – Quando o Senhor, o teu Deus, te houver
abençoado...      
·       DIREITOS – Tu emprestarás a muitas nações
·       DIREITOS – Dominarás muitas nações...
·       DEVERES – não endurecerás teu coração, tampouco fecharás a mão para com este teu irmão pobre.
                         = = = = = = =              = = = = = = =
(Dt 15.5) 5, com a condição de que obedeças de fato à Palavra de Yahweh, teu Deus, tendo o cuidado de colocar em prática todos estes mandamentos que hoje te ordeno.
·       DEVERES – com a condição de que obedeças de fato à Palavra de Yahweh, teu Deus, tendo o cuidado de colocar em prática todos estes mandamentos que hoje te ordeno.
                             = = = = = = =              = = = = = = =
(Dt 13.18) 18, somente no caso de teres obedecido à Palavra de Yahweh, teu Deus, guardando todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno, e praticando o que é justo aos olhos do SENHOR, teu Deus!
DEVERES -  somente no caso de teres obedecido à Palavra de Yahweh, teu Deus,
DEVERES - guardando todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno,
DEVERES - praticando o que é justo aos olhos do SENHOR, teu Deus!
                                   = = = = = = =              = = = = = = =
(Dt 28.1)        1, Se fielmente obedeceres à Palavra do SENHOR, teu Deus, tendo o zelo de seguir todos os seus mandamentos que neste dia te ordeno, Yahweh, o teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra!
DEVERES - Se fielmente obedeceres à Palavra do SENHOR, teu Deus, tendo o zelo de seguir todos os seus mandamentos que neste dia te ordeno
·       DIREITOS - Yahweh, o teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra!
                                  = = = = = = =              = = = = = = =
(Dt 28.2) 2, Se ouvires a voz do Eterno, teu Deus, virão sobre ti e te acompanharão todas estas bênçãos:
·       DEVERES - Se ouvires a voz do Eterno, teu Deus
·       DIREITOS - virão sobre ti e te acompanharão todas estas bênçãos:
                                = = = = = = =              = = = = = = =
(1Re 8.52)   52, Que teus olhos estejam abertos para contemplar a atitude quebrantada do teu servo e de teu povo Israel, para ouvires todos os apelos que lançarem diante de ti.
·       DIREITOS - 52, Que teus olhos estejam abertos para contemplar a atitude quebrantada do teu servo e de teu povo Israel, para ouvires todos os apelos que lançarem diante de ti.
                                = = = = = = =              = = = = = = =
(1Re 11.38)   38, Se atentares para tudo o que Eu te ordenar, andares pelos meus caminhos e praticares o que é justo e certo aos meus olhos, obedecendo às minhas orientações e os meus mandamentos, como fez meu servo Davi, Eu mesmo estarei contigo e firmarei para ti uma dinastia perene como procedi com Davi. e te concederei Israel,
·       DEVERES - Se atentares para tudo o que Eu te ordenar
·       DEVERES - andares pelos meus caminhos e praticares o que é justo e certo aos meus olhos
·       DEVERES - e andares pelos meus caminhos
·       DEVERES -  obedecendo às minhas orientações e os meus mandamentos, como fez meu servo Davi
·       DIREITOS - Eu mesmo estarei contigo
·       DIREITOS - firmarei para ti uma dinastia perene e te concederei Israel, como procedi com Davi.
·       DIREITOS - te concederei Israel
                                 = = = = = = =              = = = = = = =
(Lc 12.31) 31, Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão providenciadas.
·       DIREITOS - Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus,
·       DIREITOS - e todas as demais coisas vos serão providenciadas.
                                   = = = = = = =              = = = = = = =
Entendeu agora por que não é tão atraente aos nossos olhos receber verdadeiramente as promessas do Senhor? ... é que elas demandam um gigantesco esforço da nossa parte; esforço para cumprir com os nossos deveres.
Veja (Lc 16.16): “A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.”
Exatamente; todo homem emprega força para entrar no Reino de Deus, e essa força se torna imperiosa de ser alcançada por nós porque representa a grande luta que temos que travar contra a nossa própria carnalidade, e somente após conquistarmos arduamente essa vitória contra nós mesmos, então nos tornamos dignos e aptos a receber as bençãos de Deus. Nesse ponto, e satisfazendo essas condições, eu mesmo digo a você:  Receba!...
(Mt 6.33) Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (basicamente igual a (Lc 12.31).)
Antes de encerrar, cabe fazer nesse momento uma reflexão muito importante: Você reparou que até agora, nem de longe foi mencionada a nossa luta contra as forças espirituais do mal?... Existe uma fortíssima razão para isso: é que essas forças do mal não são dignas de nota da parte daqueles que estão realmente buscando o Reino de Deus e a sua Justiça; Qual lição nós extraímos dessa afirmação?...
A seguinte: “ Se você está vivendo uma vida em comunhão com a Palavra de Deus, o próprio Deus se encarrega de prover à sua vida um anjo que o guarda e que está sempre ao seu redor; isso explica porque o Leão anda sempre em derredor, buscando alguém a quem possa tragar! O leão não consegue nada contra a sua vida porque no espaço entre o derredor e o espaço ao seu redor existe um anjo do Senhor que te guarda o tempo todo.”
Isso é promessa, basta estarmos em luta a favor da nossa santificação que o Senhor dará a eficiente cobertura para que você saia vitorioso – e essa sim é a sua verdadeira vitória!
Caso contrário,
(Mt 21.43) Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos.
                                                                                                        (07/03/2018)  
                              = = = = = = =               = = = = = = =
“Que o Espírito Santo de Deus ilumine seu entendimento para que você possa colher os frutos abundantes da sua obediência à Palavra do Evangelho!”
                                            Amém!
Por:  Roberto Araraq
0 notes