Tumgik
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
São 2 importantes pólos de desenvolvimento econômico do Estado.
Maragogi com seus aproximados 31 mil habitantes é o segundo pólo hoteleiro de Alagoas. A região norte tem uma vocação natural para o turismo.
Enquanto, Gramado no Rio Grande do Sul, que tem pouco mais de 34 mil habitantes recebe na alta temporada, que vai de outubro a janeiro, mais de 2 milhões de turistas. Toda Alagoas, em sua alta temporada recebe apenas 500 mil turistas.
A região norte e toda Alagoas possuem ao menos 50 vezes mais atrações e belezas naturais e culturais que Gramado.
A falta de segurança e infraestrutura reprime o potencial turístico e econômico de Alagoas. Nessa simples comparação, mostra que poderíamos ter centenas de milhares de empregos a mais, estabelecimentos comerciais, hotéis, resorts, etc.
Precisamos implantar um posto avançado da Polícia Federal em Maragogi, tanto para agilizar a confecção do passaporte e concessão do porte de armas para os moradores da região norte, como para o atendimento à população, ajudando no combate à criminalidade de competência da Polícia Federal, em especial o combate ao tráfico de drogas, assaltos aos bancos, crimes ambientais, fraudes e os desvios de recursos públicos. A presença da Polícia Federal garante segurança e atrai o desenvolvimento. Disse, o Policial Federal Flávio Moreno, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas e Conselheiro da Ordem dos Policiais do Brasil, seccional Alagoas.
Em recente entrevista concedida à rádio Maragogi FM, o Policial Federal Flávio Moreno foi claro em explicar a necessidade de criação desse posto avançado, o que ganhou amplo apoio da população.
Arapiraca por seu potencial econômico, precisa também urgentemente de um posto avançado da Polícia Federal. O município é a segunda maior cidade do Estado. Com seus mais de 240 mil habitantes e uma posição geográfica privilegiada e estratégica, o município hoje se estabelece como uma força econômica, é importante rota comercial.
No passado, já tivemos equipes permanentes na região. O agreste precisa desse reforço da Polícia Federal, principalmente para coibir os assaltos de cargas, bancos, contrabando, tráfico de drogas e crimes que abalam severamente a população e a economia da região. Concluiu, o Policial Federal Moreno.
Concomitante, a esses 2 postos avançados da Polícia Federal, solicitamos o reforço do policiamento federal aeroportuário, no aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e Porto de Maceió, para garantir maior segurança a população e um eficiente combate à criminalidade, nas duas principais portas de entrada do Estado.
Essas são umas das prioridades do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas para garantir um melhor desenvolvimento de Alagoas, contribuindo com os poderes públicos e os cidadãos.
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Congresso em comemoração ao dia internacional de combate à corrupção trouxe para Alagoas renomados palestrantes, premiações e importantes debates.
Com Organização do Movimento Vem Pra Rua e apoio do Movimento Brasil, Sindicado da PF Alagoas, Foro de Maceió, Associação Comercial de Maceió e MP Alagoas.
O Congresso entrou no calendário de eventos da cidade alagoana, nos dias 9 e 10/12. A primeira edição do evento contou com mais de 200 inscritos e visualizado por mais de 200 mil pessoas nas redes sociais dos Agentes Federais do Brasil, ao vivo no Facebook.
O evento foi realizado na Associação Comercial de Maceió que está localizada na Rua Sá e Albuquerque, 470 – Jaraguá.
Foram debatidos os mais diversos temas: combate à corrupção, atualidade, economia, segurança, direitos e mudanças no país com diversos especialistas.
A abertura ocorreu no dia 9 de dezembro com o Policial Federal Flávio Moreno e Adelaide Oliveira. Logo em seguida, ocorreram as Palestras de Adelaide Oliveira – “VPR ferramentas e ações para 2018”, Percival Puggina – “Seis ideias que param o Brasil”, PAINEL – Sikêra Júnior, Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça e Flávio Moreno.
As premiações e homenagens à importantes personalidades alagoanas e nacional no combate à corrupção ocorreram após o painel de debates. E foi conduzido pelo Policial Federal Flávio Moreno, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas.
Premiação e homenageados:
Destaque no Combate à Corrupção - VPR Nacional - Adelaide e Cláudia MBR - Movimento Brasil (Diretoria, representada pelo Daniel Araújo e Mardamo) Ministério Público - Procurador Geral de Justiça Alfredo Gaspar Mídia AL - apresentador Sikera Júnior FPL - Frente Pela Liberdade (Diretoria - Aldo, Carol e juventude FPL) Polícia Federal - Flávio Moreno Liderança Fora Dilma - Leonardo Dias VPR AL - Marciane Ferreira Foro de Maceió - Raul Cleto Empreendedor destaque impeachment - Josan Leite ILA criação Instituto Liberal de Alagoas- Henrique Arruda Instituto Federal - Eutímio Júnior Procuradora Marilma Torres, presidente da Associação Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) Advocacia - Jurista Modesto Carvalhosa
As palestras prosseguiram após, com Jailton Almeida – “Todos juntos contra a corrupção. Alexander Pereira – “VP+ Uma incrível ferramenta de Transparência” Pública.
No Domingo, 10 DE DEZEMBRO DE 2017, com a abertura do Policial Federal Flávio Moreno, ocorreram ainda a palestra de Omar Coelho – “Aprimoramentos de combate à corrupção" e Thiago Mota – “Garantismo Penal e Enfrentamento à Corrupção”, com debates.
O encerramento do evento foi promovido por Flávio Moreno e Adelaide Oliveira.
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Alfredo Gaspar, membros da Policial Federal, meio empresarial e personalidades alagoanas receberão premiação em Congresso no dia internacional da corrupção, dia 9, em Maceió
O dia internacional da corrupção vai movimentar Maceió, 9 de dezembro, contará com o inédito, I Congresso Nordestino Vem Pra Rua Contra a Corrupção, que ocorre nos dia 9 e 10 de dezembro, na Associação Comercial de Maceió, a partir das 8:00h.
O grande evento premiará autoridades e personalidades alagoanas e do Brasil, membros do Ministério Público, Policiais Federais, Jornalistas, Apresentadores, Pesquisadores, Acadêmicos, Empresários, Estudantes e outros, pelo desempenho e destaque no combate à corrupção.
Palestras de renomados congressistas e mesa de debates tomarão os 2 dias das atividades.
As últimas 20 vagas podem ser inscritas: https://goo.gl/forms/fXgCFwlg5W4xyuzM2
Com Organização do Movimento Vem Pra Rua e apoio do Movimento Brasil, Sindicado da PF Alagoas, Foro de Maceió, Associação Comercial de Maceió e MP Alagoas.
O Congresso entra no calendário de eventos da cidade alagoana.
Este evento será realizado na Associação Comercial de Maceió que está localizada na Rua Sá e Albuquerque, 470 – Jaraguá.
Serão debatidos os mais diversos temas: combate à corrupção, atualidade, economia, segurança, direitos e mudanças no país com diversos especialistas.
VEJA A PROGRAMAÇÃO:
SÁBADO, 09 DE DEZEMBRO DE 2017
08:00 às 08:45 – Café, cadastramento e boas vindas
08:45 às 09:00 – Abertura – Flávio Moreno e Adelaide Oliveira
09:00 às 10:30 – Dr. Modesto Carvalhosa
10:30 às 11:30 – Adelaide Oliveira – “VPR ferramentas e ações para 2018”
11:30 às 12:30 – Percival Puggina – “Seis ideias que param o Brasil”
12:30 às 14:30 – ALMOÇO
14:30 às 16:00 – PAINEL – Sikêra Júnior, Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça e Flávio Moreno
16:30 às 17:00 – Jailton Almeida – “Todos juntos contra a corrupção”
17:00 às 18:00 – Alexander Pereira – “VP+ Uma incrível ferramenta de Transparência” Pública
DOMINGO, 10 DE DEZEMBRO DE 2017
09:00 às 10:00 – Omar Coelho – “Aprimoramentos de combate à corrupção”
10:00 às 11:00 – Adolfo Sachsida – “Estado grande, corrupção grande”
11:00 às 12:00 – Thiago Mota – “Garantismo Penal e Enfrentamento à Corrupção”
12:00 às 13:00 – Debate de encerramento – Flávio Moreno e Adelaide Oliveira
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
A operação desencadeada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (07), e que terminou com um suspeito morto revela que Erik Ferraz, considerado foragido da Justiça de São Paulo, além de comandar um esquema de tráfico de drogas internacional lavava o dinheiro da organização PCC (Primeiro Comando da Capital) com a manutenção de estabelecimentos em Maceió.
De acordo com o superintendente da PF, Bernardo Gonçalves, Erik era um dos chefes do PCC em São Paulo e filho de um dos seis maiores líderes da facção que ainda segue sendo procurado pela polícia. O pai do suspeito está foragido na Bolívia e é conhecido pela alcunha de “João Cabeludo”. Para garantir fidelidade no dinheiro que retirava do tráfico, Erik agia como um empresário na capital sendo dono de um pub localizado no bairro de Jatiúca, uma pizzaria no Conjunto Salvador Lyra e uma academia de ginástica no bairro de Serraria.
“Um desses locais é o restaurante e pizzaria Moriah”, diz o superintendente.
Ainda durante as investigações, que duraram cerca de dois meses, foi verificado ainda um patrimônio no valor de R$ 8 milhões que envolvem ainda uma residência no Conjunto Aldebaran, no Jardim Petrópolis, além de uma casa na Barra de São Miguel, lancha, barcos e veículos de luxo. Erik usava ainda um segundo nome em Maceió, o de Bruno Augusto Ferreira.
Delegado Gustavo Gatto foi quem liderou a investigação
Contra Erik Ferraz há ainda condenações diversas por homicídios e crimes por tráfico de drogas que a PF não soube especificar. Ao todo foram cumpridos na manhã de hoje 9 mandados de busca e apreensão, 5 de prisão preventiva e 3 de condução coercitiva. Erik Ferraz teria resistido à ordem de prisão e terminou ferido. O suspeito foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de hoje no Hospital Geral do Estado (HGE). Já os outros presos são todos familiares do suspeito, uma esposa, a sogra e cunhados que não tiveram os nomes revelados.
“Tivemos uma dedicação especial nesse trabalho porque o investigado não poderia suspeitar de nada, pois ele empreenderia fuga para qualquer local do país”, disse o também delegado Gustavo Gatto, que comandou as operações.
Com isso, foram apreendidos na casa de um dos ‘laranjas’ da quadrilha a quantia aproximada de US$ 500 mil dólares. Pela forma de acondicionar o dinheiro, a PF acredita que a origem do montante seja toda do exterior.
FONTE: http://www.alagoas24horas.com.br/1113913/suspeito-morto-pela-policia-lavava-dinheiro-pcc-com-empreendimentos-em-maceio/
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Ação conta com a colaboração da Receita Federal 110 policiais federais e equipes da Receita cumprem de 25 mandados
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (5), em diversos pontos de Maceió, contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que atuava em Marechal Deodoro. Além da PF, servidores da Receita Federal participam da ação.
Chamada de Operação Kali, a ação tem como alvo uma suposta organização criminosa envolvida em desvio de recursos público, corrupções ativa e passiva e lavagem de dinheiro em Alagoas, Pernambuco e Maranhão.
Estamos nas ruas novamente para impedir que o crime organizado e o desvio de recursos públicos em Alagoas prospere. Essa é nossa missão. Disse, o Policial Federal Flávio Moreno, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas.
Foram empregados 110 policiais federais e equipes da Receita Federal para cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens e bloqueios de contas e veículos, expedidos pela 2ª Vara Federal de Alagoas.
A investigação é um desdobramento da Operação Astaroth, deflagrada em julho de 2017 que desvelou um grande esquema de desvio de recursos públicos da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, ocorrido entre os anos de 2009 e 2016.
O nome "Kali" é uma alusão à deusa hindu que é considerada a destruidora da maldade e ceifadora de demônios.
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Agentes da Polícia Federal cumprem mandados em imóvel do ex-governador Teotônio Vilela
Uma operação desencadeada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (30), cumpre 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Alagoas, em Maceió, na área metropolitana da capital, além das cidades de Salvador, Limeira e Brasília.
Um dos alvos da operação é um imóvel localizado na Avenida Álvaro Otacílio, no bairro de Ponta Verde, em Maceió, que pertence ao ex-governador de Alagoas e ex-presidente estadual do PSDB, Teotonio Vilela Filho.
Outro alvo da operação é o ex-secretário de Estado da Infraestrutura Marco Foreman.
Obras que deveriam servir ao povo que sofre com a seca e miséria, na verdade viram alternativa para desvios do dinheiro do próprio povo. Foram mais de 33 milhões contratados com a Odebrecht, em sobrepreço suspeito. Precisamos limpar o Brasil desse câncer que é a corrupção. Concluiu, o Agente Federal Flávio Moreno, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas.
Batizada de "Operação Caribdis", a operação busca colher provas para o inquérito policial instaurado com a finalidade de apurar a suposta prática dos crimes de fraude a licitação, desvio de verbas públicas (peculato), corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, todos relacionados à obra do Canal do Sertão de Alagoas, mais especificamente os lotes números 3 e 4, ocorridos entre 2009 e 2014.
O Supremo Tribunal Federal autorizou a PF a utilizar provas decorrentes de colaborações premiadas de pessoas relacionadas à Construtora Odebrecht na investigação. A elas se somaram relatórios do Tribunal de Contas da União, constatando sobrepreço em contrato firmado entre o Governo de Alagoas a referida empresa no montante de R$ 33.931.699,46.
A PF também apurou, na investigação a existência de acordo de divisão de lotes da obra com a Construtora OAS.
Todo o material arrecadado será encaminhado à Superintendência da PF em Alagoas, onde será analisado. A soma das penas máximas atribuídas aos delitos citados pode chegar a 46 anos de prisão.
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Sábado foi dia de levar conhecimento para futuros jornalistas da UFAL - Universidade Federal de Alagoas. O Evento foi para turma em final de curso, no Seminário "Violência e Mídia".
Já é a terceira edição do Seminário de conclusão de curso, onde os alunos após a participação realizam trabalhos jornalísticos baseados nas palestras e debates ocorridos.
O evento sob a coordenação do renomado Professor Luiz Dantas, da UFAL, contou com palestras do Policial Federal Flávio Moreno, Jornalista Dulce Melo e Coronel Coutinho.
É um prazer passar conhecimentos e mais ainda ver que muitos dos alunos ali possuem um histórico de vida parecido com o meu, que aos 13 anos, acordava às 5h da manhã para vender biscoito na feira e aos 18 anos era atendente do McDonald's, e já cursava uma faculdade, com todas dificuldades e desafios desse período da vida. Mais uma vez levei além da problemática da segurança pública e desafios aos novos jornalistas, levei sonhos, mostrei aos alunos que é possível conquistar vitórias na vida. Eu sou um exemplo vivo disso. Concluiu, o Agente Federal Flávio Moreno, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas e Coordenador do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido às Drogas da PF Alagoas.
VEJA MAIS EM: http://www.flaviomoreno.com.br/2017/11/27/seminario-de-jornalismo-violencia-e-midia-em-al-tem-policial-federal-como-palestrante/
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Ontem, no dia 25/11/2017, ocorreu a final do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Participaram do Campeonato Brasileiro 2017, nessa categoria, mais de 100 atiradores. O Campeonato é o organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
São dez etapas por ano. A final aconteceu na cidade carioca. Foram 4 dias de provas intensas.
A "Pistola Maior" é uma modalidade de tiro de precisão, com alvo à distância de 25 metros, onde são utilizadas pistolas semiautomáticas, de fogo central, com até 6 polegadas de cano.
O Agente de Polícia Federal Bedran, lotado na SR/PF/AL, chefe do SAT, foi o grande ganhador da prova “Copa do Brasil” e, também, logrou-se Campeão Brasileiro 2017 de Duelo 20 Segundos, na modalidade Pistola Maior.
Acompanho o desempenho do Policial Federal Paulo Bedran, além de um excelente profissional, é um exímio atirador. Parabéns por mais essa brilhante vitória. Concluiu, o Agente Federal Flávio Moreno, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas.
Fonte: ASCOM/GAB/SR/PF/AL
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Nesse Sábado (18/11), em evento comemorativo pelos 28 anos da ACS, o Policial Federal Flávio Moreno, Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas e Conselheiro da Ordem dos Policiais do Brasil - Alagoas, foi homenageado pelos serviços prestados à segurança e sociedade alagoana.
"Flávio Moreno agradeceu e parabenizou os Policiais Militares de Alagoas pelos 28 anos de sua associação - ACS e evento comemorativo que contou com a emocionante final do 3° campeonato de futebol da categoria.
Essa homenagem me pegou de surpresa. Tenho feito um trabalho intenso para trazer melhorias aos profissionais da segurança e sociedade alagoana e brasileira. O reconhecimento de importante instituição é uma honra. Fico muito feliz por isso. Somos uma família.
Essas interações são importantes entre categorias, Policiais Federais e Militares juntamente com as demais forças de segurança, já que estamos na linha de frente da defesa da sociedade por um Brasil melhor, concluiu Moreno."
FONTE: http://www.flaviomoreno.com.br/2017/11/18/policial-federal-flavio-moreno-recebe-homenagem-pelos-28-anos-da-associacao-dos-cabos-e-soldados-de-alagoas/
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Jullius Bonfim, Papiloscopista Policial Federal lotado na Superintendência da PF em Alagoas foi o primeiro papiloscopista de fora de Brasília a dar um curso no exterior.
Conheça um pouco da viagem:
No dia 25/10/2017 (quarta-feira) o Policial compareceu a sede do Instituto Nacional de Identificação e iniciou os trabalhos de alinhamento, preparação de apresentação e separação de materiais para levar para Cabo Verde, terminando este trabalho no dia 27/10/2017 (sexta-feira).
A equipe se deslocou de Brasília na data de 27/10/2017 (sexta-feira), fazendo uma conexão em Lisboa – Portugal e chegando em Praia – Cabo Verde, na data de 29/10/2017 (domingo), dia em que foi realizada uma reunião de alinhamento entre a equipe visando os ajustes finais para execução do Curso de Atualização em Papiloscopia – Módulo INTERCOPS.
O início do curso aconteceu no dia 30/10/2017 (segunda-feira), período da manhã, com noções básicas de Papiloscopia, seguida por Confrontos papiloscópicos utilizando o método ACE-V, momento em que foi realizada uma aula prática desenvolvendo este assunto.
No dia 31/10/2017 (terça-feira) foram ministradas aulas teórico-prática a respeito de levantamento de impressões papilares em superfícies porosas e não porosas.
No dia 01/11/2017 (quarta-feira) foram ministradas aulas teórico-prática a respeito de levantamento de impressões papilares superfícies adesivas, luvas, superfícies gordurosas, molhadas ou impregnadas com sangue.
No dia 02/11/2017 (quinta-feira) foram ministradas aulas práticas de perícia papiloscópica em veículos (e materiais encontrados nestes) e em local de crime de homicídio.
  Os alunos
desenvolveram as técnicas que julgaram mais apropriadas para a revelação de impressões latentes. Por fim, os resultados foram discutidos entre a turma.
No dia 03/11/2017 (sexta-feira) foi realizado um fechamento com os resultados obtidos nos levantamentos de impressões papilares utilizando diversos reveladores. Foram apresentadas novas perspectivas na perícia papiloscópica, além dos trabalhos em Papiloscopia que vem sendo desenvolvidos no Brasil.
No período da tarde a equipe foi ao aeroporto conhecer o trabalho da Polícia Judiciária de Cabo Verde no combate ao tráfico internacional de drogas.
No dia 05/11/2017 (domingo) as 2h00 a equipe retornou ao Brasil, fazendo conexão em Portugal e chegando em Brasília as 17h30 do mesmo dia.
Jullius Bonfim retornou para Maceió no dia 06/11/2017 (segunda feira), dando continuidade ao brilhante trabalho realizado na Polícia Federal de Alagoas, juntamente com outros Policiais Federais.
O SINPOFAL acredita que essas ações e cursos demonstram a importância da perícia papiloscopista no contexto internacional e necessidade de valorização no Brasil. Parabéns a equipe policial e em especial o Papiloscopista Policial Federal Jullius Bonfim. Concluiu, o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Alagoas.
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
O Dia do Policial Federal foi estipulado pelo Decreto n° 5.279/2004, que institui o dia 16 de novembro como a data que homenageia a categoria. O policial federal pertence à divisão da polícia que responde ao Ministério da Justiça. É a única que atua no Brasil inteiro, investigando crimes de porte nacional, como as questões de imigração, tráfico de drogas e armas, e contrabando. A Polícia Federal também investiga crimes contra a União, como lavagem de dinheiro e fraudes contra o governo, e inspeciona cargas nas alfândegas.
ASSISTA AO VÍDEO:
Criada durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de Departamento Federal de Segurança Pública, a Polícia Federal brasileira tem sede em Brasília, mas se desdobra pelo território nacional em três unidades: postos avançados, delegacias e superintendências, estas últimas com uma representação em cada estado da União. Em 2014, a entidade celebrou 70 anos. Atualmente o Brasil conta com 12 mil policiais federais – dados da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF).
FONTE: http://csb.org.br/blog/2014/11/19/16-de-novembro-dia-do-policial-federal/
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
A Primeira Corrida da Polícia Federal em Alagoas ocorrida no Sábado (11/11), percorreu a orla das praias da Pajuçara e Ponta Verde, na Capital.
A corrida, promovida pela Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal em Alagoas (Ansef/AL) e Contime, contou com o apoio do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas - SINPOFAL e patrocínio do Sicoob, Detran, SESC e SESI.
A corrida contou também com o apoio da Superintendência da Polícia Federal do Estado de Alagoas, de todos Policiais Federais, administrativos e colaboradores que trabalham na Polícia Federal de Alagoas.
Confira as imagens do evento no site do Presidente do SINPOFAL
http://www.flaviomoreno.com.br/2017/11/13/primeira-corrida-da-policia-federal-leva-mais-de-3-mil-pessoas-orla-de-maceio/
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Roberto Darós lança hoje livro em que propõe mudanças na estrutura das polícias
Agente da Polícia Federal com mais de 30 anos de carreira, o advogado Roberto Darós propõe mexer em toda a estrutura da segurança pública para diminuir os números da violência. A principal sugestão? Acabar com o inquérito policial e, por consequência, com o cargo de delegado.
“O modelo de investigação criminal está falido. Hoje ela se centra no inquérito policial, que foi criado pela Princesa Isabel em 1871. A forma de apuração artesanal é a mesma até hoje.”
Ele defende que sejam formados grupos de investigadores, preferencialmente de diferentes áreas, não somente de profissionais vindos do setor jurídico. “De todos os inquéritos para crimes violentos, só 8% chegam ao Ministério Público e só 6% viram denúncia”, diz Darós.
“A sugestão é criar um novo procedimento de investigação criminal preliminar. Ela se fundamentaria na ciência policial, com um prazo improrrogável de investigação”, afirma.
“A investigação criminal só caminha bem se for múltipla. Aqui no Brasil, existe um monopólio de bacharéis em Direito (na polícia judiciária, de competência das Polícias Federal e Civil)”, completa Darós.
As ideias estão no livro “Segurança Pública: O Novo Pacto Reformista da Sociedade Brasileira na Estruturação da Defesa Social”, que ele lançará hoje, durante o 1º Congresso sobre Segurança Pública, na Ufes, em que ele será o palestrante principal.
MONOPÓLIO
Darós critica a forma como o inquérito policial é hoje conduzido. “O Código do Processo Penal não diz que o delegado tem que tipificar o delito. Ele diz que tem que apurar e fazer um minucioso relatório. Só que isso não é uma prática e ele já condena o cidadão que acabou de prender.”
“Administrador usa de improvisos” 
O policial federal Roberto Darós critica como as administrações públicas estruturam a segurança pública e diz que isso confunde a população, que não saberia o que é polícia.
O que o senhor quer dizer com a reestruturação das polícias?
As pessoas não sabem o que é polícia. A Constituição de 88 estebelece cinco categorias: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil e Militar.
Como ocorre a confusão?
O administrador usa de improvisos e confunde a população. Por exemplo, o armamento da guarda municipal. A guarda foi criada para cuidar de bens. Permanece então conflitando com a função da Polícia Militar.
PERFIL
Roberto Darós
Autor
É advogado criminalista, mestre em direito processual e pena, professor, pesquisador e foi agente da Polícia Federal por 30 anos
Livro
No livro “Segurança Pública: O Novo Pacto Reformista da Sociedade Brasileira na Estruturação da Defesa Social apresenta propostas de mudanças na segurança pública adotada no Brasil
O Congresso
Lançamento
O livro vai ser lançado no 1º Congresso sobre Segurança Pública, no Auditório Manoel Vereza, IC2, da Universidade Federal do Espírito Santo, das 18h às 21h
FONTE: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/11/advogado-defende-fim-de-inquerito-policial-e-do-cargo-de-delegado-1014106789.html
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Um idoso de 82 anos reagiu a um assalto e matou um bandido, na madrugada desta terça-feira (7), em Reserva, na região dos Campos Gerais do Paraná.
De acordo com a polícia, quatro homens invadiram a casa do aposentado, que mora sozinho, na Vila Geraldo, no Distrito de José Lacerda. O idoso contou à polícia que, ao perceber a presença dos bandidos, pegou uma arma e se trancou dentro de um quarto. Ele relatou que um dos criminosos arrombou a porta do cômodo e que, para se defender, acabou atirando no assaltante. Após o disparo, os outros envolvidos fugiram correndo do local.
O bandido morto foi identificado como Elizeu da Silva, 24 anos. Ele portava uma espingarda de pressão no momento do crime. A Polícia Civil informou que os outros rapazes já foram identificados.
FONTE: https://m.tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/67,442338,07,11,idoso-de-82-anos-reage-a-assalto-e-mata-bandido.shtml
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
A Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados irá analisar nesta segunda-feira (30) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/2009, que prevê a falsa autonomia da Polícia Federal. O projeto é falacioso, uma vez que a PF já possui autonomia suficiente para fomentar as investigações de responsabilidade da instituição.
O sucesso da Operação Lava Jato demonstra que a PEC 412 é improfícua e inconstitucional. Porém, o projeto atende aos interesses corporativistas dos delegados federais, que vendem uma ideia utópica à sociedade brasileira, que está extenuada por inúmeros casos de corrupção e confia que o projeto será benéfico ao país.
A PEC 412 pretende alterar a redação do primeiro parágrafo do art. 144 da Constituição Federal, que atualmente dispõe:
“§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira”, para: § 1º Lei Complementar organizará a Polícia Federal e prescreverá normas para a sua autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de elaborar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, com as seguintes funções institucionais:
I – apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II – prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III – exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
 Os deputados devem votar CONTRA a PEC 412/2009 porquê:
A aprovação da PEC 412 iria provocar um verdadeiro “desmonte” institucional da Polícia Federal, com a retirada da sua natureza jurídica – deixaria de ser um órgão permanente – além de perder a estrutura de carreiras e deixar de ser organizado e mantido pela União. O resultado concederá ao gestor da PF poderes para gerir verbas ilimitadas e fazer modificações administrativas, como normatizar diferentes funções da PF, sem análise prévia do Congresso Nacional;
Caso aprovada, a PEC 412 irá gerar uma grave instabilidade institucional na Polícia Federal. A edição da Lei Complementar possui caminhos incertos, sendo que a PF terá que submeter-se à “boa vontade” dos parlamentares, que irão definir como será a estrutura, organização e carreira da PF, que não caminham paralelamente ao trabalho da Polícia Federal;
Investigações que já estão em andamento irão ser prejudicadas, uma vez que a nova organização da PF será totalmente imprevisível. Ao deixar de ser “organizada e mantida pela União”, a Polícia Federal ficará desvinculada do Poder Executivo Federal, passando a ser um órgão independente, o qual dará “super poderes” aos delegados, os quais não terão o seu trabalho supervisionado e passarão a agir conforme sua vontade e sem controles;
A extinção da prerrogativa de órgão “estruturado em carreira” irá interferir na carreira policial federal, desestabilizando o quadro funcional da PF, com efeitos imprevisíveis;
A PEC 412 torna a PF, como força pública de segurança, mais poderosa que as Forças Armadas. A suposta autonomia proposta pelo projeto permite ao delegado decidir quem deve ou não ser investigado. O que irá favorecer os criminosos de “colarinho branco” e alavancar os casos de corrupção;
A prerrogativa da Polícia Federal elaborar a própria proposta orçamentária, como prevê a PEC 412, não terá resultados práticos. Propor as receitas necessárias não impede a possibilidade de alteração da proposta pelo Congresso Nacional, na votação da Lei Orçamentária. Em instituições que já funcionam com legislação semelhante, os cortes já ocorrem mediante votação feita no Congresso.
O que os delegados pretendem com essa proposta é ampliar os poderes do cargo, já que ocupam de forma exclusiva quase todas as funções de direção da PF. Na prática, a PEC 412 será destinada ao cargo de delegado federal, que passará a ter jurisdição para definir o seu próprio subsídio, gratificações e auxílios, tal como fizeram os defensores públicos quando conquistaram a “autonomia”.
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), composta por 15 mil sindicalizados em todo o Brasil, é contra a PEC 412/2009, assim como o Ministério Público Federal (MPF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais.
Pelo respeito ao trabalho do policial federal e à instituição que trabalha pelo fim da corrupção e uma sociedade mais justa, participe do tuitaço contra a PEC 412/09, que acontecerá nesta segunda-feira (30), a partir do meio dia.
FONTE: http://www.fenapef.org.br/porquenao-votar-na-pec-4122009/
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
Mais um dia especial de cinema, no Maceió Shopping, neste dia 07/11, com o Seminário de Prevenção às Drogas para profissionais da saúde, médicos, psicólogos, psiquiátricas e estudantes.
A sala de cinema com mais de 400 pessoas ficou contagiada com os palestrantes e especialistas da área de saúde presentes. Foram ótimas palestras e debates que mostraram de forma inédita o problema das drogas em profissionais da saúde, a necessidade de prevenção, combate às drogas e tratamento de dependentes.
Mais um trabalho do Fórum Estadual de prevenção às Drogas, sob a coordenação de Noélia Costa Amaral. Com apoio de várias entidades, tais como, Shopping Maceió, Viva Alagoas, Pizza Hut, Conselho Regional de Medicina e do SINPOFAL - Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas. O evento contou com a participação do Agente Federal Flávio Moreno, Coordenador do Grupo de Prevenção às Drogas da Polícia Federal de Alagoas e Presidente do SINPOFAL.
0 notes
pfsinpofal-blog · 7 years
Link
BRASÍLIA - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nota contra a PEC 412, de 2009, que prevê autonomia e independência à Polícia Federal. A nota foi aprovada no Conselho Superior do Ministério Público Federal na manhã desta terça-feira, 7.  Durante a tarde, a CCJ analisa se a proposta será encaminhada para votação no plenário da Câmara.
Pelo texto dos subprocuradores, "autonomia significa ausência de subordinação". Atualmente, a PF é vinculada ao Ministério da Justiça. O conselho superior do MPF destaca no texto que a Polícia Federal é uma instituição armada. Uma carta divulgada após evento nacional de procuradores, no último sábado, já anunciava a contrariedade da categoria em relação à PEC.
"A polícia é órgão estatal que representa o emprego da violência estatal no seio da sociedade. Atividade de inegável importância, mas que, por imperativo democrático, deve ser submetida a controles rigorosos, na defesa dos direitos fundamentais do cidadão", escrevem os integrantes do Conselho Superior, presidido por Raquel.
No texto, os subprocuradores apontam também que o uso da força pelo Estado "pressupõe a cedência legítima" através do voto, "sendo imperiosa a necessidade de vinculação e subordinação das Polícias ao poder civil, pelos órgãos legitimamente eleitos".
O Conselho Superior do MPF considerou que a PEC constitui uma ameaça ao Estado Democrático de Direito e "não encontra paralelo no mundo todo". "Não há qualquer exemplo histórico e no Direito comparado que tenha admitido uma instituição armada autônoma em relação aos poderes democraticamente constituídos, o que, por si só, já é indicativo de quão temerária é a proposta", escrevem.
FONTE: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,raquel-encaminha-a-ccj-nota-contra-pec-que-da-autonomia-a-pf,70002075317
Tuitaços
Nas redes sociais, policiais federais de todo o Brasil estão compartilhando vídeos com mensagens de rejeição à PEC 412, usando a hashtag #NÃOaPEC412. Para apoiar o movimento que cresce na internet, foi divulgada a lista com o Twitter dos parlamentares que integram a Comissão. Confira a lista:
TWITTERS DOS DEPUTADOS QUE INTEGRAM A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (CCJ)
@depChicoAlencar, @alessandromolon, ‏@LuisTibeOficial, ‏@FelixMendoncaJr, @alielmachado, @IvanValente, @PompeodeMattos, @Bivar1717, @betinhogomes, @danilocabral__, @elizeudionizio, @evandrogussi, @depfabiosousa, @Janete4040, @depjuliodelgado, @pauloabiackel, @MajorRocha45, @RubensBuenoPPS, @silviotorres, @DepArthurMaia, @BAndrada, @csilveira4599, @flavinhocn, @depHugoLeal, @joaofernandope, @pedroocl, @vilelapedro, @vilelapedro, @Dep_Lucena, @RodrigoCastro45, @DepSheridan, @bilac_pinto, @Domingos_Neto, @ediolopes, @edmararruda, @netto_expedito, @jose_mentor, @luizcoutopt, @mariadorosario, @MiltonMonti, @Patrus_Ananias, @pauloteixeira13, @RogerioRossoDF, @DepRonaldo, @rubenspereirajr, @ThiagoPeixoto, @Prascidelli, @wadih_damous, @allexandrevalle, @capitao_augusto, @Daniel_PCdoB, @erikakokay, @roman_evandro, @depfmitidieri, @guimaraes13PT, @D_GoretePereira, @depjoaodanielpt, @jorginhomello, @depjosecarlos, @laerte_bessa, @nelsonpelegrino, @paulo_psd, @ReginaldoLopes, @RubensOtoni, @SandroAlex2323, @VICENTINHOPT, @Alceu_Moreira, @AndreMourapsc_, @depbulhoes, @arthurlira, @benjamimaranhao, @betomansur10, @CarlosBezerraJr, @deputadomarun, @CleberVerde10, @Dep_CrisBrasil, @DanielVilela15, @FaustoPinato, @dep_francisco, @DepGenecias, @hildorocha, @jcaleluia, @DepJuscelino, @depluizfernando, @marceloaro, @MarcosRogerio, @marquezellinews, @osmar_serraglio, @paulosalimmaluf, @rodrigoapacheco, @zveitersergio, @lexandreleite, @dep_andreabdon, @AndreAmaralPB, @Dep_Arnaldo1452, @deputado_aureo, @DeputadoBacelar, @maldaner_celso, @CovattiFilho, @efraimfilho, @DepFelipeMaia, @deputadohiran, @jeronimogoergen, @depjoaocampos, @JFogaca1, @lelocoimbra_, @lincoln_portela, @VergilioLucas77, @majorolimpio, @depnegromontejr, @depmariojr, @DepFederalMoses, @onyxlorenzoni, @PastorEurico, @pauderney, @deputadopeninha, @sorayasantos, @pinheirotoninho
0 notes