Tumgik
porfiriot-blog · 4 years
Photo
Tumblr media
Ao iniciar novos ciclos sempre nos deparamos com imensa quantidade de trabalho interno.Isso envolve o passado, o presente e o futuro.
Antes de qualquer coisa, somente o facto de poder refletir sobre isso já é um privilegio por si só, o qual encontro cada vez maior gratidão interna por poder fazer-lo, mesmo imersa no escorregadio cotidiano de informações e preocupações corriqueiras dos dias.
O PASSADO
Refletir o passado e tudo que nos trouxe até o momento presente. Todos dizem que quem vive mentalmente no passado, fica clinicamente deprimido. Ainda me vejo muito presa a pensamentos de experiencias passadas, por vezes labirinticamente. Mas já consigo ter discernimento suficiente para abordar o passado de forma pragmática. Restando então a seguinte reflexão de mim pra mim mesma:
* Quantas cicatrizes e feridas ainda não curadas estão me acompanhando? Quais foram as causas delas?
* Quantos erros e acertos tivemos? Quais decisões foram boas e quais não?
* Em que sentimentos/pensamentos se basearam as escolhas mais importantes? Medo? Auto-preservação ? Busca pelo prazer? Ambição?
* Você reconhece arrogância, prepotência, ingenuidade e impulsividade nas suas ações? 
 * Em que medida nossas escolhas definem quem somos e em que medida podemos mudar a perspectiva que temos sobre nós mesmos para assim criar um novo eu - o eu do momento presente-?
O eu do presente é a antropofagia de si mesmo- o reciclagem do eu passado.
É preciso mastigar, digerir e incorporar o passado para seguir em frente. 
Vai Thais. Mergulha. é obrigatório.
1 note · View note