Tumgik
predatory-insects · 3 years
Text
Tumblr media
O registro feito pela discente Leomira lobato Na comunidade de Praticaia município de Cametá, na propriedade do Sr Benedito Ércio Lobato dos Prazeres, identifica formigas nas folhas de Ingazeiros (Ingá edulis). sendo que a mesma atua na agricultura como agente biológico, para diminuir populações de pragas indesejáveis.
as formigas tem alguns papeis fundamentais na agricultura em consocio com as plantas, Um tipo interessante está na proteção fornecida pelas formigas e quando ocorre essa relação chamamos de mirmecofitismo. Onde algumas dessas plantas oferecem para a formiga abrigo e recursos alimentares como corpúsculos de alimento. Em troca a formiga age como alelopáticas, acumulam material orgânico e inibi o impacto das herbívorias por insetos e/ou mamíferos.
Além da proteção as formigas em algumas plantas fazem a polinização e dispersão de sementes. desse modo as formigas são influenciadoras positivas na agricultura.
1 note · View note
predatory-insects · 3 years
Text
Essa reportagem do Globo Rural, apresenta os métodos de controle e consequências.
1 note · View note
predatory-insects · 3 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Foi registrado na comunidade Fazenda município de Cametá-PA, pelo discente André Vieira, grande quantidade de verrugas nas folhagens de mandioca (Manihot esculenta), causadas pela mosca da espécie de Jatrophobia brasiliensis, na propriedade do Sr Ivalcy Gaia assunção. A atuação dessa mosca prejudica toda cultura de Manihot esculenta, o proprietário relata que devido a quantidade de verrugas nas folhas, as mesmas não podem ser comercializadas para o preparo do prato típico do Paraense, que é a Maniçoba. uma vez que essas verrugas armazenam a larva da Jatrophobia brasiliensis.
Devido ao excesso de verrugas nas folhas, a planta fica fragilizada ocasionando o apodrecimento das raízes que as mesmas, são utilizadas para o preparo da farinha de mandioca, retirada do suco de tucupi e a goma de tapioca, bastante comum na região. O método de controle si da através da retirada das folhas infectadas e depois queimando a cada 15 dias.
1 note · View note
predatory-insects · 3 years
Text
Na comunidade de Papururú do Meio no Município de Cametá-Pa, foi registrado pela discente Fernanda Magalhaes na propriedade do Sr Manoel Caldas Rodrigues, Odonatas sobrevoando os tanques escavados de tambaqui para liberar suas ninfas, as Odonatas é um dos insetos que vem prejudicando esse processo de criação em cativeiro, uma vez que essas ninfas são altamente carnívoras, ainda quando o peixe é pequeno é o alimento principal dessas ninfas.
1 note · View note
predatory-insects · 3 years
Text
As Libélulas são encontradas em abundância em ambientes aquáticos pois necessitam obrigatoriamente destes ambientes para completar o seu ciclo de vida. A larva aquática precisa de determinados recursos para seu desenvolvimento. Portanto, é de se esperar que habitats aquáticos íntegros, com uma boa qualidade da água e os recursos naturais preservados, apresentariam maior diversidade de Odonata e no baixo Tocantins é bastante comum encontrar essas espécies de Odonatas e suas "ninfas" em lagos, rios e em alguns tanques de pisciculturas, quando não há os devidos cuidados, já que essas ninfas são carnívoras.
1 note · View note
predatory-insects · 3 years
Text
Insetos da ordem Odonata ocorrem em todos os continentes, com exceção da Antártida (TRUEMAN, 2007), e compreendem cerca de seis mil espécies (KALKMAN et al., 2008), agrupadas em aproximadamente 500 gêneros, sendo a maioria encontrada em regiões neotropicais (BUZZI, 2002). A região neotropical abriga em torno de 1.650 espécies, sendo uma das mais ricas do mundo (SOUZA; COSTA; OLDRINI, 2007; PINTO; CARVALHO, 2009), enquanto no Brasil são cerca de 828 espécies distribuídas em 14 famílias e 140 gêneros (RAFAEL et al., 2012).
0 notes
predatory-insects · 3 years
Text
No Brasil, é conhecida também pelos nomes: catirina papa-fumo, helicóptero, cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, cavalo-do-cão, corta-água, donzelinha, jacina, jacinta, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezague, cabra-cega, libelinha, cambito, canzil, cavalo-de-judeu, cavalo-judeu, lava-bunda, lavadeira, lavandeira e ziguezigue.
Em Portugal, além de libelinha ou libélula, é conhecida pelos nomes: tira-olhos, lavadeira, cavalinho-das-bruxas, pita, entre outras designações locais.
1 note · View note
predatory-insects · 3 years
Text
Como características distintivas, contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libélulas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libélula (chamadas "ninfas") são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insectos mas também de girinos e peixes juvenis.
2 notes · View notes