Tumgik
prluizlucas · 4 years
Text
DEUS REALMENTE ABANDONOU JESUS NA CRUZ?
Tumblr media
“Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? "que significa: Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? " . Marcos 15.34
Por que Jesus proferiu essas palavras? Deus realmente O abandonou? Jesus estava arrependido por estar naquela Cruz?
As pessoas próximas à cruz, também, não entenderam as suas palavras e achavam que Jesus estava chamando Elias para salvá-lo. Mas as palavras de Jesus vieram diretamente de um dos mais ricos salmos messiânicos. Aproximadamente mil anos antes de Cristo, o rei Davi escreveu as palavras que bem descreveriam o sofrimento do Ungido do Senhor na cruz. O Salmo 22, que apresenta os sentimentos de Cristo na cruz, inicia com as palavras que Jesus mesmo falou naquela tarde no Calvário: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Salmos 22:1
Agora o mais intrigante. Como pode, Jesus que tinha convicção de sua grande missão recebida do Pai, agora, justamente quando está cumprindo integralmente a missão, Deus, o Pai, O abandona? Não é estranho?
Mais estranho ainda é saber que milhares de mártires cristãos foram torturados, serrados ao meio, queimados vivos, amarrados em postes e queimados como tochas humanas, servindo de luminárias nas estradas romanas, vários foram crucificados e boa parte desses, sofreram cantando, louvando, bendizendo e glorificando à Deus, como citado em Hebreus 11 (os heróis da fé) e como Estevão, apedrejado e pedindo ao Pai que perdoasse seus assassinos.
Será então que esses eram mais fortes do que Jesus? Tinham mais fé que o Filho de Deus? O que de fato então levou Jesus a clamar em alta voz e ainda assim, mesmo parecendo algo insensato, Deus permitir, que através da iluminação do Espírito Santo, pudéssemos ter essa voz transcrita nas sagradas escrituras?
Então vamos aos fatos: Por que Jesus proferiu essas palavras? Deus realmente O abandonou? Jesus estava arrependido por estar naquela Cruz?
Primeiro: Jesus não tinha medo da cruz, não tinha medo da morte, afinal Ele mesmo afirmou: “Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai". João 10.17 e 18
O que Jesus gritou, clamou quanto ao abandono de Deus foi unicamente a comunhão com Ele. O sentir da Sua doce presença. Jesus e o Pai eram UM. Jesus a todo momento buscava a comunhão secreta com o Pai, entrava na intimidade de Sua presença. Veja alguns exemplos: “Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.”Lucas 5.16
“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” Lucas 6.12
“Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos.” Lucas 9.18
“Certo dia Jesus estava orando em um determinado lugar.” Lucas 11.1
“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”. Marcos 1.35
Jesus era um homem de oração, que buscava viver em plena intimidade e busca do Pai. Os dois se completavam.
De repente, Jesus não consegue mais sentir a presença do Pai. Ele se vê distante. O Pai realmente o tinha abandonado? Não. Não é bem assim. Preste atenção nesse texto: “... mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Entendeu ou quer que eu desenhe? Simples assim. Jesus não estava em pecado. Jesus não havia cometido algum pecadinho ou pecadão, Jesus “só” estava carregando TODOS OS PECADOS DA HUMANIDADE, só isso. Se um pecado faz separação entre nós e Deus. O que você me diz sobre todos os tipos de pecados da humanidade? Esses pecados criam uma densa nuvem de trevas, que impede Deus de nos ver e nos ouvir. Não que Ele não possa ver, mas Ele se recusa a ver. Sua leis e regras são fielmente cumpridas por Ele. Deus é um Deus de ordem e de regras. Além disso, Deus é Luz e a Luz não tem comunhão com as trevas. “Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos;” Isaías 60.2.
A Palavra é clara, as trevas são o mal. E a escuridão nossos pecados. Ou seja, não tem como enxergar nada no escuro.
Portanto, a dor mais profunda, o que mais angustiou Jesus foi o separar de Seu Pai. Foi perder a comunhão e a intimidade com Seu Deus. Esse foi o motivo real de suas palavras na cruz. Esse foi o real sentido de abandono.
Por isso, meu irmão e minha irmã, você pode perder tudo, amigos, família, cônjuge, filhos, bens materiais, carro, casa, riquezas, tudo. Nada disso te afetará profundamente. Nada disso te abalará a ponto de você clamar e pedir: “Se possível, afasta de mim esse cálice..”
Você consegue viver sem nada. Só não consegue viver sem Deus. Só Ele é seu TUDO.
Assim, não peques mais. E se pecar, se arrependa e peça perdão a Deus. E Jesus, teu intercessor, Aquele que morreu na cruz por amor a você, vai interceder junto ao Pai e Ele vai te perdoar. Portanto, jamais perca a intimidade e comunhão com o Pai.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduado em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
2 notes · View notes
prluizlucas · 4 years
Text
RESET
Tumblr media
RESET - Redefina o Seu Padrão em Jesus
Acredito que nós não somos nós mesmos, nosso eu verdadeiro, quando nos contentamos com menos que o melhor de Deus. Permanecemos frustrados, com raiva, pessoas egoístas com um apetite insaciável mesmo com tudo que consumimos. Quando nos alimentamos do alimento espiritual e temos uma experiência íntima com Deus, descobrimos uma profunda satisfação que nada mais pode tocar.
Apesar disso, constantemente resistimos em obedecer os mandamentos de Deus, seguir as Suas regras, e praticar os hábitos espirituais que satisfazem profundamente. Ao invés disso, retornamos a velhos vícios e prazeres destrutivos esperando encontrar o que estamos procurando e nos frustramos cada vez mais quando nossas tentativas vazias produzem mais desapontamento, desespero, e desencorajamento. Retornamos para o que costumávamos fazer antes de encontrar Jesus e convidar o Seu Espírito para dentro de nossas vidas, para aquilo que não satisfaz. Olhamos para os esforços do nosso passado ao invés de olhar para as promessas futuras de Deus.
Talvez não haja uma ilustração melhor desse fenômeno do que quando os discípulos de Jesus foram pescar uma noite, pouco tempo depois que seu Mestre havia ressuscitado dos mortos. (ver João 21:1-11.)
Eu acho interessante, mas não surpreendente, que depois que Jesus foi crucificado, enterrado, e ressuscitou, seus discípulos foram fazer o que sabiam melhor: pescar. Tinha só um problema — eles não eram mais quem costumavam ser! Ao invés de aproveitarem a plenitude do Salvador ressuscitado, a alegria de serem novas criaturas em Cristo, eles voltaram para as suas configurações originais.
Todo nós temos configurações originais, mesmo que esse não seja o termo que usamos. No seu smartphone, notebook, no computador do carro, assim como tantos eletrodomésticos e sistemas em sua casa, você tem o kit operacional original instalado conhecido como configurações originais. Se um vírus malicioso ataca ou se algo dá errado, você sempre pode resetar o aparelho para as configurações originais. Elas são básicas, familiares, e estavam ali desde que o sistema foi criado.
Os discípulos voltaram a fazer o que eles faziam antes de conhecer Jesus. Eles voltaram para as suas configurações originais. E quais foram os resultados? Eles não conseguiram nada!
Eles experimentaram o que acontece quando voltamos para nosso estilo de vida antigo, quando retornamos para como vivíamos antes de conhecer a Cristo:Não conseguimos nada. Por que? É muito simples: não tem nada lá atrás!
Não há nada de grande valor quando você volta a fazer o que fazia antes de conhecer Jesus. Não há nada no seu comportamento antigo, não há nada no seu relacionamento anterior, não há nada no seu antigo trabalho. Não há nada no seu antigo modo de pensar.
Se Deus te tirou dali, por que você iria querer voltar?
Se você quer que a sua fome te ajude a prosperar no poder do Deus vivo, então é hora de mudar suas configurações originais para Jesus! Não volte para as rotinas de pecado e aos seus velhos pensamentos. Não volte para uma dieta de prazeres do mundo e de posses vazias. Mude suas configurações originais!
A Bíblia nos avisa claramente, “Não fiquem lembrando das coisas passadas, nem pensem nas coisas antigas” (Is. 43:18).
Quando você tiver a real determinação de que nunca olhará para o passado, pensará no passado, ou falará do passado, então o futuro glorioso de Deus estará aberto para você! A sua fome é preenchida com alegria, paz, esperança, propósito, e amor incondicional.
Se você quer prosperar na mesa de abundância do Senhor, então faça essa declaração: Eu não voltarei atrás. Diga isso em alta voz e seja intencional:Eu não voltarei para as minhas configurações originais. Ao invés disso, eu continuarei a buscar Deus com todo o meu coração
*Texto extraído do plano A PALAVRA PARA HOJE da YouVersion
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
FELIZ VIDA NOVA
Tumblr media
FELIZ VIDA NOVA!
Estamos entrando num novo ano, 2021, vem aí, e juntamente com ele, se fazem planos, traçam metas, fazem promessas como que a simples mudança de data no calendário, fosse capaz de transformar e realizar, por si só, grandes feitos.
Quando chega essa época, é a tradição de séculos, desejarmos um FELIZ ANO NOVO para as pessoas à nossa volta. Desejamos aos nossos amigos, vizinhos, colegas de trabalho, parentes e até aos nossos irmãos da igreja.
Nossos bisavós, avós e pais faziam, por que não fazer também, não é mesmo?
É uma felicitação que não exige muito de ninguém, nem tampouco responsabilidades sobre se será ou não realmente um ano novo, ou um novo ano. Se vão acontecer coisas boas ou não, não importa, a responsabilidade continua no símbolo, no dono da festa, que é o próprio Ano Novo.
E são nestes momentos, num contexto de misticismo e superstições, que surgem as mais mirabolantes previsões astrológicas, as simpatias, os sonhos, as esperanças, as metas traçadas, etc. É como se o surgimento de um novo ano trouxesse consigo a obrigatoriedade de algo novo, de uma nova vida e uma vida nova.
Infelizmente não é bem assim. Não é o fato de uma simples mudança de data, de folhinha de calendário, que tudo muda como num passe de mágica.
O ano pode mudar, mas se não mudarmos nossas atitudes, nossas posturas, nossos pensamentos, nossos hábitos, nada será alterado.
A Palavra de Deus nos diz assim: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo!”.
2 Coríntios 5.17
O grande segredo aqui é ESTAR EM CRISTO = Relacionamento com Cristo.
Se não tivermos um relacionamento íntimo com Cristo, nada vai mudar.
O ano muda por meio de Cristo. Nossa vida muda, através de Cristo. Tudo muda, tudo se altera, tudo se transforma por intermédio de Cristo. Ele mesmo declarou a Nicodemos que era necessário nascer de novo. Ter uma nova vida em Cristo. Só assim poderemos declarar uma nova vida.
Assim, não importarão os anos. A mudança de calendário será apenas para marcar as datas, mas não para dar destino a sua vida.
Quem está em Cristo é nova criatura, tem uma nova vida e vive as boas novas todos os dias. Somos guiados e conduzidos pelo Seu Espírito.
Assim, celebre sim, comemore, não simplesmente um ANO NOVO, mais sim, por UMA VIDA NOVA EM CRISTO.
Isso sim deve ser comemorado. Você tem uma VIDA NOVA. Cada dia é como uma nova história escrita pelas mãos do Senhor.
Que em 2021, mais do que uma simples data, você viva para Cristo. Viva cada dia em oração, buscando Sua direção através da Sua Palavra.
Viva o novo de Deus a cada dia, viva uma VIDA NOVA em Cristo e não apenas UM ANO NOVO. Cristo é o nosso RENOVO. Viva Cristo todos os dias. Não espere coisas acontecerem, busque a Jesus, viva uma vida de intimidade com Ele. Ele te ama e tem vida e vida em abundância para você.
Assim, esse é o meu mais sincero desejo neste novo ano que começa: FELIZ VIDA NOVA! Deixe que CRISTO dirija sua vida e você experimentará o melhor que Deus tem para você.
2021 | FELIZ VIDA NOVA
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduado em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
O VERDADEIRO NATAL
Tumblr media
Por um momento apenas, lembre-se de todos os natais que você já comemorou. Lembrou? Quantas alegrias, beijos e abraços, familiares e amigos reunidos, mesa farta, comidas e bebidas à vontade. Muitos risos, muitas conversas, trocas de presentes, etc. Nunca esquecemos dos enfeites, das decorações, para deixar nossa casa mais bonita. Comprávamos roupas novas, para que ficássemos mais bonitos. Ufa, quanta coisa né? Parece que não nos esquecemos de nada, não é mesmo? Não. De fato esquecemos. Esquecemos o principal. Esquecemos algo que não completa o Natal, algo que sem Ele, o Natal não tem sentido. Alguém que não pode ser substituído por nada. Sempre faltava o principal, o aniversariante. Faltava JESUS.
Aí você vai me corrigir: “Não Pastor, aqui em casa sempre oramos no Natal”. Eu acredito, mas apenas uma simples oração e nada mais. Tudo muito superficial e sem a devida importância que Jesus sempre mereceu. Orávamos, falávamos algumas palavras, recitávamos alguns versículos bíblicos e pronto, Jesus mais uma vez era deixado de lado em seu aniversário. Já não era mais o assunto de maior importância em nosso Natal. O pior, que esse tipo de comportamento é como preparar uma grande festa para um parente ou amigo, não esquecendo de nada, nem a comida, nem a bebida, muito menos o bolo e os presentes. Tudo pronto, só esquecia-se do principal, do aniversariante, ele nunca era convidado para sua própria festa. Sempre pensávamos em tudo, menos no dono da festa. E assim fazemos com o nosso Senhor Jesus. Fazemos e preparamos tudo, tudo menos em saber o que Ele gostaria ou queria no Natal. Tudo sempre esteve perfeito para a grande festa, só esquecíamos de convidar o dono da festa, o aniversariante.
É dessa mesma maneira que Jesus se sente ao se deparar com as nossas comemorações de Natal. Lembram de tudo, só esquecem dEle.
Esse ano, Deus nos deu a grande oportunidade de fazer diferente. Em razão dessa pandemia que atinge o mundo inteiro, qualquer país, desde aquela pequena e minúscula aldeia ou região, até uma grande metrópole. Essa pandemia alcança o rico e o pobre, o negro, o branco e o amarelo. Alcança o bebê, a criança, o jovem, o adulto e o velho. Enfim, não existe nenhum tipo de descriminação desse vírus no mundo inteiro. Todos, sem exceção, fazem parte do risco, estão sujeitos a contraírem essa maléfica doença.
E essa oportunidade dada por Deus, além do distanciamento social, nos faz refletir sobre tudo o que estamos passando. Levando-se em conta que temos que fazer a nossa parte, ou seja, passar o Natal com o mínimo de pessoas possíveis, somente os que estejam morando na mesma casa. Pais e filhos, talvez um avô ou avó que já residam na mesma casa, e só. Sem parentes próximos, sem amigos. Essa é a grande oportunidade de Deus para fazermos diferente de tudo o que já fizemos antes. É ter um momento para nos arrepender, pedir perdão uns aos outros. É um tempo para declararmos uns aos outros que seremos um pai melhor do que fomos. Um esposo e uma esposa melhor. Um filho melhor, que obedece e honra os pais. Uma oportunidade para o pai dizer ao filho: Te amo. A esposa falar para seu esposo: Te amo e sempre te amarei. Olhar um no olho do outro e perceber o quanto você precisa dele ou dela. Que bela e única oportunidade para nos unirmos ainda mais. E depois desse momento, agora chegou a hora de convidar o aniversariante do dia: JESUS, a participar da ceia. Agora é o momento dEle, único e exclusivamente dEle. É hora de darmos as mãos e convidá-lo a fazer parte dessa união, dessa grande festa que foi feita pra Ele. É hora de agradecer, hora de chorar em seus braços. É hora de declarar o seu amor por Ele e dizer o quanto você necessita de Sua doce e marcante presença.
E na hora da ceia, onde juntamente com Jesus, cearemos, é a ocasião de nos lembrarmos de todos os momentos com Ele. Do Seu sustento, de Seu cuidado conosco e com nossa família. Sorrir, lembrando dos momentos felizes que vivemos e também chorar, pelas perdas e tempos difíceis que tivemos. Mas o mais importante, é agradecer por todos os momentos que Ele esteve conosco.
Depois disso, é chegada a hora de entregar o seu presente a Jesus, afinal, Deus já nos deu o melhor presente que qualquer ser humano poderia receber, que é o Seu filho amado. Ele nos presenteou para que através dEle, pudéssemos ter acesso ao Pai, ter direito a salvação e a vida eterna. Que presente valioso. E por que Deus nos deu? Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). Esse Presente, deixou toda sua glória e desceu a terra para nascer de uma virgem, e nasceu como homem. Viveu como homem, morreu como homem, mas ressuscitou como Deus. Que presente grandioso. Um presente que não tem preço. Seu preço foi preço de sangue na cruz do calvário. E como retribuir um presente tão valioso como esse? O que podemos dar a um Deus que tem tudo? Só existe uma coisa que podemos dar e que tem muito valor para Ele. É algo valioso e que Ele deseja muito, que é a minha vida e a sua. É entregar o seu coração a Ele. Assim, entregue o melhor presente a Jesus. Entregue sua vida, o seu coração, diga a Ele: Senhor Jesus, tudo o que eu tenho, minha vida, meu coração, minha família, eu entrego a ti. Faz o que queres de mim. Eu sou teu e Tu és meu Senhor. Eu te amo.
Tenha a certeza, Ele receberá com muita alegria. Mudará a sua história e restaurará o seu viver. Ele estará com você todos os dias de sua vida, até a consumação dos séculos. Vamos dar a Jesus esse ano, o melhor Natal de nossas vidas. Vamos adorá-Lo, vamos exaltá-Lo. Declarar que só Ele é digno de toda honra, toda glória, todo louvor e adoração. Não somente nessa data, mas em todos os dias de nossas vidas. E assim, esse Natal, com toda a certeza, será o VERDADEIRO NATAL e o melhor Natal de sua vida.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduado em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
3 notes · View notes
prluizlucas · 4 years
Text
FELIZ ANIVERSÁRIO
Tumblr media
Por mais de 50 anos minha família tem a tradição de fazer uma festa de aniversário para Jesus. Começou quando eu tinha 3 anos e perguntei para a minha mãe, "O que é o Natal?" Minha mãe respondeu que era o aniversário de Jesus. Com a lógica fantástica de 3 anos de idade, eu disse, "Nós deveríamos fazer uma festa de aniversário!" E fizemos, completa com bolo de aniversário, Ki-Suco, música, bolo, e velas.
Mantivemos essa tradição completando quatro gerações agora. A festa de aniversário para Jesus tornou-se um momento sagrado onde lemos a história do Natal e compartilhamos o que somos gratos e o que estamos dando a Jesus, que é uma das partes mais memoráveis da celebração.
Frequentemente, Jesus fica excluído durante o Natal. Imagine que eu tenha planejado uma festa para você e convidado muitas pessoas. Todos trazem muitos presentes e os convidados trocam presentes entre si — e você não ganha nada.
Isto é o Natal. Nós damos presentes para todos exceto Jesus. Mas vamos ser honestos — o que você daria para o Deus que tem tudo?
Na verdade, Jesus não tem tudo. Há quatro coisas que ele não tem a menos que você as dê para ele neste Natal:
Dê-lhe sua confiança. Fé é um assunto voluntário. Jesus não tem a sua confiança a menos que você a dê a ele. Ele nunca vai forçar.
Coloque Jesus em primeiro lugar em sua vida. Se qualquer coisa ou pessoa que não seja Jesus estiver em primeiro lugar em sua vida, isso é um ídolo. Neste Natal, escolha Jesus em primeiro lugar, antes de suas finanças, interesses, relacionamentos, programas — e até mesmo de seus problemas.
Entregue seu coração a Jesus. Seu coração é o que você ama, o que você valoriza e o que mais lhe importa. Jesus diz, "Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês" (Lucas 12:34 NTLH). Um modo importante de dar seu coração a Jesus neste Natal é dando recursos para o trabalho dele. Jesus não precisa de seu dinheiro, mas ele quer o que ele representa — seu coração.
Traga outras pessoas para Jesus. Deus quer uma família mais que qualquer coisa neste Natal. Ele quer que crianças escolham amar e confiar nele. Esta é a razão pela qual comemoramos o Natal. Convide alguém para Jesus neste Natal. Conte para alguém o que Jesus tem feito em sua vida.
A Bíblia nos conta que os Magos não deram a Jesus as suas sobras quando o visitaram no primeiro Natal mas, em vez disso, deram três presentes significativos e valiosos: "Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra" (Mateus 2:11 NTLH).
Enquanto você entrega a Jesus sua confiança, torna-o o primeiro em sua vida, dá o que valoriza para seu trabalho, e traz outras pessoas para ele, você está lhe dando presentes muito mais valiosos do que os Magos trouxeram.
Então diga: FELIZ ANIVERSÁRIO JESUS e dê o seu melhor à Ele.
*Texto extraído do plano A ESPERANÇA DO NATAL da YouVersion.
2 notes · View notes
prluizlucas · 4 years
Text
TEMPESTADES DA VIDA
Tumblr media
“Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?” Hebreus 12.7
Encare as tempestades de sua vida como os búfalos que vão ao encontro dela. Lembre-se, algumas das nossas maiores tempestades ocorrem quando estamos sozinhos com Deus. Você tem que estar correndo PARA o propósito, não correndo DELE. As tempestades mais devastadoras são aquelas dentro de você, mas a paz vem de uma revelação, de um entendimento. Tempestades sinalizam a mudança de estação na tua vida. Tempestades removem coisas mortas. Cada tempestade é uma escola, e cada dificuldade é uma oportunidade para desenvolvimento. Há uma razão para passarmos por tempestades. Tempestades refinam a nossa fé. E tempestades nos conformam à imagem de Cristo. Seja transformado pela tempestade e crie alguma coisa com isso. Deixe que isso abençoe alguém. Quando você sair da tempestade, você não vai ser a mesma pessoa que entrou nela. Se Deus parar a tua tempestade Ele para o teu crescimento. Deixe Ele fazer o trabalho perfeito dEle na tua vida. Você vai ter que lidar com a tua tempestade e então você vai ajudar as outras pessoas a lidarem com as tempestades delas. Deus vai te ajudar a consertar ou caminhar pela tempestade. Na tempestade o justo não murcha, mas lida com ela. Algumas vezes Deus te livra do fogo, outras vezes ele te faz à prova de fogo. O evangelho não é sobre o forte sobreviver, mas é sobre o fraco superar. Mas Deus continua nos abençoando na tempestade. Quanto mais alto o chamado, mas difícil será o caminho. Mas o caminho mais rápido é cruzar a tempestade. Correr na direção oposta não vai te levar a lugar nenhum. Jesus às vezes usou a natureza para nos ensinar. As vacas são lerdas, e quando vem a tempestade, tentam fugir da tempestade, e correm na direção contrária. Mas elas são lerdas e a tempestade as alcança à medida em que elas tentam fugir. As vacas tentam vencer a tempestade na corrida enquanto a tempestade passa por elas. E, por estarem tentando fugir, por estarem indo na mesma direção da tempestade, elas prolongam o sofrimento, a dor, a frustração de passar pela tempestade. Muitas pessoas são assim, veem o desafio e correm na direção contrária daquilo que as vai encontrar de qualquer forma. Tempestades vêm para passar, não para durar. Mas o búfalo é diferente das vacas. Quando vem a tempestade, o búfalo a enfrenta. Então eles encurtam o tempo da tempestade. Eles saem mais rápido da tempestade porque, ao caminharem de encontro a ela, dobram a velocidade. Se a tempestade está a 35 milhas por hora e os búfalos estão se movendo a 20 milhas por hora, então eles têm cerca de 50 milhas por hora de velocidade, então eles encurtam a distância. O verbo em inglês “to buffalo” significa “to outwit” (superar); o búfalo “supera” (“outwits”) a tempestade. Se você não confrontar, você vai sofrer a tempestade por mais tempo. Obstáculos não bloqueiam o caminho, eles são o caminho. Deus pode usar a tempestade para tirar algo da sua vida, para levar algo para a sua vida e para soprar coisas através de você, fazendo você produzir algo novo. Adversidade é o lugar de nascimento da promoção sobrenatural. Fale com a sua tempestade. Lide com ela. Pare de ser uma vaca. Vá de encontro. Precisamos ser como o búfalo. Às vezes você vai produzir o seu melhor trabalho após passar pela tempestade. Deus vai pegar um remanescente nesta estação e produzir uma colheita. Não despreze o dia dos começos humildes. Tudo o que nasceu no Reino de Deus veio de uma semente de remanescente. Novos começos frequentemente vêm disfarçados de términos difíceis. Confie em Deus e veja o que Ele está fazendo na tua vida. Enfrente a sua tempestade, “BUFFALO IT”! Você está se entregando para o propósito da sua vida? Você constrói o seu caminho. Você constrói para a frente. Um passo por vez. Não é só pensar no seu caminho, você tem que construir, pisar lá e se mover passo a passo. Você não precisa saber como vai terminar, só dê o próximo passo. Ore “Me transforme pelo seu poder.” Peça para Deus te transformar. Senhor Deus, te peço para transformar em algo novo. Entregue suas intenções para Deus.
Baseado em uma pregação de Dale C. Bronner: https://www.youtube.com/watch?v=dd6u5USJvDU
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
LEVANTE-SE!
Tumblr media
“Levante-se! Esta questão está em suas mãos, mas nós o apoiaremos. Tenha coragem e mãos à obra!” Esdras 10.4
Levante-se! Levantar-se é sair da situação que você está vivendo. É erguer-se e passar a ver a vida sob a ótica de Deus. Levantar-se é emergir, sair desse fundo do poço que você se encontra. Levantar-se é vencer o que está acima, subir de nível. Levantar-se não é alguém tirar você de alguma situação. É sobre você acordar por dentro e se erguer. Não fique esperando que outros venham te ajudar a sair dessa situação. LEVANTA-SE. Você precisa de fé, precisa estar com os olhos fitos no lugar onde você está indo. Você precisa levantar porque você vê alguma coisa que está além do lugar onde você está. Toda pessoa de sucesso enfrentou dificuldades, mas chegou lá vencendo as dificuldades.
Quanto maior for aquilo que você espera que Deus faça na tua vida, maior deve ser a tua consistência diária para chegar lá. Quando tiver a tentação de se comportar da maneira antiga, decida ser um pioneiro do futuro ao invés de um prisioneiro do passado. Não fique pensando que agora acabou. Não abaixe a cabeça para a tristeza e aquilo que você está vivendo. Não tenha pensamentos de derrota ou de morte, ouça o que o Senhor diz para você hoje:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. Jeremias 29:11
Glória à Deus! Deus tem o melhor para sua vida. LEVANTE-SE, confie e espere no Senhor, Ele é quem luta as suas batalhas.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduando em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
AMOR MAIOR QUE A VIDA
Tumblr media
“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida”. Salmos 116:1-2
Davi tinha um profundo sentimento de ser amado por Deus. De fato, isso estava por trás da grandeza de Davi. Porque Davi se sentiu tão profundamente amado por Deus, ele era um adorador apaixonado. Por se sentir tão amado por Deus, Davi conseguia confiar Nele em problemas imensos, como a luta contra Golias. Por Davi se sentir tão amado por Deus, ele conseguia acreditar na graça e perdão de Deus quando tinha pecado terrivelmente.
Por Davi se sentir tão amado por Deus, ele conseguia compor versos como estes: "O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida."
A percepção de Davi do profundo amor de Deus era a fonte de seu coração para Deus. Ele se sentia tão amado por seu Deus que poderia orar: "Senhor, o seu amor é melhor do que a vida. Senhor, o seu amor é mais importante para mim do que a própria vida. Senhor, se eu tiver que escolher entre o seu amor e a própria vida, eu escolho o Seu amor. Eu preferiria morrer do que não ter o seu amor."
Para Davi, isto não era apenas papo religioso. Isto não era só teoria. A vida de Davi estava em perigo. E mesmo assim ele clama: "Senhor, o seu amor significa mais pra mim do que a própria vida."
Santo Agostinho uma vez formulou essa pergunta: Se Deus viesse a você e se oferecesse para suprir todas as suas necessidades, mas te dissesse que você nunca veria sua face, como você responderia?
Para Davi, isso seria moleza. Para ele, o constante amor de Deus era melhor do que o resto da vida. E você? Já experimentou o rico, e abrangente amor de Deus? Já encontrou a implacável ternura de Jesus? Seu amor tem impressionado e maravilhado você? Senhor, o Seu amor é melhor que a vida. Portanto, te louvarei
Declare hoje mesmo o seu amor a Deus. Diga o quanto você O ama,o quanto você O quer e o quanto você necessita dEle.
Deus te ama acima de tudo, então O ame como o seu Deus e o seu tudo.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduando em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
O TOQUE DA MÃO DO MESTRE
Tumblr media
“Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!” ‭‭Marcos‬ ‭1:41‬ ‭
Quando JESUS, o Mestre, toca em alguém, há mudança, há transformação, algo novo acontece. Você se torna valioso. Não pelo que é, mas por quem te tocou, JESUS, Ele é o todo poderoso, aquele que muda nossa vida e transforma todo o nosso ser.
Tem uma estória muito interessante, sobre um velho violino que iria ser leiloado. “Ele estava destruído e marcado, e o leiloeiro achou que não valia a pena perder muito tempo com o velho violino, então ele segurou-o com um sorriso e deu início aos lances. ‘O que vou pedir por este velho violino? Como vamos começar com as ofertas? Um dólar, um dólar, quem dá dois dólares? Dois dólares, e quem dá três?’ Mas nada de ofertas. Então, no fundo da sala um homem de cabelos grisalhos veio à frente e pegou o arco. Limpando a poeira do velho violino e apertando todas as cordas, ele tocou uma melodia pura e doce, tão doce quanto angelical. A música cessou e o leiloeiro, com voz tranquila e baixa, disse: ‘Quanto vou pedir pelo velho violino?’ E ele segurou-o com o arco. ‘Mil dólares, e quem dá dois mil? Dois mil, e quem dá três? Três mil dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três, vendido!’, disse ele. O povo celebrou, mas algumas pessoas disseram: ‘Não entendemos. O que mudou o valor do violino?’ Então alguém respondeu: ‘O toque da mão do Mestre’. E muitos homens com a vida desafinada, destruída e marcada pelo pecado, são leiloados por um preço muito baixo diante dos olhos de uma multidão desavisada, assim como aquele velho violino. Um prato de lentilhas, um copo de vinho... Como em um jogo, a sorte está lançada: dou-lhe uma, dou-lhe duas, e ele é quase vendido e levado embora. Mas o Mestre vem, e a multidão desavisada nunca consegue entender direito qual é o valor de uma alma e nem a mudança que pode ocorrer através de um simples TOQUE DA MÃO DO MESTRE”.
Portanto, permita o toque de Jesus. O Mestre quer te tocar. E quando é Ele quem toca, tudo muda, tudo se transforma. Aquilo que você vivia, você não viverá mais. A tristeza é trocada pela alegria, a dor pela cura, o luto pela festa e a escassez, pela abundância. Receba O TOQUE DA MÃO DO MESTRE. Só Ele muda o seu viver. Ele te ama e tem o melhor pra você.
Pense nisso. Deus te abençoe.
*Texto extraído do plano A Palavra para Hoje da YouVersion.
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
DE ONDE VIRÁ O MEU SOCORRO?
Tumblr media
“Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?”. Salmos 121.1
Aqui o Salmista faz uma das mais belas declarações, primeiro através de uma pergunta: DE ONDE VIRÁ O MEU SOCORRO?. Ele diz que olha para os montes, pois naquela época, aqueles que acreditavam em outros deuses, achavam que suas habitações ficavam nos montes.
Infelizmente ainda hoje, tem muito gente esperando o seu socorro dos montes.
Hoje os nosso “montes” são coisas, pessoas e situações.
Tem gente esperando o seu socorro do seu chefe ou patrão, aguardando o tão sonhado aumento de salário e de cargo.
Tem gente esperando o seu socorro naquele parente ou amigo com dinheiro. Tem outros, esperando o seu socorro na promessa de mudança daquele seu marido agressivo. Ainda tem pessoas que esperam o seu socorro, quem sabe num dinheiro extra, fruto de uma “apostinha” em jogos de azar (loteria, loto, mega sena). Enfim, esperam em pessoas, esperam em situações e esperam em coisas. A palavra de Deus nos diz que: “uns esperam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do Seu nome”. Salmos 20.7
Não existe lugar, situação ou pessoas que possam te dar o socorro que você necessita. Só existe um, o Deus todo poderoso. O criador dos céus e da terra, aquele que te formou e que cuida de você, desde o ventre de sua mãe. É somente em Deus que o seu socorro virá, tanto é verdade, que o próprio salmista responde no versículo seguinte, a pergunta que ele próprio fez: “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”. Salmos 121.2
Portanto, nesse dia tão especial, quero incentivá-lo a buscar a Deus. Ainda que sua situação seja insustentável, você não vê saída e sua alma fica gritando por socorro, não se desespere. Não tente se apoiar em homens ou promessas humanas. O teu socorro chegará, e ele virá do Senhor.
Deus te ama e Ele pede apenas que você confie nEle. Espere nEle, Ele é a tua Rocha, o teu sustento, o teu socorro bem presente. Ele é o seu tudo. Deus está ouvindo o teu clamor e está vindo ao seu encontro, creia, Deus tem o melhor pra você.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduando em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
VEM E VÊ!
Tumblr media
“Filipe encontrou Natanael e lhe disse: Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? " Disse Filipe: "Vem e vê.” João 1.45-46
O texto de João 1:43-51 fala do processo de crença e de revelação num momento em que Jesus chama alguns para o seguirem de perto, no início do seu ministério público.
Natanael fala-nos de duas dificuldades básicas para reconhecer Jesus e nos rendermos a Ele:
A primeira dificuldade é uma dúvida relacionada com a legitimidade, a tradição, a cultura ou o preconceito: muitos têm dificuldade em aceitar o Evangelho porque não se enquadra na sua tradição religiosa, na sua cultura ou suscita-lhes preconceitos.
Considere-se o exemplo de Saulo e a sua resistência inicial ao evangelho devido à tradição religiosa.
Qual é resposta para isso? Não discutir doutrina nem religião, mas apenas o convite para experimentar: VEM E VÊ
Evangelismo, anunciar Cristo aqueles que ainda não o conhecem ou tem dúvidas de quem realmente Ele é, é convidar a vir, ver e experimentar. Acima de tudo, testemunhar é falar do amor de Jesus.
A segunda dificuldade é o desconforto de não conhecer mas ser conhecido: muitas pessoas renderam-se a Jesus ao ouvirem a sua vida exposta pelo pregador por obra do Espírito Santo.
Deus conhece todas as coisas:
“Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira” (v 47-48).
Jesus já viu a cada um debaixo da sua “figueira” (sua vida, seus sentimentos, profissão, casamento, entre outros).
Quando se ultrapassam estas duas dificuldades, dá-se a rendição:
“Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel” (v 49).
Mas a conversão é apenas o início da caminhada cristã: A figueira é considerada na Bíblia uma árvore boa, que dá bons frutos e a sua sombra protegia do sol quente de Israel:
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás” (v 50).
A figueira, na Bíblia, representa o Antigo Israel. Estar debaixo da figueira significa que Natanael era um israelita justo que aguardava o Messias.
A tradição diz que debaixo da figueira é um lugar ideal para a leitura e a meditação da palavra de Deus. E provavelmente aquilo que João quer dizer, com a sua linguagem simbólica, é que Natanael era alguém que estudava as Escrituras e procurava entendê-las. Além disso, pelo elogio que Jesus lhe fez, deduz-se que Natanael era um homem que buscava a verdade com sinceridade.
Muitos hoje estão debaixo da figueira no sentido em que tiveram princípios de vida cristãos, mas ainda não tiveram um encontro pessoal com o Salvador. A religião não responde à necessidade essencial do coração das pessoas, mas uma relação com Cristo, sim.
Para Jesus não basta estar “debaixo da figueira”, pois a fé abre novos caminhos, para experimentar a glória de Deus:
“E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (v 51).
Como está sua vida? Como você tem passado esses dias, diante desse caos que assola o mundo? Com medo, com dúvidas, perdendo, toda e qualquer esperança que antes você tinha?
Jesus hoje te convida. Ele tem te visto. Tem contemplado o teu sofrimento, e Ele agora te chama: “VEM E VÊ!.
VEM E VÊ, o que eu tenho para você.
VEM E VÊ, o teu futuro que está em minhas mãos.
VEM E VÊ, eu mudando a história de sua vida.
VEM E VÊ, eu operando maravilhas em sua casa e sua família.
VEM E VÊ, os sonhos e projetos que tenho para ti.
VEM E VÊ, as minhas promessas se cumprindo em sua vida.
VEM, deixa eu cuidar de sua vida, e você VERÁ que nenhum dos meus planos sobre ti, poderão ser frustrados.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduando em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
MAIS UMA CHANCE
Tumblr media
“Só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério”. 2 Timóteo 4.11
Paulo, que exigia cem por cento de comprometimento de si mesmo e daqueles que trabalhavam com ele, ficou zangado com Marcos por querer descansar e ir para casa passar tempo com sua família. Mais tarde, porém, depois de reconsiderar, Paulo deu a Marcos uma segunda chance, dizendo: “Ele me é útil para o ministério”. Deus vê potencial nas pessoas, mesmo sendo elas imperfeitas, e nós também precisamos ver. Quando acreditamos nelas e as encorajamos, podem deixar de ser fonte de prejuízo para serem fonte de lucro. Há alguns anos, em uma cidade industrial na Escócia, uma jovem reuniu uma turma de garotos de rua para ensinar-lhes a Palavra de Deus. Para fazer com que eles voltassem, a professora comprou para eles uma roupa nova. Mas depois de algumas semanas, Bob, o garoto mais promissor da turma, faltou. Quando ela foi procurar por ele, encontrou-o com as roupas sujas e rasgadas. Então ela comprou-lhe outra roupa e fez um convite para que voltasse. Depois de algumas semanas, ele abandonou a Escola Dominical novamente. Desgostosa, a professora quis desistir dele. Mas o superintendente da escola disse: “Vou comprar uma terceira roupa caso ele prometa frequentar regularmente”. Bob o fez. Ele cumpriu a promessa e continuou indo, entregou sua vida a Cristo, estudou e tornou-se um ministro. Aquele garoto desanimado, maltrapilho, miserável e fujão era Robert Morrison, o grande missionário para a China que traduziu a Bíblia para o chinês e abriu o Reino do Céu para incontáveis milhões de vidas que viviam ali. E então, você está pensando em desistir de quem? Não faça isso! Dê a eles, e a Deus, mais uma chance!
Não desista do seu esposo, não desista dos seus filhos, não desista de seus parentes e amigos, dê-lhes mais uma chance, ore por cada um deles. Lembre-se, eles até podem fugir de suas palavras, mas jamais escaparão de suas orações.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduando em Hermenêutica do Novo Testamento, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
QUEM VOCÊ ESTÁ ADORANDO?
Tumblr media
“O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”. Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”. Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!”. Êxodo 32.1-4
Infelizmente existe um engano ardiloso que está levando os cristãos à idolatria, inclusive neste momento. Para fazer isso, quero que você pense na história do bezerro de ouro no Monte Sinai. Neste momento da história, Deus tinha acabado de salvar Israel do Egito através de muitos milagres poderosos e os conduziu através do deserto até o Monte Sinai. Ele lhes deu os Seus mandamentos, mas todos recuaram e insistiram que Moisés subisse a montanha sozinho para falar com Deus.
Enquanto Moisés está com Deus no monte, o povo perde a paciência. Eles se dirigem até o irmão de Moisés, Aarão, e exigem que ele faça deuses para levá-los à Terra Prometida. Veja, a palavra que eles usaram para “deuses” é Elohim, usada no Antigo Testamento para se referir a ambos os deuses pagãos e ao Deus verdadeiro, então ainda não sabemos realmente de quem eles estão falando.
Aarão cede às exigências do povo, confecciona uma estátua de ouro em forma de bezerro, e eles dizem: "Povo de Israel, estes são os nossos deuses, que nos tiraram do Egito!" (Êxodo 3:4). Ainda não sabemos de que Deus eles estão falando, mas Aarão deixa isto claro imediatamente.
Ele diz: "Amanhã haverá uma festa em honra de Deus, o Senhor." (Êxodo 32:5). Aqui, quando diz: "Senhor", o que está escrito é o nome "Yahweh", o nome de Deus. Neste momento, sabemos a quem estão se referindo.
Isto é o que está acontecendo: Eles estão declarando: "Yahweh é nosso Deus. Yahweh nos salvou do Egito. Yahweh é o nosso Senhor". Entretanto eles estão adorando um ídolo. Devemos prestar atenção a este aviso, porque se eles puderam fazer todas as declarações certas enquanto adoravam um ídolo, nós também podemos.
De fato, muitos cristãos fazem isso todos os dias. Eles declaram: "Jesus é o Senhor", mas não seguem a Jesus. Assim como Israel disse adorar a Yahweh, mas seguia seus próprios desejos, ao invés da vontade declarada de Deus, muitos cristãos escolhem quais passagens da Bíblia querem seguir, e ignoram aquelas que os desafiam!
Isso está criando uma imitação de Jesus, um ídolo. Não é adorar a Jesus de verdade.
A pergunta que devemos fazer é: como podemos saber que estamos adorando o verdadeiro Jesus e não uma imitação Dele? Ou seja, QUEM VOCÊ ESTÁ ADORANDO? Jesus disse: “Onde está o seu tesouro, aí também estará o seu coração” Mateus 6.21
Ou nós adoramos somente a Cristo, ou adoramos o mundo. A palavra de Deus diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro…”. Mateus 6.24
O Senhor quer que O adoremos de todo nosso coração, de nosso entendimento e de nossa alma. Ele quer que O adoremos em espírito e em verdade.
Portanto, vou refazer a pergunta: QUEM VOCÊ ESTÁ ADORANDO? Adore somente a Jesus. Não viva em idolatria, viva para Cristo e deixe que Cristo viva em você.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
CONSCIÊNCIA
Tumblr media
“Quando Davi soube que seu filho, Absalão, morreu, ele chorou dizendo: "Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morresse por ti, Absalão, meu filho, meu filho!" 2 Samuel 18.33
Quando Jó soube que seus filhos morreram, ele disse: "O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor" (Jó 1.21).
Qual o motivo de respostas tão diferentes, para situações semelhantes? CONSCIÊNCIA!!!
Jó era o pai que zelava pelos seus filhos, sacrificava-se por eles, investiu sua vida na vida deles. E quando eles morreram, ele sabia que tinha feito o melhor por eles enquanto em vida.
Davi, embora tivesse o coração segundo a vontade de Deus, nunca conseguiu ter o coração dos filhos. Liderou uma nação mas não conseguiu liderar seu lar. Derrubou Golias, mas não conseguiu derrubar as muralhas de relacionais dentro de casa. É o maior rei da história, mas não o melhor pai da Bíblia.
Ele quis morrer pelo filho, porém nunca viveu para o mesmo. Amou fora do tempo. Gritou quando seu filho não o podia ouvir mais.
Que hoje possamos abraçar quem ainda podemos, amar os que ainda podem receber nosso amor. Estar mais próximo daqueles que amamos. Perdoe enquanto há tempo!
"Os mortos recebem mais flores que os vivos, pois o remorso é mais forte que a gratidão" Viva pelos que você ama em vida, para não desejar morrer por eles, quando for tarde demais.
Portanto, tenha CONSCIÊNCIA, busque viver uma vida totalmente transformada, uma vida de obediência e submissão à Cristo. Não tente agir por você, fazendo coisas hoje, sem pensar, para que não venha se arrepender mais tarde.
Deixe o Senhor renovar a sua mente e assim, você irá experimentar, a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para sua vida.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduado em Filosofia Cristã, pós graduando em Hermenêutica do Novo Testamento e com Especialização em Hebraico Bíblico. Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
DE QUE VALE O VALE?
Tumblr media
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Salmos 23.4
Nós aprendemos mais quando estamos no vale do que quando estamos no topo.
Adversidade, angústia, julgamentos, tribulações e corações partidos são lições na escola da experiência. Eles nos levam a um lugar de novo discernimento e entendimento. Eles podem alterar nossa percepção de mundo e visão de Deus e nos levar a mudar nossos comportamentos. O Senhor, é claro, é o Professor definitivo. É Nele que devemos procurar o significado de qualquer lição relacionada a adversidades.
Deus permite a adversidade por pelo menos três motivos:
1. Para Ter Nossa Atenção
O Senhor usa uma grande variedade de métodos para ter nossa atenção quando necessário – e a adversidade é um deles. Não demore a responder o Senhor quando Ele se move para ter sua atenção. Responda rapidamente e humildemente. Ouça o que Ele tem a falar a você. Olhe o que o próprio Jesus falou: “E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:40,41
2. Para um Auto-Exame
Às vezes, Deus permite que a adversidade nos motive ao autoexame. Os ventos da adversidade sopram para longe as questões rasas e nos forçam a lidar com as coisas em um nível mais profundo. Nada tem a habilidade maior de nos levar para mais próximo de Deus do que a tribulação. Ela remove a capa da negação e revela quem realmente somos, assim como o que acreditamos sobre Deus, Sua divindade e fidelidade.
Paulo encorajou os Coríntios: "Portanto, que cada um examine a sua consciência" (1 Coríntios 11:28). Em outras palavras: "Dê uma boa olhada dentro de si e descubra o que o guia, motiva e atrai". Se é algo que não Deus, isso não está certo. Ele sempre precisa ser seu fator motivador.
3. Para Mudar Comportamento
Não é suficiente que Deus deseje nossa atenção ou nos encoraje a olhar verdadeiramente para nossas vidas. Nós também devemos permitir que Seu Espírito tenha livre acesso em todas as áreas. A não ser que mudemos nossa resposta e comportamento, nós nunca nos beneficiaremos da adversidade nem cresceremos como resultado dela. Deus fornece um desafio, e nós temos a oportunidade de obedecer ou desobedecer a Ele. A escolha é nossa, e as consequências também. A palavra de Deus nos ensina: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2
Se você está disposto a permitir que Deus lhe revele a sujeira interior em sua vida, e se você está disposto a mudar o que precisa ser mudado, você emergirá da dificuldade mais próximo a Cristo, mais maduro como filho e com muito mais potencial para refletir o amor de Deus para o mundo ao seu redor.
Lembre-se, se Deus quisesse adoradores automáticos, Ele criaria robôs e não humanos com livre arbítrio. Ele quer que eu e você o adoremos de todo o nosso coração, nossa alma e nossa mente, só assim, vamos experimentar a paz e a alegria do cuidado de Deus em nossas vidas.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
CORAÇÃO DIVIDIDO
Tumblr media
“Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor conforme à instituição de Davi, rei de Israel. E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao Senhor, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao Senhor, pela fundação da casa do Senhor. Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria. De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe”. Esdras 3:10-13
Nesta passagem bíblica, vemos o início da construção do novo templo, o segundo templo, depois que o primeiro templo construído por Salomão havia sido destruído. Vale lembrar que o templo era o centro da vida religiosa do povo de Deus no Antigo Testamento, era um lugar de revelação da glória de Deus, representava a habitação de Deus entre o povo. O templo construído por Salomão possuía grande esplendor, pois era inteiramente revestido de ouro. No entanto, por conta da infidelidade do povo, Deus permitiu que Israel e Judá fossem derrotados e conquistados e que aquele templo fosse destruído. Nessa ocasião, vemos aqueles que choravam pelo que foi perdido e aqueles que se alegravam pelo novo começo. Os que choravam eram aqueles que haviam visto a glória do primeiro templo, e, diante do novo fundamento, lhes marcava com pesar o coração a lembrança de toda aquela maravilha ter sido destruída. Os que choravam estavam com os olhos nas perdas do passado, mas os que se alegravam estavam com olhos no futuro. No entanto, as vozes de choro e de alegria eram ambas tão intensas que se misturavam, e não se podiam separar. Assim é o nosso coração de acordo com a nossa perspectiva. Se estamos olhando para um passado perdido, de coisas boas que acabaram, de planos centrais que não deram certo, ou de tragédias que marcaram uma era de nossas vidas, o coração se amargura. Mas se estamos olhando para um futuro guiado por Deus em que há coisas novas preparadas para nós, o nosso coração se alegra. O problema é que muitas vezes estamos alternando nossos pensamentos, ora lembrando do passado com amargura, ora nos animando com um futuro melhor, e muitas vezes esses pensamentos e sentimentos se misturam no coração, de modo que as vozes de tristeza se misturam com as vozes de alegria. O que devemos fazer? Devemos, então, não deixar que os nossos sentimentos nos guiem. Se nos rendermos aos nossos sentimentos em uma postura passiva, estaremos sempre cambaleando entre um estado de espírito e outro. Precisamos fazer a opção consciente de nos voltarmos à palavra de Deus: "A glória deste novo templo será maior do que a do antigo", diz o Senhor dos Exércitos. "E neste lugar estabelecerei a paz", declara o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:9 - NVI). Essa é uma ocasião em que devemos exercitar nossa fé para que ela cresça, e possamos avançar espiritualmente. Precisamos fazer a nossa parte, não podemos assumir uma postura passiva esperando que Deus faça aquilo que Ele quer que nós façamos. Realmente, a nossa força vem de Deus, mas há coisas que são nossa incumbência. Precisamos orar, precisamos buscar a Deus, precisamos nos deixar encher com o Espírito Santo, mas não podemos ficar na inércia, na passividade. É isso o que vemos no primeiro capítulo de Josué. Deus promete a Josué que estaria com ele assim como esteve com Moisés. Deus diz a Josué que faria ele conquistar a terra prometida, e que ninguém poderia resistir a Josué todos os dias de sua vida. Porém, por três vezes neste capítulo Deus fala para Josué se esforçar e ter bom ânimo. Se fosse apenas uma vez já seria suficiente para percebermos que, ainda que Deus faça ações sobrenaturais no nosso caminho, Ele quer que nos esforcemos e que tenhamos bom ânimo. A repetição dessa ordem três vezes coloca grande ênfase isso, não poderemos avançar sem esforço e bom ânimo. De fato, Josué não poderia conquistar a terra prometida apenas com seu esforço, o que o fez vitorioso foi a ação sobrenatural de Deus. Mas Josué precisava fazer a sua parte.
Portanto, não se deixe dominar pela tristeza e pelo desânimo, se esforce, tenha uma postura ativa, uma mudança de mentalidade, ainda que você precise fazer isso continuamente. A terra prometida não foi conquistada de uma só vez, foi sendo conquistada gradualmente, e para isso foram necessárias muitas lutas. Assim devemos conquistar a nós mesmos, nossos sentimentos, nossos pensamentos, continuar lutando para isso, com vistas a chegar ao lugar de paz. E essa paz sobrenatural que excede todo entendimento e domina nossos pensamentos e sentimentos, vem de Deus. Não obteremos essa paz sobrenatural apenas pelo nosso esforço, mas dependemos da nossa comunhão para com Deus. Mas também temos nosso papel, nossa parte, que se refere com o que devemos alimentar nossos pensamentos.
Sejam quais forem as circunstâncias que te marcaram, você poderá vencê-las com o fortalecimento de Deus, “Tão-somente esforça-te e tenha bom ânimo” Josué 1:7
Pare de sofrer, não permita um CORAÇÃO DIVIDIDO. O Senhor quer que você esqueça o que passou, os sofrimentos, dores e tristeza, e pede apenas que você viva o hoje, viva o melhor que Ele tem para você. Lembre-se, a Sua vontade é boa, perfeita e agradável, creia.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Texto extraído do site Águas Mais Profundas
0 notes
prluizlucas · 4 years
Text
A ASSINATURA DE DEUS
Tumblr media
“A qual Deus fará se cumprir no devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal, e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.” 1 Timóteo 6:15-16
A soberania de Deus é algo indiscutível, do mesmo modo que o vemos em tudo. Nos seres, nas criaturas, nas estrelas, nos mares, em tudo vemos sua marca, sua assinatura. E para provar a todos os que não acreditam em sua existência, Deus fez questão de deixar Sus assinatura, registrada em cada ser humano.
Como assim Pastor? Através do nosso DNA. O DNA é composto por uma série de números, com intervalos entre uma sequência e outra. Os números são primeiro 10 (intervalo), a segunda 5 (intervalo), a terceira 6 (intervalo) e a quarta 5 (intervalo).
Ou seja: 10 5 6 5
E assim por diante, essa sequência se repete por toda a vertente da hélice dupla do DNA.
O tetragrama YHWH (Hebraico), traduzido para o português Javé (Jeová) é formado pelas letras em hebraico:יחוח
ou seja, 10 5 6 5, exatamente os números que aparecem em todos intervalos de números do DNA de cada ser humano.
O Criador de tudo que há, deixou uma mensagem codificada na própria criação, e enquanto a criação existir a mensagem continuará intacta.
Esta é a prova definitiva que tudo, foi criado por uma inteligência infinita, soberana e suprema, o grande YHWH (יהוה)
Dentro de nós, há uma mensagem cifrada, uma decodificação. E mais ainda impactante, é saber que carregamos em cada célula do nosso corpo, uma mensagem de um Inteligente Criador.
Fomos criados a imagem e semelhança D'Ele, portanto, nada mais justo do que termos sua assinatura.
O DNA humano é prova incontestável de Sua existência, a chave da mensagem eterna.
O tetragrama YHWH em nosso DNA, nos confirma literalmente que Ele é o Criador absoluto de tudo. A palavra nos diz que Ele colocou algo em nosso ser, para desejarmos estar eternamente com Ele: “Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” Eclesiastes 3.11
Ou seja, Deus é, e sempre será o Senhor e soberano. Não há nada como o nosso Deus. Não há poder que se compare ao Seu. Ele é o grande EU SOU. Ele é, Ele foi e Ele sempre será. Qual é o seu medo mesmo? O que você teme? Descanse e confie no Senhor, Ele continua no controle de tudo. Ele te ama e tem o melhor pra você.
Pense nisso. Deus te abençoe.
Luiz Fernando Lucas é Teólogo, Bacharel em Teologia, Professor de Teologia, pós graduado em Filosofia Cristã, Especialista em Hebraico Bíblico e Pastor no Ministério Evangélico Palavra de Vida | Campo Grande | MS
0 notes