queridomidiario
queridomidiario
Querido Midiário
12 posts
Atualizações semanais das palestras apresentadas em DSG1401 - Questões Design Mídia Digital
Don't wanna be here? Send us removal request.
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #12 - Visita ao Laboratório Têxtil
Tumblr media
Querido Midiário,
No dia 17 de Junho tivemos a visita da coordenadora do laboratório têxtil Claudia Vianna, que introduziu um pouco sobre moda, sobre as regras de utilização do espaço do laboratório, a equipe que faz parte dele e apresentou alguns projetos realizados por alunos. Logo após a essa parte mais teórica, realizamos uma visita ao laboratório para conhecer o local.
Nunca cogitei moda na minha vida, afinal, eu geralmente me visto de bermuda, chinelo, camisa e nada mais, sou a pessoa que pergunta pra todos os amigos qual roupa fica melhor por falta de confiança na hora de decidir.
A ideia de misturar moda com projetos de Mídia Digital me deixava confuso, pois não conseguia entender como isso pode funcionar e como funcionaria. Porém a professora sempre falou que Mídia Digital é tudo e mais um pouco, afinal, podemos transitar em todas as áreas de alguma forma, não apenas nos limitar ao meio digital.
Hoje em dia, me imagino fazendo de tudo um pouco, afinal, designer de mídia digital é isso.
Tumblr media
Durante a palestra ela apresentou como bem equipado é o laboratório, dito isso, ela levou a turma para conhecer o espaço e explicar um pouco melhor sobre o ambiente. Eu já tive um leve contato com o laboratório, pretendo fazer o treinamento de costura para aprimorar essa habilidade que é fundamental para a vida.
Fontes:
https://pixabay.com/pt/photos/alfaiataria-alfaiate-traje-2575930/
http://dad.puc-rio.br/wp-content/uploads/2016/05/lab_textil-2-1024x710.jpg
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #11 - Robótica e Realidade virtual
Tumblr media
Querido Midiário,
Em nossa aula do dia 10 de Junho recebemos o grupo de robótica da PUC, a equipe do RioBotz demonstrando um pouco sobre o processo de criação de seus robôs e como funciona o BattleBots. Logo após a apresentação deles, recebemos a palestrante Liana Brasil da SUPERUBER trazendo o tema Realidade Virtual, Aumentada e Interatividade.
RioBotz apresentou um universo completamente novo para mim, eu não sabia como funcionava essas lutas de robô e nem que existia uma equipe na PUC sobre isso. Todos os detalhes de como ele deve funcionar, as variações de robôs como por exemplo, ser mais pesado ou mais leve, ter ou não ter um certo equipamento. Eu fiquei maravilhado em como funciona o BattleBots, campeonato que a equipe ganhou algumas vezes com seu carro chefe, o Minotaur:
Tumblr media
Fundado em 2003, sob a supervisão do professor Marco Antônio Meggiolaro, PhD do MIT, Rio Botz é a equipe de robótica da PUC-Rio. Eles projetam, otimizam e constroem estruturas mecânicas, sistemas de locomoção e atuadores. Embora o foco da equipe seja em robôs de combate, o grupo de pesquisa também desenvolveu sistemas para as indústrias médica, militar e de petróleo e energia.
Na segunda parte da aula recebemos a visita da palestrante Liana Brasil, explicando sobre  Realidade Virtual, Aumentada e Interatividade. Para facilitar o entendimento e mostrar um bom exemplo de uso desses conceitos, ela nos apresentou a plataforma SuperViz que tem o objetivo de criar, registrar e trocar conhecimento em um ambiente de 360º. Eu achei a plataforma incrível e os projetos que ela foi utilizada também, por exemplo, no campo da educação onde ele proporcionou um aprendizado com aulas interativas.
Fontes:
https://www.riobotz.com
https://www.superuber.com
https://www.superviz.com
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #10 - Técnicas e projetos de Animação
Tumblr media
Querido Midiário,
No dia 3 de junho recebemos o N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) para uma palestra sobre as Técnicas e projetos de animação. Eu adoro o assunto, porém, estava doente nesse dia e tive que faltar uma das aulas que mais esperei durante o ano.
O N.A.D.A. foi criado pela Professora Claudia Bolshaw e pelos alunos para servir como núcleo  que incentiva diversas iniciativas relacionadas à animação, é responsável pelo desenvolvimento de projetos ligados as artes sequenciais como animação e histórias em quadrinhos.
Como não fui até a aula, resolvi pesquisar as técnicas de animação e defini-las:
Tumblr media
Tradicional: Que é basicamente desenhos feitos à mão, desenhado quadro a quadro, com poucas mudanças para que, na tela, os desenhos finais se mexam efetivamente.
Tumblr media
Stop Motion: É uma técnica que faz uso de fotografias com uso de quadro a quadro também, de figuras feitas com massa de modelar, esculturas, entre outros materiais.
Tumblr media
Recorte: É uma técnica específica de animação que utiliza personagens, objetos e cenários recortados de materiais como papel, cartão, tecido ou mesmo fotografias.
Tumblr media
Vetorial: São animações usualmente só contam com dois eixos, o horizontal e o vertical para se movimentarem.
Tumblr media
3D: São animações que usam representações tridimensionais, as animações em 3D apresentam resultados extremamente realísticos, com sombras, texturas e formas, como os desenhos atuais de super-heróis.
Tumblr media
Vidro, Tinta e Areia: É o nome para formas de arte que utilizam areia em movimento para expressão em uma base de vidro.
Tumblr media
Pixelation: É uma técnica de animação stop motion na qual atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação.
youtube
Rotoscopia: Esse aparelho fazia com que os personagens fossem desenhados com o auxilio de imagens reais.
Fontes:
https://ahmetonergezgin.com.tr/wp-content/uploads/2015/12/2-IMG_9892.jpg
http://nada.dad.puc-rio.br
http://www.trustfilmes.com.br/blog/2017/04/11/tipos-de-animacao-conheca-os-principais-e-crie-videos-incriveis/
http://knoow.net/wp-content/uploads/2016/02/abi2d.jpg
http://images-0.wuaki.tv/system/shots/128223/original/wallace-gromit-a-maldicao-do-coelhomem-1551800631.jpeg
http://i.ytimg.com/vi/f5fPZF24hQY/maxresdefault.jpg
http://abrilsuperinteressante.files.wordpress.com/2016/10/super_imgirmao_jorel.png
http://www.jornaldaparaiba.com.br/app/uploads/2018/01/coco-1.jpg
http://faustojunior.com/blog/wp-content/uploads/2015/09/historia-da-animacao-6-samsa.jpg
http://the18.com/sites/default/files/styles/feature_image_with_focal/public/article-img/soccer-stop-motion-commercial.jpg?itok=Q2Bonmp8
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #09 - Vestimenta do Futuro
Tumblr media
Querido Midiário,
Moda é algo que nunca passou pela minha cabeça, mas com essa aula que aconteceu no dia 27 de maio com a palestrante Maria Eloisa de J. Conceição eu comecei a repensar. Nunca tinha imaginado como mídia digital e moda poderiam andar de mãos dadas, e de uma forma bem tecnológica e interessante.
Logo no começo da palestra conhecemos um termo novo, porém, os materiais que englobam essa categoria estão presente na vida das pessoas. Aprendemos o que são Wearables, que por definição são os dispositivos eletrônicos que contém processadores próprios e podem ser vestidos, como por exemplo: relógios, pulseiras, anéis e óculos capazes de se conectarem a um smartphone ou computador.
O termo “computação vestível” ou "tecnologia vestível" se refere a uma nova abordagem de computação, redefinindo a interação humano-máquina, onde os gadgets estão diretamente conectados com usuário, em termos gerais, o usuário estaria “vestindo seu gadget”. Os aparelhos vestíveis tem a intenção de tornar o usuário o mais “passivo” possível, focando no próprio ser humano e nas suas necessidades.
Nesse contexto, após o fim da palestra foi proposto um exercício bem divertido, formou-se grupos de 3 pessoas em que o objetivo era criar uma roupa com alguma funcionalidade. No meu grupo criamos um moleton que carinhosamente foi apelidado de “Moletron”, que tinha por sua finalidade ser um computador com diversas funcionalidades. Você teria a tela de seu computador em uma das mangas e na outra haveria um teclado, tudo isso projetado, não queríamos excesso de eletrônicos pois acabaria deixando a roupa mais pesada.
Fontes:
https://miro.medium.com/max/1920/1*CI13wyYmh3ic8KRb9MonAQ.png
https://medium.com/@tersis/wearables-agregando-moda-e-tecnologia-22c71ac0be00
https://pt.wikipedia.org/wiki/Computação_vestível
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #08 - Generative Design e visita ao Laboratório de Foto e Vídeo
Tumblr media
Querido Midiário,
No dia 13 de maio, tivemos a visita da palestrante Marcela Dick Crosman que apresentou sobre Sistemas de inteligência artificial, trazendo uma breve explicação sobre o que é e seu funcionamento, onde encontramos, o que produz, mostrando diversos exemplos na prática sobre o assunto.
Baseado em uma série de algoritmos podemos criar um produto com a ajuda de um grande banco de dados, a máquina com essas informações juntamente com uma série de cálculos te oferece a opção ideal a partir das preferências do usuário.
O design generativo é um método cuja finalização, sendo ele imagem, som, arquitetura ou animação, é gerado através de regras ou Algoritmos, geralmente usando para isso programas de computadores. A maioria desses se baseia em um parâmetro de modelagem. 
Ao criar um produto levamos em consideração alguns pontos importantes para que ele seja bem visto no mercado, como por exemplo sua estrutura, visual e valor de custo e venda. Pensando na necessidade de desenvolver um produto adaptado e personalizado, o uso de uma inteligência artificial para analisar e processar informações do perfil do cliente se torna uma opção viável, criando assim padrões baseados em dados coletados, prevendo o que poderia ser o ideal para o público, utilizando esse processo pode-se produzir o modelo mais desejável.
Nesse contexto, foi proposto um exercício onde inventariamos uma IA pensando na seguinte questão: “Quando e porque usar criativamente os recursos de encontrar patterns, criar previsões e gerar novas formas e imagens?”.
Pensando nisso, podemos imaginar uma ótica que tem dificuldades para a produção e avaliação de um óculos ideal baseado no perfil do paciente, podemos utilizar de uma IA que faça esse trabalho, analisando a sua silhueta, tamanho, formato, armação pretendida, cor desejada, grau das lentes. Contudo, ele cria variações de óculos baseado nos critérios colocados pelo perfil do cliente, desta forma, ele apresenta ao cliente modelos adequados ao seu gosto e indicado para o seu problema, podendo escolher dentre diversas opções, tornando assim a compra mais agradável e eficiente.
Visita ao Laboratório de Foto e Vídeo
Nesse mesmo dia visitamos o laboratório de foto e vídeo, conhecemos um pouco sobre o local e o que todo o espaço tem a oferecer aos alunos. Muitos já conheciam de forma superficial, já que temos aula de fotografia onde acabamos visitando o local para pegar uma câmera emprestada. A experiência de conhecer o local foi incrível, eles apresentaram e deixaram os alunos testarem algumas das ferramentas que pode ser encontradas no laboratório, como por exemplo, a sala de capitação de áudio em que fizemos alguns testes brincando com redublagem de vídeos.
Fontes:
https://www.twikit.com/wp-content/uploads/ARUP-1.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_generativo
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #07 - Tecnologias e interfaces de comunicação por voz
Tumblr media
Querido Midiário,
Na palestra do dia 6 de maio tivemos a presença do Rodrigo Santos, que trouxe o tema Tecnologias e interfaces de comunicação por voz, que nada mais é que uma interface de usuário de voz que permite interação humana falada com computadores, usando o reconhecimento de fala para entender comandos e perguntas faladas e, tipicamente, o texto para fala para reproduzir uma resposta.
Durante a aula ele apresentou sobre o funcionamento de alguns exemplos famosos no mercado de VUI (Voice User Interfaces), como o Google Assistente, mostrando todos os pontos a serem analisados e discutidos para a criação de assistente que recebe comandos por voz, mostrando todo o processo de produção daquele serviço.
Ao final da aula o palestrante propôs uma atividade em que criaríamos nossa própria persona, através de características e necessidades referentes ao serviço que imaginamos. No meu caso pensei na dificuldade no momento da compra de um computador, afinal existem diversos usuários com suas devidas necessidades e preferências, por que não um assistente que ajudasse no momento da compra? Foi assim que surgiu o Tecnosh.
Tumblr media
Tecnosh é um especialista no assunto, formado como técnico em informática ele trabalhou com montagem e manutenção de microcomputadores, sendo assim, sabe exatamente qual tipo máquina você precisa baseado na sua necessidade. Sempre atento a novidades, ele é amigável e simpático com todos, sempre busca ajudá-los da maneira que pode em relação a tecnologia, além disso leva seu trabalho a sério.
Fontes:
https://pixabay.com/pt/photos/controlo-de-voz-comandos-de-voz-2598422/
https://en.wikipedia.org/wiki/Voice_user_interface
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
#Aula 06 - UI e UX
Tumblr media
Querido Midiário,
No dia 29 de abril tivemos o que eu considero a melhor aula de todas, não só pelo Diogo Cabral ser um grande profissional e trabalhar em uma grande empresa, mas sim pelo o que foi passado e demonstrado durante a aula. Acredito que todos os assuntos que foram discutidos ao decorrer da aula são de fundamental importância para nosso futuro como designers de mídia digital.
Foi disparada minha aula favorita, pois sempre desde muito novo tenho interesse sobre criação de interfaces e a área de UI e UX me brilham os olhos. Antes de explicar sobre meu amor ao tema é melhor explicá-los de uma forma mais prática.
UI Design significa User Interface Design (Design de Interface do Usuário). UI é área do Design que elabora, cria e planeja o meio pela qual uma pessoa interage e controla um determinado dispositivo. Esse dispositivo pode ser um sistema, software, produto, serviço, aplicativo, etc. Essa interação e controle são feitas através de uma interface.
UX Design significa User Experience Design (Design de Experiência do Usuário). É parte do Design que pensa exclusivamente na relação do usuário com o produto ou serviço. A meta do UX é torna mais amigável, natural e simples a experiência de uso de um determinado serviço ou produto.
No começo da aula ele mostrou a famosa visão de que designer é solução de problemas, e com isso mostrou que com Grid, Tipografia e Cor pode-se resolver qualquer um deles. Mostrou diversos exemplos de bom uso desses pontos, mostrando casos de sucesso e funcionais. Além disso, demonstrou exemplos de “mau” design e como as vezes usam destes artifícios para manipular os usuário.
Por fim, ele passou um exercício que achei muito divertido, afinal ele propôs que pegássemos um aplicativo ou site na internet e falássemos tudo de ruim que encontrávamos nele, nada mais legal que falar mal de um serviço que você não gosta, não é mesmo? Escolhemos apontar falhas no aplicativo do Linkedin, e do fundo do meu coração, foi bem divertido porque odeio a plataforma deles já que parece antigo e ultrapassado, além disso não é nada bem otimizado.
Fontes:
https://pixabay.com/pt/photos/ux-design-webdesign-app-móveis-787980/
https://www.chiefofdesign.com.br/ux-design-e-ui-design/
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #05 - LIFE e NEXT
Tumblr media
Querido Midiário,
No dia 15 de abril tivemos a visita de dois responsáveis por laboratórios da PUC, o professor João Bonelli responsável pelo Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais (LIFE) e a professora Claudia Kayat responsável pelo Núcleo de Experimentação Tridimensional (NEXT), em que ambos apresentaram as finalidades de seus laboratórios e as áreas de atuações.
Começando com o LIFE (Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais), tivemos a apresentação do laboratório pelo professor e coordenador João Bonelli, que explicou que o LIFE tem como objetivo o estudo e desenvolvimento prático-experimental de projetos de Design de Interação Física. Ao decorrer da aula ele nos contou um pouco mais sobre as interfaces físicas, mostrando como funciona a utilização de placas como por exemplo Arduíno em projetos de Design, principalmente os desenvolvidos no laboratório. O professor também mencionou a conexão entre o mundo digital e o mundo físico. Um bom exemplo são os óculos de realidade virtual que levam o usuário para um mundo imersivo e digital, fazendo-se com que você tenha sensações diversas e mergulhe naquele ambiente.
Logo após, tivemos a professor Claudia Kayat apresentando sobre laboratório NEXT (Núcleo de Experimentação Tridimensional) que tem como finalidade pesquisas em processos de design experimentais inovadores através da simulação e modelagem tridimensional física e virtual. Tendo como foco na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de obtenção e tratamento de superfície 3D, criando projetos como por exemplo um robô de impressão 3D.
youtube
Foi muito bom conhecer um pouco sobre esses laboratórios e descobrir sobre os projetos que eles trabalharam, fiquei bem impressionado com todos os exemplos dados na aula pois tudo que me abre a mente de alguma forma eu acho interessante e divertido. Visto isso, fiquei bem interessado no LIFE, achei todos os projetos feitos bem bacanas e um dia quem sabe possa participar de algum deles.
Fontes:
http://www.life.dad.puc-rio.br
http://next.dad.puc-rio.br
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #04 - Projetos de Arte Eletrônica (LAE)
Tumblr media
Querido Midiário,
Em nossa aula sobre Questões de Mídias do dia 8 de abril, a professora Rejane Spitz nos apresentou um pouco sobre o laboratório que ela é coordenadora, o LAE - Laboratório de Arte Eletrônica da PUC-Rio. 
Com isso demonstrou alguns de projetos em que esteve responsável ou fez parte juntamente a sua equipe, começando com um questionamento bem interessante que era “O que o designer irá fazer em 2064?”, questão essa que intrigou a turma de forma que pudéssemos ampliar nossa visão do que já foi feito, o que está sendo feito e criar teorias de como será nosso futuro. 
Desta forma ela resolveu nos apresentar alguns trabalhos que já foram feitos e realizados pelo laboratório que é responsável, nos dando exemplos de como a tecnologia foi evoluindo de acordo com o tempo e como seus usos foram feitos ao seu favor.
Ao final da aula, a professora Rejane propôs que escolhêssemos um tema dentre todos os apresentados que mais tenha gostado e aprofundar sobre o assunto, dizendo o porquê de acha-lo interessante, o que gostou de ouvir, se aprendeu algo com aquilo, então, dentre os apresentados eu escolhi sobre o antitabagismo.
O projeto de antitabagismo trata-se do desenvolvimento da terceira versão da campanha de advertências sobre o uso de cigarros em suas embalagens no Brasil, tendo como o objetivo a diminuição de compras e uso deste produto por meio de conscientização sobre seus malefícios.
Tumblr media
Eu fiquei maravilhado em saber como foi o processo de criação dessa campanha, já que desde de pequeno vejo aquelas imagens e ficava imaginando o quão pesadas elas são, e entendo hoje que o objetivo é exatamente esse conscientizar de forma mais dura, mostrando a realidade crua e nua.
Fontes:
http://lae.dad.puc-rio.br
http://lae.dad.puc-rio.br/wp-content/uploads/2008/12/02.jpg
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #03 - Visita ao Laboratório de Volume
Tumblr media
Querido Midiário, 
Pode parecer mentira, mas no dia 1 de abril tivemos uma aula bem diferente, tanto que foi em um lugar novo e um assunto que eu acreditava não ter muita conexão com mídia, foi naquele momento que expandi minha mente para entender que mídia não se limitava apenas a criações tecnológicas, mas que existia caminhos e áreas que podem ser relacionadas e trabalhadas. 
A aula começou com uma breve introdução da responsável pelo laboratório Gabriela Vaccani sobre as regras de uso e segurança do local, para que não haja acidentes ou desordem em nossa visita.
Durante a visitação pude conhecer diversas ferramentas, equipamentos, máquinas e métodos para criação de produtos. Aprendemos como utilizá-los de forma básica, os monitores recomendaram sempre a pedir ajuda quando for manusear alguma das máquinas, afinal não temos costume e lembravam a todo momento dos equipamentos de proteção.
Dentre tudo visto o que mais me fez brilhar os olhos sem dúvidas foi a área de impressão 3D, tudo que ela pode criar e os diferentes objetos e como ela ajuda a humanidade. Após essa visita ao laboratório pesquisei sobre as vantagens do uso da impressora 3D e vi que utilizam não só para criar objetos, mas também para a criação de próteses, como podemos ver nesse vídeo:
youtube
Fontes:
https://image.freepik.com/fotos-gratis/jovem-carpinteiro-experiente-trabalhando-com-madeira-na-oficina-de-marcenaria-em-ambientes-fechados_1163-3110.jpg
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #02 - Ubiquidade, transhumanismo e singularidade
Tumblr media
Querido Midiário,
No dia 25 de março recebemos o bem humorado professor Marcelo Pereira para uma aula sobre ubiquidade, transumanismo e singularidade, em que foi feito uma breve introdução de como os computadores foram surgindo e se tornando comum para a humanidade, com uma didática simples e dinâmica. Ele trouxe reflexões sobre a finalidade da tecnologia e suas expectativas para o futuro.
Ao introduzir sobre um pouco da história dos computadores, o professor Marcelo passou a explica sobre ubiquidade, que tem um significado similar a onipresença, mostrando a influência do digital em nossas vidas de forma constante e em todas as partes, desta forma aprendemos sobre o termo computação ubíqua.
O termo Computação Ubíqua foi originalmente cunhado por Mark Weiser em 1991, no seu artigo "O Computador para o século XXI", para se referir a dispositivos conectados em todos os lugares de forma tão transparente para o ser humano que acabaremos por não perceber que eles estão lá. 
Logo após, o professor começou a explicar sobre transumanismo e biohacking, mostrando exemplos reais de humanos que aprimoraram seus corpos com o auxílio da tecnologia.
O transhumanismo é uma filosofia (ou movimento intelectual) que visa analisar e melhorar a condição humana a partir do uso de ciência e tecnologia (biotecnologia, nanotecnologia e neurotecnologia) para aumentar a capacidade cognitiva e superar limitações físicas e psicológicas; analisar os problemas éticos na relação humano-robô e cérebro-máquina a partir de uma perspectiva humanística e; proclamar a liberdade e acessibilidade na escolha destes recursos pós-humanos.
youtube
E por fim, aprendemos sobre o conceito de singularidade tecnológica, que explica o crescimento tecnológico desenfreado da super inteligência artificial a mudanças que isso causa ​​na civilização humana.
Singularidade é um termo que já é utilizado pelas ciências há muito tempo, mais corriqueiramente pela ciência física. A sua aplicabilidade se refere às situações em que o raciocínio humano não consegue mais, digamos assim, conceber a estrutura e o funcionamento de certos fenômenos naturais e exprimi-los por meio de teoremas e equações matemáticas plausíveis. 
Ao finalizar a aula o Marcelo propôs um trabalho para fazermos, que se tratava de criar algum tipo de produto ou serviço do futuro, em que sua finalidade era ajudar uma grande massa ou um certo grupo de pessoas. Criei um aplicativo com o intuito de ajudar os deficientes físicos que se encontram em cadeiras de rodas para obterem maior independência, mapeando todos os pontos de acesso, turísticos e rampas pela cidade, com lugares e caminhos que há acessibilidade para o grupo.
Tumblr media
Fontes:
https://europa.com.br/wp-content/uploads/2019/05/espelho-natural.jpg
https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-Computacao-Ubiqua/
https://universoracionalista.org/filosofia-do-transhumanismo/
https://www.aliger.com.br/blog/o-que-e-singularidade-tecnologica/
0 notes
queridomidiario · 6 years ago
Text
Aula #01 - RPG
Tumblr media
Querido Midário,
A equipe RPG - Rio PUC Game de desenvolvimento de jogos digitais e analógicos gerido por alunos da PUC nos visitou no dia 18 de março para a realização de uma palestra sobre o grupo, apresentando os processos desse universo que vão desde a prototipagem, criação, produção e divulgação dos jogos idealizados por eles nos anos de existência da equipe. 
Após a palestra realizamos uma dinâmica em grupo sobre prototipagem de jogos analógicos, onde criamos em 1 hora um protótipo do nosso próprio jogo com conceitos e uma breve introdução de seu funcionamento básico. O objetivo da atividade era entender melhor o processo de produção de um jogo a partir de temas distintos em um curto espaço de tempo. Formamos grupos de 5 pessoas e recebemos 3 temas, dentre eles escolheríamos 2 para trabalhar.
Ao escolher os temas fizemos uma espécie de brainstorm para decidir as regras e como funcionaria cada detalhe do nosso jogo, de uma forma bem superficial e rápida. A partir dos temas índio e império criamos algo inspirado no popular jogo de tabuleiro chamado WAR, onde o objetivo do jogo era sua tribo dominar a aldeia inimiga utilizando-se de recursos e população para tal feito. Tudo começava com a obtenção de materiais para o fortalecimento de sua aldeia, tendo em mente que isso seria utilizado para um possível ataque a inimigos e a dominação de tal lhe forneceria mais recursos e poder, para realizar um ataque era necessário obter uma carta de ataque, recursos e energia o suficiente para ela ser utilizada. O jogo termina quando uma tribo consegue o domínio de 3 aldeias, desta forma o vencedor é decidido.
Apesar do conceito ser básico e simples podemos trabalhar bem os pontos importantes ditos durante a palestra visando entender o conceito inicial de criação de um jogo analógico. Após a atividade debatemos sobre que pontos poderiam ser melhorados e no que ficou confuso no jogo, chegamos a conclusão de que como funcionaria a obtenção de recursos de forma mais rotativa, encontramos métodos melhores para o sistema de ataque e defesa de aldeias e seus materiais necessários para tais ações, benefícios que a dominação de uma aldeia causaria, como recuperar a aldeia perdida, entre outras diversas melhorias.
Dito isso, a experiência de criar um jogo analógico em 1 hora foi bem enriquecedora de diversas formas, o trabalho em equipe mostrou diversas divergências sobre o tema e funcionamento do jogo e o desenvolvimento dele acabou sendo mais lento e debatido, o que é muito bom pois podemos avaliar todas as visões e opiniões para que o jogo seja mais completo e engajado para ser jogado, junto a isso tentamos manter a nossa comunicação clara e organizada para que cada um pudesse expor suas visões. Observamos que o processo de criação necessita de calma e anotar tudo que for dito, as regras têm de ser vistas e relidas para que tudo se encaixe e faça sentido, juntamente com a detalhação delas.
Contudo, o processo em geral me abriu os olhos para um mercado que eu não pretendia nem cogitar, o que foi ótimo pois eu sempre tive contato com jogos desde de pequeno mas nunca vi como um mercado possível, via apenas como um consumidor e não produto, hoje eu penso bem diferente e vejo que posso seguir em uma das áreas apresentadas durante a palestra ou até mesmo fazer parte da equipe de RPG da PUC.
0 notes