Tumgik
rafaelikeoka-blog · 7 years
Text
#1
Arquitetura 
De uma aula sobre a história do Brasil contemporâneo surgiu uma indagação: Toda arquitetura é elitista? 
Nos meu curtos três anos dentro do ambiente de uma graduação, o paradigma é o da “arquitetura não é pra fudido”. Travestido em Gestalt e outros dogmas modernistas, o que se pratica em nome da “boa arquitetura” é um completa preocupação da forma, esvaziando por completo as discussões que necessariamente deveriam preceder o processo de projeto, processo esse que se torna árduo, uma vez que nós alunos estamos sempre tentando reinventar a roda a cada novo ateliê que a gente pisa.
Horas e mais horas na frente do autocad detalhando uma caixa de elevador. Semanas e mais semanas para definir se eu tiro ou deixo o elemento vertical. As escadas aparentes? Internas ou na faixada? Norte? Norte né, é bom que as pessoas vão poder usufruir da bela paisagem. Breves momentos pra entender alguns condicionantes: Terreno, insolação, ventos, etc... Nenhum questionamento sobre os usuários, perfil, idade, classe social. 
O que possivelmente sairia disso? Claro que trabalhos completamente distantes da realidade, e para além da realidade são projetos pensados no mais alto padrão. Sítios centrais, habitação de interesse social com pisos de porcelanato, cadeiras Barcelona na sala, quadro do Pollock no Render. 
5-6 anos de uma utopia neoliberal. Uma carreira inteira sem compreender o que existe de política nisso. É um discurso onde sempre quem ganha são as elites. A prática é a reafirmação do status-quo.
Posso ser revolucionário e arquiteto? 
0 notes