Tumgik
rapunzelando-blog · 12 years
Text
Shampoo Bomba com Vitamina A (e outras coisinhas)
Se arrependimento matasse eu não estaria mais aqui! X(
Cultivei meu cabelo na cintura por uns bons dois anos, meu namorado adorava... mas entediada que estava, cortei no que as meninas que falam inglês chamam de APL (armpit lenght), ou seja, um pouco abaixo do ombro. Estava decidida a fazê-lo crescer novamente mas com a #ideiafixa de virar loira tive que cortar uma boa parte de novo pois as pontas simplesmente viraram uma palha (e estou elogiando, pior que uma palha).
Comecei a pesquisar formas de acelerar o crescimento do cabelo. Já estou tomando suplementos vitamínicos, massageando o couro cabeludo uma vez ao dia etc etc... mas a moda é o tal shampoo bomba!
No geral, as resenhas são positivas para este shampoo; algumas pessoas afirmam terem ganho 8 cm a mais de crescimento ao mês (o cabelo normal cresce em torno de 1 cm), outras menos, mas no geral as meninas dizem ter ganho ao MENOS o dobro de crescimento.
Como elas fazem? Bem, eu não usei mas elas afirmam que o responsável pelo milagre é um composto chamado Monovin A. O Monovin A é um preparado manipulado em laboratório para uso veterinário (cavalos mais especificamente). Consiste em vitamina A pura em uma solução de óleo de amendoim. Olha ele ai!
Eu não tenho opinião fortemente formada sobre o uso deste produto em humanos. Eu não testei. Mas eu apenas acho que, por não ser um medicamento propriamente dito, não deve trazer malefícios à saúde. Bom, minha maleável opinião é que o produto não deve ser perigoso. Muitas pessoas utilizam shampoo para cavalos em seus cabelos, e como o Monovin não é um remédio, e não é ingerido, não vejo grandes problemas. Como eu disse, não tenho uma opinião formada ainda, pode ser que amanhã mude de idéia!
O que as meninas fazem? Utilizam o Monovin no shampoo. A receitinha do shampoo bomba básico é:
- 1 shampoo de sua preferência, sem sal e não vitaminado;
- 1 ml de Monovin A a cada 100 ml de shampoo.
Preparar é simples: misture a quantidade adequada de Monovin (ele é bem oleoso) ao seu shampoo (se o seu shampoo tem 300 ml, misture 3 ml de Monovin; 500 ml, 5 ml e assim por diante) e pronto! A recomendação é utilizar esse shampoo de 2 a 3 vezes por semana normalmente. Agite sempre o frasco para misturar os componentes!
As meninas juram que seu cabelo vai crescer bastante mas o método não funciona para todas! Alguns cabelos não crescem mais que o normal e várias pessoas relataram problemas com caspa e etc, portanto preste atenção em como seu cabelo se comporta! Fala-se em um tempo de pausa (utilize durante 3 meses e dê uma folga de 1 mês para seu cabelo não sofrer hipervitaminose).
Rola por ai também a receita "incrementada" do shampoo bomba, eu chamo de super bomba :D
- Shampoo sem sal, não vitaminado;
- 1 ml de Monovin A a cada 100 ml de shampoo;
- 10 ml de bepantol líquido
Prepara do mesmo jeito e utilize normalmente. O bepantol torna o shampoo mais hidratante, deixando o cabelo mais macio e brilhante.
˜˜˜˜˜˜˜
Eu não sai para procurar o Monovin em pet shops (preguiça). Mas bolei minha própria receitinha com produtos humanos mesmo :D Quando era pequena lembro que a minha mãe misturava ampolas de Arovit no shampoo para dar força ao cabelo, então acredito que o método do Monovin é algo mais "modernizado" mas o efeito é o mesmo. Então inventei minha receitinha de shampoo bomba:
- 1 shampoo sem sal; Estava usando o Alta Moda Liss Extreme.
- 2 colheres de sopa de concentrado de vitamina A para cabelos (comprei o da Niely, é barato de bom!)
Misturei tudo no frasco e estou usando há dois meses mais ou menos. Capricho na massagem e deixo agir uns 5 minutos no cabelo, enxáguo e condiciono normalmente. Meu cabelo não está oleoso, não deu caspa e parece mais forte e encorpado. Detalhe importante, tanto com o Monovin quanto com o concentrado de vitamina A o shampoo vai ficar bem ralinho, mas ele espuma e limpa normalmente. Muita calma nessa hora :D
Sobre o crescimento? Eu não posso afirmar que é o concentrado de vitamina A, mas eu medi meu cabelo e desde 17 de julho ele cresceu 4 centímetros. Ou seja, o dobro do normal. Eu NÃO sei se foi o shampoo vitaminado, pois a partir do momento em que decidi deixar meu cabelo crescer não aparei mais as pontas, comecei a tomar suplementos, a umectar com óleo de coco... estou fazendo muitas coisas ao mesmo tempo pois quero resultados rápidos então qualquer forcinha a mais ajuda :D
Se quiser ver #comofas o shampoo bomba com seus próprios olhos, veja o vídeo abaixo. Ela ensina a fazer um shampoo ainda mais incrementado que o "super bomba" e dá pra ter uma idéia do que é :D
http://www.youtube.com/watch?v=lqvylW03Vxk&feature=related
Beijoooo
0 notes
rapunzelando-blog · 12 years
Text
Eu e o meu pretinho básico
Eu sou uma daquelas pessoas agraciadas com um cabelo castanho super escuro, quase preto, e a pele branquíssima. Quando eu tinha uns 14 anos fui ao salão e tingi o cabelo pela primeira vez (na verdade dei um banho de petróleo) e a cor escolhida foi o preto azulado XD Sempre fui exagerada e queria chocar mesmo, na época a cor era super fashion.
Cansei do preto por uns bons anos, mas agora retornei. Estou querendo tratar o cabelo e o preto devolveu o brilho aos fios, além de combinar muito comigo já que se aproxima bastante da minha cor natural (adeus retoques de raiz!!).
Bom, sabemos que cabelos vermelhos e loiros pedem cuidados extras, mas os cabelos escuros também não podem ser desprezados! Não é o meu caso mas se você gosta de um solzinho, então, nem se fala: com o tempo, os fios desbotam, ficando com aparência de queimados, avermelhados... mas dá pra resolver!
Confira a seguir dicas para cuidar dos seus cabelos escuros e mantê-los sempre brilhantes!
1. Use produtos formulados para cabelos escuros. Temos no mercado várias linhas para cuidados especiais dos fios pretos e castanho escuros, naturais ou tingidos:
- Shampoo Seda Pretos Luminosos: Estou usando esse shampoo, ainda é cedo para dizer se meu cabelo gosta dele ou não. Existe a linha completa, e é bem acessível a todos os bolsos. O shampoo contém melanina e é bem escuro. A espuma sai escurinha também, o que significa que ele está "doando" cor. Eu gosto :D
- Shampoo Johnson's Cabelos Escuros: É infantil, mas ideal se os seus cabelos são quimicamente tratados e frágeis, uma vez que limpa suavemente e não agride tanto os fios;
- Shampoo Klorane Reflets Bruns à L´Extrait de Noyer: Com extrato de nogueira e agentes condicionantes;
- Shampoo Éh Protetor Infusão de Massala e Chá Preto
- Shampoo Palmolive Iluminador Pretos
Estou querendo testar TO-DOS mas está difícil encontrá-los onde moro especialmente o Éh :(
2. Beba muita água! Isso serve para qualquer tipo de cabelo. A água hidrata de dentro para fora e o resultado é um cabelo macio e brilhante;
3. Uma vez por semana, faça uma hidratação doadora de brilho. A minha receita é:
- Duas colheres de sopa de uma máscara de sua preferência; eu gostei bastante da Niely Gold Extra Bilho.
- Uma colher de sopa de gel de linhaça (farei um post ensinando a fazer o gel)
- Uma tampinha de bepantol derma (líquido!)
- Uma ampola de vitamina A
Misture tudo, e aplique no cabelo recém lavado e úmido (com shampoo anti-resíduos é melhor). Coloque uma touca plástica, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. Aplique o condicionador de sua preferência, enxágue e finalize como desejar.
Se o seu cabelo estiver muito danificado (elástico, quebradiço, etc), adicione uma colher de chá de queratina líquida à mistura. Não exagere, no entanto, pois excesso de queratina pode danificar o seu cabelo.
4. Se estiver precisando dar um up na cor, experimente o banho de petróleo. Costumo fazer no intervalo entre tinturas e funciona que é uma beleza! A cor fica linda e o brilho impecável:
- 1 tubo de tinta SEM AMÔNIA na cor de sua preferência (preto, preto azulado, castanho escuro). Tinturas sem amônia super boas: Casting, Soft Color;
- água oxigenada (a que vem com a tintura; prefira a de 20 volumes);
- 2 colheres de máscara hidratante branca de sua preferência;
- Ampolas de vitaminas de sua preferência (opcional).
Misture a tinta com a água oxigenada em um pote, como se fosse preparar uma tintura normal. Adicione o creme branco e as ampolas de vitaminas e misture. Molhe o cabelo (sem lavar) e aplique com um pincel, distribuindo como uma tintura normal. Deixe agir o tempo indicado na embalagem da tintura e enxágue. Finalize com o condicionador e enxágue novamente.
5. Quer ir de pretinho básico? Escolha sua marca favorita e mande ver!
Tinturas sem amônia:
- L'Òreal Casting Creme Gloss 210 - Preto Azulado
- L'Òreal Casting Creme Gloss 200 - Preto 
- Wella Soft Color 20 - Preto
- Wella Color Touch 2/8 - Preto
Tinturas permanentes (com amônia):
- Wella Koleston 20 - Preto
- Wella Koleston 28 - Preto Azulado
- L'Òreal Imédia Excelence 1 - Preto
- L'Òreal Imédia Excelence 210 - Preto Safira
- Garnier Nutrisse 210 - Café Azulado
- Garnier Nutrisse 10 - Ônix
- Wella Pró-Vital 20 - Preto
6. Se o seu cabelo está preto mas você quer ainda mais brilho e uma tonalidade safira, experimente essa máscara:
- 2 colheres de máscara hidratante branca de sua preferência;
- 1 colher de violeta genciana (CUIDADO com a violeta, utilize luvas obrigatoriamente para manuseá-la e se possível cubra a superfície onde for preparar a mistura com jornal; a violeta mancha MUITO e é muito difícil removê-la, além de estragar sua bela manicure);
- ampolas de sua preferência (vitamina A, bepantol, etc, para dar uma incrementada!)
Misture tudo e aplique no cabelo lavado, como uma hidratação normal. Tome cuidado para cobrir toda a superfície do cabelo. Deixe por uns 40 minutos e enxágue, finalizando com o condicionador. O resultado será um cabelo brilhante com reflexos roxo-azulados! Dura umas 8 lavagens. NÃO faça isso se o seu cabelo for castanho claro ou vermelho por exemplo, a não ser que queira seu cabelo roxinho! Essa tonalização é para cabelos bem escuros.
Bom, espero que gostem das dicas! Elas tem funcionado muito bem para mim.
Beeeeijo!
0 notes
rapunzelando-blog · 12 years
Text
Cauterização com Bepantol e Queratina
Meu cabelo anda realmente bem detonadinho depois de tanta descoloração, e escurece, e clareia de novo etc... agora estou tentando dar um intervalo enorme entre uma tintura e outra e optei por deixar meu cabelo quase ao natural, só que quero ele bem preto e brilhante :D
O lado bom do cabelo preto é que ele brilha mais naturalmente, e cabelos escuros disfarçam melhor os defeitinhos, além da cor conferir massa ao fio. Só queee, como nada é perfeito nessa vida, mesmo tratando muito, meu cabelo ainda está quebrando um pouco. Não posso reclamar também, depois de tudo o que eu fiz ainda acho que ele aguentou legal, mas dá pra melhorar :D
Pesquisando por ai achei uma receitinha de cauterização caseira feita com Bepantol líquido. O Bepantol é uma maravilha, testei mesmo, e hidrata muuuuuito o cabelo. Normalmente uso na hidratação misturado ao creme, mas essa receitinha é diferente e eu adorei a idéia. Sem blablabla, vamos lá!
Cauterização com Bepantol e Queratina
1 tampinha de Bepantol
1 tampinha (mesma medida do Bepantol) de queratina líquida
meia medida da tampinha de finalizador de queratina (o da Viscaya é o mais usado mas existem outros)
Misture os produtos em uma tigela não metálica com uma colher de plástico (ou pincel, só procure não utilizar produtos metálicos em misturas para o cabelo). Lave o cabelo 2 vezes com shampoo anti-resíduos, para abrir bem as escamas, e não use condicionador. Aplique a mistura no cabelo ainda úmido, mecha por mecha, de cima para baixo, e enluve (pegue a mecha com a mão de cima para baixo e massageie rapidamente, como se estivesse a "fechar" as escamas). Aguarde 15 minutos para a mistura agir nos fios.
Passado o tempo, seque os fios com o secador e se puder faça uma escova. Então, com os fios bem secos, pranche cada mecha de 3 a 5 vezes para selar a mistura no interior dos fios. E pronto! O seu cabelo ficará um pouco rígido mas é normal. Aguarde 48 horas até a próxima lavagem para que a mistura aja sobre os fios.
É muito importante que você não faça esse processo frequentemente! Em cabelos saudáveis ele pode ser feito uma vez ao mês, pois excesso de queratina pode deixar seu cabelo rígido e quebradiço. Cabelos elásticos por descoloração ou muito quebradiços por outros processos químicos podem receber o tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do estrago X(
Bom, é isso, espero que gostem!
Beijooo
0 notes
rapunzelando-blog · 12 years
Text
Ruivo pode ser para todas!
Apesar de estar usando minha cor natural (castanho escuríssimo) há um tempo, não posso negar que a época em que me senti mais poderosa foi quando assumi o ruivo de farmácia. Ai ai...
Já fui ruiva duas vezes, a primeira por volta de  2004 quando ainda estava no primeiro ano de facul. Naquela época o ruivo virou uma obsessão pra mim desde que vi os cabelos vermelho-cereja da Fernanda Lima, quando ela ainda era apresentadora na MTV. Não pensei duas vezes, fiz a minha primeira descoloração no salão e usei um 7744 de primeira!
Naquela época enjoei rápido, não fiz nem o primeiro retoque de raiz e já desisti. Tinha preguiça de cuidar, desbotava horrores, era meio desligada, conciliar trabalho e faculdade juntos me deixava exausta e sem paciência pra mais nada... Voltei a ser morena por longos anos (após uma visitinha ao loiro escuro caramelo em 2007, big fail) até que no começo desse ano e inspirada nessa moça aqui botei na cabeça que iria ficar ruiva de novo!
Fiz tudo em casa, descoloração e tintura, inventei uma mistura maluca pois queria um super vermelho bem artificial, estava numa vibe bem rock 'n roll! Usei o bom e velho Vermelho Super Intenso da Koleston (7744) com um dedinho de Contrasti Rosso e fiquei assim:
Gente, que poder! Não tem jeito, você veste uma personalidade diferente. Pelo menos para mim, aumentou muito minha auto-confiança, eu me sentia bonita, prestava muita atenção nas cores das roupas e make, o que usar pra realçar o red, etc. E não, não me inspirei na Rihanna coisa nenhuma antes que me perguntem. Só queria sentir o poder do vermelhão agindo sobre o meu ser HAHAHA :D
Mas como tudo na vida cansa, os retoques de raiz estavam me deixando maluca. Especialmente estando na Suécia, onde tudo é muito mais caro e difícil de encontrar, minha oxigenada estava no fim e também os tubos de tinta que levei do Brasil :( Lá é especialmente difícil encontrar cores mais variadas, especialmente ruivos, como as que temos aqui e desanimei. Como sabia que o meu namorado adora uma morena, resolvi voltar ao "normal" e cobri tudo de castanho escuro!
Bem, tenho experiência em falar sobre a rotina e como cuidar e manter cabelos vermelhos, então vamos lá: se você quer mesmo ficar ruiva, você precisa lembrar que esta é a cor que desbota com maior facilidade dos fios. Mas por quê? Muito simples: as moléculas da cor vermelha possuem um tamanho muito maior que as demais cores, fazendo com que elas não se fixem o suficiente nos fios... o resultado é uma desanimadora água cor de rosa cada vez que você molha o cabelo, toalhas alaranjadas e cabelo cor de água de salsicha. Mas não desanime, dá pra manter!
Se você é ruiva/quer ficar ruiva, preste atenção nas dicas abaixo, pois elaborei elas a partir da minha experiência sendo ruiva.
1. Devagar com o shampoo!
O shampoo tem o poder de levar embora não apenas a sujeira do cabelo mas também a oleosidade natural dos fios e a bela cor que você escolheu com tanto carinho. Se não é adepta do no poo, você pode utilizar o mandamento básico do low poo que é o de não lavar os fios com substâncias detergentes agressivas com tanta frequência. A lavagem diária é a inimiga número um dos cabelos vermelhos, e por experiência minha (não posso falar de outras pessoas mas falo por mim) shampoos que prometem manter a cor e etc não funcionaram comigo. Com todo o arsenal de produtos específicos para cabelos vermelhos na época, cansei de ver aquela água cor de rosa escorrendo pelo ralo e a tristeza aumentando. Lavagens mais espaçadas, além de conservar a cor, também darão ao seu couro cabeludo uma pausa desejada para que ele possa produzir seus óleos naturais, que protegerão os fios já danificados pela descoloração e tintura.
2. Vermelho carro de bombeiro sem descolorir...
Uma coisa você tem que saber, tinta não clareia tinta. Você quer ficar ruiva mas seu cabelo é pintado de preto azulado? Só descolorindo. Eu experimentei durante uns 5 meses com a tintura vermelho super intenso sobre os fios castanho escuros (tingidos) e não fazia nem cosquinha, no máximo consegui um avermelhado muuuuito discreto na luz do sol. Depois disso tudo, resolvi descolorir. Eu nunca testei sobre cabelos escuros naturais, mas dizem que o Contrasti Rosso da Alfaparf consegue abrir um vermelhão sozinho, pois é uma tintura para mechas muito mais forte que as tinturas normais. Mas não aconselho fazer sozinha! É melhor que procure um profissional!
Quando fiquei ruiva da segunda vez, fiz o processo sozinha. Não é necessário descolorir muito o cabelo para um vermelhão como o da minha foto, ele apenas precisa chegar a um tom laranja, o vermelho pegará sem problemas. E se você já for loira, não precisa de nada disso (sorte sua) :D basta escolher o seu vermelho e ser feliz :D
3. Hidratação, de dentro para fora e fora!
Após tantos processos químicos, seu cabelo precisa de água, menina! Hidratações ao menos uma vez por semana vão ajudar os fios a se manterem sempre saudáveis e brilhantes. Fio saudável = cutículas fechadinhas = cor mais vibrante por muito mais tempo. Hidratar seu corpo também é fundamental, pois os resultados se refletem de dentro para fora: muita água, água de coco, sucos naturais e ir devagar nos refrigerantes e bebidas com carbonatos e corantes faz bem para TUDO, pele, unhas, cabelos... ;)
4. Cheque suas pontas.
O cabelo, ao contrário do que as propagandas famosas pregam, NÃO se regenera. Ora, o fio é um tecido morto, como irá regenerar? O que a maioria dos produtos fazem é uma espécie de "maquiagem" no fio por tempo limitado.
É muito importante checar pontas duplas nos fios pois quando partido, o corte tenderá a "subir" e comprometê-lo (o fio) por completo. A solução? A temida dona Tesoura. Se estiver com pontas duplas e extremamente ressecadas, apare e continue cuidando, seus fios irão crescer novamente muito mais fortes e saudáveis.
5. Vermelho é muito, MAS MUITO difícil de remover.
É um paradoxo interessante mas é verdade: o vermelho é a cor que mais desbota, mas também uma das mais difíceis de remover! Se você é do tipo que ama loiros mas quer ficar ruiva e depois loira de novo pense bem. Um fundinho de vermelho sempre vai existir se você só cobrir o seu cabelo com uma tintura mais escura, e mesmo a descoloração costuma ser sofrida (várias sessões, fios correndo o risco de emborrachar e etc). Pra sumir com esse vermelho usei castanho escuro, e uma semana depois o fundo apareceu. Ele só sumiu quando fiz mais duas descolorações para "tentar" ficar loira e tonalizei com um loiro acinzentado, e no final com o meu atual castanho escuro natural.
Se você está ok com tudo isso acima, se jogue! Disse e repito, por mais bobo que pareça mas os cabelos vermelhos trazem uma espécie de alegria que nenhuma outra cor proporciona! :D
Dicas de tintas e cores!
1. Vermelho Super Intenso (7744), Koleston
É um vermelho com fundo laranja, sem dúvida é o meu vermelho preferido. Não é tão berrante quanto parece, tem cara de vermelho de farmácia mas ainda assim nada absurdo ou Ronald McDonald. Existem as versões em creme e em espuma, mas cuidado com esta última pois o castanho claro em espuma da Koleston ficou quase preto no meu cabelo!
2. Color Contrasti Rosso, Alfaparf
Não é propriamente uma coloração, mas uma tintura profissional para mechas. Ela é MUITO forte, tanto que consegue abrir um super vermelho em cabelos naturais escuros. Enquanto a Koleston precisa da ox para mostrar a cor do tubinho, a Contrasti já vem super vermelhona MESMO. Eu usava coisa de uma pontinha de dedo dela misturada com a 7744 para obter um vermelho mais puro. Se usada pura ela tende a um vermelho com fundo rosado e desbota HORRORES.
3. Granada Garnier Nutrisse Coloríssimos 4466
Pessoalmente eu acho essa cor linda, se um dia resolver ficar ruiva de novo quero testá-la! Ela é mais escura, discreta e com um fundo vinho incrível!
4. Granada 645 Casting Creme Gloss
Se você tem cabelos claros e quer experimentar um ruivo natural, bem irlandês, se jogue nessa. Como é um tonalizante, não vai danificar tanto os seus fios, vai desbotando com as lavagens e eu adoro Casting, ele dá um super brilho!
5. Schwarzkopf Brillance 842 Cashmere Red
Se tiver a oportunidade de viajar para a Europa você pode encontrar essa linha em supermercados comuns (ao menos na Escandinávia). Não são caras e esse seria um meio termo perfeito entre o nosso Super Intenso e o Vermelho Cereja. Acho phyno. Só não usei essa nas Zooropa pois não encontrei nos supermercados da cidade onde estava.
Por hoje é só, espero que gostem :D
Beeijo!!!
0 notes
rapunzelando-blog · 12 years
Text
Alimente seu cabelo faminto!
Às vezes gastamos centenas de reais com produtinhos milagrosos para o cabelo, eu sei! Shampoos, máscaras e tantas outras coisas,e mesmo assim muitas meninas reclamam de vários problemas mesmo usando aquela linha caríssima recomendada pelo cabeleireiro: queda, crescimento zero, pontas duplas, ressecamento, oleosidade etc etc (listooona!). Uma coisa é certa, flores: cabelos bonitos são o reflexo de um corpo nutrido!
Eu tenho experiência com isso. Quando era adolescente, aquela fase terrível em que nos sentimos feias/gordas/inúteis e blablabla, acordei um dia achando que estava gordinha além da conta e resolvi começar uma dieta por conta própria. Dois meses e alguns quilos perdidos depois, comecei a notar que o meu cabelo parou de crescer. Antes fosse apenas isso... meu cabelo perdeu o brilho por completo e começou a cair! O desespero que eu sentia ao pentear e ver aquela mão cheia de fios eu não gosto nem de lembrar. Minha mãe correu comigo a uma nutricionista e, seguindo o cardápio que ela me passou e com a ajuda de suplementos vitamínicos meu cabelo voltou ao normal e começou a crescer super rápido!
A queda de cabelos possui muitas causas, desde genética até a má alimentação, passando por eventuais crises de stress às quais todos estamos sujeitos. A minha especificamente foi causada pela brusca retirada de nutrientes aos quais estava acostumada, mais o stress característico que toda adolescente deslocada sente. Não entrarei em detalhes sobre queda aqui pois não sou especialista portanto se você está sofrendo com fios por toda a casa, no seu travesseiro ou escova, procure um tricologista o quanto antes (pois o stress em ver seus cabelos caindo pode agravar o quadro infelizmente. Mas lembre-se que é normal perder cerca de 100 fios por dia!). Bom, o post de hoje é para falar um pouco dos nutrientes mais importantes para a saúde do seu cabelo, assim como mostrar em que alimentos você pode encontrá-los. Vamos lá? :D
1. Vitamina A:
Essa a maioria das hair addicts já conhece, usa ou sabe. A vitamina A é indispensável para manter a saúde do couro cabeludo, evitando assim descamações (caspa, oi?) e também é muito importante para os ossos e para a visão, dentre outros. A vitamina A é lipossolúvel, o que quer dizer grosseiramente que é "solúvel em gordura". Você já deve ter ouvido falar da febre do Monovin A, que nada mais é que vitamina A pura concentrada em óleo de amendoim. Pois então... diversas frutas e legumes são ricos em beta-caroteno ou "provitamina A". Ao ser ingerido, o beta-caroteno é convertido internamente em vitamina A, portanto, mande ver nos alimentos a seguir!
O que eu posso/devo comer: Cenouras, mamão, fígado, leite integral, manteiga (manteiga animal, não margarina), abóbora, abacate, gema de ovo, sardinhas, vegetais em geral na cor laranja costumam ser ricos em beta-caroteno.
Mas cuidado! Vitamina A em excesso pode causar queda capilar. Moderação, moças!
2. Vitamina C:
Pois é, importante pro cabelo também! Além de dar uma forcinha ao organismo prevenindo aquele resfriado chato, a vitamina C é participante ativa na produção e manutenção do colágeno, responsável pela saúde e força das unhas e cabelos. A vitamina C é hidrossolúvel, ou solúvel em água, e oxida rapidinho em contato com o ar. Nada de deixar aquele suco horas na geladeira!
O que eu posso/devo comer: Acerola, limão, goiaba, laranja, couve, frutas cítricas em geral.
Mas cuidado! Excesso de vitamina C pode causar cálculos renais!
3. Vitaminas do complexo B:
As mais importantes para a saúde e crescimento dos fios são a B2 (que ajuda na manutenção e produção da energia do corpo, e sem energia cabelo não cresce, muito menos fortalece!) e a B6 (fundamental na síntese da queratina).
O que eu posso/devo comer: Boas fontes de vitamina B2 são os ovos, leite e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada), vegetais folhosos de cor verde e carnes. Para conseguir a vitamina B6 um filé de frango ao dia é suficiente. Se você é vegan/vegetariana, procure consumir farelo de trigo e levedura de cerveja.
4. Zinco:
Quando o cabelo está quebradiço e ressecado por consequência de deficiência de nutrientes, provavelmente está faltando zinco em sua dieta. O zinco é responsável pelo crescimento e fortalecimento do cabelo e sua deficiência pode fazer o cabelo cair, se tornar áspero e ressecado.
O que eu posso/devo comer: Ostras são as fontes mais famosas de zinco, mas o mineral também pode ser encontrado em carnes vermelhas, aves, mariscos e farelo de trigo.
5. Selênio:
Este mineral é um poderoso antioxidante. Além de prevenir o envelhecimento precoce da pele, faz o mesmo pelos fios! Maravilha hein?
O que eu posso/devo comer: Diversos peixes como atum, salmão, bacalhau e se for vegetariana, castanhas do pará e gérmen de trigo farão um bem danado a você.
Mas cuidado! Selênio em excesso pode fazer seu cabelo cair, portanto mo-de-ra-ção!
6. Ferro:
A deficiência desse mineral às vezes pode ser catastrófica. Além de anemia, falta de ferro no organismo pode ocasionar a queda dos cabelos, mas por quê?
Imagine o seu cabelo como uma planta. As plantas necessitam de nutrientes retirados do solo por suas raízes para crescerem fortes e saudáveis. Mesma coisa: o sangue é o responsável pelo envio de nutrientes e oxigênio não só aos cabelos mas a todos os órgãos e células do nosso corpo. Deficiência de ferro = anemia = cabelos não irrigados com nutrientes o suficiente = queda, opacidade, ressecamento e quebra. Você fica pálida, além de outros sinais visuais.
O que eu posso/devo comer: Carnes vermelhas, fígado, aves, peixes, feijão (quando comer feijão procure acompanhá-lo com suco de laranja ou outro rico em vitamina C, o que maximizará a absorção do mineral), frutas secas. Alguns vegetais possuem ferro como o brócolis e espinafre, mas sempre ouvi falar que sua concentração é muito baixa.
7. Biotina:
Fios caindo sem causa aparente pode ser deficiência de biotina.
O que eu posso/devo comer: Nutricionistas afirmam que um ovo por dia é o suficiente para a sua necessidade diária.
8. Proteínas:
Indispensáveis para a manutenção e formação dos músculos, células... e fios de cabelo claro. As proteínas desempenham papel estrutural importante no organismo e você deve consumi-las diariamente.
O que eu posso/devo comer: Carnes (prefira carnes magras como frango, peixe, carne vermelha sem gordura), derivados do leite, leguminosas como arroz e feijão (combinados, o casal ebony and ivory fornece uma boa dose de proteínas ao organismo). Soja também é uma excelente fonte de proteínas e muito utilizada como substituta da proteína animal por vegetarianos.
Bom espero que gostem da listinha! Lembrando que uma alimentação saudável e variada tem o poder de fazer maravilhas não apenas para suas belas melenas mas para o corpo como um todo.
Beijoo!
0 notes
rapunzelando-blog · 12 years
Text
Cabelos detonados? Óleo neles!
Nas minhas andanças por ai, leio um pouco de tudo, dentre blogs nacionais e internacionais. Uma coisa que notei é que nos States e Europa existe um costume muito bacana inspirado no oriente, e que nós brasileiras acabamos por substituir por produtos industrializados. Pois bem, estou falando da antiga técnica da umectação, que embora tenha caído em desuso em algumas regiões ainda é bastante popular por ai e seus resultados são comprovadamente surpreendentes.
Bem, falando por mim, sempre fui o tipo de pessoa que cuidava de "menos" do cabelo mas sempre tive um cabelo saudável. A única química da qual fazia uso era a tintura, mensal ou nem isso, quando queria dar um "up" na cor. Tudo lindo e maravilhoso, até que me deu a louca maluca de virar ruiva no começo desse ano...
Bem, com meu cabelo bem saudável, a descoloração não foi tão dolorida e a cor ficou um espetáculo. Alguns retoques de raiz depois e cansei, especialmente porque estava na casa do meu namorado (que é sueco) e lá tudo era um pouco diferente, muito difícil encontrar água oxigenada e coisas de boa qualidade por um precinho amigo hehe... enjoei mas ainda não! Pintei de castanho, inventei umas californianas terríveis, e quando cheguei ao Brasil resolvi que tinha que ficar loira (sim, inspiração sueca...).
Outra descoloração violenta e minhas pontas já estavam em coma. O loiro não funcionou, virei uma "strawberry blonde" e como em um filme de comédia e como se já não fosse pouco, descolori de novo. Cheguei ao quase branco amarelado "água de gema de ovo" e O-DI-EI. Definitivamente não fico bem loira!!!! Resolvi cobrir tudo com um castanho escuro mas o estrago já estava feito. Cabelo com pontas duplas, quebrando e gritando por água e comida.
Tive que cortar alguns muitos dedos, e então parei com a insanidade e estou dando um tempo nas químicas (mais que na hora né)?
Apesar das maluquices, quando descolori para ficar ruiva já estava dando um trato no cabelo com hidratações (usei muito a hidratação da TRESemmé para cabelos tingidos, é maravilhosa mas enjoei horrores do cheiro) mas gostaria MUITO de ter pesquisado mais antes das minhas loucuras e de ter um anjinho com um pote de óleo de coco ao meu lado. Máquina do tempo, oi? Mas nada está tão perdido assim! :D
Um tempo atrás vi um vídeo de uma garota americana com cabelos simplesmente espetaculares, e ela revelou que seu segredo era a frequente umectação com óleos. Comecei a pesquisar e vi que o nosso branquíssimo e praieiro óleo de coco é uma belezura para tratar dos cabelos danificados, com química ou mesmo saudáveis. Vamos aos detalhezinhos?
O óleo de coco, por ser rico em gorduras e nutrientes (composição básica pra vocês: ácido linoléico, ácico oléico, gordura saturada com triglicerídeos de cadeia média, proteínas além das vitaminas E e K), é ideal para cabelos DESNUTRIDOS. Um dos passos para a recuperação de cabelos mortinhos e famintos, além da hidratação normal à qual você já está acostumada, é a nutrição (vou ver se faço um post explicando as diferenças e porque ambas são importantes). A nutrição dos cabelos é fundamental se você deseja fios longos e fortes, sem pontas espigadas e arrebentadas. Ja viu aquelas indianas com cabelos longos, brilhantes e super fortes? Pois o óleo é largamente utilizado por elas há milênios para nutrir os fios, ajudar no crescimento saudável e prolongar a juventude do cabelo (sim, cabelo também fica velho e "morre").
Sim, Ani, mas comofas? Super simples, mais simples que um monte de bobagens que fazemos com nossas madeixas de vez em quando :D
Primeiro, escolha bem o seu óleo. Preste muita atenção no seguinte, isso está geralmente bem especificado nos óleos de boa qualidade. Ele deve ser:
- Prensado a frio;
- Extravirgem;
- Sem corantes, aromas e conservantes;
- Sem aditivos ou misturas (por exemplo óleos minerais).
Moças e moços, eu comprei meu pote na Mundo Verde do Midway Mall Shopping aqui em Natal (eles tem lojas espalhadas por todo o Brasil, sem merchan, mas super recomendo), mas você pode adquirir em qualquer loja de produtos naturais e orgânicos (no supermercado comum eu nunca vi). Custou R$ 29,00 e acredite, o preço compensa MUITO pois ele dura horrores.
Dependendo da temperatura ambiente, seu óleo ficará sólido como uma manteiga branca ou líquido (o óleo "derrete" à temperatura de 25 graus celsius e acima). Como moro em Natal e aqui é quente e etc etc estou conservando meu pote na geladeira. Pois bem, vamos ao que interessa?
Eu estou lavando meu cabelo dia sim dia não. Então, no dia anterior à lavagem, antes de dormir, escovo o cabelo beeem delicadamente e separo em mechas médias. Com uma espátula, pego pedacinhos de óleo e coloco na palma da mão. Ao fazer, você observará que ele derrete quase que imediatamente com o calor de suas mãos. Então, esfrego até que derreta e aqueça um pouco e começo a massagear o óleo no couro cabeludo, e capricho BEM na massagem, pois quero que os nutrientes do óleo penetrem bem na raiz dos cabelos. Então vou descendo pelo comprimento e capricho nas pontas e regiões ressecadas. Dou uma penteada para espalhar, faço um rabo de cavalo ou trança e boa noite!
"Mas e fica oleoso, nojentão?" Bem, SIM. Fica oleoso como se você não lavasse o cabelo há dois anos, mas essa é a intenção. O óleo irá nutrir seus fios enquanto você dorme. "Ah mas e é fedido?" Depende, eu não acho e não sou fã de coco. Ele tem um leve cheirinho de coco, cocada ou o que seja, nada absurdo (formol e amonia é bem pior).
Na manhã seguinte, vá para o chuveiro e lave o seu cabelo com seu shampoo e condicionador de costume. Eu lavo 2 ou 3 vezes para retirar todos os vestígios de óleo e uso um pouquinho de condicionador nas pontas, seco e pronto! É incrível como meu cabelo parece mais cheio, nutrido, forte, brilhante, etc etc etc. Um must! E não, não fica oleoso a não ser que você lave seu cabelo mal...
Estou fazendo essa umectação uma ou duas vezes por semana pois quero MUITO que meu cabelo cresça, além de as pontas estarem meio detonadinhas. Ainda estou me recuperando do tantão que cortei :(
Então é isso, eu não canso de falar das maravilhas dessa belezinha que é o óleo de coco pois adoro produtos naturais e com excelentes resultados. Em breve vou falar de outros óleos também, preciso reabastecer o meu estoque :D
Qualquer dúvida, deixe um comentário, se eu puder ajudar responderei com o maior prazer!
Beijo!
0 notes