Tumgik
rascunhos-ebd · 4 years
Text
EBD classe de Jovens 02/02/2020
Soteriologia
O que falamos na aula passada:
- A parábola do semeador no modo como a mensagem é passada e alguns solos são fertilizados. Ela nos mostra o modo particular de Cristo de falar de soteriologia e como algumas pessoas são salvas;
- Dei um panorama sobre as diferentes maneiras de se falar de teologia: sistemática, direta bíblica, etc. Vamos ver um pouco de cada, nos concentrando em exemplos de vida quanto exemplos bíblicos e inferir, a partir deles, a soteriologia;
- Hoje terminarem com mais una parábola e a medida que formos avançando, alguns questionamentos vão se repetindo para termos a convicção bíblica a cerca desses assuntos;
- Espero ver os exemplos bíblicos como Nicodemos, Zaqueu, Eunuco, Paulo, Samaritana, e outros. E se der tempo, veremos exemplos de vida de missionários como Adoniran Judson, Hudson Taylor, e John Paton.
- Tudo isso, vendo em cada caso o que a própria bíblia diz sobre a salvação e atentando para tópicos como: conversão, arrependimento, e santificação.
- Questionamentos como "O que preciso para ser salvo?", "Posso ter certeza da salvação?", "O quanto posso saber da salvação ?", "Preciso ser salvo do quê?" serão recorrentes as respostas serão gradualmente ampliadas.
Temos ainda as atividades extra classe:
- Caderno de oração;
- Sorteio para o passeio em par (igual o do ano passado);
- E mais uma outra que vou dar pra vcs;
O que queremos quando temos curiosidade na salvação de alguém ?
Versículo Base:
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei"
(Deuteronômio 29:29)
1. Um ponto importante a ser definido no inicio de nosso estudo sobre soteriologia é o quanto podemos saber sobre a salvação do homem. Será que podemos saber tudo em detalhes e com precisão ?
Certa vez, após falar diversas vezes sobre o Evangelho para um amigo próximo, desejoso de que ele viesse receber a Cristo, perguntei-lhe com sinceridade: "Você já tomou sua decisão por Cristo ? Já declarou que Ele é o seu Senhor ?". E ele me respondeu, escondo da vista os olhos: "Não". Então, lhe perguntei: " Eu vejo que você tem grande simpatia com o Evangelho, tem lido a bíblia com regularidade e acredita que Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade. O que lhe falta para confessá-lo como Senhor ?". Então, ele me respondeu, com igual sinceridade: "Eu não acredito que posso ter certeza da minha própria salvação. Tenho um livre árbitro e até agora não senti nenhuma vontade especial de fazer essa declaração".
Como você responderia a esta questão? Será que não podemos ter certeza de nossa própria salvação ?
Jesus nos advertiu "Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que testificam de mim".
É certo de que a bíblia trata da salvação, mas quanto à nossa certeza sobre ela em nossa vida ? Será que podemos ter ?
Isso é um dos temas principais desse material.
Jesus nos contou duas parábolas a respeito desse assunto: a parábola do joio do campo. Nelas, Cristo nos revelou um pouco sobre o mistério da salvação expondo coisas que antes estavam ocultas. Somos bastante felizados em termos esse conhecimento que muitos profetas não tiveram (Mateus 13:16-17)
A parábola do joio do campo, conta a história de um homem que semeou o trigo em seu campo, porém veio um inimigo e semeou o joio no mesmo lugar.
Veja: Mateus 13:24-30
Explicação: Mateus 13:36-43
O que esta parábola nos ensina ?
O que esta parabola nos diz sobre a salvação ? O que nos mostra sobre o quanto podemos saber sobre a salvação ?
Ela nos mostra que os filhos do reino e os filhos do maligno estarão próximos e as vezes se confundirão.
- -
Texto: O Trigo e o Joio
https://apologeticamwangole.wordpress.com/2017/10/25/trigo-e-joio-qual-a-diferenca/
1 note · View note