Tumgik
speedio · 4 years
Text
Benefícios do Big Data
Este conteúdo apareceu primeiro em: https://ift.tt/2AZQ06m
Benefícios do Big Data e o futuro. Alguns os definem como uma revolução, outros atribuem a eles o papel de otimizadores de processos de negócios. Mas todos concordam com uma coisa: o big data é importante. A principal questão surge – como o big data pode ser efetivamente aplicado nos negócios? Saiba o que é Big Data!
Muitos gestores de empresa têm se atualizado ultimamente, em questões de atualidades relacionadas a gestão de dados. Uma dessas atualizações é a utilização da Big Data, um software que promete disparar as vendas e manter um equilíbrio no seu banco de dados, trazendo retornos positivos. 
Como várias medidas adotadas ao longo do tempo por muitos empresários, o Big Data se destaca por ser uma ferramenta tecnológica. Por muito tempo, usamos papel e caneta para criar um certo tipo de banco de dados, e com o tempo, nós fomos nos atualizando. A tecnologia se torna presente e eficaz justamente por ser essa a intenção da sua utilização. Com isso, adotar meios tecnológicos é estar avançado e dentro da modernidade, o que só vai lhe beneficiar. 
Se você possui um método na sua empresa que facilite o uso do banco de dados, ótimo. A nossa intenção é que você crie um senso crítico para essas situações, e perceba qual a melhor forma que você pode lidar com isso. A nenhum momento queremos induzir você a adotar o Big Data. 
Como tudo na vida, você precisa analisar o que será melhor para você, e, só assim, decidir o que fazer. Você não precisa mudar a sua forma de pensar por ninguém, porém, não fique para trás só para não dar razão aos outros. Faça uma análise do custo benefício e se vai valer a pena, aplique isso em qualquer decisão que você for tomar. 
Para que serve o Big Data?
A partir da fonte, os benefícios do Big Data te auxilia a depositar, operar, proceder, e retirar as informações que constam ali no banco de dados geral, ou seja, é uma síntese do que existe que serve para facilitar o seu procedimento. Pelo fato de que esse tipo de informação é mais acessível para as organizações, os dados desejados pelas empresas ou instituições são mais fáceis de serem localizados. 
Uma empresa só consegue melhorar com base em pesquisas de satisfações, por exemplo. E, além disso, é necessária uma atenção especial para o que está em alta no mercado, como os clientes reagem e se comportam diante de determinados produtos e até mesmo o que você pode criar para suprir as necessidades dessa clientela. 
Utilizando os benefícios do Big Data você consegue todos esses fatores reunidos, e isso significa prosperidade no seu negócio. Para ascender e se destacar no mercado – diante de uma vasta concorrência – você precisa ter uma relação íntima com o seu cliente, não pessoal. Ter uma relação íntima significa conhecer os seus gostos e o que é indispensável para captar o indivíduo. 
O Big Data consegue utilizar artifícios necessários para obter um padrão escolhido e relacionar os dados, tudo isso com base em algoritmos e gráficos estatísticos. Você vai perceber (a curto prazo mesmo) que a produtividade do seu negócio vai melhorar bastante, além de valorar melhor os seus serviços. 
Com tudo isso em mãos, você vai poder identificar o que não está funcionando na sua empresa, o que pode melhorar, e qual o próximo passo a ser dado a fim de se adequar às necessidades notáveis do mercado. 
Percebe que o Big Data, na verdade, é um investimento para você e a sua empresa? Existem muitas plataformas que atuam dessa maneira, de forma a ajudar o seu desempenho nos negócios, então é importante que você adote esse tipo de ferramenta. 
Em qual momento o Big Data me auxilia? 
Definitivamente, o Big Data consegue te auxiliar quando você precisar decidir algo na para a sua empresa. Perceba que, com dados específicos em mãos, você oferece o que é pedido, chegando a um denominador comum com o cliente. O caminho da escolha é facilitado já no início, na tomada de decisões. Por falar em decisões, entenda a importância da cultura data driven a longo prazo na sua empresa!
Toda empresa define um padrão para atender, inclusive por conta dos produtos e serviços oferecidos, então o seu público se torna mais seletivo e restrito. É bom que você faça isso com os seus negócios para não oferecer nada genérico, só visando o lucro e não a qualidade. Dessa maneira, o seu público sai satisfeito e você não fica no prejuízo por perder estoque ou afins. 
No que se refere a concorrência de mercado, o Big Data consegue visualizar quais são as novas medidas que a sua concorrência irá tomar. Para isso, você vai criar estratégias de promoções ou descontos, para se manter na frente. Infelizmente, essa é a realidade de muitos negócios, e você não está errado por isso, e sim se preparando para não deixar que o prejuízo atinja a sua empresa. 
Como dito anteriormente, com o Big Data você consegue criar uma relação íntima com os seus clientes, isso porque você descobre exatamente o que o seu público quer, e oferece isso. 
Com isso, você vai entender o que o seu negócio pode atender, a partir do que lhe é oferecido, e as insatisfações vão diminuir, pois você entende exatamente o que o seu cliente deseja obter, seja em produtos ou até mesmo serviços prestados. 
Internamente no seu negócio, você vai perceber que toda essa informação vai servir para a sua gestão. Isso porque você não vai precisar adivinhar o que a clientela quer e como você vai fazer isso, você terá tudo que precisa em mãos, só vai precisar executar. 
A análise de Big Data resolve as seguintes tarefas de negócios:
Elaborar um retrato mais detalhado do público-alvo e do cliente, coletando informações sobre os motivos da saída de visitantes, segmentando clientes;
Personalização de ofertas, otimização de segmentação;
Criação de um único banco de dados relevante com cálculo de erros e busca de relacionamentos;
Coleta de informações sobre os benefícios do produto e sua segurança;
Cálculo de riscos, combate à fraude (por exemplo, no setor bancário);
Otimização da logística, uso de equipamentos, identificação da qualidade do serviço;
Fornecer um método mais simplificado e barato de armazenamento de dados com a capacidade de compilar um relatório sobre os parâmetros desejados.
A parte de execução vai se tornar mais fluida, pois você sabe onde precisa chegar para agradar o seu cliente. Inclusive, o setor de marketing vai funcionar melhor. 
Esperamos ter ajudado! Quer entender mais sobre as informações chaves que o Big Data pode chegar? Confere aqui!
0 notes
speedio · 4 years
Text
Inteligência de Marketing: Você sabe o que é?
Este conteúdo apareceu primeiro em: https://ift.tt/3gAVcg7
Gerenciar um negócio é uma das tarefas mais difíceis para os empreendedores de maneira geral. Contudo, se você optou por abrir um negócio, o primeiro passo a ser tomado é encontrar estratégias para obter o sucesso, e um desses passos é a Inteligência de Marketing. 
Sem querer impor, permita-me ir direto ao ponto: se as coisas estão fluindo bem na sua empresa, ótimo. Porém, se o seu negócio vive no vermelho ou se você quer melhores resultados do que está obtendo, essas dicas podem e vão servir para você. 
Tumblr media
O que é a Inteligência de Marketing? 
A Inteligência de Marketing em si serve para interpretar dados coletados em primeira mão sobre um assunto específico relevante pra empresa. Muitas vezes gerados por meio de formulários distribuídos pela internet, mas que também pode surgir por meio de entrevistas por telefone, presenciais: tudo isso pode virar inteligência de marketing.
Esses formulários tem algumas perguntas super manjadas, porém importantíssimas como o famoso “de que maneira o cliente descobriu o seu negócio” ou “de que maneira o cliente se sentiu ao experimentar o seu serviço ou produto”. Esse tipo de questionamento abre margem para que você, dono do negócio, compreenda mais o que o seu cliente deseja encontrar na sua empresa. 
Pra você entender como funciona a cabeça do seu cliente e como ele está reagindo ao que você oferece é de extrema importância para a formação de uma boa estratégia a fim de captar mais clientes e aumentar a clientela do seu negócio. Ah, precisamos dizer que é fundamental ganhar inteligência de mercado também, dimensionar o seu público. Se você está no mercado B2B, vale checar aqui o tamanho do seu mercado.
Posso utilizar redes sociais? 
Com toda certeza! As redes sociais estão em alta pra tudo que é relacionado à marketing. Isso porque todos estão na internet hoje em dia, e a sua empresa precisa estar inserido nesse ambiente. Inclusive, os seus concorrentes certamente estão por lá, e você TAMBÉM precisa comparecer!
E mais importante de tudo: você PRECISA se destacar e ser diferente (original, único) para conseguir o seu lugar no mercado. Independente se você está no mercado B2C, B2B, B2B2C.
Além disso, a sua equipe de Marketing conseguirá pesquisar muito mais sobre o que você está lidando (sejam concorrentes ou clientes). Ao visualizar técnicas alheias, você pode ver o que está “errado” e não repetir na sua vez. Lembre-se: nada na natureza se cria, tudo se “transforma”.
O errado está em aspas de propósito, pois não existe nada errado ou certo no mundo dos negócios. O que existe, na verdade, é o que serve para você e o que atende as suas necessidades. Muito provavelmente, o que está dando certo para o outro pode não dar certo para mim, o que é muito normal, já que cada negócio apresenta especificações. 
A partir da sua análise, você vai perceber que ao se inserir no mundo das mídias sociais, você vai conseguir atingir mais pessoas, logo, mais visibilidade no mercado. Procure, também, manter a sua imagem íntegra, pois como você se porta para as pessoas, mesmo que virtualmente, vai refletir em como o seu negócio é visto. Separamos 15 dicas para gerar conteúdo de relevância e engajamento nas suas redes sociais!
Existem ferramentas de marketing? 
Sim, elas facilitam a formação de estratégia que a sua equipe de Marketing vai seguir pra ajudar na sua inteligência de marketing, e vamos conhecer um pouco sobre algumas delas agora:
– Analytics: essa ferramenta consiste em relatórios que visualizam o empenho daqueles que visitam o seu website por meio das mídias sociais do seu negócio. Por exemplo, a partir desses relatórios você vai conseguir visualizar quantos frequentam o seu site, quais páginas eles desejaram conhecer ou até mesmo o que foi lido. Esse método é muito utilizado por quem deseja mensurar o ROI (Retorno sobre Investimento), na área de Marketing. Se tiver duvida em alguns termos, temos o nosso Glossário de vendas a sua disposição!
– CMS: o CMS costuma “se esconder” em um blog, e a sua sigla significa Sistema de Gestão de Conteúdo, traduzindo do inglês. O mais popular é o WordPress, mas existem outras centenas deles por aí. Com essa plataforma, você consegue produzir conteúdo para o seu site (páginas, blog, SEO, e um punhado de outras coisas).
Esses sistemas podem ser operados pelo dono da empresa, mas o ideal é que haja uma pessoa de marketing tomando conta disso, afinal de contas, o empresário deve focar os esforços onde o resultado é mais gerado, que normalmente é nas vendas ou na produção!
Um CMS bem gerado pode te ajudar a criar formulários pra coletar opiniões dos seus visitantes, o que pode gerar inteligência de mercado pro seu negócio.
Inteligência de marketing
As metas e objetivos da inteligência de marketing são tão importantes em grandes empresas que elas co-existem e significam as atividades principais das mesmas. A abordagem ideal é aquela na qual os seguintes bancos de dados adquiridos são combinados em um único arquivo:
concorrência: todas as informações sobre concorrentes existentes e potenciais;
mercado: todas as informações de mercado, gostos e demandas dos consumidores, canais de distribuição, etc;
tecnologia: produção e uso de produtos;
Recursos: todas as informações sobre recursos materiais e técnicos necessários para as atividades normais da empresa;
tendências gerais: informações políticas, econômicas, sociais, demográficas, etc.
Na verdade, isso é um investimento que você está fazendo na sua empresa, e a curto prazo: acredite. Esse será o seu diferencial no mercado. Você vai demorar muito tempo para aprender a mexer em plataformas que já existem profissionais capacitados para tal ato e preparado para te ajudar. Conquiste o seu lugar no mercado de maneira original. 
Tudo isso é valido, aliado com uma plataforma confiável e que te entrega dados reais, pra que você e o seu time de vendas possa tomar decisões estratégicas embasados em fatos e não achismos.
Se você estiver no mercado B2B, vale a pena também entender o que é big data e como você pode usar essa incrível ferramenta pra gerar informações chave pra alavancar o seu resultado comercial.
0 notes
speedio · 4 years
Text
Inteligência de Mercado: como aplicar no seu negócio?
Este conteúdo apareceu primeiro em: https://ift.tt/2YMmKZY
Como você tem acompanhado o progresso da sua empresa e tudo o que está acontecendo no mercado? A inteligência de mercado colhe e analisa informações para ajudar o seu negócio a crescer e se destacar. 
Mas como utilizar a inteligência de mercado ao seu favor? Calma, você está no lugar certo, vamos te ajudar!
Uma das dificuldades encontrados entre os donos de negócios é se manter atualizado com as tendências oferecidas no mercado. Você, leitor e empresário, precisa tentar entender e se informar sobre o que mais anda em alta nas últimas tendências. 
Existem diversas ferramentas de inteligência de mercado que são de suma importância pro seu negócio, porém seja seletivo: afinal, o tempo é escasso. Para todo e qualquer investimento que você desejar fazer, utilize a técnica de entender como o procedimento daquela plataforma funciona realmente e só depois invista o seu tempo no processo.
O que é a Inteligência de Mercado? 
Para entendermos melhor, vamos tratar inicialmente de conceitualizar o que é essa tal Inteligência de Mercado. A Inteligência de Mercado é uma espécie de plano adotado (no setor de Marketing) para obter informações, montar um banco de dados de informações relevantes e conseguir os famosos “insights” baseado em dados/tendências. (Importante também entender o que é o big data).
Por exemplo, durante a pandemia do Covid-19 (2020 aqui no Brasil), houve um aumento dramático de funcionários de escritório trabalhando em regime home office (em vez de ir ao escritório), diminuição brutal do varejo convencional, aumento substancial de delivery. Ou seja: a inteligência de mercado diz que fabricantes de móveis de escritório passaram a focar em ítens que dessem mais conforto pro trabalhador produzir de casa; pessoas passaram a se deslocar pros interiores e buscar imóveis mais afastados e maiores; restaurantes tiveram que se re-inventar. Tudo isso é inteligência de mercado na veia! Os que se anteciparam à mudança, sobreviveram (e até lucraram com a crise). Os que não pegaram a onda no começo tiveram dificuldades.
Com esse procedimento, a sua empresa analisa os dados e descobre em quais pontos pode melhorar, o que está fazendo de “errado” etc. Dizemos que errado está entre aspas, pois no mundo empresarial não existe tecnicamente o que é certo ou errado. Uma determinada estratégia pode funcionar muito bem em São Paulo (por exemplo, o seguimento de delivery de supermercado) e falhar absurdamente em cidades pequenas de interior.
Isso ocorre, pois, cada negócio possui uma maneira diferente de se portar diante os clientes, os públicos almejados são diversos, e para cada produto ou serviço oferecido, existe um procedimento específico a ser feito. Dessa forma, você vai precisar analisar de maneira meticulosa cada passo que você vai tomar. 
Tumblr media
O que eu obtenho com essas informações? 
Ao conseguir reunir o que você precisa, você vai obter alguns pontos importantes a serem analisados por você e a sua equipe de Marketing, vejamos algumas delas: 
– Você vai se deparar com informações de mercado, de maneira a visualizar o que está em alta, o que os clientes não estão aprovando, como as pessoas reagem ao se depararem com determinados produtos e serviços oferecidos. Inclusive, se estiver pensando no mercado B2B, vale a pena dar uma olhada nisso aqui:
youtube
– A concorrência talvez seja um dos pontos mais assustadores para quem deseja se inserir no mercado. Veja bem, caro empresário, a concorrência existe para qualquer coisa hoje em dia, pois a demanda é muito grande em todos os sentidos. Além disso, em muitos mercados é muito bom ter competidores, pois aqueles que vem antes de você validam o mercado pra o seu produto/serviço.
Por esse motivo, não se assuste com o que o seu concorrente está vendendo ou deixando de fazer, capte isso como uma lição e adapte a sua oferta: menor/maior qualidade, maior/menor preço, diferenciais, segmentos de mercado, etc, etc.
– Definir o seu público alvo é primordial, até para iniciar o seu negócio. Você precisa saber com quem você está lidando e como você vai fazer para conseguir os clientes. Um dos erros mais comuns é querer agradar a todos públicos, e no final não conseguir captar nenhum. 
Inclusive, falar diretamente com os decisores das empresas faz sentido pra você? Encontre seu decisor de vendas aqui!
Com isso em mente, entenda que oferecer um produto ou serviço genérico não é a melhor opção. O que você pode fazer para se destacar é estabelecer e delimitar quem você deseja alcançar e depois disso traçar um plano específico de como agradar os seus clientes. 
A partir dos resultados obtidos com a Inteligência de Mercado, você vai conseguir entender melhor o que as pessoas do seu ramo querem e necessitam. A necessidade do seu cliente deve se tornar a sua, isso para que você atinja uma certa taxa de sucesso dentro do mercado. 
– Ao entender o que o seu cliente quer e oferecer o necessário para que ele se satisfaça com o seu produto ou serviço, você vai criar uma relação íntima com a clientela, não pessoal. Em algum momento, todos nós somos clientes de alguém, e não há nada melhor do que sentir que as nossas necessidades estão sendo compreendidas e atendidas. 
Por relação íntima, queremos dizer que a sua compreensão em relação aos gostos alheios vai resultar numa possível fidelidade desse indivíduo, e aos poucos, você vai conseguir ganhar um grupo grande de clientes fiéis ao seu negócio, tornando os seus ganhos mais estáveis e consolidados. 
Dizer que esse é um caminho fácil é querer pular as fases que precisamos seguir. Você precisa, na verdade, adotar as melhores práticas possíveis para fazer prospecção B2B e B2C (veja a diferença entre B2B e B2C aqui), e a Inteligência de Mercado com certeza é uma delas. Utilize a tecnologia a seu favor e obtenha sucesso. 
Em resumo qual a importância da inteligência de mercado para o seu negócio?
Agir rapidamente 
Aprender com os erros dos concorrentes
Ser diferenciado 
Inovar 
A inteligência de mercado é indispensável para o seu negócio se destacar e sobreviver nos tempos atuais. Por falar em mercado, você sabe qual é o tamanho do seu mercado aqui.
0 notes
speedio · 4 years
Text
Speedio | Plataforma Digital | Venda Mais
Nossa missão é automatizar o trabalho pesado pro seu time comercial focar em vender. Geração de leads eficiente com big data e inteligência artificial faz toda a diferença!
Site - https://speedio.com.br/
1 note · View note