untoldiaries-blog
untoldiaries-blog
Curso de Flauta Transversal
1 post
Don't wanna be here? Send us removal request.
untoldiaries-blog · 5 years ago
Text
DICAS SOBRE AS PEÇAS DO GRAU 8 DO ABRSM: PRIMEIRO MOVIMENTO DE POULENC SONATA
Tumblr media
Minhas próximas postagens no blog serão dicas sobre algumas das minhas peças favoritas das listas de repertórios do ABRSM Série 8. Mesmo que você não esteja trabalhando para o seu 8º ano, espero que essas dicas possam lhe fornecer um pouco de reflexão ao abordar este repertório.
Poulenc Sonata para flauta e piano
Alto E O primeiro desafio desta sonata é a entrada em um E alto, com algumas edições marcando a entrada como piano , no entanto, a última edição é marcada mf. Qualquer que seja a dinâmica, é uma boa prática começar com um "ataque suave", ou seja, um começo suave para a nota. Isso pode ser alcançado com ou sem a língua.
Um bom exercício para praticar notas agudas e ataque suave é a "harmônica reversa", um exercício que Geoffrey Gilbert e outros ensinaram e um que eu ensino aos meus próprios alunos. Eles trabalham digitando uma nota alta (por exemplo, E) e depois dividindo a nota em partes parciais inferiores ("tons de fantasma"). Quando chegar ao tom mais baixo de fantasma, aumente lentamente a velocidade do ar e levante a corrente de ar, trazendo a mandíbula para a frente, mas não deixe a dinâmica aumentar. Prática lenta com atenção cuidadosa para não usar demais ou contrair músculos é importante. Quando você voltar para a nota de topo, articule-a novamente para praticar a colocação com a velocidade e a direção corretas do ar. Isso lhe dará uma chance maior de sucesso! Aqueles de vocês com um mecanismo "split E" em suas flautas terão um tempo um pouco mais fácil!
Tumblr media
Depois de praticar Es de capota macia, dê uma olhada no esqueleto da abertura. Observe como a melodia melancólica das quatro primeiras barras é muito cromática. Queremos ouvir essa forma melódica descendente quando todas as notas forem adicionadas de volta.
Tumblr media
Existem três repetições do tema principal E menor, portanto, idealmente, elas não devem soar iguais. Talvez este seja o raciocínio para as marcações dinâmicas de p-mf-f na edição em que reproduzo, onde cada repetição do tema reforça a última, como dizer algo três vezes: “Arrume seu quarto; arrume seu quarto; ARRUME SEU QUARTO!"
Com as escalas ascendentes, tente praticar os 7s em diferentes grupos (4 + 3 e 3 + 4). É importante garantir que todas as notas levem à nota de topo, mas igualmente importante que elas estejam juntas com o piano, que também possui uma escala. Eles devem proporcionar um momento de emoção após a melodia melancólica. Eles parecem rápidos, mas você tem mais tempo do que imagina, por isso tome cuidado para não se apressar.
Coordenação
O próximo desafio é a rápida alternância de E para C, encontrada nas barras 26 a 32. Preste atenção aos Es e os Cs devem cuidar de si mesmos. Você pode praticar o arremesso de E e C tocando-os como harmônicos de baixo C, baixo C e E e F e A. Você encontrará a velocidade e a direção do ar de que precisa. Pense em "ooh" no E e "aah" no C, incentivando a mandíbula a avançar para a nota mais alta. Ao voltar a digitar as notas normalmente, você achará muito mais fácil e todas as notas soarão com um bom tom.
Tumblr media
Língua dupla
Sempre que os alunos começam a aprender esta peça, a seção de língua dupla (5ª barra após a Figura 5) geralmente se torna um ponto de foco ou obstáculo. É importante lembrar que este é um acompanhamento da melodia do piano, por isso precisa ser leve, seguindo o fraseado da melodia do piano. Para obter um bom tom suave em todas as notas, pratique devagar e arrastando primeiro, depois pratique em um "peh" (sem a língua) e, em seguida, cada uma das teclas toca "Tu" e "Ku" (ou "Du" e "Gu ”). Tente manter a vogal que segue a consoante inicial da mesma forma, ou seja, du-gu du-gu du-gu, não de-gu du-ga da-ge, pois isso ajudará a manter o som consistente. Pratique um pouco mais alto no início para se sentir confortável com ele e depois tente com suavidade.
Tumblr media
Em seguida, toque-o como está escrito, prestando atenção à qualidade do som e à uniformidade da língua. Você também pode praticar esse canto e tocar ao mesmo tempo. Se você seguir essa abordagem regularmente com escalas, verá que sua língua dupla melhorará e esta seção não causará nenhum estresse!
Na figura 8, temos a seção "Happy Sarabande", onde as batidas 1 e 2 são importantes. O padrão de estresse geralmente é a liberação do estresse, como um Sarabande. Os desmembradores (notas 32) precisam ser cuidados e usados ​​para ajudar a moldar as frases, e não jogá-las fora. Certifique-se de que toda a dinâmica seja apresentada, pois elas representam os diferentes caracteres da mesma melodia.
O último desafio são os últimos compassos:
Tumblr media
Em primeiro lugar, estar junto com o piano exige um bom ensaio com o seu pianista e uma clara noção do ritmo. Subdividir em trêmulos, para que você conte os demais cuidadosamente. A marcação ceder pode afastar algumas pessoas. Tente não deixar isso afetar o seu ritmo, mas veja-o como um momento de descanso em termos de dinâmica e andamento.
Em segundo lugar, o B final, como o 5º perfeito acima do E e o 3º menor acima do G agudo no piano, pode soar plano, portanto, tenha um tom alto o suficiente para um acorde agradável. Observe como o movimento se apóia em um acorde E maior, após uma tonalidade menor. A cor que você escolher para o B final deve refletir isso.
Espero que essas dicas ajudem com alguns dos desafios desta peça e permitam mais diversão com essa música maravilhosa.
Conhecimento e pratica esse é o link que me trouxe aqui
Obrigado pela leitura.
1 note · View note