viatcheparaosul-blog
viatcheparaosul-blog
Viatchê para o sul
29 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
E aí galera? Fizemos um vídeozinho rápido pra explicar como funciona nosso tumblr!
Se gostar por favor compartilhe e se sinta em casa para interagir com a gente pela ask ou pelo grupo do discord. Nos encontramos no Sul!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Tumblr media
Vamos entender o movimento O Sul é o meu país?  É um movimento da Região Sul do Brasil que estuda a viabilidade da separação dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante da federação. O grupo cita o conceito de autodeterminação dos povos como motivação para a autonomia da região. Outros motivos citados por organizadores do movimento incluem fatores culturais, políticos, e econômicos, culturais e regionais entre eles uma insatisfação com a carga tributária que recai sobre os estados.
“Cansamos de sustentar Brasília recebendo migalhas em investimentos na nossa região”, argumenta Celso Deucher, um dos fundadores do movimento. “Nos últimos seis anos mandamos para Brasília mais de 800 bilhões de reais e recebemos de volta cerca de 160 bilhões reais, segundo dados do próprio governo federal. Queremos ficar com os 80% destes impostos e Brasília que fique com os 20%”.
Política: Segundo o movimento, o atual sistema não garante igualidade na representatividade parlamentar. No Senado, por exemplo, cada Estado tem direito a três senadores. Portanto, senadores de Estados menos populosos possuem mais representatividade, proporcionalmente, do que os de Estados mais populosos (um senador do Acre responde a 166.692 eleitores, enquanto um de Santa Catarina, a 1.619.774).
Tributação: A redistribuição de impostos do governo federal aos Estados é injusta, segundo o movimento. Somando a arrecadação dos três Estados do Sul em 2014, segundo o Portal da Transparência, apenas 20,27% retornou à região.
Economia: O PIB da Região Sul corresponde a 16,2% de todo o Brasil. Junto a isso, o potencial industrial, tecnológica e de agricultura, a variedade de setores de produção, a infraestrutura portuária e a capacidade de produção energética tornariam o novo país economicamente independente.
Cultura: Para o movimento, os três Estados possuem uma cultura em comum, "predominantemente de origem européia, mas orgulhosamente miscigenada ao africano, ao americano nativo e ao asiático".
A Região Sul se destaca mesmo no cenário do agronegócio brasileiro. Mas isso não significa que ela é totalmente independente. Um exemplo é a produção de frango: os animais precisam de milho para serem alimentados e só o Paraná é autossuficiente na produção desse tipo de grão.
Outro fator é a energia elétrica do novo país “pode ser suprida” pela usina hidrelétrica de Itaipu. Entretanto, Itaipu é uma usina binacional. A energia produzida ali é repartida com o Paraguai, que também participa da administração da usina. Além desse ‘pequeno’ detalhe, vale lembrar que dentro do sistema integrado de energia que o Brasil adota, toda a produção de Itaipu está integrada ao sistema Sudeste-Centro Oeste.
“A população Sulina hoje é de cerca de 25 milhões de pessoas, de origem europeia, miscigenada ao africano, ao americano nativo e ao asiático. Esta miscigenação que absorveu cultura, costumes e tradições de quatro continentes, associada aos fatores climáticos e geográficos inerentes à Região Sul, moldou o perfil que é peculiar do sulino, diferenciando-o das demais regiões brasileiras”, diz a carta de princípios do movimento."  Não há como negar que os gaúchos possuem mais apego às suas raízes – é comum vê-los com bandeiras do estado e chimarrão em punho Brasil afora quando viajam. O mesmo não se repete com os paranaenses e catarinenses. Mas isto não os torna menos brasileiros.
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
CONHEÇA: Blumenau - Santa Catarina
Conhecido por suas origens europeias aqui temos a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, com alguns de seus principais pontos turísticos:
VALE EUROPEU: O Vale Europeu é uma região com forte característica dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses, localizada no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. A região oferece diversas atrações que variam da arquitetura típica, aos dialetos que ainda podem ser escutados em alguns lugares. Os restaurantes com culinária de diversos países também não pode ficar de fora. Essa região é muito famosa por receber uma das festas mais conhecidas do país, a Oktoberfest de Blumenau.
Tumblr media
MUSEU DA CERVEJA: O Museu da Cerveja apresenta coleções de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, de Blumenau, e à Cervejaria Brahma. São antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja e outros objetos, fotografias, documentos e textos, que contam a história do precioso “pão líquido”.
Tumblr media
MUSEU HERING: A marca Hering foi fundada por dois irmãos de Santa Catarina, em 1880, e vem sido gerenciada pela família Hering desde então. Para contar e celebrar essa história, foi fundado o Museu Hering em Blumenau. O Museu Hering foi inaugurado em 26 de novembro de 2010 e fica em uma construção antiga, que foi tombada como Patrimônio Histórico de Santa Catarina. O local é uma casa construída no século XIX, em estilo eixamel, trazido pela imigração alemã ao Brasil. Ele ocupa uma das edificações do conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia. Hering. Hoje é um dos principais atrativos turísticos de Blumenau. No museu, é possível ver exposições de longa e curta duração. O passeio é uma visita interativa guiada, com vídeos e exposição de objetos antigos, como equipamentos das primeiras fábricas da Hering.
Tumblr media
──────────────────
Um toquezinho de turismo cervejeiro torna tudo melhor não é mesmo? Já visitou Blumenau? Conta pra gente sua experiência no nosso grupo do Discord!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Curiosidade: Chimarrão
O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. É um hábito legado pelas culturas indígenas quínchas, aimarás e guaranis. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna. O termo mate, como sinônimo de chimarrão, é mais utilizado nos países de língua castelhana. O termo "chimarrão" é o adotado no Brasil, embora seja um termo oriundo da palavra castelhana cimarrón, que designa, por sua vez, o gado domesticado que retornou ao estado de vida selvagem e também o cão sem dono, bravio, que se alimenta de animais que caça. É importante mencionar que a descoberta da erva-mate pelos colonizadores espanhóis se deu nas terras de Guayrá (atual estado do Paraná). 
Tumblr media
Os indígenas ingeriam uma bebida feita com folhas fragmentadas e água quente, e que eram tomadas num pequeno porongo utilizando um canudo de taquara, em cuja base havia um trançado de fibras que impedia que as partículas das folhas passassem (LESSA, 1986). A partir daí, os colonizadores entraram em contato então com a “caá-i” (que significa “água da erva”). O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções. O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerada "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. A partir do século XVII, os mesmos passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar as pessoas do álcool.  Após mais de um século de proibição, a erva-mate foi o principal motivo para se reabrir, reformar e se manter apta para a viação a conhecida Estrada da Graciosa, por onde os tropeiros transportaram por décadas surrões com erva-mate para o porto de Paranaguá e de lá, saíram navios abarrotados de erva para os países Platinos e o Chile.
1 note · View note
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
CONHEÇA: Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Porto Alegre... a capital do estado que tem dentro de si uma grande bagagem de história e incríveis atrativos turísticos que podem encantar qualquer um. Duvida? Vem ver com a gente:
PARQUE MOINHOS DE VENTO: O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão onde hoje se situa a avenida Independência. Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil. O Inventário da arborização do Parque, finalizado em 2018, aponta que existem  no local 1.538, de 117 diferentes espécies, sendo o ipê-roxo-de-sete-folíolos (Handroanthus hepataphyllus), com 186 indivíduos arbóreos, a espécie com maior ocorrência. O parque conta ainda com  moinho açoriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade, elemento que constitui uma forte atração turística. No parque, também funciona a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah.
Tumblr media
PARQUE FARROUPILHA (REDENÇÃO): Doado à cidade em 24 de outubro de 1807 pelo governador Paulo José da Silva Gama, o local foi inicialmente chamado de Potreiro da Várzea ou Campos da Várzea do Portão, passando mais tarde a denominar-se Campos do Bom Fim, devido à proximidade da Igreja do Nosso Senhor do Bom Fim (1867) e das festas que ali se realizavam. Em 9 de setembro de 1884, a Câmara propôs que o parque passasse a ser denominado de Campos de Redenção, em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital. O primeiro ajardinamento ocorreu em 1901, quando já existiam na área do parque a Escola Militar (1872) e a Escola de Engenharia (1896). Em 1978 foi criado o Brique da Redenção e em 1997 efetuado o tombamento do parque como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre. No local, existem várias opções de lazer, como o parque de diversões, os passeios de trenzinho e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências e lancherias),  a Feira Ecológica (aos sábados pela manhã). Além de  diversos recantos, como Orquidário, Recanto Alpino, Recanto Oriental,  Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa, Espelho d’água e Auditório Araújo Viana, o parque conta ainda com 38 monumentos, com destaque para o Monumento ao Expedicionário. Há cerca de 10.000 árvores!
Tumblr media
CENTRO CULTURAL USINA DO GASÔMETRO: O Centro Cultural Usina do Gasômetro é um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. Funciona na antiga usina termelétrica do Gasômetro, inaugurada no dia 15 de novembro 1928, na chamada Praia do Arsenal, projetada para gerar energia à base de carvão mineral. Sua importância histórica é inegável, pois foi palco da industrialização ainda incipiente no Brasil. O complexo arquitetônico recebeu esta denominação devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões, construída em 1874, e que dava nome à região, que era conhecida como “a volta do Gasômetro”. Foi aberto à população como Centro Cultural no ano de 1991. Os 18 mil metros quadrados de área abrigam auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro.
Tumblr media
CASA CULTURAL MAIO QUINTANA: A construção do edifício do Hotel Majestic, hoje Casa de Cultura Mario Quintana, ocorreu entre os anos de 1916 e 1933, e foi projetada pelo arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn, nascido na Alemanha, residente no Brasil desde 1908. A potencialidade do setor hoteleiro, na época, fora percebida pelo empresário Horácio de Carvalho, homem ligado ao ramo da importação e exportação que, em maio de 1913, protocolou, na Intendência Municipal, um pedido de licença para pagamento de impostos referentes à construção do edifício do futuro hotel. Os anos trinta e quarenta foram os de maior sucesso do Majestic, período em que nele se hospedaram desde políticos importantes, como Getúlio Vargas, a artistas famosos, como Virgínia Lane e Francisco Alves. Porém, nas duas décadas posteriores, o hotel foi vítima da desfiguração que atingiu o centro da maioria das cidades brasileiras – em decorrência do período denominado “desenvolvimentista” -, passando a sofrer a concorrência de novos hotéis que contavam com instalações mais amplas e modernas.  Os espaços tradicionais da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura, como salas, bibliotecas, auditórios, galerias, complexos e teatros.
Tumblr media
──────────────────
E pensar que esses são só alguns locais que merecem sua visita na cidade... vai perder essa?
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Recomendação de Local de Encontro
Quer se divertir radicalmente em grupo conosco juntinhos??? Vamos ao Beto Carreiro World?  Além de vários brinquedos, o parque é famoso por suas atrações, shows e zoológico. A entrada é feita pelo Castelo das Nações, uma homenagem a diversas culturas. É por ali também que está localizada a praça de alimentação central. Sempre lotada e com valores um pouco salgados, ela não precisa ser sua primeira opção. O parque tem outros 50 pontos de alimentação, temáticos, divertidos e mais baratos. Outros atrativos do parque são: exposição de carros de luxo, que também dá para dirigir, passeios de helicóptero e o show Acqua, sobre o fundo do mar. O restante do parque é dividido em 7 regiões.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
CONHEÇA: Foz do Iguaçu - Paraná
Tumblr media
Já pensou em visitar três países num mesmo dia? Compras no Paraguai pela manhã, passeio no Brasil a tarde e um delicioso jantar na Argentina. Você pode conhecer vários templos religiosos em Foz do Iguaçu e desmistificar crenças, como o islamismo e budismo. E, aliás, Foz do Iguaçu tem a segunda maior usina hidrelétrica do mundo (sendo a que mais produz energia) e você pode visitá-la! Spoiler alert: a usina é GI-GAN-TES-CA! Na cidade, você pode visitar as cataratas do iguaçu, praticar macuco safari (3ªfoto), cachoeirismo, gran aventura, rafting, andar de helicóptero, participar do Florest Experience, - uma imersão na cultura dos índios Guaranis. O turista é levado por uma trilha até uma clareira em meio à Mata Atlântica, onde encontra uma celebração sendo feita pelos Guaranis, que envolve dança, comida e o cerimonial do tabaco. - entre outras coisas.
Tumblr media Tumblr media
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Dicas de receita: Arroz Carreteiro e Chimarrão
Arroz Carreteiro
Tumblr media
Ingredientes:
1 quilo de charque
6 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho
1 cebola
2 xícaras e meia de arroz
Modo de fazer:
Ferva o charque, trocando uma vez a água. Se o charque for caseiro, basta deixar cinco horas de molho. Se for comprado, deixe-o de molho por uma noite. Pique o charque em cubos médios e coloque na panela com o óleo para fritar. Se o charque for gordo, coloque menos gordura. Esmague o alho e pique a cebola. Quando o charque estiver bem dourado, coloque a cebola e o alho para fritar. Junte o arroz e deixe-o fritando um pouco. Coloque água fervendo até dois dedos acima do arroz. Prove o sal e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar macio.
Chimarrão
Tumblr media
Ingredientes:
Erva-Mate Barão
Bomba
Cuia
1 copo de água fria
1 litro de água quente
Modo de preparo:
Primeiro, coloque a água para esquentar (esquente até aproximadamente uns 70°, não deixando a água ferver). Enquanto isso, despeje a erva até pouco mais da metade da cuia. Após, utilizando a mão como ajuda, acomode a erva em uma das laterais. Coloque uma dose de água cuidadosamente para fixar a erva na lateral, em seguida deixe a cuia repousando por alguns segundos até facilitar o processo de fixação. Depois, é hora de colocar a bomba, mas antes de acomodá-la, cubra o bucal com o polegar, isso vai evitar o entupimento. Verifique se a água está na temperatura adequada, sirva com cuidado e bom chimarrão. E ao acomodar a erva mate em uma das laterais, você pode usar a criatividade e abusar do modelo de “morrinho” com a erva, se alto, reto ou com algum artístico diferente.
──────────────────
Não tem coisa mais sulista que um chimarrão não é mesmo? Caso nunca tenha experimentado, tente fazer um em casa com essa receitinha e diga pra gente o que achou no nosso grupo do Discord!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Culinária: Rio Grande do Sul
No terceiro e último post sobre a deliciosa culinária sulista, estaremos falando sobre o Rio Grande do Sul. Seus pratos típicos possuem forte influência dos: italianos, que chegaram no estado após 1875, trazendo sua polenta, galeto, massas e etc; e dos alemães que chegaram após 1824, ocuparam as áreas rurais, depois fundaram colônias e começaram a produzir queijo colonial, doces, pães, joelho de porco cozido, etc. Diante disso, entre seus pratos típicos podemos citar: Quibebe; Pirão de abóbora; Rabada gaúcha; Puchero, que é uma sopa com vegetais e carnes bovinas ou linguiça; Sagu, uma sobremesa feita com goma de mandioca. Porém no quesito culinária os pratos e bebidas que se destacam são:
Chimarrão
O maior símbolo da cultura do Rio Grande do Sul, ele é consumido diariamente em diversos lugares e possui uma festa temática chamada de Festa Nacional do Chimarrão. É um chá de erva-mate quente que é colocado na cuia e consumido entre familiares e amigos. Possui raízes indígenas, mas foi aprimorado pelos espanhóis. A erva em si teve seu consumo iniciado em Assunção, no Paraguai para curar a ressaca dos soldados, mas a forma de consumo possui modos diferenciados entre os lugares.
Tumblr media
Churrasco Gaúcho
O prato mais conhecido, possui influência espanhola, portuguesa e indígena e possui seus detalhes no preparamento que o torna delicioso. O gado foi levado a região na época da colonização e aos poucos surgiu a ideia de assá-la no fogo de chão e desde então vem se adaptando e melhorando para se tornar o que conhecemos hoje. 
Tumblr media
Arroz Carreteiro
Um prato bem característico, feito com carne de charque, muito consumido no Rio Grande do Sul. A origem se dá através dos mercadores que andavam em carretas e consumiam a carne de cheque pela facilidade com a quantidade de viagens. Mas mesmo após que as viagens não aconteciam mais a carretas, o prato continuou a ser consumido pela popularização de tal, inclusive tendo sido levado a outras regiões onde adquiriu outro nome, como Maria Isabel.
Tumblr media
──────────────────
Parecem uma ótima comida pra um dia de domingo não é mesmo? Chega a dar água na boca!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
CONHEÇA: Curitiba - Paraná
A famosa cidade do estado do Paraná, Curitiba, é cheia de jardins e parques e construções  que com certeza valem a sua atenção, quer dar uma olhada?
JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA: Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. É em uma trilha de 200 metros de extensão no Jardim Botânico de Curitiba, em que o visitante percorre de olhos vendados conhecendo com os sentidos restantes plantas e algumas paisagens naturais. No Jardim das Sensações dá pra ver as plantas com as mãos, sentir o chão com os pés, ouvir a voz do vento e da cascata, aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra. Tem semente, galho, sino que toca e anuncia a beleza da vida.
Tumblr media
MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO POLONESA: Localizado no Bosque do Papa, uma área verde de 46 mil m2, no Centro Cívico, o Memorial Polonês é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa. As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições. O Memorial oferece o contato com as tradições dos imigrantes poloneses – sua arte, suas crenças, seus hábitos. Durante o ano são realizadas várias festas típicas como a “Swieconka” (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia, o aniversário da visita do Papa a Curitiba, em julho, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, em agosto, e o Natal polonês, em dezembro.
Tumblr media
BOSQUE ALEMÃO: O bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs, são 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.  Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil , a Torre dos Filósofos,mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.
Tumblr media
MUSEU OSCAR NIEMEYER: O Museu, conhecido como MON, possui aproximadamente 35 mil m² de área contruída e 17 mil m² de área expositiva, considerada a maior da América Latina. Composto por mais de três mil peças, o acervo do museu guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Ianelli, Caribé e Oscar Niemeyer, responsável pela arquitetura do anexo.
Tumblr media
──────────────────
E pensar que vários parques ainda ficaram de fora, bom, acho que você terá que visitar essa linda cidade pra conhecer né?
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Recomendação de Lugar de Encontro
Quer nos encontrar em uma das melhores épocas em Gramado? O Festival de Gramado é um festival de cinema do Brasil, realizado anualmente no Palácio dos Festivais, no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. Desde a sua 20ª edição, em 1992, inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina - donde sua designação oficial, "Festival de Cinema Brasileiro e Latino". Acontecem do dia 14 de agosto até o dia 22 de agosto, agregando diversos filmes com uma programação incrível!!!
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
CONHEÇA: Gramado - Rio Grande do Sul
Como uma das cidades mais visitadas do Sul temos Gramado! Com sua aparência montanhosa combinada com o toque alemão, a cidade é como um verdadeiro pedacinho da Europa no Brasil, e aqui estão alguns dos diversos pontos turísticos que você não pode perder:
MINI MUNDO: O Mini Mundo é uma das atrações mais visitadas de Gramado. Este incrível universo em miniatura, rico em detalhes e história vem sendo construído há 34 anos. Você vai encontrar obras feitas manualmente em escala 1:24, ou seja, 24 vezes menor do que o tamanho natural. Este é um passeio recomendado para toda a família, pois impressiona os adultos pela riqueza de detalhes e pelos cenários do mundo todo reproduzidos com extremo capricho, e desperta nas crianças a curiosidade e o desejo por muitas brincadeiras.
Tumblr media
CASCATA DO CARACOL: A Cascata do Caracol é uma das principais atrações naturais da Serra Gaúcha. Um passeio pelos Bondinhos Aéreos Parques da Serra permite ter a mais bela vista da cascata, além de ser por si só ser uma atração imperdível. Confira nesse post todas as informações para conhecer esses atrativos e tudo sobre o Parques da Serra em Canela. São 131 metros de queda da água do Arroio Caracol.
Tumblr media
O Lago Negro de Gramado possui uma natureza exuberante, um lago fundo de verde escuro onde é refletido os pinheiros que se misturam com os coloridos das hortênsias azuis no verão, e as azaleias no inverno. É indicado para momentos de relaxamento e reflexão, pois o clima e a paisagem semelhante da Europa, tem-se a nítida  sensação de paz. Aqueles que desejam não somente admirar o parque, mas especialmente incorporar a cultura gaúcha, sentar-se à beira do Lago Negro e apreciar um bom chimarrão, é um prazer inestimável. E aos que curtem uma caminha ou pedalada, o parque abriga trilhas entre pinheiros e flores, podendo sentir a suave brisa do vento contra o rosto e o doce perfume das flores.
Tumblr media
──────────────────
Parece que a paz do lugar se transmite até por imagens, não acham? Caso já tenha visitado e tenha alguma outra recomendação, diz pra gente lá no grupo do discord!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Festa Típica: Santa Catarina
No início da década de 90, a festa Ritorno Alle Origini foi criada na cidade de Urussanga com o objetivo de valorizar os costumes ligados à cultura italiana. As entidades da cidade se unem no Parque Municipal e se dedicam ao voluntariado. Um dos pontos fortes é a gastronomia diversificada. Com uma ‘pitada’ especial de filantropia, entidades, clubes de serviço e associações culturais oferecem aos visitantes quase 20 opções gastronômicas diferentes distribuídas em espaços diversos. Desta forma, o público que aprecia os pratos do evento colabora com causas sociais, culturais e educacionais.
Tumblr media Tumblr media
──────────────────
Quem não gostaria de visitar um lugar e receber duas culturas ao mesmo tempo? As festas sulistas são ótimas para isso e você não pode perder!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
CONHEÇA: Joinville - Santa Catarina
No norte de Santa Catarina encontramos Joinville, a cidade mais populosa do estado superando até a capital Florianópolis. Aqui iremos listar alguns pontos turísticos interessantes de visitar na cidade. Vamos lá?
ESTRADA/MIRANTE SERRA DONA FRANCISCA: A Estrada Dona Francisca oferece belas paisagens e um curto trecho de curvas sinuosas. Apesar de estar próxima à grande Joinville e a grande BR-101, a estrada leva o visitante para cenários bucólicos com casa enxaimel e alambiques de cachaça artesanal. Há várias coisas para se fazer lá, como visitar casas típicas alemãs e rurais, plantações de bananeira, passeios de charrete e cavalo, o mirante, observar o Castelo de Bugres, entre outras coisas.
Tumblr media
PARQUE ZOOBOTÂNICO: Este bonito parque é uma das maiores atrações e a grande área de lazer das famílias joinvillenses. Um lugar que reúne quem deseja fazer caminhadas, respirar ar puro e deixar as crianças correrem sem preocupações. Fora a interação com os animais e com o verde. Realmente uma visita que não deve ser perdida! O parque tem uma trilha toda demarcada onde pode-se passar por todos os pontos de interesse do Zoobotânico. Seguindo a trilha demarcada, que é toda calçada (sendo acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê), logo na direita da entrada está um parque infantil, com balanços, gangorras, escorregadores, entre outras opções para crianças até 10 anos.No Zoobotânico de Joinville encontram-se 172 animais,mas além dos animais mantidos em cativeiro, o parque conta com outra quantidade de animais que habitam o Morro da Boa Vista.
Tumblr media
ESTRADA BONITA: Como o próprio nome sugere, a região encanta por suas belezas naturais, pela gastronomia e pela preservação do local, formado por pequenas e bem cuidadas propriedades de moradores basicamente descendentes de alemães, comerciantes de produtos coloniais. No roteiro estão incluídos encantos de lazer, como lagos para pescaria, trilhas e riachos, além de hospedagem e locais para a realização de eventos. A Estrada Bonita é a referência do turismo rural de Joinville e região. Possui 5km de comprimento! Além de ter turismo rural, hospedagem no local e comidas típicas.
Tumblr media
──────────────────
Um contato muito próximo com o verde é o que encontramos aqui, e além disso, uma pequena curiosidade: Joinville é muto conhecido no mundo do ballet por ser o berço do Festival de Dança, e é o maior sonho de destino brasileiro de bailarinas que sonham em entrar na famosa Escola de Teatro Bolshoi, uma renomada escola internacional de ballet.
1 note · View note
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Curiosidade Histórica: Rio Grande do Sul
Tumblr media
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, a região onde está situado o estado do Rio Grande do Sul era habitada por índios guaranis, tapes e charruas. No início do século XVII, a região até então considerada “terra de ninguém”, começou a ser ocupada com a chegada dos padres jesuítas, que fundaram as Missões Jesuíticas pela região onde hoje estão situados os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná e os países, Paraguai e Argentina. As missões jesuíticas, nessa região, tinham como principal característica o grande número de índios guaranis convertidos por grupos pequenos de religiosos. Com o objetivo de garantir a alimentação dos índios convertidos, o Padre Jesuíta Cristóvão de Mendonça introduziu o gado nas missões em 1634. Em 1641, os bandeirantes expulsam os jesuítas da região. Na fuga dos jesuítas, grande parte do gado se espalhou pela região, virando selvagem (ou chimarrão, como se dizia na época), dando origem ao chamado gado “orelhano”. Um capítulo a parte na história do Rio Grande do Sul foi a Revolução Farroupilha, que teve início em 1835 e durou 10 anos. A Revolta dos Farrapos foi um movimento de imperialistas contra os gaúchos republicanos, causada por motivos econômicos, sociais, políticos e militares. As idéias iluministas, liberais, encantaram a elite rio-grandense, que sofria com os desmandos do poder imperial, que cobrava altos impostos e eram indiferentes as necessidades da região.
──────────────────
Por fim mas não menos importante apresentamos à vocês o último estado do Sul: Rio Grande do Sul. Além de ter uma interessante é o mais perto de neve que chegamos no Brasil. Dá vontade né? Então vem visitar com a gente!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Dicas de receita: Pirão de Peixe e Bijajica
Pirão de Caldo de Peixe
Tumblr media
Ingredientes:
300 g peixe (pintado/tambaqui) ou cabeças que sobram
250 g farinha de mandioca
2 tomates maduros picados
2 cebolas picadas
1/2 pimentao picado
3 tabletes de caldo de camarão
2 colheres de sopa de colorau
1 pimenta de cheiro picada
1 pimenta malagueta picada (opcional)
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
6 colheres de sopa de azeite de dende (ou azeite de oliva)
2 litros de água
Cheiro verde
Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes picados (exceto a farinha de mandioca e o cheiro verde) em uma panela de pressão. Quando começar a ferver deixar por aproximadamente 40 minutos. Após, coar o líquido em peneira fina passando uma colher para aproveitar ao máximo, descartando as sobras. Passar o caldo para outra panela e antes de ligar o fogo adicionar a farinha aos poucos, mexendo para não empelotar. Levar ao fogo sempre mexendo, após iniciar fervura deixar aproximadamente 10 a 15 minutos. Provar o sal, acrescentar o cheiro verde, caso queira o pirão mais duro acrescentar mais farinha aos poucos. Passar para uma travessa, colocar cheiro verde em cima.
Fica ótimo com arroz branco e peixe ensopado.
Bijajica
Tumblr media
Ingredientes:
2 ovos
1 pitada de sal
3 colheres de açúcar
polvilho doce até dar o ponto
Modo de preparo:
Misturar os ovos, o açúcar e o sal. Acrescentar um pouco de polvilho e mexer. Colocar mais polvilho e sovar bem, até ficar em ponto de rosca, se ver que passou colocar um pouquinho de leite só para dar ponto. Formar as roscas. Fritar em banha quente, em fogo baixo até ficarem douradas. Consumir imediatamente.
──────────────────
Aqui já temos uma refeição e uma sobremesa pro seu dia bem catarinense! Caso façam alguma dessas receitas mostra o resultado lá no nosso grupo do Discord!
0 notes
viatcheparaosul-blog · 6 years ago
Text
Culinária: Santa Catarina
Continuando a série sobre a riqueza gastronômica do Sul, nesse post adentraremos sobre o estado de Santa Catarina, qual possui diversas comidas típicas feitas com frutos do mar. A influência portuguesa casou bem e o consumo de pratos como lagosta, camarão, ostras e mariscos são admirados. A influência alemã ao estado trouxe outros ingredientes às receitas, uma carne suína com sabor forte e a cerveja, mas não só esses ingredientes mas outros alimentos como o chucrute com vina, salsicha, além dos deliciosos doces como tortas, cucas, folhado de maça, etc. Os italianos vieram com a lasanha, pão caseiro, galinha caipira, a polenta, o salame, o queijo colonial, a sopa de agnolini, etc. Os imigrantes poloneses, ucranianos, húngaros e holandeses adicionaram pratos como sopa de batatas com leite, torta salgada de requeijão, pastéis de batata e requeijão. Devido às técnicas trazidas pelos holandeses em processamento de laticínios pode-se encontrar também em Treze Tílias, os famosos chocolates caseiros.
Marreco com repolho roxo
De origem alemã, é um prato muito popular no estado, possuindo até a Festa Nacional do Marreco no município de Brusque. Geralmente o marreco é mergulhado por temperos e vinho branco e permanece um período em descanso, depois é levado para cozinhar. Em seguida assado até dourar. Servido com repolho refogado com maçã.
Tumblr media
Bijajica
Popular principalmente nas regiões litorâneas e serranas, tendo sua maior produção em Lages sendo bem com É um saboroso doce típico de Santa Catarina, qual é feito com polvilho azedo, ovos, açúcar e sal.
Tumblr media
Frutos do Mar
Diversos pratos levam frutos do mar como estrelas principais da produção, dentre os mais famosos estão: pirão de peixe; caldo de camarão; e ostra. Florianópolis possui a maior produtora de moluscos no país.
Tumblr media
──────────────────
Poxa, tudo aqui parece uma DELÍCIA! Também ficou com vontade de experimentar? Então vem com a gente visitar esse paraíso gastronômico que é Santa Catarina!
0 notes