writingaboutall-blog
writingaboutall-blog
Resumindo aos poucos
22 posts
Este blog tem como objetivo apresentar uma sequência didática para ajudar alunos do Ensino Médio, a análisar e a escrever um bom resumo, sabendo caracterizá-lo e escrevê-lo com eficiência. Iremos apresentar as propostas: Modulo 1. Modulo 2 e Modulo N, para que o aprendizado obtenha mais êxito.
Don't wanna be here? Send us removal request.
writingaboutall-blog · 7 years ago
Text
Como Eu Era Antes de Você
Da autoria de Jojo Notes, a personagem Louisa Clark é uma jovem de 26 anos, que ainda mora com os pais, a irmã, o sobrinho e o avô doente. Namora Patrick, que está mais preocupado com as calorias que perde enquanto dorme do que com ela e trabalha em um café de sua pequena cidade.
Acostumada com essa vida, Lou, como ela é chamada pelos amigos, não tem muitas ambições, está conformada com a vida que leva e não deseja nada além do que tem. O que Lou não sabe é que o café em que ela trabalha irá fechar, a deixando sem emprego, assim como seu pai, o que levará a família a viver momentos difíceis e fazer com que ela aceite um emprego improvável: cuidadora e acompanhante de deficiente físico.
Aos 35 anos, Will Traynor achava que ainda seria um CEO brilhante, estaria cada vez mais rico, bem sucedido e fazendo suas atividades esportivas,  talvez até estivesse em um relacionamento com  Alicia, sua ex-namorada loira, rica linda, mas as coisas não aconteceram da forma que ela desejava e ele está preso em uma cadeira de rodas, depois de ter sido atropelado por uma moto. E isso o transformou em uma pessoa mal humorada e amargurada, até que sua mãe contrata Lou para lhe fazer companhia.
A princípio ele a odeia, mas aos poucos, a jovem falante e com um gosto peculiar para se vestir, começa a trazer de volta cor à vida de Will, que apesar de já ter decidido seu futuro, vai ter que lidar com Lou fazendo de tudo para que ele escolha viver.
Essa é uma história de família, escolhas e sofrimento, mas acima de tudo é uma história de de amor e sobre como esse sentimento é capaz de mudar a vida de duas pessoas para sempre.
Baseado neste resumo, responda estas questões:
 O que acontece com a personagem principal?
Por meio desta breve introdução, é possível compreender o sentido da obra? Se sim, irá lê-la?
 É possível perceber qual o assunto abordado pelo autor com base nesse resumo? Justifique sua resposta.
Autoria: Administradora e futura professora Daiane Fernanda S.
2 notes · View notes
writingaboutall-blog · 7 years ago
Text
Eles Não Usam Black-Tie
Gianfrancesco Guarnieri foi um italiano mas muito conhecido pelo povo brasileiro e inclusive, naturalizado. Ele é o inesquecível vô Orlando, da série infanto-juvenil "No Mundo da Lua", da Rede TV Cultura, e foi personagem em mais de 40 telenovelas, além de filmes e peças de teatro. O que muita gente desconhece, é que ele foi escritor dramaturgo, e escreveu entre outras, uma das peças de teatro mais bonitas da literatura brasileira: "Eles Não Usam Black-Tie". Esta peça já começa de forma bastante ácida pelo título, que faz referência ao cinema e ao teatro de ricos, onde todos vão vestidos de Black-Tie e os diálogos são muito pomposos. Esta peça não. Feita para os mais simples, inclusive cobrado na minha juventude quando eu tinha 14 para 15 anos, e eu li e aproveitei, ela tem seus melhores bônus na ideia central. Os dilemas de um jovem que descobre que será pai e faz parte de uma família extremamente pobre mas de um pai sindicalista, aguerrido e sonhador. Sim, o livro é um folhetim político de esquerda, defende greves e trata os donos de empresas como capitalistas chupadores de sangue, mas isso é uma excelente roupagem utilizada pelo Gianfrancesco, que já foi secretário de cultura de SP durante governo de Mario Covas. Vemos um primeiro ato muito festivo, com a família em extase pela novidade trazida por Maria tomar um peso difícil de aguentar no segundo ato, finalizado por uma névoa muito densa e um terceiro ato que é um soco no estômago, e nos deixa melancólicos. Vemos também personagens extremamente fortes e bem construídos. Romana é uma mulher poderosa, forte, grossa mas amorosa, brilhantemente representada pela rainha da dramaturgia brasileira Fernanda Montenegro na versão de cinema do livro nos anos 80. Otávio, um pai sonhador e sindicalista, puro de coração, é a balança que deixa a família equilibrada. Tião é o personagem central do livro, mas não dá para esquecer o grande Bráulio, muito menos a Rosa, a Terezinha, tantos outros personagens secundários mas marcantes. Cada um tem seu próprio sonho. A mãe quer uma família calma e protegida em seus braços, o pai quer a revolução socialista, o filho quer viver na "cidade" (Hoje os cariocas chamam de "asfalto"). Rosa sonha com um casamento melhor que o de seus pais, Braulio sonha com o poder na mão do povo e na igualdade. Cada qual tem seus sonhos, todos justos e honestos, mas as escolhas que cada um faz para chegar aos seus objetivos é o que faz a trama ser tão forte.
Autoria: Phelipe Guilherme Maciel
Referência
0 notes
writingaboutall-blog · 7 years ago
Text
O Poderoso Chefinho
Dirigido por Tom McGrath, a animação conta a história de Tim, um menino divertido, cheio de energia, uma imaginação extremamente fértil e que recebe a atenção de seus pais 24 horas por dia. Tim é aquele garotinho que imagina um mundo repleto de aventuras, ação, obstáculos, monstros e herois. O mais legal é que seus pais também embarcam nessa jornada não só para agradar o menino, mas para nos mostrar o verdadeiro laço que eles têm. Porém, tudo isso acaba com a chegada de um novo integrante na família. Mas não é qualquer integrante, é o novo irmãozinho de Tim, mais conhecido como Chefinho.
Chefinho não é qualquer bebê que diz “gugu-dadá”, enfia o pé na boca e come caca de nariz. Chefinho é inteligente, esperto e está ali para uma grande missão. Ele trabalha na Baby Corp, uma empresa que envia recém-nascidos para suas respectivas casas. Os menos aptos para ser o bebezinho da família são levados para trabalhar na empresa e garantir que tudo funcione corretamente. No entanto, a Baby Corp passa por uma grande crise, já que casais estão optando por cachorros ao invés de filhos. Assim, eles precisam averiguar a razão disso estar acontecendo e descobrir qual será o próximo cachorrinho que irá tomar o lugar dos bebês. A grande sacada é que Chefinho entra para a família certa, pois os pais de Tim trabalham na concorrência, a famosa Puppy Co, responsável pelo lançamento do cachorrinho mais fofo do mundo
Autoria
0 notes
writingaboutall-blog · 7 years ago
Text
O Código da Vinci
Livro escrito por Dam Brow, passa-se em Reino Unido e Escócia. O livro "O Código da Vinci" é intrigante, pois diverte, traz informações interessantes sobre Idade Média, vários quadros e a necessidade de ser curioso e saber ler signos. 
Um professor de simbologias míticas, Robert Langdon, percorre parte do Reino Unido e Paris, desvendando sinais e números, numa apoteose emotiva e racional quase deslumbrante.
Chega-se à conclusão que a estrela de Davi seria um símbolo marcante para o Graal. Dois triângulos sobrepostos. A lâmina e o cálice, dois termos que aparecem no poema de Jacks Saunière. A estrela com os dois triângulos seria a união do masculino e do feminino. O poema falava da antiga Rosslyn, uma antiga linha rosa, não na Escócia, necessariamente, mas talvez em Paris. Ao final, quando Langdon deixa a Escócia, volta à França, descobre a artimanha do poema, num estalo de sabedoria. A antiga linha rosa o levaria ao museu do Louvre. A gigantesca pirâmide invertida, quase em contato com outra, de noventa centímetros, presa ao solo, seria a representação do Graal. Dois triângulos, duas pirâmides. A busca do Graal, seria uma corrida para se chegar ao túmulo de Madalena. Um grande útero? A letra "v" de Vênus? Saunière, de fato, teria guardado bem seu segredo. O enredo termina com R. Langdon descobrindo a verdade: Que existe uma linhagem sagrada e que Jesus teve filhos com Maria Madalena, sua companheira Sofie Neveau e a descendente de cristo na terra.
Autoria: Matheus Kohler Moreschi
Referência
0 notes
writingaboutall-blog · 7 years ago
Text
O caçador de pipas
O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini, conta a história de Amir, um garoto Pashtun rico de Wazir Akbar Khan, distrito de Cabul, que é atormentado pela culpa de ter traído seu amigo de infância, Hassan, filho do empregado Hazara do seu pai, Ali. A história tem como cenário uma série de acontecimentos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão decorrente da invasão soviética, a massa de emigrantes refulgidos para o Paquistão e para os EUATaliban.  e a implantação do regime. Amir era um garoto problemático que cresceu num Afeganistão pré-guerra civil. Sua mãe morreu durante o seu parto, sua relação com seu pai, Baba, é formal demais e seu melhor amigo é Hassan, um garoto hazara de lábio leporino, filho do empregado da família, Ali. Amir não entendia o afeto que seu pai demonstrava ter por Hassan, afeto esse que resultou numa plástica, paga por Baba, para corrigir o defeito de nascença do garoto, quando este fez doze anos.Amir e Hassan eram insultados por Assef, um brigão de uma respeitada família afegã que se une aos talibãs após o domínio russo. Em um encontro turbulento com Assef, Hassan protege Amir de uma agressão, ameaçando atirar no olho esquerdo de Assef com um estilingue. Assef e seus capangas recuaram, prometento uma revanche a Hassan.O amigo de Amir é um dos destaques do anual campeonato de pipas, que marca o início do inverno em Cabul.Amir é um mestre na competição e Hassan é um talentoso caçador de pipas, alguém que apanha as pipas caídas para exibi-las como troféus.Em seus doze anos, Amir finalmente ganha a estima do seu pai por ter vencido a competição. Infelizmente, quando Hassan corre para apanhar a última pipa, ele encontra Assef. Amir vai a procura do seu amigo e acaba testemunhando Hassan sendo brutalmente violentado por Assef. Falta, a Amir, coragem para intervir e ele prefere manter seu conhecimento sobre o fato em segredo. No entanto, a culpa que ele passou a sentir perante à sua inatividade naquele momento, envenenava lentamente o seu relacionamento com Hassan.No seu aniversário de treze anos, Amir recebe diversos presentes do seu pai e dos amigos deste. Entretanto, um deles é particularmente especial: um carderno em branco que ganhara do amigo e sócio do seu pai, Rahim Khan, para que ele escrevesse suas histórias.Não podendo mais tolerar a presença de Hassan em sua casa, Amir prepara uma armadilha para seu amigo, escondendo dinheiro e um relógio de pulso sob o colchão de Hassan para incriminá-lo. Apesar de ser inocente, Hassan prefere confessar o roubo a complicar seu amigo. Ali se sente forçado a deixar a família, a qual serviu durante muitos anos, e se mudar para a remota Hazarajat, apesar dos protestos e lágrimas de Baba. Ainda que Amir nunca mais tivesse visto Hassan novamente, ele se vê constantemente atormentado por tê-lo traído.Em 1980, Amir e seu pai deixam o Afeganistão, vão para Peshawar, no Paquistão, e, em seguida, para os EUA, escapando do novo regime soviético.Em 1984, Amir e Baba estão morando em Fremont, Califórnia, EUA. Baba trabalha em um posto de gasolina e ganha um dinheiro extra vendendo sucatas em uma feira aos domingos, almejando pôr seu filho numa faculdade. Baba é diagnosticado com um câncer no pulmão. Amir conhece Soraya Taheri, com quem se casa mais tarde. Eles têm um casamento tradicional. Soraya se muda para a casa de Amir e cuida de Baba até ele morrer.Os anos se passam. Amir embarca em uma bem-sucedida carreira como romancista. Ele e Soraya não podem ter filhos e relutam em adotar uma criança.Em 2001, quinze anos depois da morte de Baba, Amir recebe um telefonema de Rahim Khan, que vivia em Peshawar. Amir viaja para o Paquistão para encontrá-lo. Rahim revela a Amir tudo o que aconteceu no Afeganistão depois da guerra civil.Rahim se mudou para o antigo casarão de Baba, levando consigo Hassan, a mulher e o filho de Hassan, Sohrab. Dez anos depois, ele deixa Cabul e vai para o Paquistão. Hassan e sua mulher foram assassinados por um soldado taliban. Seu filho foi levado para um orfanato.Rahim Khan pede a Amir que ele retorne ao Afeganistão para resgatar Sohrab. Para persuadi-lo, Rahim revela um segredo de família: Ali era estéril e Baba era o verdadeiro pai de Hassan, fazendo com que Amir e Hassan fossem meio-irmãos e Sohrab fosse meio-sobrinho de Amir.Após relutar muito, Amir retorna a uma Cabul controlada pelo Taliban para procurar por seu sobrinho. Ele localiza o orfanato e é informado que o garoto fora levado por um oficial Taliban, que o usa como escravo sexual. Amir acha o oficial e pergunta por Sohrab, no entanto, o oficial é Assef. Eles brigam na frente do garoto e, se não fosse Sohrab ameaçando atirar no olho esquerdo de Assef com um estinligue e cumprido sua ameaça, Amir teria morrido.Amir e Sohrab fogem para o Paquistão, onde ele decide adotar o garoto, mas encontra a oposição das autoridades americanas locais. Amir conta a Sohrab que talvez tenha de colocá-lo em um orfanato temporariamente. Com medo de receber o mesmo tratamento cruel que recebera no Afeganistão, Sohrab tenta o suicídio ao cortar seus pulsos. Amir descobre Sohrab a tempo, quando corre para contá-lo que sua mulher, nos EUA, encontrou uma forma de levar o garoto para a América.O livro acaba com Amir e Sohrab de volta aos EUA. Sohrab está emocionalmente abalado e procura não falar. O dia de ano novo afegão é celebrado com uma competição de pipas, e Amir compra uma. Ele usa uma das antigas manhas de Hassan para derrubar uma pipa adversária. Nesse momento, um pequeno sorriso de Sohrab enche Amir de alegria: uma pipa voando foi o começo do descongelamento das emoções de Sohrab, e Amir, finalmente, se sente libertado da culpa que carregara consigo desde a infância.
Autoria: Fabíola Medéa
Referência 
0 notes
writingaboutall-blog · 7 years ago
Text
Um assassinato, um mistério e um casamento
A obra "Um Assassinato, um Mistério e um Casamento", do escritor americano Mark Twain, que foi descoberta por um advogado em 1995, depois de ter ficado durante 50 anos no anonimato em uma biblioteca dos Estados Unidos, chega agora ao Brasil em livro lançado pela editora Objetiva. Os originais de "Um Assassinato...", escrito em 1876, foi arrematado em um leilão, em 1945, por dois homens que foram impedidos pelos herdeiros do escritor de publicar a história. Com isso, a obra ficou guardada na biblioteca pública da Universidade de Búfalo até 1995, quando o advogado Patrick E. Martin a encontrou enquanto fazia uma pesquisa sobre o acervo do escritor.  O livro foi publicado nos Estados Unidos em junho passado pela revista "Atlantic Monthly". Twain havia feito um acordo com a revista, há 125 anos, para a publicação da obra como parte de um projeto. No projeto, Twain queria que diversos outros escritores criassem a sua própria versão da trama, e as versões só ficariam conhecidas quando fossem publicadas pela revista. Mas desse projeto, somente o livro do próprio Twain chegou a ser escrito. "Um Assassinato..." conta a história de John Cray, um fazendeiro de 55 anos que desiste de melhorar de vida às custas de seu próprio trabalho e resolve procurar uma mulher rica para se casar. A chegada de um novo morador ao seu vilarejo desencadeia uma série de acontecimentos de desfechos inusitados. Mark Twain nasceu na Flórida, em 1835, e foi autor de obras consagradas como "As Aventuras de Tom Sawyer", "O Príncipe e o Mendigo" e "Huckleberry Finn". Ele morreu em 1910, em Connecticut.
Autoria
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Uma noite em Curitiba
O livro conta a estória do professor Frederico Rennan e a paixão deste por uma atriz de cinema. A trajetória da estória, narrada pelo seu filho, revela surpreendente vida obscura de um homem respeitadíssimo em seu meio profissional. O filho, ex-drogado, desprestigiado pelo pai, pré-vestibulando, passa a ser um oculto observador das mudanças comportamentais do professor Rennan. Frederico Rennan é catedrático de História na Universidade do Paraná. Vive com sua mulher Margarida, seu filho, num razoável apartamento em Curitiba. Dos conflitos familiares, há a filha Lucila, espécie de "ovelha negra" que havia fugido de casa, voltara com um filho e pouco tempo depois retomou a estrada, sem notícias, avisos ou similares. Desapareceu. O filho, com alguma dependência de drogas, tinha ainda contra si, um acidente automobilístico, que o levara ao hospital e lhe deixara, como recordação, uma placa de metal no cérebro. Mas, para o professor, estes "acidentes" nunca o afetaram. Sua vida estava acima dos dissabores. O livro começa revelando as cartas do professor para a atriz Sara Denovan, convidando-a para um ciclo de palestras sobre literatura brasileira. Sara foi a estrela dos filmes "Senhora" e "Minas de Prata". O professor, respeitosamente, deseja, para o brilho do ciclo, a presença ilustre da atriz. Aos poucos, as cartas de confirmação, reserva, etc., são freqüentes e permutadas com telefonemas a cobrar, feitos à noite, para a residência do professor. As cartas são expostas na obra, uma a uma, num total de vinte. As cartas vão revelando uma outra ligação do professor com a Sara. Chega o ciclo e explode a paixão de Rennan por Sara. Os dias do ciclo curitibano, são de paixões, descontroles, noites de insônia e juvenis rejuvenecimentos. Acresce a isso, o resgate de uma ligação de mais de vinte entre o professor e Sara. Haviam convivido, na época da ditadura militar, ela como Maria, ele como ativista de um aparelho revolucionário. Em cima disso, uma verdade mais sinistra, computa-se um assassinato praticado pelo Professor e Sara, numa passeata, matando um fotógrafo. As revelações e as paixões se sucederão pelas cartas e se encaminham para o epílogo. O Professor requer a aposentadoria e desaparece. Nenhuma notícia. Margarida e o filho não tem explicações, exceto pelo conhecimento que este tinha das relações do pai. Seu desaparecimento e sua posterior localização numa publicação com foto, ao lado de Sara, em São Paulo. Desapareceu e foi viver com Sara. Margarida resiste, busca soluções e a filha Lucila retorna, para, pouco depois, ir embora. Algum tempo depois a notícia do suicídio do professor, atirando-se de um edifício em São Paulo. A companheira seguira para a Europa, após, breve ligação com o historiador. O filho e a namorada Fernanda, resolvem publicar as cartas e a história. O principal motivo foi o financeiro. A obra poderia custear parte da vida deles. O livro, assim colocado, mostra o lado obscuro e fascinante do personagem.
Autoria: Lívio Leonni Silva de Carvalho
Referência
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Sequência didática – Produção final
Após a entrega das atividades, os professores concluíram que as aulas sobre resumo tiveram um bom resultado, pois mais da metade dos alunos das classes de 1, 2 e 3 ano do Médio, conseguiram realizar as atividades com sucesso, o restante dos alunos que tiveram um pouco mais de dificuldade para realizar a produção textual, e certos problemas com a linguagem utilizada no resumo, tiveram uma aula de revisão com os professores de Língua Portuguesa, para poder retirar as dúvidas que permaneceram.
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Livro - Hamlet, O príncipe da Dinamarca
Hamlet - O príncipe da Dinamarca é um clássico da literatura, uma  das maiores tragédias já escrita por William Shakespeare em 1609, conta a história do jovem príncipe Hamlet, recém-chegado de sua faculdade na Inglaterra, lamentando a morte súbita de seu pai também chamado de Hamlet. Desde sua morte, Gertrude, a rainha da Dinamarca e mãe de Hamlet, havia casando-se com o irmão do rei falecido, Claudio, que por sua vez tornou-se o novo rei. Hamlet está sofrendo pela morte do pai, e por muitos momentos mostra-se indignado e até mesmo revoltado com o novo casamento de sua mãe.
O príncipe atormentado recebe então uma informação dos guardas do castelo: o fantasma de seu pai estaria rondando o local durante a noite, procurando falar com o filho. Hamlet vai encontrar-se com o espectro, e houve de sua boca uma revelação terrível: o novo rei, tio de Hamlet, havia matado o irmão e casado com a cunhada. Não fica claro se a rainha sabia do assassinato ou não. O príncipe, revoltado, jura vingança. 
Mas Hamlet apenas rejeita e ofende Ofélia, incitando-a a “trancar-se em um convento”. Ele o príncipe chama uma trupe de atores para apresentar uma peça no castelo: aquele de um usurpador que envenena seu irmão e casa-se com sua cunhada. Quando a cena do assassinato é encenada, o rei revolta-se e deixa a sala, o que para Hamlet é a prova de sua culpa, após tal acontecido Hamlet discute violentamente com a rainha enquanto Polônio escuta tudo por trás da cortina – quando ele grita por ajuda, Hamlet acha que é o rei quem está escondido, e assassina o conselheiro. 
A mãe de Hamlet chama o filho aos seus aposentos, exigindo explicações pelo seu comportamento. No caminho, Hamlet flagra o rei Claudio rezando sozinho e considera concretizar sua vingança, mas desiste por medo que o rei vá direto para o céu por morrer durante a reza. Hamlet discute violentamente com a rainha enquanto Polônio escuta tudo por trás da cortina – quando ele grita por ajuda, Hamlet acha que é o rei quem está escondido, e assassina o conselheiro. 
E após vários ocorridos, chegamos ao clímax da história, em que Laertes e Hamlet vão duelar. O rei acredita que Laertes derrotará Hamlet facilmente, mas por via das dúvidas traz uma “garantia”: um cálice de vinho envenenado, para oferecer ao príncipe. Contudo, a rainha decide brindar à saúde de seu filho, bebendo o veneno. Hamlet também é envenenado pela lâmina de Laertes, mas antes de morrer fere seu rival com a mesma espada envenenada. Fazendo as pazes com o príncipe, Laertes revela as tramas assassinas do rei Claudio, a quem Hamlet obriga que beba do vinho envenenado e por fim O castelo é invadido por Fortinbras, o príncipe da Noruega, que fica chocado com toda aquela destruição. Resta a Horácio, amigo de Hamlet que sobreviveu à tragédia, narrar a história de Hamlet.
Autoria: Administrador e futuro professor José Gabriel de Paula Silva
A seguir, responda algumas perguntas para maior análise do resumo:
a. A partir deste breve resumo, foi possível identificar o maior sentimento sobre esta obra?
b. Quais os aspectos mais importantes e relevantes é possível destacar sobre a tragédia?
c. Por meio desta breve introdução, é possível compreender o sentido da obra? Se sim, irá lê-la?
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Livro - A Cidade do Sol
A cidade do sol é um livro escrito pelo escritor afegão, Khaled Hosseini, autor muito conhecido por sua primeira publicação, O caçador de pipas. Foi lançado no Brasil em 2007, pela Editora Nova Fronteira. O livro conta a história de duas mulheres que compartilham muitas diferenças, mas que vão acabar se encontrando em meio à guerra e os conflitos que surgem dessa tragédia.
Mariam é uma mulher de 33 anos que foi dada em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos, após a morte de sua mãe, quando ela era apenas uma menina.
Laila é uma jovem de 14 anos, muito inteligente e sonhadora, acredita na liberdade da intolerância, sonha com seu amigo, Tariq e com uma vida que vai além de casamentos arranjados.
Mariam foi criada para servir seu marido e dar-lhe filhos.
Laila foi criada por um pai que lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser”.
Em meio ao caos, aos desencontros e desesperanças, elas acabam tendo seus caminhos unidos e precisando aprender a superar suas diferenças e a lutar pela preservação de suas vidas e de seus sonhos, mesmo que, ás vezes, alcançar seus sonhos pareça tão improvável e sobreviver se torne cada vez mais difícil. Mariam e Laila são protagonistas de uma história que parece ter seu destino traçado desde as primeiras linhas, mas a força, a coragem e a perseverança delas faz com que seja possível acreditar em um final feliz e na felicidade de ambas.
Autoria: Administradora e professora Dâmaris Débora Teixeira
A seguir, responta as perguntas para melhor análise do resumo:
1- A partir desse resumo você sentiu vontade de ler esse livro?
2- É possível perceber qual o assunto abordado pelo autor com base nesse resumo? Justifique sua resposta.
3- De acordo um estudo realizado pela fundação Thomson Reuters, o Afeganistão é o país mais perigoso para as mulheres no mundo, ocupando o topo dessa lista principalmente em decorrência da violência praticada contra o sexo feminino no país. Khaled Hosseini, o autor do livro, nasceu e viveu no Afeganistão até os 17 anos de idade, você acredita que essa vivência do autor foi fundamental para que ele criasse uma história protagonizada por duas mulheres e ambientada em um país conhecido justamente pela violência contra a mulher? Justifique sua resposta.
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Livro - A Cabana
A Cabana é um livro do canadense William P. Young, lançado em 2007 e desde então já vendeu dois milhões de exemplares.
Publicado nos Estados Unidos por uma editora não tão conhecida, A cabana se revelou um livro raro que, a partir do entusiasmo e da indicação dos leitores, se tornou um fenômeno, atingindo um grande público.
A história triste e muito tocante a partir de uma viagem de fim de semana, onde a filha mais nova de Mack Allen Phillips é capturada e algumas evidências de que ela foi cruelmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Depois quatro anos vivendo uma tristeza infindável causada pelo sentimento de culpa e pela saudade da filha, Mack recebe um bilhete suspeito, provavelmente escrito por Deus, convidando-o para retornar à cabana onde aconteceu a trágica morte de sua filha.
Apesar de parecer duvidoso, ele vai ao local do crime em uma tarde de inverno e entra passo a passo no cenário da morte da menina, seu mais terrível pesadelo. Porém, o que ele encontra, muda o seu destino e sua vida para sempre.
Em um mundo tão difícil e repleto de injustiças, A cabana nos traz um questionamento atemporal: “Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?”
As respostas que o pai de Missy, Mack, encontra, são surpreendentes e podem transformar a vida das pessoas que leem de forma tão intensa quanto transformou a vida dele.
Autoria: Administradora e futura professora Maria Luíza Ostrovski Simonatto
A seguir, responta as perguntas para melhor análise do resumo:
a. Sobre o que se trata este livro?
b. É possível perceber qual é o gênero literário deste livro?
c. A partir desta leitura, você sentiu-se mais atraído a ler este livro?
d. Se acaso você já leu este livro, faça um pequeno texto contando qual é sua parte favorita dele.
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Filme – Simplesmente Acontece
Simplesmente Acontece, filme baseado no livro de Cecelia Ahern (Love, Rosie), de 2004, estreou nos cinemas em 2014, adaptação feita por Christian Ditter, conta a história de Rosie e Alex, que cresceram juntos em Londres, compartilhando entre si, as melhores experiências de duas vidas, mas o sentimento de amizade entre os dois muda, depois da festa de aniversário de Rosie, onde algo inesperado acontece, e partir disto, a relação deles fica estranha, e acrescentando com a gravidez repentina de Rosie, que decide esconder de seu melhor amigo, e Alex ganhando uma bolsa de estudos nos EUA, faz com que eles tomem caminhos separados.
Sabendo que a consequência não sendo muito agradável, Rosie se casa com o pai da criança, e Alex se casa duas vezes, porém por mais que ambos tenham novos relacionamentos, não conseguem fugir do sentimento que ambos sentem um pelo outro, levando os dois a terem certeza que é impossível viverem longe um do outro.
Após anos separados, no último casamento de Alex, Rosie toma uma atitude e resolve dizer o que sente por ele, levando Alex reconsiderar seu novo relacionamento, e no final de tudo, ir atrás de Rosie, que conseguiu conquistar o seu mais desejado sonho, depois de anos de luta.
Autoria: Administradora e futura professora Nathaly Bueno de Goes
A seguir, responta as perguntas para melhor análise do resumo:
1. Qual é o gênero deste resumo? 2. Segundo este resumo, qual era a relação entre Rosie e Alex? 3. Após a leitura do texto, você se sente estimulado a ver este filme ou até mesmo ler o livro? 
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
De volta para o futuro – filme
O ano é 1985 e Marty McFly (Michael J. Fox) é um adolescente como outro qualquer. Sonha em viver de música e um dia ser um grande astro do rock, mas não consegue emplacar sua banda. Adora andar de skate pelas ruas de Hill Valley, ainda que o bendito não o ajude a chegar na hora ao colégio.
Tem uma bela namorada (Claudia Wells), com quem tem um relacionamento mal visto pela mãe (Lea Thompson), que enxerga na menina uma pessoa atirada demais. E percebe cada vez mais no pai (Crispin Glover) uma falta de coragem que não gostaria de carregar em si. Um jovem comum. Com uma pequena diferença, no entanto.
Marty tem um amigo bem mais velho que teve uma visão depois de levar uma pancada na cabeça há muitos anos: o capacitor de fluxo, uma geringonça que torna possível a viagem no tempo. Empregando toda a fortuna da família e trinta anos de sua vida, o doutor Emmet L. Brown (Christopher Lloyd) consegue realizar seu maior objetivo sob os olhos atônitos de Marty. Transformou um carro Delorean em uma máquina do tempo e pretende viajar para o passado e o futuro.
Neste dia, após mostrar a Marty como funcionava a máquina do tempo e antes de viajar para o futuro, um grupo de terroristas Líbios surge em uma perua para matar o Doutor por ter lhes passado a perna, não tendo construído a bomba que havia prometido a eles e ficado com o argônio para usar como combustível para o Delorean atingir os 1,21 gigawatts.
O Doutor foi então baleado antes de viajar para o futuro, e para não ter o mesmo destino, Marty escapa com o Delorean, e acaba acidentalmente no ano de 1955. Lá, o rapaz interfere no primeiro encontro de seus pais colocando em risco sua própria existência. Deste ponto em diante a missão de marty é fazer seus pais se apaixonarem e com a ajuda do Dr. Brown de 1955, voltar para seu tempo presente: 1985. Um filme que marcou a década de oitenta.
Autoria: Administradora e futura professora: Anna Carla Bordignon.
A seguir, responta as perguntas para melhor análise do resumo:
a) Sobre o que trata este texto, ou seja, qual a sua ideia principal?
b) Identifique no resumo os atores principais do filme.
c) Explique com suas palavras a trama do filme.
d) Você já assistiu ao filme? Se sua resposta for afirmativa, faça você mesmo um pequeno resumo do filme.
e) Com base neste resumo, sem considerar se você já assistiu o filme ou não, você se interessou em assisti-lo?
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Agora é sua vez!
Após as aulas, é possível ser feita uma análise e compreensão sobre o gênero apresentado: resumos, sendo assim, os professores de Língua Portuguesa trouxeram o seguinte desafio: Os alunos devem fazer uma produção de resumo, escolhendo seu filme/livro favorito e trazer pronto na próxima aula, e então na sala de aula, apresentarem o que foi escolhido, de acordo com as características do resumo.
Deixamos aqui alguns exemplos de resumos que os alunos poderão utilizar como base para a elaboração da atividade.
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Um passo a passo sobre como fazer um bom resumo:
                     I. O primeiro passo consiste em tomar consciência da totalidade do fato que será resumido, seja de um acontecimento, obra literária ou filme.
                    II. Depois é necessário destacar os pontos mais importantes, eliminando redundâncias e focando nos pontos chaves.
                   III. Para finalizar é necessário ler o resumo e encontrar todas as ideias principais do fato, lembrando que apesar de ser uma mostragem curta, precisa levar o interlocutor a compreender a totalidade do fato, de forma lógica e concisa.
Referência: SIGNIFICADOS. Significado de Resumo. Disponível em: https://www.significados.com.br/resumo/. Acesso em 4 out. 2017.
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Quais são as características para se fazer um bom resumo?
A seguir, apresentaremos características que ajudaram os alunos a poder produzir um bom resumo:
1.    Correção gramatical: Releia o seu resumo para ver se não existe nada de estranho na linguagem dele ou se existe algo fora do lugar que lhe pareça esquisito, reveja a ortografia, coerência e coesão.  
2.    Indicação de dados sobre o texto resumido: Não esqueça de colocar o autor e o título, são informações básicas de um resumo.
3.    Apresentação das ideias principais e a relação entre elas: Não deixe que seu resumo seja um amontoado de diversas ideais (não é sobre isso que ele se trata). Considere argumentos, justificativas, conclusões, teses. Uma das maneiras de estabelecer tais relações é o uso de conectivos ou organizadores textuais. Em língua portuguesa, há aqueles que indicam contraste de ideias, os que introduzem conclusões, causas, entre outras ideias.
4.    Menção ao autor do texto resumido: Não se esqueça que o resumo se trata de um texto sobre ou texto, é necessário que se estabeleça isso no texto. Sendo assim, é essencial colocar o nome do autor da obra original durante seu texto. Para isso, pode-se utilizar a substituição de termos por outros equivalentes. 
O que NÃO se deve aparecer em um resumo:
1.    Comentários pessoais, não utilize verbos como: eu acho, acredito eu que, penso, considero, imagino, etc.
2.    Não deixe seu texto sem coerência, se ele ficar confuso, o leitor não irá compreender a ideia central da obra original, afastando-o da vontade de procurar saber mais pela sua obra ou filme escolhido.
3.    Transcrições do texto original, não cite frases da obra.
Como avaliar se o seu resumo esta bom:
Após terminar, releia seu texto e procure responder três questões: 
a.    O resumo apresenta de maneira clara as informações básicas como o nome do autor original e o título da obra resumida?
b.    Ele esta escrito dentro da proposta pedida pelo seu professor(a)? 
c.    A linguagem e a ortografia dele está correta?
d.    As informações selecionadas são as mais relevantes? O leitor se interessaria por este livro/filme do qual você fez o resumo?
Referência: Conversa de Português. [Produção textual] Como fazer um bom resumo?. Disponível em http://conversadeportugues.com.br/2013/04/resumo/. Acesso em 04 de nov. 2017.
0 notes
writingaboutall-blog · 8 years ago
Text
Quais são os tipos de resumos que podemos escrever?
Todo texto acadêmico, em termos de padronização, é regido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). A NBR 6028/2003 diz que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas.
O Resumo informativo tem por finalidade deixar o leitor informado acerca dos principais pontos destacados no texto, proporcionando a ele a possibilidade de ter uma ideia geral do que se trata. A consulta ao texto original não é tão necessária assim. Essa modalidade de resumo é indicada para artigos científicos e artigos acadêmicos de forma geral.
O Resumo indicativo indica somente os pontos relevantes, principais do texto-base, descartando a possibilidade de apresentar dados de natureza qualitativa e quantitativa. Por essa razão, faz-se necessária a consulta ao texto original.
O Resumo crítico trata-se de uma análise com base no ponto de vista do emissor acerca das ideias contidas no texto original. Em virtude desse aspecto, juízos de valor são amplamente permitidos – o que lhe concede o nome, também, de resenha crítica.
Referência: Monografias Brasil Escola. Tipos de Resumo. Disponível em: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/tipos-resumo.htm. Acesso em 25. Out. 2017.
0 notes