Photo

A10: Cooptção
Nessa aula analisamos melhor sobre a cultura do rap
“ A cooptação é um sistema de organização pela qual uma associação qualquer de pessoas nomeia internamente os seus próprios membros, sem dependência de critérios externos.”
Cooptação → um organismo maior (cultura da mídia) que engloba um menor (como o rap)
Muits vezes esses rap´s têm utilizado a cultura da mídia para expressar sua visão sobre a sociedade americana contemporânea; ou seja a partir de uma arte eles demostram seus sentimentos, sua resistência a cultura de mídia pode reproduzir as lutas e os discursos sociais existente sim!
- A expressão cultural tem sempre sido uma maneira de resistir á opressão e de expressar experiencias de resistência e luta
Para Kellner ), dois exemplos de produção cultural podem ser entendidos como saídas que utilizam a própria cultura da mídia para expressar uma alternativa sobre a sociedade norte-americana contemporânea: os filmes de Spike Lee e rap; o cinema de Lee e o estilo rap, com suas estratégias estéticas, apresentam-se como formas múltiplas de linguagem, modos de ser e relações sociais. Nesse estudo de Kellner sobre a resistência da opressão racila, acab mostrando que as produções mais radicais do rap negro são as que mais vendem, e pelo seus estudos a maior parte de das compras são realizadas por adolescentes brancos do sexo masculino. Assim, a fato desse antogonismo o próprio Kellner propõem como possibilidade a cooptação do rap pela cultura do consumo
A partir do momento que a cooptação passa a contribuir para a cultura da mídia, passa a ter valor lucrativo.
Aplicação: Desde o começo de sua carreira ate hoje, Gabriela vem mudando diariamente para acompanhar as formas de integração dos seus fãs. Seu marido é um grande exemplo de uma cooptação, pois ele acabou ganhando muito nome e muita fama a partir do momento em que a musa fitness expos ele na mídia.
0 notes
Link
A9: Narrativas e Linguagens: Séries e Blogs
Séries→ produtos midiáticos
As séries vem tomando conta ultimamente de uma grande parte do diálogo do dia-a-dia, vem tomando espeço e poder das grandes redes sócias, “ocupando” “uma grande parte do tempo da sociedade.
A ansiedade da espera por novos episódios traz cada vez mais lucro para as empresas de séries, a expectativa vai crescendo assim como a fama/lucro de cada série.
Os Blogs de figuras midiáticas hoje me dia também vem ocupando uma grande parte do tempo da sociedade, que param seus afazeres para acompanhar a vida dessas grandes figuras. Eles são plataformas que a sociedade busca para compartilhar informações de si
Narrativas:
- do outro
- do eu
Linguagens Midiáticas:
- plataformas
-processos
-linguagens
Blog e outros:
- temáticos
- Narrativas do "eu" ( autobiográfico)
- Show do " eu'
Séries:
- produção -> consumo
emissor recptor
- quantidade x qualidade
A ideia principal dessa aula foi analisarmos que as linguagens que trazem narrativas contemporâneas, sendo todas as histórias verdade ou mentira são consideradas narrativas
Estamos mais acostumados com a narrativa do outro; do que a narrativa do próprio eu; é mais fácil julgar/falar dos outros do que si mesmo
Aplicação: Logo no começo de sua fama, Gabriela Pugliesi criou seu blog “ http://gabrielapugliesi.com/´nele e seu canal no youtube https://www.youtube.com/channel/UCpk58NDdaKdX0QiiA2e79tg neles, a musa fitness posta tudo sobre seu dia-a-dia, dietas, treinos, festas, roupas, decorações... Seus fãs esperam com expectativa cada novidade que ela coloca no seu blog, assim como esperariam um episódio de uma série.
0 notes
Photo

A8: Estrategiá Midiática X Estrategiá Mercadológica
estratégias midiáticas → comunicação
estratégias mercadológicas → marketing
publicidade → estratégias midiáticas para atingir objetivos
produto midiático → ( um produto é controlado; não controlo o que consomem, controlo o que produzo)
Publicidade → estratégias midiáticas para atingir objetivos mercadológicos.
Aplicação: A Gabriela Pugliesi utiliza/utilizam do poder midiático em suas redes sociais para fazer propaganda de produtos que muitas vezes ela nem tem o consumo ou nem utiliza. Como grande influenciadora, as empresas/marcas á procuram para fazer propaganda de seus produtos trazendo procura e lucro para eles, e para ela trazendo mais dinheiro/patrocínio.
Com sua grande atuação no mercado, a musa fitness decidiu abrir seu próprio negocio. Investiu em um restaurante de comida fitness, mais conhecido como “ Tapiocaria da Gabi” localizado no shopping Cidade Jardim da grande São Paulo; desde de sua abertura o local tem feito muito sucesso.
0 notes
Photo

A7: Celebridade midiáticas
Celebridade: figura notória, famosa, celebrada, falada...
Cultura de Celebridades: Matriz identitária legitimada pela cultura de mídia
Atualmente ser uma celebridade, não e mais ser reconhecida pelo seu trabalho sim pelo seu nome. Tempo da celebridade (não tem dor, não precisa de atos heróicos ou morrer para ter reconhecimento, ideia de curtir a vida). Estas servem de inspiração para seus fãs, e estão a todo momento tentando tentando inserção e conquista no mercado, tentando conquistar o máximo numero de pessoas.
Os traços identitários estão em frequente mudanças pelo simples fato da sociedade ser totalmente liquida, movida pelo novo. Essas mudanças são chamadas de nomadismos identitário, a mudança para conquistar novos.
Aplicação: Sem duvidas, podemos caracterizar Gabriela Pugliesi como uma matriz identitária, que esta em constante mudança para mante sua imagem e agradar seus fãs, com seus videos de treinos, Gabriela tenta e consegue ganhar boa parte de seu publico. Com tamanha influencia sobre seu publico, o mercado/marcas procuram Gabriela com a intenção da musa ser fitness ser a musa inspiradora de suas marcas, chamando e ganhando publico, sendo a verdadeira “ Garota Propaganda “
0 notes
Photo

+A6: Cultura de Mídia
Sociedade do espetáculo:
O poder que as imagens exercem na sociedade contemporânea;
Sociedade do espetáculo, se não for espetáculo, não tem audiência
Conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens.
Fase específica da sociedade capitalista, quando há uma interdependência entre o processo de acúmulo de capital e o processo de acúmulo de imagens
Um conjunto de processos comunicacionais, para recepcionar a emissão de vários grupos
CULTURA DE MÍDIA
Mídia: Nada mais é que um coletivo comunicacional do contemporâneo que congrega diferentes formas e meios de comunicação. Seria uma junção entre a cultura+ a mídia com diferentes linguagens que se misturam, em diversos meios de se integrar. Seria uma forma ed cultura comercial, onde seus produtos são as mercadorias
Cultra +Mídia = setor mais lucrativo da economia, com grade dominância na sociedade, demostrando o poder que cada pessoa detêm sobre ela na sociedade
“a própria mídia dá recursos que os indivíduos podem acatar ou rejeitar na formação de sua identidade em oposição aos modelos dominantes.” (douglas kellner)
A cultura da mídia é uma cultura high-tech que explora a tecnologia mais avançada.
Aplicação: Atualmente, na nossa sociedade de mídia tão intensa, os próprios artistas buscam dar ao público aquilo que eles querem ver ou que sabem que vai dar audiência, mesmo que não seja a favor dele, ou seja muitas coisas que a Gabriela Pugliesi posta em sua rede social, muitas vezes são para trair publico, likes, seguidores para manter sua aparência e sua fama e principalmente seu nome em alta na cabeça de todas as pessoas que gostam ou não da sua pessoa.
Na sociedade de espetáculo, e importante sempre estar em alta, ter seu nome em um dos mais falados, seja algo bom ou ruim ;o que realmente importa é estar sendo rodado na boca dos outros. Por isso há a existência dos “ haters” aqueles que não concordam com perfil da Gabriela Pugliesi de corpo perfeito, ou inatingível por isso eles criticam a sua imagem. Infelizmente a cultura de mídia atual dita um corpo perfeito, que esteja dentro do padrão da famosa “magreza”, isso indigna mais ainda os haters e estimulam o seu crescimento.
De uns anos pra cá, o numero de youtubers cresceu de uma maneira grandioso, e vendo esse sucesso dessas pessoas que aderiram a plataforma CANAL no youtube, a Musa fitness, decidiu abrir um canal nessa rede social chamando “ VENDI MEU SOFÁ” , falando mais a fundo sobre sua vida/projetos pessoal. Hoje o canal se viabilizou, e esta com mais de 535 mil inscritos.
0 notes
Photo

A4 E A5: INTRODUÇÃO A CULTURA DE MÍDIA
Vivemos na era da imagem, a todo momento somos bombardeados por estímulos visuais atraentes.
A beleza é a principal arma utilizada pela cultura da mídia, que esta é aquela que podemos encontrar em revistas, sites, blog, tv, telenovelas, seriados e programas sobre a vida dos famosos, mostram e convidam para um modelo de vida perfeito. A cultura da mídia rompe barrearas geográficas e chega a todos os pontos do planeta, demostrando total perfeição.
“O sistema cultura a toda hora é alimentado pela mídia”
“cultura é um sistema vivo que sobrevive do trânsito do fluxo de sentido"
“ a cultura atual viro um mapa de registro “
Cultura de Códigos
“código é um sistema de regras, de vinculações entre signos. Há tres tipos de códigos que podem ser ativados:
- primários – biológico -> à são capazes de nos deixar na angústia
- secundários – linguagem -> do não saber
- terciários – semiótica (teoria) da cultura -> exclusivo do ser humano
O ser humano não suportaria o dia-a-dia de um animal preocupado com o agora, ele tem a angústia do desconhecido do futuro, e essa angústria nos levou a criar a cultura. A partir dessa cultura surgiu então a tão conhecida cultura de mídia
Quem determina os valores das coisas atualmente e são os principais na formação de cultura no mundo -> mídia ( consumo de ideias)
cultura da mídia como um trânsito de signos
- Tripé da mídia:
1:plataformas
2: processos comunicacionais
3: diferente linguagens/sentidos
A cultura e tão poderosa que tem o poder de interferir em todas as esferas; biológica; linguagem e a da própria cultura
Aplicação: A cultura de mídia é tão efêmera, que em pouco tempo some, por isso as pessoas famosas tendem sempre a se renovar, para que não ocorra desinteresse e assim serem “esquecidas”. Quando elevadas/seguidas pela sociedade essas figuras midiáticas, detêm de um grande poder do mercado populacional; Acabam sendo muitas vezes usadas por muitas empresas para chama atenção ou promover a venda de um determinado produto, pelo simples fato de terem uma grande influencia em seus pequenos e as vezes poucos diálogos. Assim a própria figura midiática acaba se tornando uma mera mercadoria.
Como Gabriela Pugliesi, que dispõe de um grande número de seguidores em suas redes socias, que a todo momentos e vista e seguida por todos. Ela é de grande importância para muitas pessoas e industrias, que desejam ter o corpo/vida perfeita que ela demostrar atrás das mídias sociais.
“ as redes sociais tem uma capacidade enorme e rápida de dispersão “
0 notes
Photo

A3: INDÚSTRIA CULTURAL DE HOJE
Before Revolução Burguesa Modernidade Hoje
cultura erudita 1. Aristocracia 1.cultura de massa 1.Cultura
cultura popular 2. Burguesia nasce de um desejo de mídia
3. Camponeses burguês
A industria cultural nada mais é situação da arte na sociedade capitalista industrial. Relacionando-se com o mundo globalizado, as mídias e tecnologia atual .
Uma das armadilha no estudo contemporâneo da indústria cultural está na facilidade de adotar uma postura moralizante que resulta do impulso, advindo da visão crítica para a lamentação a respeito do valor ou da qualidade dos produtos culturais de massa. Ou seja seria mais um lamento do gosto do outros
Assim essa industria cultural, trouxe para os dias de hoje uma banalização da cultura, onde esta passou a ser consumida por toda a massa; o famoso KITCH: adaptação de um produto original, onde este popssa a ser consumido por outro publico. Ocorreu assim uma mistura de culturas, ocasionando uma mistura de culturas.
Aplicação: A cultura industrial, pode muito bem ser classificado como uma cultura de excesso, cujo o qual nunca esta satisfeito com o que tem. Gabriela Pugliesi muito ativa em sua rede social, mostra as seus fãs diariamente seu corpo, que na sociedade atual é visto como um corpo/padrão de beleza perfeito. O que muitos não enxergam é que vem atrás de todas as mídias digitais, que são as imperfeições e as dificuldades, que são ocultadas pelo tamanho deslumbramento artificial das pessoas.
0 notes
Photo

A2: COMUNICAÇÃO DE MASSA
A cultura de massa é consequência da produção. Porem o uso tão intenso da produção de massa nos levou a uma vida totalmente massificada. Ou seja, ela acaba sendo classificada então como um modo de vida industrial, sem dialogo, apenas com um público homogêneo
Para essa aulas, abordamos 2 subtemas muito interessante a respeito da cultura de massa; Mc Luhan e a teoria funcionalista
Mc Luhan, tem sua teoria formada que o meio é a mensagem; o meio é qualquer extensão de nos mesmo, considerando a tecnologia como uma prótese que a toda hora muda nosso pensamento sobre o mundo
Funcionalismo, tem a ideia principal informar, não precisaria mudar o meio a mensagem é tão “forte” que esta passaria de qualquer forma. A teoria trouxe forma a ideia do EMISSOR-MEIO-RECEPTOR, dando foco total ao emissor. A sociedade é vista como um todo e não por parte
Ambas teoria estavam cada vez mais visando a comunicação em si, o que de fato é o mais importante quando lidamos com a massa.
Aplicação: Vemos que a figura midiática escolhida, Gabriela Pugliesi, não faz parte da comunicação de massa, devido ao fato de toda seu programa estar envolvido com as mídias sociais. O ato mais influenciador é o diálogo, o qual a digital influnce detêm bastante, a partir das suas plataformas digitais; Ou seja a mídia controla tudo e todos que ela quer, ela sabe bem como dialogar e atingir a determinado ponto que deseja
0 notes
Text
Aula 1
Cultura de massa nada mais é que um objetivo de atingir a massa popular a partir da comunicação de massa. É um sonho moderno, onde a tecnologia industrial nos levará a um modelo de vida industrializado
Cultura de mídia: usa como base a cultura de massa, porém, esta acaba sendo produzida para um determinado grupo especifico da massa, ela abrange mais de um estilo. É um sonho contemporâneo individual, onde cada um sonha o seu, pensa em si, só vê si! As pessoas simplesmente se veem sendo controladas pela mídia/consumo que detêm do poder de impor um mundo perfeito sem defeitos
Aplicação: A Gabriela Pugliesi faz parte da cultura de mídia pelo simples fato de influenciar milhares de pessoas que acompanham seu dia-a-dia nas redes socias, seus produtos, seu restaurante... Assim de uma certa maneira ela acaba se restringindo para um parte da população, não podendo ser considerada uma cultura de massa é sim uma cultura total de influencia de mídia
0 notes
Photo

A1: CULTURA DE MASSA E CULTURA MIDIÁTICA
CULTURA DE MASSA CULTURA MIDIÁTICA
modernidade 1. pós-modernidade
sociedade de produção 2. sociedade de consumo
sociedade discplinar 3. sociedade de controle
funcionalismo 4. mídia
industria cultural 5. cooptação
tecnologia industrial 6. tecnologia móvel/portátil
conhecimento industrial 7. conhecimento da vida
plataformas públicas radiofusão 8. plataformas oblíquas
identidades fixas 9. identidade fêmeras
objetivos socias comuns 10. sem objetivos
guerras 11. guerras midiáticas/terrorismo
repressão 12. opressão
0 notes