Tumgik
apsfonofmu · 2 years
Text
Como tratar as doenças mais observadas na Dentição Decídua?
Gengivite: No tratamento infantil é feito a limpeza dos dentes, retirando as placas para reverter o processo inflamatório. Esse procedimento é feito por um profissional.
Mau Hálito: A higiene bucal completa é de extrema importância. Escove os dentes corretamente, use o fio dental regularmente, faça a limpeza da língua, hidrate-se, reduza o consumo de carboidratos, alimentos gordurosos, laticínios. Leve a criança ao dentista regularmente e também um pediatra para avaliar outras possíveis causas.
Cárie: O tratamento pode sofrer variações dependendo da idade do seu pequeno e a gravidade. Caso a cárie esteja em estado inicial, ela pode ser revertida através do tratamento com flúor ou verniz fluoretado, além de uma alteração na dieta do seu pequeno. Lembrando que toda alteração na dieta é preciso ser acompanhada pelo pediatra e o dentista.
Caso os sintomas da cárie esteja mais avançado é necessário leve seu pequeno ao dentista o quando antes, caso não, ele poderá precisar de tratamentos de restauração e até mesmo perda do dentinho.
Macrodontia e Microdontia: A macrodontia (quando os dentes são maiores que o normal) acaba causando uma deformação dental pela falta de espaço para que os dentinhos se encaixem nos seus devidos lugares, causando o que chamamos de "dentes encavalados". Em alguns casos é necessário a extração de dentes e o uso de aparelhos ortodônticos para que os dentes possam se alinhar e evitar até mesmo deformação facial. Já a microdontia (quando os dentes são menores que o normal) pode causar espaçamento entre os dentes, causando problema no encaixe dos dentes, também gerando o desalinhamento. É indicado uso de aparelhos ortodônticos para fechar os espaços.
Tártaro: O tártaro no dente de leite é um problema igual ao dos dentes permanentes, por ser um material duro que fica aderido ao dente, a remoção é feita apenas por um dentista.
0 notes
apsfonofmu · 2 years
Text
Saúde Bucal
Uma dentição perfeita começa lá na primeira infância, tudo isso porque esse é o momento que a criança está aprendendo a desenvolver hábitos e com a instrução correta e desenvolvimento desse hábito que se prolongarão ao longo da vida, essa criança desenvolverá dentes fortes e saudáveis, e muito provavelmente adultos com dentição permanente saudável.
Por isso o papel dos pais ou responsável nessa fase é de extrema importância, é necessário ajudar os pequenos a cuidados dos dentinhos e criar um bom hábito no momento da escovação. Isso irá minimizar possíveis problemas como cáries desde cedo. Mas além desse hábito, é necessário que os pais proporcionam aos pequenos uma alimentação saudável e equilibrada, com uso reduzido de açúcar e amido.
Vamos conhecer algumas dicas para a saúde bucal dos pequenos?
É importante começar desde cedo.
Sabe aquele único dentinho na boca do seu filho? Ele precisa ser cuidado!
É importante, nesse momento, começar a desenvolver uma rotina de cuidados básicos: limpá-lo com escova bem macia ou até mesmo uma gaze.
Tumblr media
A medida que essa criança vai crescendo e outros dentinhos vão surgindo, é necessária uma escovação com escova adequada e produto adequado para a faixa etária da criança. Lembre-se que os dentinhos da criança não são os mesmos que do adulto, e merecem uma atenção especial.
Esse é o momento de estimular a criança na escovação pelo menos três vezes ao dia.
Escovar os dentes deve ser uma experiência prazerosa
Escovar os dentes não é nada natural para as crianças, e isso pode gerar resistência; por isso, é importe que os pais criem para esse momento uma rotina prazerosa e, porque não, lúdica com os filhos desde pequenos. Ao fazer isso, os pais proporcionam benefícios que irão durar para o resto da vida dos seus filhos, e uma das melhores formas de fazer isso é com o exemplo do que eles mesmo já fazem, com a explicação dos benefícios e do que pode acontecer de forma simples e eles entenderem.
Tumblr media
Mas qual é o melhor creme dental?
Essa é uma pergunta muito importante, porque é necessário considerar a aparência, o sabor e outros artifícios que façam a criança criar interesse sobre ela. Além de analisar o que é necessário para a faixa etária da criança.
Por isso, converse com um profissional para ele indicar o que é melhor para o seu pequeno no gosto dele.
Lembre-se: instrua seu filho a não ingerir e sempre que for usar que seja sob a supervisão de um adulto.
Tumblr media
0 notes
apsfonofmu · 2 years
Text
Distúrbio e Doenças
O nascimento dos dentes não é uma fase fácil, quando começa a nascer um dente, a criança pode chorar, dormir e comer mal, ficar inquieta, sentir dores. Também pode babar, ficar com as gengivas avermelhadas e doloridas. Podemos perceber que essa fase está chegando porque ela também pode começar a mastigar constantemente objetos e até mesmo as grades do berço durante essa fase.
Mas não se assuste, essa fase irá passar e vocês vão superar juntos.
É importante sinalizarmos que a dentição em si não causa febre, caso isso aconteça é de extrema importância que essa criança seja avaliada por um médico, porque pode ter a presença de alguma infecção.
Mas o que podemos fazer para aliviar essa fase dolorida
Esse é o terror de muitas mamães, afinal que mãe que gosta de ver um filho chorando de dor e não saber o que fazer?
Mas fica calma, o bebê sente alívio quando morde objetos duros. Por exemplo, as bolachas de dentição, ou frios, como os anéis de dentição firmes, de borracha ou que contenham gel.
Outra coisa que também ajuda é massagear as gengivas do bebê com gelo, caso nada disso resolva, procure um pediatra para avaliar a possibilidade de uma medicação para dor.
Tumblr media
NUNCA MEDIQUE UM BEBÊ SEM A PRESCRIÇÃO MÉDICA.
Outras doenças bucais que podem acontecer em crianças são:
GENGIVITE E PERIODONTITE
A má higiene bucal é uma das principais causas de problemas buscais nas crianças, isso normalmente ocorre porque as crianças não conseguem escovas os dentinhos direito, causando acúmulo de placa bacteriana. Mas essas placas também podem ser formadas por outros fatores como: dentes tortos, respiração bucal, lesões entre tantas outras. Por isso que é de extrema importância que desde o nascimento dos primeiros dentes, esse bebê já seja acompanhado por um dentista.
CANDIDÍASE PSEUDOMEMBANOSA (SAPINHO)
Conhecida popularmente como “Sapinho”, essa infecção é causada por um fungo que, em geral, aparece na boca dos bebês nos primeiros meses. Elas surgem em formato de placas brancas na bochecha, língua e no palato. Elas “saem” quando são raspadas.
CATAPORA
Quem nunca ouviu falar na catapora né? Mas o que muitos não sabem é que ela também atinge a região da boca, causando lesões de cor branca, formando pequenas feridas na boca, dificultando assim a alimentação.
Não esqueça de manter a vacinação do seu pequeno em dia, ok?
CÁRIE
É uma infecção causada por bactérias, embora seja comum em todas as idades, precisamos também ter essa atenção com os pequenos, normalmente acontece pela dificuldade de escovas os dentes e fazer a higienização bucal adequada. E elas também podem surgir pelo consumo excessivo de doces.
Você sabia que até bebês podem ter cáries? Pois é, principalmente aqueles que tomam mamadeira. Então reforço que o acompanhamento por um dentista mesmo sendo ainda bebê é de extrema importância e pode prevenir problemas futuros.
AFTA
As aftas são pequenas erupções que aparecem a boca e podem gerar um grande desconforto. Ela pode ser causada por um equívoco do sistema imunológico que acham que os ferimentos na boca são bactérias e os ataca. Outros fatores são estresse, poucas horas de sono, ingestão de alimentos muito ácidos e distúrbios gastrointestinais.
0 notes
apsfonofmu · 2 years
Text
Guia de Erupção dos Dentes
Como já falamos anteriormente, mas não custa nada relembrar, a dentição decídua é desenvolvida durante o período embrionário e fetal. Essa dentição é formada por 20 dentinhos, que nascem e que mais tarde são perdidos e substituídos pela dentição permanente, formada por 32 dentes. A dentição permanente é formada durante o período fetal.
Mas vamos ao que nos interessa.
ERUPÇÃO DENTÁRIA
“A erupção dentária é um processo fisiológico no qual um dente em formação migra de uma posição intraóssea nos maxilares e atinge uma posição funcional na cavidade bucal.”
De maneira simplificada, é quando esse dentinho que está lá no interior dos ossos maxilares começa a sair para a região da boquinha desse bebê, ou seja, esse dentinho nasce e atinge uma posição funcional na cavidade bucal.
Veja abaixo um guia de quando a erupção desses dentinhos pode acontecer. Lembrando que pode período pode sofrer variações.
Tumblr media
0 notes
apsfonofmu · 2 years
Text
O que é a Dentição Decídua?
Você sabe quantos dentes existem na boca de um adulto? E de uma criança, será que é a mesma quantidade?
A dentição decídua, surge nos primeiros meses de vida de um bebê, aproximadamente aos 6 meses (podendo variar de bebê para bebê, tudo bem?), mas ela já existe muito antes de se tornarem visíveis; o desenvolvimento dentário começa no período embrionário e essa dentição decídua nada mais é do que os famosos dentes de leite. 
Eu tenho certeza que você já ouviu falar. 
Tumblr media
E você sabia que ele recebe esse nome devido a sua coloração mais branca, opaca e leitosa? 
Pois é, essa coloração acontece porque o esmalte do dente é mais fino do que o dos dentes permanentes e é por isso que os dentes permanentes parecem mais amarelos.
Tumblr media
Mas além dessas diferenças visuais, a dentição decídua (ou os dentes de leite), eles também se apresentam em menor tamanho e com raízes mais curtas que os permanentes e embora eles caiam, a presença deles tem um efeito duradouro na vida de um indivíduo.
Esses primeiros dentinhos não estão ali a toa, eles ajudam no desenvolvimento do músculo e na formação dos ossos da face, auxilia a criança a falar corretamente e aprender a mastigar a comida. Além de desempenhar um papel importante da localização, alinhamento e oclusão dos dentes permanentes. (Oclusão é o encaixe entre os dentes e o osso da maxila e da mandíbula, de uma maneira que as funções bucais, como a mastigação, possam ocorrer)
Segundo o Children’s Museum of Indiapolis, perder um dente decíduo antes do tempo, pode causar problemas nos dentes permanentes. Essa perda significa redução no espaço disponível para os dentes permanentes, resultando em apinhamento, os famosos dentes encavalados.
Tumblr media
A dentição decídua completa é composta por 20 dentes. Nessa dentição não há os pré-molares e sisos.
Você consegue perceber a grande importância da dentição decídua?
1 note · View note