Aularios sobre a comparação das aulas de Cenas Mídiaticas, da ESPM, com a comparação com a celebridade Gretchen
Last active 60 minutes ago
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Sociedade Produção x Sociedade do Consumo
Aulário 17
Mesmo quando tenta se desligar do mundo que a fazia mal e de suas cobranças Gretchen acaba indo morar na Europa, e vive tentando mostrar um certo status, mesmo que levando uma vida mais simples, ela ainda tenta mostrar através da viagem, da casa, dos lugares que frequenta sua perfeita nova vida feliz.
0 notes
Text
Sociedade Disciplinar x Sociedade do Controle
Aulário 16
Gretchen se encaixa no contexto da sua imagem sendo sempre vinculada a massa. Suas participações em reality shows, são o completo exemplo de exposição e vigilia da teoria. Mesmo estando supostamente no controle, pois a mesma aceitou participar desses programas, depois de semanas convivendo confinada com centenas de cameras ao seu redor e sobre pressão, não há como viver da forma que os telespectadores acham que a mesma deva agir. Aí a visão se distorce ela vira mais um alvo dos olhos que a cercam e julgam.
0 notes
Text
Amor Líquido
Aulário 15
A modernidade líquida ou Amor líquido, resulta do amor efêmero. O desejo é forte e passageiro. E no caso dos relacionamentos de Gretchen desejo e impulso se unem.
Com 17 casamentos em sua vida, a eterna rainha do bumbum, nunca se privou de viver um novo amor, mesmo que o mesmo acabe em poucos meses.
A intensidade e impulsividade em seus relacionamentos é nítida, ao ver como ela tem de expor seus novos amores. Também fica nítido, o quão esse rápido, suas relações chegam ao altar, mesmo que Gretchen afirme que tenha se casado legalmente apenas 5 vezes.
0 notes
Text
Modernidade Líquida
Aulário 14
As mudanças físicas e de serviço, que Gretchen sofreu ao longo de sua carreira se assemelham a teoria em destaque. Para se adaptar aos novos cenários da música e da mídia ela mudava. Essas mudanças causam uma alteração não só na imagem dela, mas no seu trabalho.... a mesma chegou a ser atriz pornô, por curto tempo, trabalhando a efemeridade e a temporalidade, sendo curtas e rasas.
0 notes
Text
Contexto Mídiatico
Aulário 13
Gretchen pode ser aplicada nessa teoria, quando pensamos nos seus altos e baixos. Sua vida é marcada por polêmicas, de grandes e pequenas dimensões. Questões como problemas financeiros, conjugais e principalmente em relação a sexualidade de sua filha (transexual), são alguns exemplos.
Mas em todos os casos, sua vida é exposta (muitas vezes pela mesma) gerando grandes espetáculos, que depois de aparecerem em revistas de fofoca, programas de rede aberta e redes sociais, e de maneira rápida, acabam sendo substituídas por outras polemicas, mais novas e tão passageiras quanto.
Os valores aqui são vistos como efêmeros, já que o publico da atenção total para algo que em pouco tempo, já não tem real significado.
0 notes
Text
Cibercultura II
Aulário 12
Aqui avalio meu produto midiático (Gretchen), não como apenas uma pessoa, mas a representação da evolução do comportamento do universo artístico e humano.
Web 1.0
(Conteúdo estático)
Nesse período, Gretchen assim como os demais artista, está fora dessa face online. Os usuários tinham pouca ou nenhuma interferência nas paginas. Mantendo os artistas (Gretchen) ainda longe do fãs.
Web 2.0
(Conteúdo criado pelo usuário)
Aqui vemos as pessoas, se aproximando, num todo do universo digital. O publico, chegando mais perto de suas celebridades, e as celebridades por sua vez, começando a aproveitar o espaço par se divulgar e abraçar seus fãs. E os fãs por sua vez podendo criar blogs e paginas sobre seus artistas, expandindo a ideia dos fã clubes (”Fã Clube Gretchen a Eterna rainha do Bumbum” é um exemplo).
Web 3.0
(Conteúdo personalizado - através de pesquisas)
Aqui a web é onipresente, participativa na vida do homem. Ela é personalizada por e para cada internauta. E democrática. Tornando possível a Gretchen, assim como outros usuários, criarem seus vlogs, gerarem conhecimento
1 note
·
View note
Text
Cibercultura
Aulário 11
No universo Online/Offline, Gretchen“ se mantém ativa na rich midia, mostrando seu dia a dia, sua vida de “não popstar”.
Outro reflexo da Cibercultura, é a melancolia. Gretchen e suas dores, são sempre expostas atras das mídias, muitas vezes porque ela mesma quer, e tudo numa tentativa de pertencimento, para tentar voltar ao estrelato e talvez encontrar uma liberdade, que ela não tem mais controle ou direito. Ela está presa a imagem que lhe foi incumbida anos atras e que hoje está nas nuvens e no imaginário popular. E hoje sua tentativas de ir atras de ignorar suas dores e tentativas de voltar a brilhar, ocorrem na internet….Fazendo com que ela, nunca sai da prisão da fama.
0 notes
Text
Cooptação
Aulário 10
Pode ser visto com cooptação, jovens que não conviveram com o fenômeno dos anos 70/80 da Disco Music e que utilizam musas dessa época como forma de comunicar, sendo por gifs ou por giras e referências, sem conhecimento que são de origem dessas pessoas, que por sua vez, haviam sido influenciadas por culturas “superiores”. Gretchen hoje, assim como sua música e história, são comunicadas por jovens, brancos, das classes AB, que pensem que tendem a artista, mas na verdade só vem parte do que ela representou para um determinado público na época de seu sucesso.
0 notes
Text
Séries e Blogs
Aulário 9
Com produção caseira e sem criar grande impacto nas mídias, Gretchen, lançou seu próprio canal no Youtube, “Gretchen e você”, contando com mais de 200 vídeos, onde mostra seu dia a dia, como mãe, esposa e dona de casa, ou seja uma mulher “normal” e trabalhadora.
Ela encontrou um novo formato de se comunicar com seus fãs e que hoje, trás os fãs dela, ��que não mais ficam no patamar de espectador.
Ela continua como produtora de conteúdo, mas agora no mesmo patamar dos consumidores, que hoje produzem e ganham notoriedade.
0 notes
Text
Estratégias Midiáticas x Estratégias Mercadológica
Aulário 8
O comportamento orgânico mercadológico é querer expandir seus negócios, visando maior lucratividade, com isso, liberam licenciamento de marcas para poderem expandir seu mercado.
No caso da Gretchen, sua imagem foi utilizada em capas de revistas, para vendagem de roupas, e produtos de beleza.
0 notes
Text
Cultura de Celebridades Midiaticas
Aulario 7
Mesmo a Gretchen não tendo alterado sua imagem conforme o tempo, como a Madonna, como previamente dado em aula, ela teve se ajustar as consequências da perda fama. Chegou até a fazer filmes adultos, para poder se sustentar, mas de alguma forma, essa e outras situações, sempre a resgatavam do anonimato e ela voltava a fazer parte das celebridades televisiva.
0 notes
Text
Introdução a Cultura da Mídia
Aulario 6
Aqui falamos sobre espetaculo, sobre aparecer e se expor… Sobre ser uma persona, usar uma mascara para seus propositos, no caso da Gretchen, ela carrega isso até hoje, sendo um simbolo de sensualidade ou que se tornou, ao ser agora exposta, atraves de memes, uma “piada” para essa massa.
0 notes
Text
Cultura de Codigos
Aulario 5
Como já dito no post anteior, Gretchen conseguiu, se apropriar do termo “I’m cool” e definiu seu significago
0 notes
Text
Introdução a Cultura Midiatica
Aulario 4
Resignificação de simbolos
Gretchen ao lançar a música “I’m Cool, em parceria com o 1e99, resignificou o termo em inglês que significa “Eu sou legal” para algo mais sesual e que remetia sonoramente ao termo, em português “Ai meu c*”.
0 notes
Text
Industria Cultural Hoje
Aulario 3
Gretchen passou por todas as mais possiveis e inimaginais fases. Do luxo ao lixo e hoje se encontra como um produto que tem força graças a sua imagem, negativa, mas que a gera a sua mutenção na midia, nas redes socias e em nossa cultura. O meme que se tornou uma comunicação da classe alta, que tem paginas em redes sociais. A utilizam como forma de espressão, mesmo não idolatrando, ou gostando de seus trabalhos e pessoas, mas ainda assim, a utilizam como comunicação, pois não não existe nada que não seja industria cultural, que seja High and Low, nessa sociedade.
0 notes
Text
Teorias da Comunicação de Massa
Aulario 2
As teorias da comunicação de massa, divididas em Funcionalismo, Meio como mensagem e Industria Cultural
Funcionalismo:
A Gretchen, quebrava os padrãos e regras da passividade e mesmo tendo o poder e sendo recebida pelo publicos, pelas tvs e radios, a massa ainda queria se comunicar com ela, queria opiniar e criticar, eles não eram passivos, como o funcinalismo prega.
Meio como Mensagem:
Utilizar de formas e meios de comuniação (midias sociais), assim tem percepção de como anda sua imagem e poder, para se vender
Industria Cultural:
Todos os produtos, com licenciamento da cara da mesma, para ampliar sua forma de comunicação e entrada na casa da massa
0 notes
Text
Cultura de Massa/Cultura de Mídia
Aulario 1
A Gretchen é uma grande personalidade para tratar sobre nossa cultura e sobre o resultado da mídia sobre ela.
Ela bebeu na fonte da repressão e conseguiu através do que poucas mulheres conseguiam ter e exibir, que era sua sensualidade e exposição física que conseguiu se destacar, mas hoje tem de ser feliz, mesmo nos seus piores momentos, ela deve aparentar ser feliz, ou até mesmo sofrer porque a sociedade quer malhar os que estão por baixo.
0 notes