Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Conheça os blogs e suas dinâmicas na Disciplina Educação e Cibercultura!
Isabela Kodel ( Comunicação Social - Jornalismo) Raianne Figueiredo (Comunicação Social - Jornalismo) Raimundo Ralin (Graduação em História)
A disciplina Tópicos Especiais – Educação e Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes traz uma proposta avaliativa diferente. Com o objetivo de estimular a Divulgação Científica para aqueles que estão em seu Mestrado ou Doutorado, o Professor Doutor Alexandre Chagas e a Professora Doutora Cristiane de Magalhães Porto propõem a construção de blogs na plataforma Tumblr.
Semanalmente, os alunos do componente curricular precisam ler e debater textos sobre temáticas que unem a Educação e a Cibercultura. Esses textos, então, são transformados em postagens interativas para esses blogs, com o intuito de levar o conhecimento aprendido para um público que ainda não entrou na academia ou que ainda, é novo nela. Assim, todo esse conhecimento é democratizado e colocado no vasto campo do ciberespaço.
Atualmente, na disciplina ministrada em 2020.1, três grupos participam dessa atividade de divulgação científica. São eles os Ciberconectados, que abordam as redes sociais digitais e educação, Conhecimento-caminhante, que falam sobre aprendizagem móvel e as Minasdaciber, que tratam acerca de aplicativos e educação e objetos de aprendizagem.
Os alunos de Iniciação Científica são responsáveis pela avaliação semanal desses blogs. Sob a orientação dos docentes à frente do projeto, eles estabelecem critérios como layout e Interface, estrutura do texto, se há divulgação científica, atendimento à proposta etc. Em todas as semanas nas reuniões da disciplina eles dão uma nota de 0 a 5, sendo 0 inexistente e 5 excelente, e explicam o porquê de cada um dos blogs terem recebido tal nota através de críticas positivas e negativas. Afinal, a intenção é fazer com que os discentes desenvolvam essa capacidade de divulgação do conhecimento científico de uma forma ampliada.
Todos os blogs precisam ter um tema que varia, desde “Redes Sociais Digitais e Educação” a “Formação docente com tecnologias”. A construção deles seguem, obrigatoriamente, um modelo. Esse modelo consiste em informações básicas de cada grupo que são divididas em “quem somos”, “o que é”, links e referências. Os blogs precisam ser atualizados todos os domingos, e as postagens são compartilhadas entre todos aqueles que participam da disciplina.
Ao final dela, os alunos de Iniciação Científica estabelecem uma nota média para cada critério, além de pontuarem a evolução de cada um dos blogs. Esta é equivalente a metade da nota dessa atividade avaliativa. Então, no final do período letivo, os avaliadores escrevem um artigo contando a experiência e explicando toda a metodologia aplicada para a construção do projeto e sua contribuição tecnológica para a formação do professor pesquisador, enfatizando a importância da divulgação científica em uma Pós-Graduação Stricto Sensu. O artigo então é publicado num livro construído com os artigos de cada discente publicado em suporte eletrônico na Coleção Educiber.
#blog#educação#cibercultura#ciberespaço#sala de aula#metodologia#disciplina#componente curricular#iniciação científica#ciberconectados#conhecimento-caminhante#minasdaciber
1 note
·
View note
Text
Como ativar ou desativar o tema padrão do Tumblr em dispositivos móveis
Nem todos os temas criados para o Tumblr são criados com uma adaptação para a tela de aparelhos celular. Alguns, mesmo assim, se adaptam bem para o uso no aparelho. Quando este não é o caso, o melhor a se fazer é deixar o tema padrão ativado para os dispositivos móveis. Mas como se pode fazer isso?
1. O primeiro passo é ir para a página de configuração do seu Blog no Tumblr. Lá, você vai clicar na opção “Editar Tema”:
2. Em seguir, a página para Edição de Temas irá aparecer. Quando estiver nela, você vai mover a barra de rolagem até o final:
3. Com a barra de rolagem no fim, você vai clicar em “Opções Avançadas”:
4. Por fim, você irá escolher ativar ou desativar a opção “Usar o tema padrão para os dispositivos móveis”. Quando o botão está em azul, isso quer dizer que essa opção está ativada. Quando ele está cinza, essa opção está desativada. No caso do Garotes do Blog o nosso estava ativado:
Tirou suas dúvidas? Não? Qualquer coisa, você também pode nos enviar uma mensagem por aqui nos perguntando o que fazer!
0 notes
Text
Desbravando os hiperlinks
Como nós sabemos que colocar hiperlinks não é uma matéria muito fácil, separamos esses textos da Rock Content que podem ajudar vocês nessa tarefa:
Dica rápida: como inserir hiperlinks em seus textos!
O poder dos links: entenda o que eles podem fazer por um blog
Como melhorar um post usando Link Building? Aumente os resultados das suas publicações com este hack incrivelmente simples!
Link Building: aprenda como usar essa estratégia
1 note
·
View note
Text
Compilado de dicas para mexer no Tumblr
Tutoriais Diversos
How to make a Text Post on Tumblr (Como fazer uma Postagem de Texto no Tumblr) - Ensina as funções encontradas para as postagens de texto no tumblr e como salvar rascunhos para publicar mais tarde ou agendar postagens. Está em inglês.
Como colar gifs no Tumblr - Ensina a colar gifs nas suas postagens do tumblr sem precisar salvá-los.
Aprenda como trocar o theme no seu tumblr e colocar autorias em um link (tag) 2015/2016 - Explica como colocar um tema em seu tumblr e como criar páginas especiais utilizando as hashtags.
Tutoriais Diversos do Tumblr - Outro compilado com diversos tutoriais, em inglês e em português, sobre como utilizar algumas funções mais básicas (e outras mais complicadas) do tumblr.
Weird Text Effects (Efeitos diferentes para os textos) - Como inserir alguns efeitos diferentes para os textos. Lembra daqueles textos diferentes que tinham no orkut? Eles migraram para o Tumblr e alguns deles, como os que esse tumblr citou, são legais de colocar no blog visualmente falando. Você pode encontrar mais geradores para esse tipo de texto aqui! Está em inglês.
Copy Paste Character - Site onde você pode encontrar símbolos, caracteres e emojis dos mais diversos para copiar e colar no seu texto.
To use Tumblr’s new fonts - Como utilizar algumas fontes novas que o tumblr oferta. Também ensina como fazer para editar o texto em HTML antes de postá-lo. Está em inglês.
Text Codes - Códigos de HTML para você poder editar o seu texto. Nota: Você precisa alterar as configurações do editor de texto (você encontra isso no tutorial acima) para editar em HTML antes de inserir todos esses códigos. Está em inglês.
Basic HTML Codes - Effects - Mais códigos de HTML para você poder editar seu texto! Está em inglês.
Temas para o Tumblr
Abaixo estão alguns blogs que produzem temas bem legais ou que reúnem temas interessantes para se colocar em seu tumblr. Alguns estão em inglês, outros em português.
anyhsthemes
jojorphs
khevinday
mintrps
noxeone
pirateskinned
redjamies
scftlcves
skyofrp
themes-aniquilou
Se vocês não gostaram de nenhum dos temas apresentados acima, é possível encontrar outros através dessas hashtags: #container theme, #indie rp theme, #indie theme, #rp theme, #rp themes, #theme hunter e #tumblr themes.
1 note
·
View note
Text
É tanta atuação que dá até pra ganhar um Oscar!
Fala pessoinhas! Como é que vocês estão? Estudando muito para as provas da escola/ Enem? Cremos que sim. Muitos de vocês não veem a hora de entrar na universidade não é meixmo?! A gente te entende... Existe toda aquela expectativa sobre a liberdade e poder de escolhas no mundo acadêmico. De fato é maravilhoso poder ter autonomia de escolha dos assuntos que queremos estudar. Mas mesmo assim o trabalho não deixa de ser menos sério e desafiador para ser desenvolvido.
Nas universidades existem os chamados grupos de estudo/pesquisa que é basicamente você escolher a “panelinha” que quer participar com base na suas afinidades com os conteúdos estudados. Uma das atividades mais importantes esses grupos é o desenvolvimento dos famosos artigos científicos. Esses artigos são basicamente o resultado de tudo que você estudou com uma pitada generosa de suas contribuições para a comunidade científica. Mas, calma! Não é tão difícil quanto você pensa. A gente também achava que era só para supernerds tipo os da série com poderes biônicos hahahaha.
Brincadeiras a parte é válido que vocês se liguem para uma teoria muito legal desenvolvida por um cara chamado Bruno Latour em 1980 chamada de Teoria Ator-Rede ou TAR não, isso não tem nada a ver com novelas kkkkkk. Basicamente ele destaca nessa teoria que quando vamos desenvolver uma pesquisa não é possível separar a teoria, método, a realidade a nossa volta e a escrita, porque tudo está interligado. Afinal de contas, todos nós somos atores, ou melhor, construtores do nosso próprio mundo, incluindo o próprio cientista!
Para Latour, a palavra chave, que deve ser muito levada em conta no momento da pesquisa é a de heterogeneidade. Mas, como diria a Anitta: “Peraí”. O que diabos é isso? Eu tenho certeza que você já deve ter ouvido falar dessa palavrinha nas aulas de química. Só para refrescar sua memória, a heterogeneidade é uma palavra utilizada para denominar um sistema diverso, cujos componentes são nitidamente diferentes uns do outro. Nesse caso, Latour explica que essa é uma característica do mundo: cada um de nós somos capazes de realizar coisas diferentes, e isso nos faz tão relevantes quanto aquele carinha ali que escreve milhares de teorias mirabolantes sobre nós.
Mas será que existe uma ciência boa ou ruim?
Uma das reflexões que Latour traz é justamente essa. Mas, calma! Por ciência ruim ele não quer falar sobre aqueles artigos malucos que dizem que divórcio causa câncer. A pergunta dele é: O que é que faz um trabalho científico ser bom? Em primeiro lugar, precisamos entender que o que se produz na ciência é um acontecimento, algo gradual e construído. Não vai chegar um conjunto mágico de regras ou um método abençoado por Atena que num estalar de dedos resolverá tudo e dará os melhores e mais exatos resultados.

O importante aqui é que a ciência abra caminhos para a sua renovação e que o cientista tenha em mente isso ao construir seu trabalho. E olhe lá! Esse caminho não é algo para ser aberto somente para a própria comunidade científica. Todos nós somos atores, então todos nós devemos participar da ciência, entendê-la e dar nossas próprias contribuições. E, novamente, não pense que para dar essas contribuições você precisa ser um Eistein da vida. Qualquer um pode falar sobre o que está sendo debatido no meio acadêmico, questionar. E é justamente isto o que tornará um trabalho científico muito mais rico.
Como diria a Iara Maria de Almeida Souza, em seu artigo Metodologia e Teoria Ator-Rede: “A boa ciência é a que povoa o mundo com novas agências e agentes porque se esforça por rastrear seus movimentos e cria os meios para isso”. Somos nós que atuaremos nessas novas agências, que seremos esses novos agentes. E para fazer isso, o cientista é quem deve abrir as portas desse “novo mundo”.
E você sabia que tem gente que já faz esse trabalho? Acho que já deu para perceber que, como todo bom brasileiro, amamos memes. Mas sabe quem ama muito mais memes que a gente? O pessoal da Universidade Federal Fluminense que criou um Museu de Memes! E calma! Você não precisa sair de casa para visitar ele! É tudo online e é tudo resultado de uma pesquisa enorme em cima de memes. Então, por que não dar uma passadinha lá, só pra aumentar ainda mais o seu estoque de memes e ainda sair com um conhecimento bacana sobre eles?
Levando a Teoria Ator-Rede para as salas de aula
Latour também faz umas observações bem bacanas sobre a educação. Ele explica que podemos aprender e ensinar de forma híbrida. Isso quer dizer podemos associar as pessoas em conjunto com os objetos. Sendo assim esses dois, que normalmente são encarados separadamente, passam a ser considerados actantes por desenvolverem uma performance em parceria. Como assim? Não somos só nós, os seres humanos, que entramos como atores, protagonistas de tudo. Aquelas tecnologias das quais não desgrudamos também são atores, também constroem a nossa realidade, juntamente com nós. E no final, todos nós nos tornamos actantes.
Mas, para você entender melhor como funciona essa educação híbrida, vamos explicar com um exemplo! Digamos que você mora na capital do seu estado e um amigo mora no interior. Vocês tem prova de Biologia amanhã. O conteúdo é o mesmo e, provavelmente, as dúvidas também. Então, você tenta explicar para seu amigo o que você sabe, mandando foto do resumo que você fez para a prova. Compreendendo de forma mais clara, o amigo se empolga e começa a compartilhar o resumo para geral nos grupos da turma no Whatsapp, Facebook, e assim vai. Ao fazer isso, você está vivenciando a Teoria de Latour (1980) porque está atuando, sendo actante na rede.
E bem, quando vocês estiverem na Universidade é capaz de ganhar um Oscar de tanto atuar na rede desenvolvendo projetos e estudando para as provas se é que vocês nos entendem kkkkkkk…
Enfim, galera, esperamos que vocês tenham entendido um pouco do assunto de hoje. E obrigada por ter chegado até o final do texto hahahaha. Vocês são topzeirxs. E quem gostou do conteúdo bate palmas e quem não… já sabe né?! Paciência.
PERE AIIIIII. É só para lembrar a geral que semana que vem tem mais!!
Qualquer dúvida sobre essa vida loka universitária entre em contato com a gente pela ask, pelo submit ou até mesmo pelo chat! Vlw Flw. Até mais!
#educação#cibercultura#ciberespaço#artigo científico#museu de memes#meme#oscar#bruno latour#latour#iara maria de almeida souza#metodologia#ciência#teoria ator rede#tar
0 notes