Tumgik
kalaiko · 10 months
Text
"A Nova Onda do Imperador" e o Arquétipo de Leão
Tumblr media
O filme conta a história do imperador Kuzco* que é um homem de quase 18 anos completamente egocêntrico e hedonista, trata todos com desdém e deboche, não se importa com os outros, não está nem aí para seu dever para com seu povo como imperador. Apenas se preocupa em ter todos os seus caprichos atendidos, quem ousa existir em seu caminho é eliminado sem nenhuma compaixão. Não percebe nenhuma existência além dele mesmo. Todos ao seu redor existem apenas para cumprir suas ordens absurdas. 
É completamente infantilizado, imaturo e tolo. Não enxerga a realidade como é, pois só consegue ver a si mesmo em seus impulsos egóicos. 
Inclusive, seu mais novo plano é destruir uma vila de camponeses do império, onde reside Pacha e sua família, para construir o que ele chama de “Kuzcotopia” seu refúgio de verão que seria um presente de aniversário dele para ele mesmo. Ao confrontar Pacha o trata com grande indiferença, não demonstrando a menor empatia ou preocupação com o que seriam daquelas pessoas. 
Tudo parecia a seu favor, até que ao demitir Irma, sua conselheira. Irma decide se livrar de Kuzco por meio de uma poção com o objetivo de matá-lo, entretanto, erra o frasco e  ele acaba bebendo uma poção que o transforma em uma lhama. 
A partir daí, ele embarca em uma jornada interior de muita mudança e transformação, pois nunca mais será o mesmo. Foi necessário para Kuzco se confrontar com seu próprio animal interior, seu lado egoico, autocentrado, nocivo e destrutivo para si mesmo e para os outros ao seu redor para que pudesse integrá-lo e transcendê-lo. Além disso, a sua experiência como Lhama o permitiu se aproximar de Pacha, seu completo oposto, e entrar em contato com um aspecto luminoso que existia dentro de si e que, até então, era desconhecido até para si mesmo. 
Pacha é um camponês que enxerga os outros e se preocupa com eles, por ser assim, ao tratar Kuzco não vai ser diferente. Por mais que exista uma preocupação em salvar sua vila, ele não deixa de seguir seu coração, nem suas convicções mais profundas quando decide ajudar Kuzco que, enfim, entra em contato com valores mais luminosos do arquétipo leonino como, por exemplo, a lealdade e a generosidade por meio da amizade e do vínculo que vai construindo com Pacha.   
Como Lhama, Kuzco reflete o processo do humano que se confronta com seu próprio Ego. Passou de um imperador mimado e egocêntrico que o tempo todo demandava dos outros e era servido para estar na pele de uma Lhama. A Lhama é um animal encontrado na Cordilheira dos Andes, foi domesticado pelo Império Inca e era extremamente importante para essa civilização, pois era utilizado para transporte, carga, alimentação, produção de lã etc. Simbolicamente, então, passa a entrar em contato com valores como a humildade, a generosidade, o servir. Inclusive, uma das cenas do filme vemos Kuzco como Lhama se juntando ao grupo e comendo capim como se fosse  mais um diante de um todo, ainda que guardasse suas características particulares, ali, ele era mais uma Lhama, um mamífero ruminante se alimentando de capim. 
Em Leão, somos convidados a desenvolver nosso sentido de identidade, ou seja, precisamos desenvolver a consciência de quem somos, mas sem que com isso tenhamos a necessidade de dominar os outros e subjugá-los. Aprendemos a conter nossos impulsos egoístas e destrutivos, tanto para nós mesmos, quanto para os outros, compreendendo que podemos coexistir, pois somos todos necessários dentro dessa grande rede de seres humanos, somos todos parte de um organismo, sem a nossa peculiaridade o todo não funciona, por isso é tão importante respeitarmos a nós mesmos dentro de nosso universo único e ao outro por ser quem ele é. 
*O nome escolhido para o personagem é uma referência a Cusco, cidade peruana localizada nos Andes peruanos e que já foi capital do Império Inca. Atualmente na cidade são encontrados vestígios arqueológicos do extinto Império Inca. A ambientação do filme é inspirada na cultura desse povo antigo e podemos perceber esses elementos característicos por meio do cenário da animação, da arquitetura, das vestimentas, da iconografia, dos animais típicos da região, como a Lhama, por exemplo. 
3 notes · View notes