Tumgik
Text
"Rosa e Momo"
Vamos conversar sobre "Rosa e Momo"?
Parei para assistir “Rosa e Momo” por desejar conhecer algo protagonizado pela mulher com quem compartilho o dia e o mês de aniversário. Também me atraía a possibilidade de ver como interagiam as personagens principais do filme, uma idosa, apresentada pela sinopse da Netflix como “uma sobrevivente do Holocausto”, e um garoto descrito como “muçulmano” apesar de a pertença religiosa jamais ser…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
[Novidade] Cupom de desconto
Editora Patuá oferece desconto para a compra de "Por cima do mar," de Deborah Dornellas, aos participantes do Leituras dos girassóis:
Os participantes do próximo encontro do Leituras dos girassóis podem comprar o livro Por cima do mar, de Deborah Dornellas, com 20% de desconto no site da Editora Pátua. Para tanto, a compra do livro deve ser feita no site da editora e no processo de finalização da compra deve-se indicar o cupom de desconto LEITURASGIRASSOIS (sem acento). Agradecemos à Editora Patuá e, nominalmente, à Pricila,…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Photo
Tumblr media
Participou do bate-papo sobre o romance "Também os brancos sabem dançar", de Kalaf Epalanga, promovido pelo clube "Leituras dos girassóis"? Então responda nossa pesquisa de satisfação e ajude a aprimorar esta iniciativa! Participou do bate-papo sobre o romance Também os brancos sabem dançar, de Kalaf Epalanga, promovido pelo…
0 notes
Text
“Os imigrantes”, de Horacio Quiroga (1912)
No conto "Os imigrantes", de Horacio Quiroga, um homem e sua esposa grávida marcham para outro continente, ansiando por dias melhores. Acompanhe esta jornada no Leituras dos Girassóis:
O uruguaio Horacio Quiroga viveu grande parte de sua vida em Misiones, província argentina que faz fronteira com Paraguai e Brasil. Para Figliolo, esta foi sua forma de deixar para trás fracassos enfrentados na zona urbana. Por exemplo, em Montevidéu, onde matou acidentalmente um amigo; e em Paris, onde viveu por alguns meses à míngua. 
Misiones detém certo protagonismo na literatura produzida…
View On WordPress
0 notes
Text
Regina Redha, literatura e veganismo
João é brasileiro, Juan é mexicano. Os dois vivem nos Estados Unidos, são carnívoros e trabalham em um refúgio para animais que professa o veganismo. Conheça-os melhor lendo o conto "O santuário", de Regina Redha, no blogue do "Leituras dos Girassóis":
João é brasileiro, Juan é mexicano. Os dois vivem nos Estados Unidos a despeito de não terem autorização para residir ou trabalhar no país. A aposta em um futuro melhor uniu-os na condução de serviços de manutenção em uma fazenda que abriga animais abusados. Desafiados pela necessidade de lidar com uma língua estrangeira e com valores referentes à interação de animais humanos e não-humanos com os…
View On WordPress
0 notes
Photo
Tumblr media
Participou do bate-papo sobre a HQ "Persépolis", promovido pelo clube "Leituras dos girassóis"? Então responda nossa pesquisa de satisfação e ajude a aprimorar esta iniciativa! Participou do bate-papo sobre a história em quadrinhos Persépolis, de Marjane Sartrapi, promovido pelo Leituras dos girassóis…
0 notes
Video
youtube
Vídeo vencedor da 10° edição do Festival de Vídeo da Juventude PLURAL+ 2019 trata da xenofobia brasileira. Acompanhe no Leituras dos Girassóis! “A gente tem que ter mais empatia, e não ficar fazendo com que, cada vez mais, o fulano sinta que não pertence àquele lugar…
0 notes
Photo
Tumblr media
Pesquisa de satisfação Participou do bate-papo sobre o romance Vidas provisórias, de Edney Silvestre, promovido pelo Leituras dos girassóis? Então, compartilhe suas impressões e nos ajude a aprimorar esta iniciativa. Nossa pesquisa de satisfação está disponível aqui. Publicado pela Intrínseca em 2013
0 notes
Text
Patrícia Lino & poesia
Para os amantes de poesia e para os atentos às dinâmicas migratórias é hora de ler “A pantufa”, de Patrícia Lino. Confira no blogue do clube “Leituras dos girassóis”:
Tumblr media
A PANTUFA I   As nossas enormes pantufas tinham orelhas, bocas e dentes para que desbravássemos o chão, a casa e os pais e suportássemos com um leão nos dedos o frio português   As pantufas vendem-se no supermercado, são para crianças (porque os adultos, alguém disse, parecem ridículos com elas) e o seu preço sobe ou desce a partir do quão exótico o animal é.   Mas nem todas as pantufas têm a forma de um…
View On WordPress
0 notes
Text
Emigrantes portugueses na construção da literatura lusógrafa contemporânea
Curte literatura portuguesa? Quer conhecer emigrantes escritores? Leia a respeito de «Contos da emigração: Homens que sofrem de sonhos», no Leituras dos girassóis:
Saindo de Macau, rumamos a Dortmund, na Alemanha, para conhecer uma iniciativa da Oxalá Editora, que se dedica à descoberta e à publicação de escritores portugueses emigrados. Referimo-nos à publicação, em 2018, do livro “Contos da Emigração: Homens que sofrem de sonhos”. No site da editora, encontramos uma entrevista do responsável pelo projeto, o jornalista (?) Mário dos Santos, conduzida por…
View On WordPress
0 notes
Text
Miguel Senna Fernandes e um ensaio da interculturalidade em Macau
Do convite à luta pela estabilização da diferença à disposição para o diálogo intercultural. Leia sobre Miguel Senna Fernandes, escritor macaense, no “Leituras dos girassóis”.
Tumblr media
https://issuu.com/uccla/docs/v_encontro_de_escritores_2015_onlin/68
Miguel Senna Fernandes, que nasceu em Macau e se percebe macaense e português, teceu considerações sobre o papel da literatura quando participou do V Encontro de escritores de língua portuguesa, em 2015. Ele, que é advogado e dramaturgo, vê nesta arte um esteio para a sobrevivência de marcas identitárias dos…
View On WordPress
0 notes
Text
Lina Meruane em entrevistas
Lina Meruane é uma escritora chilena, radicada nos EUA. Para você que curte um suspense, seu romance “Sangue no olho”, será uma ótima pedida! Quer refletir sobre maternidade na contemporaneidade? Vamos com Lina também! Veja no Leituras dos Girassóis.
Tumblr media
Lina Meruane é a autora do romance “Sangue no olho”, texto discutido no 7º encontro do Leituras dos Girassóis. O livro, que cativou os membros do clube, aterrissou no Brasil como resultado da intervenção de Livia Deorsola, editora brasileira especializada em literatura hispano-americana. Sob os seus cuidados, a extinta editora Cosac Naify publicou a primeira edição do texto que, em 2018, entrava…
View On WordPress
0 notes
Photo
Tumblr media
Participou do bate-papo sobre o romance 'Sangue no olho', de Lina Meruane, promovido pelo Leituras dos girassóis? Então, conte-nos suas impressões e ajude a aprimorar esta iniciativa! Participou do bate-papo sobre o romance Sangue no olho, de Lina Meruane, promovido pelo Leituras dos girassóis? Então, conte-nos suas impressões e ajude a aprimorar esta iniciativa. Nossa pesquisa de satisfação está disponível aqui. Publicado por Cosac Naify (2015)
0 notes
Text
Com Manu Chao, Calypso Rose, Shakira e Rihanna, humanidade e integração entram em perspectiva
Descubra o que Manu Chao, Calypso Rose, Shakira e Rihanna tem em comum. No Leituras dos Girassóis!
Tumblr media
Manu Chaoé francês, filho de espanhóis que deixaram a própria terra para escapar dos tentáculos de um regime ditatorial. É compositor, um artista sensível a movimentos sociais e que acredita que as revoluções de que necessitamos surgem pequenas, desencadeando-se a partir de gestos que visam, em primeiro lugar, modificar seu próprio executor ou seu entorno. Gestos irmanados no cotidiano seriam,…
View On WordPress
0 notes
Text
Home, poema de Warsan Shire
Leia "Lar", poema da escritora Warsan Shire, que nos convida a uma reflexão sobre desafios enfrentados por refugiados. Imperdível, no Leitura dos girassóis!
Tumblr media
Warsan Shire nasceu em 1988, no Quênia, e cresceu na Inglaterra, para onde se mudou com os pais que migravam para se afastar de uma guerra instalada em sua terra natal, a Somália. Hoje a poetavive nos Estados Unidos e vem lapidando uma carreira mantida em estreita conexão com o audiovisual. Ela gosta “da ideia de unir diferentes formas de arte e de mostrar a fluidez que pode ser encontrada na…
View On WordPress
0 notes
Text
Emanuel Melo entre viver, escrever e pertencer
Emanuel Melo é um escritor que reflete sobre sentidos do pertencimento a partir do Canadá e de suas raízes portuguesas. Acompanhe no Leituras dos Girassóis.
Tumblr media
Emanuel Melo é um escritor nascido nos Açores, região insular de Portugal onde passou sua infância. Na sequência, emigrou para o Canadá, estabelecendo-se em Toronto. Daí o título de seu blogue – The Torontonian Azorean writer” que, à primeira vista, indica como o escritor percebe suas raízes geoculturais.
Nesta quinzena, aproveitaremos a oportunidade para fazer referência a quatro textos…
View On WordPress
0 notes
Text
Clarice Lispector e a busca por pertencer
A escritora brasileira Clarice Lispector ansiava por pertencer a alguém tanto quanto escrevia para se tornar dona de si mesma. Leia a respeito de sua busca por si mesma e sobre seu entendimento do que é pertencer no Leituras dos girassóis.
Tumblr media
Clarice Lispector é uma escritora que reivindicou o Brasil como sua terra natal apesar de ter nascido na Ucrânia. Fato é que a escritora chegou ao país bem novinha, com a família, que fugia de uma guerra civil e da perseguição a judeus que sucederam à Revolução Bolchevique de 1917.
A família Lispector chegou à cidade alagoana de Maceió, onde viveu por alguns anos, em contato com parentes, até…
View On WordPress
0 notes