Tumgik
linhasdescritas · 2 years
Note
oii, tudo bem? eu queria uma ajuda em uma coisinha. eu sempre fui aquela pessoa que para de escrever no primeiro capítulo e nunca termina uma historia, mas agora eu quero terminar e eu tenho a minha protagonista todinha na minha cabeça, mas eu não tenho um “enredo”(?) não sei o que vai acontecer e n sei como o cara dela pode aparecer na história. pode me ajudar com dicas de inspiração? como um plot ideas ou algo assim :)
Oiii, nossa me identifico muito com você. Mas não fica preocupada, isso é muito normal. Acho que deve ser muito raro alguém saber tudo sobre a sua ideia assim de cara. O que pode te ajudar muito a encaixar essa personagem é ver algum prompt ou plot pronto. Aqui no tumblr tem vários.
(Importante salientar que a maioria é em inglês, mas é facilmente traduzido pelo google tradutor). 
Prompt = é algo (diálogo, ideia de cena, um contexto diferente, ideia para um texto) que você pode usar para dar um ponto de partida na história. Funciona como uma ideia abstrata (sem muitos detalhes) que pode ajudar a estimular sua imaginação e te ajudar a ter mais insights e não ficar travado no seu texto.
Exemplo de um prompt que eu adoro (traduzido pela maravilhosa @ajudacriativa)
“— O que você quer dizer quando diz que me chamou por acaso? — Eu pensei que era um livro de receitas, bem, eu nunca iria imaginar que eu iria convocar um antigo demônio… Lendo uma receita de bolo.”
Viu, te dá uma boa ideia ao mesmo tempo em que te dá abertura para muitas coisas.
LISTA DE PLOTS E PROMPTS
Tag do tumblr para prompts
Prompts a partir de diálogos
Tag com vários prompts traduzidos pela @ajudacriativa
@otpprompts (vários prompts com temas românticos)
Tag com vários prompts diferentes @insarturn (romance, etc)
@random1x1plots 
@creativepromptsforwriting
@daily-prompts
uma tag com várias listas de segredos para personagens
prompts gerais (tag do @heywriters)
pastas do pinterst com várias ideias (um, dois, três, pasta da mafê 10/10 @theficwriter)
tag de inspiração daqui
Tem muitos outros links, mas só lembro desses. Aqui em baixo vou deixar uma listinha com algumas possíveis ideias. 
LISTA DE IDEIAS GERAIS DE COISAS PARA ESCREVER
GERAL
Robôs/Super heróis/Pessoas com poderes (poder ser um plot de robô vs humano, ou algo estilo capitão américa, onde humanos são aperfeiçoados)
Apocalipse [zumbi, ou não (ex: filme amor e monstros)]
Segredos (pode ser estilo “eu sei o que você fez no verão passado”, quanto “pretty little liars”)
Crimes/Máfia (personagens cometendo crimes, personagens envolvidos em crimes, família de máfiosos, etc)
Sobrenatural (vampiros, lobisomens, fantasmas, anjos, demônios, seitas, bruxas, magia, etc)
Ambientações normais (escola, faculdade, vida acadêmica, trabalho, carreira, família).
Doenças (doença do personagem/doença da família ou do antagonista, etc).
Épocas diferentes; viajem no tempo; guerras; mitologias; 
ROMANCES
De amigos para namorados (friends to lovers)
De inimigos para namorados (enemies to lovers)
Amor e ódio
Popular x Nerd (ou tímido)
Policial x criminosos (ou tipo advogado e criminoso)
Policial x vítima (Tipo programa de proteção a testemunha, etc)
Criminoso x inocente (aqui entram várias coisas, mas precisa ter cuidado no enredo escolhido) 
Professor x aluno
Chefe x assistente
Concorrentes de algum cargo, trabalho, projeto.
Deus x sub deus; 
Médico x paciente;
Desconhecidos (tipo mensagem errada, ligação pro número errado, estilo “fiquei com seu número” da sophie kinsella, troca de malas, acentos próximos em ônibus ou avião estilo “a probabilidade estatística do amor à primeira vista”, etc)
Vizinhos
Famoso x anônimo
Enfim, tem muuuuuitas outras ideias. Se precisar de mais, só mandar mais uma ask ♥
29 notes · View notes
linhasdescritas · 4 years
Text
Tumblr media
(source)
Unsplash -  photography, illustration, and art
Pixabay - same as unsplash
Pexels - stock photos and videos
Stockvault.net - stock photos
freepngimg - icons, pictures and clipart
Veceezy - vectors and clipart
Kissclipart and kissPNG - more vectors and clipart (often transparent!)
Getdrawings - simplistic images and drawing tutorials
Gumroad - photoshop brushes (and more)
Canva - needs login but has lots of templates
Library of Congress - historical posters and photos
NASA - you guessed it
Creative Commons - all kinds of stuff, homie
Even Adobe has some free images
There are so many ways to make moodboards, bookcovers, and icons without infringing copyright! As artists, authors, and other creatives, we need to be especially careful not to use someone else’s work and pass it off as our own. 
Please add on if you know any more sites for free images <3
387K notes · View notes
linhasdescritas · 4 years
Text
Camp NaNoWriMo: você não precisa escrever sozinho
Só estou passando pra falar que tem um grupo tanto no Telegram quanto no Discord, feito através do projeto de escrita que eu administro (http://thebookclub.com.br/), que é pra interação e fazer uns sprints durante o Camp. Interessados é só chamar, que mando os links ;)
16 notes · View notes
linhasdescritas · 4 years
Photo
Tumblr media
Oi, gente! Sim, ainda estou viva. Eu costumo usar mais esse blog quando estou motivada para escrever, mas ultimamente ando meio ruim de motivação. Na verdade, é com isso em mente que decidi participar da Camp Nanowrimo.
Para quem não conhece, Nanowrimo (National Novel Writing Month) é um projeto que acontece todo mês de novembro e o objetivo dele é escrever 50 mil palavras em um mês. Mas em abril e julho acontece a Camp Nanowrimo, que é como um “aquecimento”, é uma versão mais light da nano em que você pode escolher a sua meta de palavras (a minha, por exemplo, é metade da nano normal, 25k).
Eu já tentei participar da Nanowrimo antes e já cometi o erro de ir só na cara e na coragem. Desisti antes de completar duas semanas. Se você é do tipo que gosta de só se jogar nos projetos e você vai aonde seu projeto te levar, se joga. Mas se você, assim como eu, precisa de um pouco de organização para não largar um projeto sem terminar, então aqui estão algumas dicas, que é o que eu estou fazendo para me preparar para o Camp.
1. Outline, pesquisa, etc. Tenha pronto o que você precisa antes de escrever. Se você é uma pessoa que gosta de ter um outline ou um roteiro da sua história, tenha ele pronto antes do desafio começar. Ou então se você está escrevendo uma história que precise de bastante pesquisa, tenha pelo menos um grosso dessa pesquisa pronta antes de começar, para não ficar interrompendo seu processo de escrever com isso. Uma coisa que sempre me desanimou bastante com minha escrita era não saber para onde a história estava indo. E, considerando as minhas participações anteriores na nano, eu vi que ter um rumo quando você precisa escrever muito nesse período curto de tempo é fundamental. Não precisa ser um outline detalhadinho de tudo o que vai acontecer capítulo por capítulo (se você não gosta de fazer isso, nem tem porque), mas já ter um guia antes de começar ajuda muito.
2. Tenha pessoas que te motivem. Tente entrar em algum grupo, procure algum amigo que também está participando, compartilhe essa sua jornada com alguém. Cobrar de si mesmo é uma coisa, ter outra pessoa envolvida é outra. Até porque, pode admitir que eu não vou te julgar, várias vezes quando você coloca uma auto cobrança para escrever algo, você acaba não escrevendo (digo eu, olhando para a minha história que eu falo que vou voltar a escrever desde março e até agora nada). Ter alguém com quem você pode conversar sobre todo esse processo, com quem você consegue ter uma ajuda mútua pode te motivar bastante a continuar no desafio.
(só um comentário aqui, lá no @writeblrbr eu estou organizando um grupo pra camp nano, bora participar)
3. Arrume as distrações antes. Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter playlists, pasta no pinterest, coisas de inspiração, etc, mas acaba se distraindo com isso e fica fazendo essas coisas ao invés de escrever (sim, estou falando de mim), faça tudo isso antes. Além de tirar essa energia distrativa de dentro de você, é uma ótima forma de começar a se inspirar e motivar com a história antes do desafio começar. Aí quando chegar na hora de escrever, você já vai estar no pique.
4. Separe um tempinho para escrever todo dia. Eu sei que isso é complicado, nem sempre dá para fazer, mas essa é a moral da nanowrimo. Muitas vezes você pode pensar que não tem como encaixar um tempo para escrita na rotina porque você já tem um monte de coisa para fazer, mas não encare isso como uma mudança definitiva na sua rotina, mas sim como uma mudança de apenas um mês. Se depois de julho você conseguir incorporar isso a sua rotina? Legal. Se não conseguir e largar completamente essa rotina depois? Bom também. Quando se fala de um desafio grande como a nanowrimo (mesmo que seja em uma versão menor como a camp), não dá para ficar protelando, dizendo que vai fazer depois, e aí correr pra terminar tudo nos últimos cinco dias. Além disso, perder dias e ver a meta de palavras se acumular é algo que desanima. Já ter um tempinho separado ajuda com isso.
É isso que estou fazendo para me preparar. É a primeira vez em muito tempo que participo da nano novamente, mas vamos torcer para tudo dar certo. E vocês, vão participar? Têm alguma outra dica útil? 
28 notes · View notes
linhasdescritas · 4 years
Text
vamos participar!
Grupo da Camp Nanowrimo
Olá, escritores do Tumblr! Para quem não está sabendo, em julho vai ter a Camp Nanowrimo, que é uma versão mais “light” da Nanowrimo de novembro (ao invés de ter que escrever 50k palavras em um mês, você pode escolher sua meta de palavras). Eu vou participar porque estava precisando de um incentivozinho a mais para escrever, e decidi fazer um grupo lá para juntar alguns escritores daqui do tumblr que vão participar também para a gente interagir mais. Se você quiser que eu te coloque no grupo, me manda o seu user da nanowrimo que eu te coloco lá.
12 notes · View notes
linhasdescritas · 5 years
Text
Faz uns dois dias que eu estou respondendo uma ask sobre o meu ritual para conseguir sempre me manter inspirada para escrever. Eu tô’ colocando tanta informação e links interessantes, acho que vocês vão gostar ♥
Tumblr media
11 notes · View notes
linhasdescritas · 5 years
Note
Oi,então a minha personagem mora em minessota e vai estudar em Londres,e mto clichê?
Não vejo como isso poderia ser um clichê, nony. É perfeitamente normal isso acontecer. Pode ficar tranquila e escrever ♥
Tumblr media
2 notes · View notes
linhasdescritas · 5 years
Note
bom dia! vc por um acaso teria algum post sobre anjos e demônios? pra ajudar na minha história
oiii, nony! Não tenho nenhuma, mas achei essa matéria sobre anjos do eus2escrever. Se você precisar de alguma ajuda específica, manda aqui que talvez eu possa te ajudar. Já li alguns livros com essa temática, então talvez eu saiba te dizer alguma coisa.
Tumblr media
5 notes · View notes
linhasdescritas · 5 years
Note
Na minha história, a protagonista vem de uma linhagem de grandes empresários, mas eu não tenho ideia do que essa família poderia fabricar e/ou vender. Você pode me ajudar?
Claro, vamos descobrir isso! Pensei em duas formas básicas de te ajudar a decidir/encontrar:
A partir do lugar/localização. Você pode determinar isso a partir da escolha do lugar que você selecionou para ser o cenário da sua história. 
Por exemplo: você decidiu que a sua história se passa no Texas e, com uma rápida pesquisa no google, você descobre que uma das partes mais significativas da economia de lá se baseia (basicamente) na industria de minérios. O Texas é o maior produtor de petróleo, gás natural, e derivados dos Estados Unidos e, além disso, a maior empresa do setor de petróleo e gás — a Exxon Mobil — é sediada lá. A partir dessa descoberta, seria totalmente possível determinar que a família da sua protagonista poderia ser do ramo petrolífero. 
A partir dos seus interesses ou da história. Nesse caso, para fazer essa escolha você deveria separar produtos/ramos que você considera interessante e pesquisar mais sobre eles. Uma alternativa também seria seguir o que talvez seja mais interessante para a história (se ela te der esse tipo de norteamento). 
Por exemplo: Se você gosta de moda, poderia fazer algumas pesquisas e descobrir qual segmento te interessa mais e aplicar isso na história. Também existe a possibilidade do tema da história te indicar isso. Se fosse sobre hackers, uma das possibilidades seria uma empresa de produtos tecnológicos. 
Outras coisas que podem te ajudar:
Maiores economias do mundo e em que segmentos elas se baseiam.
Como os bilionários ficam ricos: quais indústrias mais geram megafortunas.
Os 16 setores que podem te fazer um milionário na próxima década.
Espero ter ajudado ♥
Tumblr media
34 notes · View notes
linhasdescritas · 5 years
Note
o theme está maravilhosooooooooo
aii muuuuito obrigada, anjo! Fico muito feliz que você tenha gostado do theme. Sempre que eu troco, tento escolher com muito carinho o que fique melhor para vocês em termos de visualização do conteúdo e estética mesmo. Fico muito animada quando vocês gostam e mandam mensagens assim!! Elas, as mensagens, fazem meu dia ficar bem melhor haha ♥
Tumblr media
0 notes
linhasdescritas · 5 years
Text
Leitura Crítica + Betagem + Hangout
Bom dia, pessoas! Como vocês estão? :)
Gostaria de compartilhar a novidade que eu trouxe para o Eu Amo Escrever: os serviços de Leitura Crítica, Betagem e Hangout. Vira e mexe aparece alguém querendo saber se sou ou não beta reader, agora posso dizer que sim, eu sou! Hahaha. Para saber um pouco mais sobre cada modalidade e o que você recebe em cada uma, basta acessar o seguinte link: http://euamoescrever.tumblr.com/servi%C3%A7os, ou ainda enviar um email para [email protected]!
Estou muito animada com esse projeto e aguardo vocês, acredito que será uma experiência incrível para ambos os lados. <3
Beijão, Dezza.
63 notes · View notes
linhasdescritas · 5 years
Link
Olá, pessoal! Queria avisar que estamos com um theme novo (vem cá ver e me diz o que achou!), escolhi ele pensando em facilitar as leituras das postagens para vocês. Eu estou voltando a escrever e decidir voltar com o tumblr, então se você precisa de ajuda em alguma coisa ou só quer conversar mesmo, pode vir na ask! ♥
Tumblr media
0 notes
linhasdescritas · 6 years
Photo
Tumblr media
Dia 09. Nicole Gonçalves. 
19 notes · View notes
linhasdescritas · 6 years
Link
Pessoal, eu to trabalhando em algumas coisas pra voltar a atualizar aqui, mas deixo o lembrete que a ask tá aberta caso precisem de alguma coisa ou só queiram conversar mesmo ♥
3 notes · View notes
linhasdescritas · 6 years
Note
Acabei de encontrar seu Tumblr e estou adorando! Não tinha encontrado ainda muitos blogs de escrita em português, principalmente com conteúdo próprio (tudo bem que eu ainda não tinha procurado muito, mas tudo bem hahahah). Pretendo acompanhar seu trabalho :)
Heyyy, muito obrigada pela mensagem! Eu fico muito, muito feliz que o meu tumblr esteja te ajudando em alguma coisa (e caso precise de algo específico, é só falar)! Olha, realmente não tem tantos blogs assim de escrita em português, na tag gringa, por outro lado, você encontra vários. No meu blogroll e nos meus parceiros você encontra mais alguns blogs de escrita que são maravilhosos, recomendo bastante ♥ Ameiiii sua ask, muuui(...)to obrigada!!! Se eu puder te ajudar em mais alguma coisa, pode me falar!!
Tumblr media
3 notes · View notes
linhasdescritas · 6 years
Note
bom tema, este novo. só sinto falta de poder clicar nos títulos das postagens, para abrir e ler, às vezes salvar o link. mas é o conteúdo que importa de verdade, e este está ótimo.
Simmmmmm! Ele tem esse defeitinho mesmo, infelizmente. E eu nem tinha reparado (depois dessa ask comecei a reparar em outras coisas que não gosto, inclusive haha). Muito obrigada por avisar, chuchu! Mas como eu tô sempre trocando de theme, acho que esse não vai ficar muito tempo aqui. Ahh, fiquei muito feliz que você gostou! Obrigada ♥
Sobre o conteúdo: Aqui tá meio paradinho mas eu pretendo voltar a postar algumas coisinhas, aí vai melhorar bastante (espero haha) =)
Tumblr media
1 note · View note
linhasdescritas · 6 years
Photo
Tumblr media
COMO CRIAR TÍTULOS INTERESSANTES 
*Matéria original por Conexão Autor, Ronize Aline. Como criar títulos interessantes
Um bom título deve cumprir duas funções básicas:
1. Descrever rapidamente sobre o que é o seu livro.
2. Capturar imediatamente a atenção do leitor e fazê-lo abrir o livro para descobrir mais. 
Veja alguns elementos que compõe um bom título:
• Linguagem Poética: alguns grandes títulos utilizam elementos poéticos na sua construção. É o caso, por exemplo, de E o vento levou, O morro dos ventos uivantes  e A morte de Quincas Berro d’agua.
• Palavras de ação: títulos que sugerem ação costumam funcionar muito bem para histórias que contenham cenas épicas ou de aventura. É o caso de As aventuras de Tom Saywere e A Guerra dos Tronos (e claro, Jogos Vorazes, Maze Runner, etc).
• Nomes de personagens: usar nomes de personagens em títulos costuma reforçar alguma característica (ou destino) do protagonista. Temos como exemplo O curioso caso de Benjamim Button  e toda a série Harry Potter. 
• Títulos peculiares: títulos que trazem referências ou associações inusitadas, contradições ou situações inesperadas são eficientes em despertar o interesse. É o caso de Eram os deuses astronautas? e Entrevista com o vampiro. 
Como criar títulos interessantes em 7 passos
Procure nas livrarias e internet livros que sejam do mesmo gênero do que você está escrevendo. Anote o título de uns vinte deles e separe os que lhe chamaram a atenção. Olhe com atenção cada um deles e tente identificar por que lhe atraíram, o que têm que despertaram seu interesse, o que exatamente você gostou neles. Agora olhe para a outra lista e perceba por que não gostou deles, o que soou estranho em cada um.
Pegue uma folha de papel e trace três colunas: substantivos, verbos e adjetivos. Pense sobre o seu livro e faça uma lista de palavras relacionadas a ela seguindo a categorização anterior. Pense em palavras que podem descrever ou sugerir o cenário. Preste atenção em cada um de seus personagens principais e escreva palavras relacionadas a eles. Então pense sobre a ação da história e escolha verbos relacionados a ela.
Não se limite. Escreva tudo o que lhe vier à mente e deixe para fazer a seleção mais tarde. Use palavras visuais que podem sugerir uma cena, palavras que evocam uma emoção, uma sensação, que traga algum questionamento. Se você conseguir chegar a 60 palavras, pelo menos, maravilha!
Veja se alguma das palavras funcionaria sozinha como título. Em seguida, experimente fazer várias combinações entre elas: adjetivo-substantivo, verbo-substantivo. Continue combinando as palavras até achar que tem uma boa lista em mãos.
Reveja sua lista e observe se há algo que você gostaria de incluir. Faça uma triagem para chegar a uma pequena relação de três a cinco títulos.
Mostre essa pequena lista a amigos ou leitores em potencial de seu livro, pessoas que conhecem o gênero sobre o qual você escreveu e que se interessariam em lê-lo. Peça para escolherem o título que mais os faria quererem comprar o livro.
Pegue o mais votado (ou mais votados) e compare com a sua relação de títulos já publicados e que mais o atraíram. Não há nenhum similar? Você incluiria o seu título na relação dos mais lhe despertaram o interesse? Está satisfeito com a sua escolha? Pronto, agora seu livro já tem um título.
Excelente matéria! Vamos todos seguir essas dicas.
267 notes · View notes