Tumgik
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Música no Museu e Alda Leonor em Madrid
Música no Museu em Madrid com a pianista Alda Leonor na linda Biblioteca Municipal dentro do Parque do Retiro com excelente público e apoio da Embaixada do Brasil em Madrid e da Fundação Cultural Ibero-Brasileira. 
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Sérgio da Costa e Silva: imortal da Academia Brasileira de Arte!
Tumblr media
A Academia Brasileira de Arte, A.B.A.que comemora 75 anos nesta semana, elegeu dois novos imortais: Sergio da Costa e Silva, do Música no Museu para a cadeira no. 12 sucedendo ao colecionador Sergio Fadel e o violonista Turibio Santos para a cadeira no. 26 na sucessão do musicólogo Vasco Mariz e que se juntam a 40 outros membros, dentre eles, Ziraldo, Maria Beltrão, Marcos Azambuja, Ana Bella Geiger, Nathalia Thimberg, Eduardo Sued, João Cândido Portinari. Luiz Áquila, Afonso Arinos Filho, Dalal Achcar, Ricardo Cravo Albin,Haroldo Costa, Victorino Chermont e Lauro Cavalcanti (ex diretor do Paço Imperial e que dirigirá o Museu Roberto Marinho). Fundada em 1942, no Rio de Janeiro, por Ataulfo de Paiva, a Academia Brasileira de Arte hoje presidida por Heloisa Lustosa, ex diretora do MAM e do MNBA, congrega personalidades ligadas às artes e já teve entre seus membros, Eliseu Visconti, Villa-Lobos, Oscar Niemeyer, Gustavo Capanema, Orozimbo Nonato, Francisco Mignone, Barbosa Lima Sobrinho, Procópio Ferreira, Sérgio Bernardes, Luiz Paulo Horta, Paulo Geyer entre muitos outros.
Fonte: https://www.annaramalho.com.br/academia-brasileira-de-arte-elege-dois-novos-imortais/
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
XII RioHarpFestival faz sucesso em Madrid:
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Fotos- harpista Maria Rosa Calvo y Manzano.
Na sua versão internacional o XII RioHarFestival-Musica no Museu fez sucesso ontemem Madrid com a apresentação da harpista Maria Calvo y Manzano, na Casa do Brasil. Na oportunidade comemorava-se, também, o Dia da Musica e o evento que lotou a Casa do Brasil,  foi prestigiado pelo Embaixador do Brasil na Espanha, Antonio Simoes, o Embaixador Paulo Soaees, nosso Cônsul em Madrid, o diretor da Fundação Cultural Brasil-Espanha, Paco Rodriguez e pelo Diretor da Casa do Brasil, Cassio Romano.
Na oportunidade Maria Rosa Calvo y Manzano ressaltou que o RioHarpFestival é o maior festival de harpas do mundo não so em duraçao como tambem em numero de concertos e que o Brasil, definitivamente, entrou no roteiro mundial do instrumento, tecendo elogios ao seu diretor Sergio da Costa e Silva, presente com Ignez.
Depois de Madrid, o XII RioHarpFestival chega a Portugal com concertos em Coimbra, Porto e Lisboa e só encerrando no inicio de julho realizando 138 concertos em 2 meses.
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Música no Museu presente nas comemorações da data Nacional de Portugal no Palácio São Clemente.
Tumblr media
Leia mais no link: http://www.absoluterio.com.br/2017/06/musica-no-museu-presente-nas.html
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Caterina Rebelo e Jairo Grossi
Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Tumblr media Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Tumblr media Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Tumblr media Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Athy, músico: 'A harpa também tem seu lado sombrio'
Tumblr media
Leia mais no link: https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/athy-musico-harpa-tambem-tem-seu-lado-sombrio-21354142?loginPiano=true
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
XII Rio Harp Festival encerra no Rio com um público de  mais de 20.000 pessoas.
O XII Rio Harp Festival-Música no Museu  encerrou  no Rio de Janeiro a edição 2017 ,com mais de 20.000 espectadores que   assistiram sua programação de 138 concertos, foram realizadas de 3 a 5 apresentações diárias, algumas extras para atender a grande demanda do público.
O evento contou com a participação de  100 músicos,  sendo 32 harpistas de 24 países, que apresentaram-se no final de abril no CCBB-São Paulo e em maio nos espaços culturais e pontos turísticos do Rio de Janeiro e que se expande para a Europa com concertos em cidades de Portugal e Madrid e Espanha encerrando-se no dia 3 de julho próximo.
Segundo os próprios harpistas participantes tornou-se o maior festival de harpas do mundo não só pelo número de concertos como também pela sua duração.
Além do Rio, outras cidades brasileiras entraram no circuito do festival, que cresce a cada edição, confirmando a potência de um dos mais delicados e antigos instrumentos musicais. Talvez seja questão de tempo para que, assim como a série Música no Museu, possa atingir todo o Brasil.
PÚBLICO:
Formado por um público eclético e curioso, o festival teve uma lotação inédita, e, em muitas sessões esgotadas  foi necessário retornar no dia seguinte a fim de não perder as suas atrações.
Todos os tipos de harpas: clássicas tocadas nas orquestras, célticas, koto (japonesa), indianas, kora (africana), paraguaia, colombiana,elétrica, llhanera e até a de cristal do harpista Athy e única no mundo tocadas de formas distintas, em pé, sentadas no chão etc  foram apresentadas e os ritmos mais variados: desde o barroco e clássico até o heavy metal passando pelo samba, chorinho, ritmos latino-americanos,irlandeses, rock, jazz, tango e fado.  
GRUPOS:
Artistas de vários países e muitos do Brasil mostraram através do instrumento as músicas de suas regiões, além disso o evento promoveu vários encontros musicais, onde jovens artistas e harpistas consagrados se reuniram no palco, muitos desses jovens são de comunidades e projetos sociais e tiveram a oportunidade de mostrar seu talento em um festival de grandes proporções.
Demonstrando a  versatilidade musical do instrumento, diferentes escolas e estilos mostraram ao público que a harpa não se limita à música clássica: gêneros como música africana, celta,  indiana, irlandesa até o pop e o rock estiveram presentes no festival.
.
Enquanto isso as orquestras de projetos sociais tiveram a oportunidade de subir ao palco com as estrelas nacionais e internacionais, foram elas: a Camerata do Uerê, Coletivo Músicos da Baixada, e o Conjunto de Violoncelos da Ação Social pela Música.
Os locais do evento foram também uma atração à parte; os concertos foram realizados  nos cartões postais da cidade como  o Corcovado, Jockey Club, Iate Clube, Ilha Fiscal e os centros culturais como: Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural Justiça Federal, o Museu do Exército e a Biblioteca Nacional, e a edição deste ano também incluiu o AquaRio.  
The RioHarpFestival is ending its XII edition - 2017 - .
More than 20.000 people were present at 138 concerts.
We have done , at least, 3 or 5 dayly performances and some extra presentations, too.
In this event, 100 musicians have participated and 42 harpers from 24 different countries.
This HarpFestival began in April, in S. Paulo and in May, here in Rio de Janeiro, in a lot of cultural and touristic places. The HarpFestival is spread in Europe, as in Lisbon - Portugal, and in Madrid - Spain. It finishes in July, the 3rd.
As the harpists have said, this Festival is the greatest one all over the world on account of its numbers of concerts and its length of time.
On the other side, another Brazilian cities were included in this event , and so, they confirm the exceptional importance of this ancient and fine instrument, the Harp.
We suppose that in the near future the HarpFestival will be expanded all whole Brazil.
All the countries as Japan Italy, Chile,  EUA, Canada, Colombia, Peru, South Africa, Lebanon, Argentina, India, Belgium, Spain, Netherland, Mexico, Paraguay, Ireland, France, Croatia, Austria and Brazil were represented by their best musicians and artists of various instruments.
THE   AUDIENCE
We had a curious and eclectic public and sometimes these same people had to return on the day after, because all the tickets were sold out in the present moment they wanted.
THE   INSTRUMENTS
We have Pedal-Harp, Celtic, Paraguayan , Indian, Chilean  Colombian , Mexican and Peruvian Harps, Kora (African), Electric, Llanera  Syntetizers and one Harp made of cristal presented by Athy, from Argentina.
We had a new formation as " Tamburello - Drum" and Harp  presented by Massimo Cusato ( percussion) and Giuliana De Donno ( Harp), from Italy. Otherwise  we have had singers, pianists, a cuatrist, flutists, cellists, a trumpetist, percussionists, violinists, bassist, and guitarrist.
THE   STYLES
About the styles, they were varied, since  Classic, Baroque, Romantic,  until Heavy -Metal, Samba, Chorinho, Latin-American, Irish, Scottish, Tyrolean, Folks, Ethnic, Rock, Jazz, and Tango.
THE  GROUPS
The artists through thier instruments have showed the characteristics of their own regions. Young artists from the Communities as Camerata Uerê, Coletivo Músico da Baixada, and Conjunto de Violoncelos da Ação Social pela Música have had the opportunity to exhibit their talents in a huge Festival.
ABOUT   THE   PLACES
They were special attractions: Corcovado, Jockey Club, Iate Club, Ilha Fiscal and cultural centers as Centro Cultural do Banco do Brasil ( CCBB), Centro Cultural da Justiça Federal, (CCJF), Museu do Exército, Biblioteca Nacional and a new very special place: AquaRio
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
XII RioHarpFestival no New York Times
Tumblr media
Com a maior alegria registramos o sucesso do  XII RioHarpFestival com um público superior a 15.000 pessoas nos primeiros 20 dias de maio e expressiva mídia em registros em todos os grandes veículos brasileiros e até no  The New York Times (abaixo).
Para este sucesso muito tem contribuido, também,  a participação de cerca de 40 músicos de 23 países nestes 138 concertos que estamos realizando.
Gostaria de convidá-lo para este sábado dia 27 , as 18hs concerto no Palacio São Clemente de  Carolina Coimbra e Gabriel Amaru, de Portugal, 2ª. Feira às 18hs na Biblioteca da Maison de France  a harpista Diane Pauvert, da França e,  encerrando o evento no Rio de Janeiro, dia 1º. de junho no AquaRio com a Orquestra da Comunidade da Maré e a participação da harpista Edith Gaseiger, da Áustria. Mas prosseguiremos em Lisboa e Porto, Portugal e Madrid, Espanha e, assim, tornando-se o maior festival de harpas do mundo.
Abs do Sergio da Costa e Silva- Diretor do XII RioHarpFestival/Musica no Museu.- 999889332.-www.rioharpfestival.com.br; www.musicanomuseu.com.br
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Apresentação do Athy em São Paulo
Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Tumblr media Tumblr media
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Tumblr media Tumblr media
www.fchb.es       
madri.itamaraty.gov.br  
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Música no Museu recebe mais um prêmio internacional!
Tumblr media
Em Lisboa, no lindo Pestana Palace Hotel em emocionante cerimonia, Sérgio da Costa e Silva recebeu  o prêmio Excelência em Cultura do Presidente da Academia de Artes e Cultura Lusófona, Professor Armenio Vasconcelos.
Presentes representantes de varios paises da língua portuguesa e também da Argentina, Estados Unidos, Croacia convidados através do Jornal Sem Fronteiras, Foram concedidos prêmios em artes plasticas, literatura, poesia, empreendedorismo, cabendo ao Musica no Museu o premio de Excelência em Cultura, a honraria máxima da premiação.
Todos os  participantes do evento foram convidados por Sergio da Costa e Silva para assistir os concertos de Música no Museu no Palácio Foz, em Lisboa no dia 20 de março e na Biblioteca Joanina em Coimbra no dia 22 de março ocasião em que exibirá o lindo premio recebido. O Presidente da Academia de Artes e Cultura Lusófona também dirige os Museu Maria da Fontainha e Museu da Almofala em Portugal e pediu a Sergio da Costa e Silva que estendesse o projeto a estes museus.
Musica no Museu que completa 20 anos em 2017, já tem na sua trajetória cerca de 30 prêmios nacionais e internacionais, destacando-se, dentre outros, a Ordem do Mérito Cultural, Golfinho de Ouro, Urbanidades do IAB, Embaixador do Rio, Latin American Quality Awards na PUC em Buenos Airtes, Cultura Viva, da Unesco, Lazos Hispanicos em Madrid, além de ter sido tema de Mestrado na Universidade de Berlim.
0 notes
musicanomuseu-blog · 7 years
Text
Musica no Museu recebe mais um premio, desta vez em Portugal.
Tumblr media
Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2017.
Of. JSF 021/2017
Ilmo. Sr. Sérgio da Costa e Silva
Idealizador, Fundador e Coordenador do Projeto Música no Museu.
Ref.: Homenagem faz – Magnífico Sem Fronteiras
Caro Sr. Sérgio da Costa e Silva,
Em comemoração ao Aniversário de 4 Anos do Jornal Sem Fronteiras, será realizada uma Programação Cultural exclusiva e fechada para Colunistas, Autoridades Culturais e Parceiros Oficiais de nossa publicação, na cidade de Lisboa - Portugal, entre os dias 15 de 20 de março de 2017. Na ocasião, além dos parceiros portugueses, teremos a presença de participantes de vários estados brasileiros e de quatro países (Argentina, Itália, Suíça e EUA).
A programação será composta por Festa de Aniversário com Jantar de Gala, visitas oficiais a Bibliotecas, Museus e entidades culturais; Sarau Sem Fronteiras com uma série de lançamentos literários; cerimônias acadêmicas; concursos e passeios turísticos e culturais, durante 15 dias (de Lisboa ao Porto).
É esperado que possamos fazer um belo intercâmbio, uma vez que estaremos recebendo total apoio da Academia de Letras e Artes Lusófonas (ACLAL) e a presença de várias autoridades culturais acadêmicas daquele país.
O evento será muitíssimo exclusivo, para apenas 50 convidados, por isso, não estamos fazendo convites abertos e estamos escolhendo também a quem convidar para homenagear com critério e seriedade,concentrando-nos nos nomes que apoiam verdadeiramente nossa cultura e que a fomentam de forma séria.
É com muita honra para nós que informamos que o senhor está em nossa seleta lista de homenageados exclusivos. Para nós, será uma verdadeira honra poder homenageá-lo em público e de forma exclusiva.
A Cerimônia de Homenagens será realizada durante o Jantar de Gala no Pestana Palace Lisboa, Hotel & National Monument e não serão entregues sob representação; serão conferidas apenas àqueles que puderem estar presentes e a todos que contribuíram para o sucesso de nossa publicação.
Serão outorgados os Troféus:
_ Colunistas Sem Fronteiras;
_ Troféu Imprensa Sem Fronteiras: Categorias Artes Plásticas, Literatura, Apoio Cultural e Autoridades Culturais;
_ E o exclusivo Troféu Magnífico Sem Fronteiras.
O Troféu Magnífico Sem Fronteiras é concedido a apenas 4 personalidades por ano, por isso é muitíssimo exclusivo e outorgado no ápice do evento. E, é, exatamente, essa homenagem que queremos lhe prestar, na categoria “Fomentação Cultural”, por todo o trabalho que realiza através do projeto “Música no Museu”.
Ano passado, o prêmio foi concedido as seguintes personalidades:
_ Categoria Artes Plásticas: Sra. Therezinha Hillal – Presidente da ABBA – Associação Brasileira de Belas Artes.
_ Categoria Literatura:  Sr. Cláudio Aguiar – Presidente do PEN Clube do Brasil.
_ Categoria Fomentação Cultural – Sr. Ricardo Cravo Albin – Presidente da Academia Carioca de Letras e do Instituto Cravo Albin.
_ Categoria Colunista do Ano – Sra. Betty Silberstein – Escritora, Tradutora, Revisora, Conselheira e Colunistas do Jornal SemFronteiras.
Devido a essas condições, pedimos que pré-confirme sua presença e participação até dia 20 de fevereiro, para que possamos providenciar a manifestação física de nossa admiração pelo seu trabalho.
Aguardo seu retorno. Estou à disposição para sanar suas dúvidas.
Receba o meu respeito e admiração, com um forte e fraterno abraço,
Dyandreia Valverde Portugal
Jornalista – MTB 36.185/RJ
Editora-Chefe Jornal Sem Fronteiras.
0 notes