Bem vindos, somos alunas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) cursando Jornalismo. Vamos começar as apresentações, da esquerda para direita: Lenara Pothin, 18 anos; e Ritilei Moura, 20 anos. Nossos ilustres professores da cadeira de Laboratório de Jornalismo nos desafiaram a criar um blog para compartilhar nossas experiências e aprendizados durante esse semestre. Esperamos que aprendam tanto quanto nós nessa jornada.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Palestra Vicent Peyrègne
Vicent Peyrègne traz em sua palestra um assunto de grande importância nesse momento: os rumos da comunicação. Para falar do assunto ele aborda conceitos importantes no atual cenário tecnológico. Ele fala também da importância do empreendedorismo do mundo jornalístico, já que as mídias estão se tornando os grandes meios de comunicação e é necessário que os jornalistas se encaixem nessa nova onda tecnológica, onde as redes sociais tem sido muito utilizadas. Atualmente é através delas que muitas pessoas chegam às notícias. Ele ressalta também que nesse meio as informações são produzidas por qualquer pessoa, portanto é preciso estar atento a credibilidade do conteúdo.
Ritieli de Moura Silveira
0 notes
Text
Palestra Vincent Peyrègne
A palestra do teórico da comunicação Vincent Peyrègne fala sobre os rumos da comunicação. Ele aborda temas como a mudança tecnológica, a qual está alterando a qualidade de vida das pessoas e a crescente desigualdade causada pelo aumento das divisões sociais nas redes. Fala também que as mídias estão se tornando a principal fonte de informação para as pessoas e com este dados os jornalistas devem pensar como empreendedores, para garantir a qualidade do novo sistema. Foi muito satisfatório conhecer e ouvir uma pessoa que é tão importante para o jornalismo e pensa no futuro do mesmo.
Peyrègne é francês, dirige a WAN-IFRA desde outubro de 2012 que é uma organização global de imprensa com sede na França, e merecia mais atenção por parte dos espectadores na palestra. Acredito que a Famecos se esforçou muito para traze-lo para a PUCRS mas não acho que o evento foi bem organizado pois tive muita dificuldade de entender o que o teórico dizia pelos fones, penso que o dublador poderia ser melhor para podermos compreender a palestra.
- Lenara Pothin Haubrich
0 notes
Text
Leitura Obrigatória Módulo TV
Reflexões sobre a televisão Francisco Ladeira
O texto de Francisco Ladeira fala que apesar do surgimento da Internet a televisão continua sendo o meio mais utilizado de informação e diversão. Acredita-se que a preferência do público por esse meio está relacionada a facilidade de acesso e a linguagem mais simples para temas complexos, ajudando a quem assiste na formulação de opinião de quem está se informando sobre determinado assunto.
Além disso, a televisão apresenta uma série de figuras as quais os telespectadores tem grande identificação. Ao lançar histórias consideradas espetaculares, atinge-se uma grande parcela da população. Mas nem tudo é assim, algumas tramas da dramaturgia televisiva não são recebidas positivamente. Casos de homossexualidade nas novelas, são um exemplo de assuntos abordados que causam polêmica, pois apesar de ser uma forma de ir contra aos preconceitos, o público conservador não recebe bem o conteúdo.
A televisão é também considerada uma grande influenciadora de opiniões. Seu conteúdo por mais que traga assuntos de interesse do público, não deixa de visionar a parte lucrativa, portanto envolve em sua programação uma grande parcela que interessa aos financiadores. Cabe aos telespectadores identificarem as transmissões que carregam informações com credibilidade e de real interesse a eles. É importante terem o cuidado para não se tornarem fantoches da mídia televisiva, que por muitas vezes pode ser sensacionalista.
0 notes
Text
Módulo TV
Na aula sobre televisão o professor Cláudio Mércio apresentou uma cronologia da TV. Contou como surgiu, como foi no brasil, mostrando trechos de programas antigos para que possamos ver a diferença de qualidade que tinhamos e que temos hoje.
Foi muito interessante discutir a importância da televisão brasileira, para nós, e para os estrangeiros, os quais compravam e ainda compram muitas novelas feitas aqui. É fascinante pensar que a mais ou menos 60 anos atrás não existia televisão, e hoje ela ja está virando segunda tela por não darmos tanta atenção a ela.
0 notes
Text
Leituras Obrigatórias Módulo Rádio
Rádio na Internet: desafios e possibilidades
Este artigo conta a história do rádio e como é ligação dele com a internet, fazendo também uma perspectiva para o futuro do rádio. No início o autor conta como são as mudanças para a população, para que se introduza na cultura, e cita que essa transição dura em torno de 30 anos. Fala que por lidarmos com muitos dados temos a impressão que a cada dia sabemos menos do que ocorre a nossa volta, gerando um estresse que restringe a nossa capacidade de uma leitura consciente do que estamos fazendo ou ouvindo. Cita-se também como os meios de comunicação lidam com essas transições mostrando que não é só o rádio que se transformou perante a internet.
No meio do artigo fala mais sobre a importância do rádio na vida das pessoas. A internet está ajudando a rádio a se popularizar agregando a informação a opinião dos ouvintes fazendo uma grande interação entre o emissor e o receptor. E agora, o rádio não é apenas emissor, ele também é multimídia. Faz uma comparação com a rádio online e offline, onde a online é onde se disponibiliza o rádio em um site para mais um canal de comunicação e o offline são transmissões passadas que podem ser reproduzidas novamente. É importante ressaltar que nem todo o áudio na internet pode ou deve ser chamado de rádio.
No final fala-se um pouco sobre o rádio na internet quebrar barreiras geográficas, mas que o caráter local do evento radiofônico ainda não se perdeu. Mas que a comunicação por meio de rádio está se transformando muito mais em entretenimento do que em forma de fonte de notícia. Fazendo uma projeção futura do rádio, perante essa realidade, é possível que se perca a grande função do rádio, informar. Para que isso não aconteça é necessário investigar, preparar, reprogramar e se necessário reinventar o rádio.
Rádio e Internet: novas perspectivas para um velho meio
O trabalho com o tema Rádio e Internet desenvolve a ideia de redefinir o conceito de rádio para algo mais atual. O trabalho abre a discussão para rádio na internet sendo uma ideia antiga, mas modernizada, onde o rádio vira texto, vídeo, fotos. E também o conceito de rádio somente na internet, o webradio, um serviço totalmente online, que esta mudando a forma de vermos o rádio.
Começa agora um novo modo de fazer rádio, um novo meio de comunicação. Os sites de webradio então, precisam prender o ouvinte, estimular a sua volta ao site, apresentando conteúdos com interesse e relevância para o seu público, como: programação, informações sobre locutores e jornalistas, dados relativos a playlist, passatempos e notícias.
Na internet o rádio reúne um pouco de tudo da comunicação, trazendo até animações para o site. Este novo modelo ainda está em formação, mas dos modelos que ja circulam parecem ser muito progressista. O autor cita alguns modelos desses projetos, como "o cotonete" e "usina do som".
0 notes
Audio
Programa de Rádio Prouni News.
0 notes
Audio
Boletim Módulo Rádio de Lenara Pothin.
0 notes
Audio
Boletim módulo rádio de Ritieli Moura
0 notes
Text
Módulo Rádio
No dia 13 de outubro tivemos o inicio do módulo de rádio. Vimos um pouco da história do meio e suas principais características.
Ao final da parte teórica foi dado o anuncio do que nos seria cobrado na parte prática: para a próxima aula gravaríamos um boletim de rádio e na outra semana apresentaríamos um programa.
No dia da gravação do boletim mãos trêmulas seguravam o papel, o nervosismo tomava conta. Felizmente, parece que durante as gravações tudo sumiu, só notávamos a presença do papel e do microfone. Concluíamos ali nossa primeira experiência de rádio.
Mas nossa maior missão era o programa. Reunidas com mais quatro colegas criamos o PROUNI NEWS, programa de rádio com notícias sobre política, esporte, educação e cultura.
Mais uma vez experimentamos o nervosismo de encarar um gravação, porém dessa vez com um toque maior de seriedade. Deixamos toda a tensão e ansiedade fora de estúdio, nossa gravação foi um sucesso!

Foto: Professor Cláudio Mércio
0 notes
Text
Leituras Obrigatórias Módulo Texto
Multimilionários, inovação e as novas respostas para o jornalismo
Nessa nova geração onde tudo está modernizado o jornalismo, que por muitos é considerado um ramo em crise, precisa de novas portas para se recolocar com sucesso no mercado. O caso de Washington Post e Bezos pode exemplificar uma situação inovadora, já que o empresário atua nos meios digitais, que atualmente são os que mais estão em alta, possibilitando que nessa nova era do informacionalismo as noticias jornalísticas cheguem a mais pessoas, rendendo maiores lucros.
AP vai usar robôs em matérias esportivas
Apesar de toda a inovação e a possibilidade do uso de robôs nas coberturas esportivas, a ação de jornalistas tradicionais não está e dificilmente num futuro próximo será descartada. Seria necessária uma tecnologia altamente evoluída para que um robô tivesse a capacidade de fazer a análise técnica de um acontecimento, como faz um jornalista.
Como os jovens estão mudando o consumo de notícias
Atualmente através do uso de redes sociais os jovens vêm consumindo muitas informações de origens duvidosas e de pouco valor. No facebook, por exemplo, uma notícia é postada e em minutos já foi lida e compartilhada milhares de vezes, porém muitas vezes essa notícia não é de fonte segura e corre grandes riscos de sequer ser verdadeira. Mas o acesso à informação através das redes não é totalmente negativa, muitos jovens, que na maioria das vezes não tem interesse pelos jornais impressos, acaba se colocando a par dos acontecimentos do mundo pelos meios on-line e em alguns casos eles acabam tendo acesso às informações até mesmo sem querer e no final ganham em conhecimento.
0 notes
Text
Módulo Texto
Na aula Introdutória do módulo texto falamos um pouco sobre o jornal impresso. Falamos de como os tablets ajudaram para que o jornal tenha mais leitores, discutimos um pouco sobre o fim do jornal impresso e a dificuldade em achar um novo meio para ele.
Em seguida foi nos apresentado o modelo de jornal devemos ter o cuidado de seguir (Figura). Foi falado também algumas formas de nos referir a certos tipos de textos, como gênero, entrevista, notícia, etc; E os cuidados que devemos ter ao escrever em um jornal.
Por fim nos dividimos em categorias, para organizar pautas a serem seguidas nas próximas aulas, para então criarmos nosso primeiro jornal.
Fonte: Print Screen da aula, disponível em <http://moodle.pucrs.br/pluginfile.php/2096424/mod_resource/content/1/MODULO_TEXTO.pdf> Acesso em ago. 2016.
0 notes
Text
Leitura Obrigatória Módulo Web
Livro: Para entender a internet
Capítulos: Creative commons (Ronaldo Lemos), Cultura do Remix (Alexandre Matias), Interatividade (Alex Primo)
Creative commons
O creative commons, é uma ONG ( Organização não governamental) que promove a expansão de obras intelectuais e o entrosamento entre o artista dessas obras e o expectador. Esta ONG torna viável ao autor divulgar sua obra sem o risco de plágio, oferecendo a ele, voluntariamente, uma base jurídica de direitos autorais. Com esses benefícios, o expectador tem a opção de utiliza-la da forma como bem entender, se o autor concordar.
Este meio é uma boa forma de incentivo para artistas ainda não reconhecidos, para que tomem conta, de uma maneira fácil e segura, de suas obras, podendo divulga-las sem correr o risco de perder seus direitos sobre a obra. Além disso é um meio viável financeiramente pois o autor tem todo o apoio sem precisar desembolsar nada.
A cultura do remix
O remix inicialmente vinha com a ideia de juntar músicas facilitando a função de um DJ, então se juntava as batidas equivalentes para poder ter uma sequência maior de músicas sem precisar trocar os discos. Tom Mould aparece no cenário dos anos 70 inovando o conceito de remixar, as músicas passaram a ser esticadas com elementos acrescidos a elas, fazendo com que uma única música
Interatividade
Os meios de interatividade possibilitam que a relaçāo social seja cada vez mais abrangentes. Antes a interaçāo era limitada e com os avanços tecnológicos se tornou mais dinâmico, em razāo de uma comunicaçāo cada vez mais interpessoal.
A interatividade mutua, citada no texto de Alex Primo, ganha maior relevância no cotidiano das pessoas, ao passo que a repercussāo dos acontecimentos é maior tendo em vista a sua velocidade de alcance. Logo, o interagir, seja através de uma opiniāo ou uma reuniāo de negócios, independe de hora ou local.
Com este grande crescimento das redes interativas, as facilidades do dia sāo notáveis, deixando de serem úteis apenas para manter a comunicaçāo básica, tornando-se uma grande ferramenta de uso profissional, escolar, entre outros.
0 notes