Tumgik
pacosemnoticias · 8 hours
Text
Índice ultravioleta para amanhã, 30 de abril para Portugal Continental e ilhas.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
pacosemnoticias · 8 hours
Text
Arquipélago da Madeira
Previsão para 3ª feira, 30.abril.2024
Períodos de céu muito nublado.
Tumblr media
Aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte.
Pequena subida de temperatura nas terras altas.
Temperaturas máximas e mínimas na foto.
ESTADO DO MAR:
Costa Norte: Ondas de norte com 1 a 1,5 metros.
Costa Sul: Ondas inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 19/20º.
Fonte IPMA
0 notes
pacosemnoticias · 8 hours
Text
Arquipélago dos Açores
Previsão para 3ª feira, 30.abril.2024
GRUPO OCIDENTAL
Tumblr media
Períodos de céu muito nublado com abertas.
Vento sul bonançoso a moderado (10/30 km/h).
GRUPO CENTRAL
Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Vento geralmente fraco (05/10 km/h).
GRUPO ORIENTAL
Períodos de céu muito nublado com abertas.
Vento geralmente fraco (05/10 km/h).
Temperaturas máximas e mínimas na foto.
ESTADO DO MAR
GRUPO OCIDENTAL:
Mar de pequena vaga a cavado.
Ondas noroeste de 1 a 2 metros, passando a sudoeste.
Temperatura da água do mar: 17º.
GRUPO CENTRAL:
Mar encrespado.
Ondas norte de 1 metro.
Temperatura da água do mar: 17º.
GRUPO ORIENTAL:
Mar encrespado.
Ondas norte de 1 metro.
Temperatura da água do mar: 17º.
Fonte IPMA
0 notes
pacosemnoticias · 8 hours
Text
Continente
Previsão para 3ª feira, 30.abril.2024
REGIÕES NORTE E CENTRO:
Tumblr media
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva no litoral, estendendo-se às restantes regiões durante a manhã, e passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do meio da tarde, e que poderá ser localmente intensa.
Possibilidade de queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude no final do dia.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas, em especial da região Centro e a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima, em especial a norte do sistema Montejunto-Estrela.
REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros no litoral oeste, estendendo-se às restantes regiões durante a manhã, e que poderá ser localmente intensa durante a tarde no Alentejo.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas, em especial a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.
Temperaturas máximas e mínimas na foto.
ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 15/16º.
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 16/17º.
Fonte IPMA
0 notes
pacosemnoticias · 9 hours
Text
Paços de Ferreira
Previsão para 3ª feira 30.abril.2024
Céu geralmente muito nublado.
Tumblr media
Períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir do meio da manhã.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, rodando para oes-noroeste a partir da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.
Temperatura prevista para amanhã: Mínima de 7° e máxima de 16°.
Fonte IPMA
Siga o estado do tempo que faz em Paços de Ferreira com os dados das estações meteorológicas nos seguintes links: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTOPA2
https://ema.ipma.pt/emas/pacos-de-ferreira/
0 notes
pacosemnoticias · 9 hours
Text
Ministério Público de Faro acusa 71 pessoas por burla informática bancária
O Ministério Público (MP) de Faro acusou 71 pessoas pelos crimes de falsidade informática, branqueamento de capitais e associação criminosa, algumas das quais pertencentes à organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC), foi hoje divulgado.
Tumblr media
De acordo com uma nota publicada no portal da Procuradoria-Geral Regional de Évora, os arguidos, de nacionalidades portuguesa e brasileira, mas também oriundos de países africanos, dedicavam-se à captura de dados e códigos de acesso a contas bancárias, às quais acediam e subtraiam dinheiro.
Segundo o MP, os arguidos atuavam pelo método denominado como 'phishing', ao criarem uma página falsa idêntica às das instituições bancárias, para convencerem as vítimas de que estariam a aceder aos portais verdadeiros dos seus bancos e aí inserirem as credenciais de acesso às contas.
Na posse dos dados, os criminosos entravam na conta bancária da vítima através da página verdadeira do banco e programavam uma transferência monetária para uma conta bancária de um outro elemento ligado à organização, detalha o MP.
Posteriormente, adianta, fazendo-se passar por um funcionário do banco, telefonavam à vítima a informá-la de que tinham detetado uma operação bancária falsa, e que para a anularem precisavam do código que o banco lhes ia enviar para o telemóvel.
Os arguidos criavam então uma segunda página onde espelhavam a operação fraudulenta, à qual a vítima acedia, já convencida de que se tratava de verdadeiros funcionários do banco e que queriam anular a transferência.
Como os arguidos permaneciam ao telefone com a vítima, esta dizia-lhes o código que lhes permitia validar a operação de transferência bancária, circulando depois o dinheiro por várias contas bancárias entre o Portugal e o Brasil, de modo a ser branqueado, lê-se na nota.
Para o MP, o êxito do crime está relacionado na rapidez com que as operações informáticas eram executadas, através de computadores que podem estar alojados num terceiro país e na credibilidade que os arguidos transmitiam em diálogo com a vítima.
Segundo a Procuradoria, trata-se de uma organização bem estruturada, onde os arguidos têm funções específicas, nomeadamente os que se ocupavam da parte informática, os que telefonavam às vítimas e os que punham as contas bancárias à disposição de modo a fazer circular o dinheiro.
A acusação contra os 71 arguidos foi deduzida no dia 22 de abril pelo diretor do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da comarca de Faro, numa investigação a cargo da Polícia Judiciária.
0 notes
pacosemnoticias · 10 hours
Text
Universidade de Coimbra em projeto para criação de baterias mais seguras
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram um projeto para uma nova geração de baterias que poderão ser mais seguras e ter maior durabilidade, além de democratizar a eletricidade, anunciou hoje a academia.
Tumblr media
Numa nota de imprensa, a UC explicou que o objetivo do projeto, de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, "passou por encontrar materiais que pudessem ajudar a desenvolver uma nova geração de baterias e proporcionar avanços em relação ao aumento da segurança (mais estáveis e não inflamáveis) e de durabilidade de futuras baterias pós-lítio".
"A questão das baterias atuais é serem de lítio, um recurso finito considerado pela União Europeia como matéria-prima crítica e que está distribuído de forma muito desequilibrada pelo mundo", afirmou o coordenador do projeto, João Vareda, citado na nota de imprensa.
Segundo João Vareda, "alguns países beneficiam da exploração do lítio, enquanto outros estão à mercê", notando existir "um esforço global para diminuir esta dependência, mas também a utilização de certos materiais, como o cobalto, que é um metal cuja exploração está associada à violação dos Direitos Humanos".
O investigador do Departamento de Engenharia Química sustentou que "as baterias de sódio podem ser a solução para a substituição do lítio, pois existe em todo o mundo e tem um preço muito acessível", além de que "já permitiriam substituir alguns daqueles metais que são problemáticos".
Segundo a nota de imprensa, o projeto, denominado "Silica-Polymer Composite Aerogels As Solid Sodium Electrolytes (AeroNaLyte)", com o propósito de dar mais um passo para um futuro mais verde, "focou-se na criação de aerogéis compósitos de sílica e polímero, usando materiais biocompatíveis e solventes verdes, como eletrólitos sólidos, para uma possível nova geração de baterias, bem como em testar a funcionalidade desta abordagem e a sua aplicação".
"Os resultados são muito positivos e promissores, mas é necessário trabalho futuro para concretizar o potencial desta estratégia", sustentou a UC.
Ainda de acordo com a UC, outras das razões que levaram o investigador a pensar na utilização dos aerogéis nas baterias prenderam-se com "os problemas de segurança das baterias de lítio atuais, devido à sua inflamabilidade, e dificuldade ou quase impossibilidade de reciclagem", referindo também "os problemas causados pela extração dos metais, nomeadamente, no que se refere a questões ambientais e sociais".
Para o coordenador do projeto, a criação desta nova geração de baterias pode "permitir a chegada de eletricidade a locais onde ainda não existe".
"Se calhar, não vão conseguir ter uma rede elétrica como a nossa, mas a acumulação da energia elétrica em baterias vai ser muito importante para democratizar a eletricidade a todo o mundo", considerou João Vareda, acreditando que, estar-se "a contribuir para a possibilidade de todo o mundo dispor de rede elétrica, certamente, vai ter impacto social, ambiental e económico".
O projeto "AeroNaLyte" foi um dos vencedores da 4.ª edição dos Prémios Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.
0 notes
pacosemnoticias · 11 hours
Text
Exercício internacional testa operações da NATO em Santa Margarida
Mais de 1.400 militares oriundos de quatro países da NATO vão estar envolvidos a partir de hoje e até 10 de maio no Campo Militar de Santa Margarida (Constância) no Orion24, o maior exercício anual conduzido pelo Exército português.
Tumblr media
"O Exercício Orion24 é o principal exercício tático programado pelo Exército Português e liderado pelo Comando da Componente Terrestre, e faz parte do Programa de Treino e Exercícios Militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)", envolvendo militares do Exército, mas também da Força Aérea Portuguesa e de algumas Nações Aliadas, indicou hoje à Lusa fonte oficial do Exército.
O exercício, que vai decorrer sob um cenário de intervenção ao abrigo do artigo 5º [do Tratado do Atlântico Norte], com prática de "coordenação" e "interoperabilidade com países aliados", envolve carro de combate e treino conjunto com fogos reais no Campo Militar de Santa Margarida, no distrito de Santarém, com forças militares de quatro países da NATO, a par de observadores norte-americanos.
O Orion24, segundo o Exército, "centra-se num exercício de prontidão, onde o Comando das Forças Terrestres fornece a estrutura de Comando e Controlo para o planeamento das forças e a execução descentralizada", em exercício que envolve cerca de 1.400 participantes, dos quais 129 militares espanhóis, 25 romenos e 17 eslovacos.
Das viaturas que irão integrar o exercício, destacam-se carros de combate e viaturas blindadas como os Leopard 2 A6 e M113, as Pandur, as VAMTAC (viaturas de rodas 4x4), ou as Pizarro, viaturas blindadas espanholas.
O Orion24, que decorre de 29 de abril a 10 de maio, inclui a fase de projeção e retração de tropas e engloba um exercício de transmissões e treino cruzado de operações, culminando com uma ação de fogos reais conjunto.
O cenário a utilizar no Orion24 "assenta no mais recente e realista cenário da NATO, baseado em operações correntes e futuras da Aliança", disse à Lusa fonte oficial do Exército, no âmbito de um exercício que será centrado na componente terrestre mas que contará também com a participação de dois F16 da Força Aérea Portuguesa.
"Treinar a interoperabilidade entre militares de vários países em operações táticas ofensivas, defensivas, e em operações de retardamento e de reconhecimento, no âmbito do planeamento, coordenação e execução para missões da NATO ao abrigo do Artigo 5º", são alguns dos objetivos do Orion24, que culminará com um exercício multinacional com fogos reais envolvendo viaturas blindadas e tiros de carros de combate e de metralhadoras pesadas.
No Artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte, que vincula as partes envolvidas, pode ler-se que "um ataque armado contra uma ou várias delas na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todas, e, consequentemente, concordam em que, se um tal ataque armado se verificar, cada uma, no exercício do direito de legítima defesa, individual ou coletiva, reconhecido pelo artigo 51.° da Carta das Nações Unidas, prestará assistência à Parte ou Partes assim atacadas, praticando sem demora, individualmente e de acordo com as restantes Partes, a ação que considerar necessária, inclusive o emprego da força armada, para restaurar e garantir a segurança na região do Atlântico Norte".
A fase final de execução do Orion24 será dedicada à execução de fogos reais, cuja finalidade é a "sincronização do fogo, o movimento e manobra tática das forças terrestres, num exercício caracterizado pela sua matriz combinada e onde as múltiplas capacidades e valências do Exército português vão treinar de forma conjunta com militares de Exércitos de países aliados", nomeadamente de Espanha, Roménia e Eslováquia.
0 notes
pacosemnoticias · 11 hours
Text
Prisão domiciliária e apresentações periódicas para alegados traficantes em Ponta Delgada
Um homem ficou em prisão domiciliária e outro sujeito a apresentações periódicas às autoridades por suspeitas da prática do crime de tráfico de droga em São Miguel, Açores, na sequência de uma ação de patrulhamento, anunciou esta segunda-feira a PSP.
Tumblr media
Segundo o Comando Regional dos Açores da PSP, os dois homens, de 56 e de 23 anos, foram detidos na sequência de uma ação de patrulhamento preventivo, efetuado pela brigada anticrime da polícia, "em zonas conotadas com o consumo e tráfico" de droga na freguesia do Livramento, concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Em comunicado, a PSP revela que durante a ação "foi detetada uma situação altamente suspeita que apontava para uma transação de droga em curso".
Na ocasião, "o toxicodependente que tinha acabado de adquirir a droga" aos dois suspeitos ainda tentou "escapar às autoridades", mas foi "rapidamente intercetado na posse de elementos de prova".
Na operação, a PSP realizou ainda uma busca ao veículo onde estavam os suspeitos, tendo apreendido cerca de 55 doses individuais de heroína, aproximadamente 40 doses de droga sintética e 330 euros.
Após terem sido interrogados por um juiz de instrução criminal no Tribunal de Ponta Delgada, um dos dois suspeitos de tráfico de droga ficou sujeito à medida de coação de "apresentações periódicas perante as autoridades e o outro em prisão domiciliária", segundo informa a PSP.
0 notes
pacosemnoticias · 12 hours
Text
Jovem de 21 anos detido em Viana com mais de 600 doses de droga
A GNR, no dia 25 de abril, deteve um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Viana do Castelo.
Tumblr media
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram o ocupante de um veículo que manifestou um comportamento suspeito. No decorrer da ação, ao verificarem que o homem mantinha algum nervosismo, foi possível confirmar que o suspeito se encontrava na posse de produto estupefaciente.
No seguimento das diligências realizadas, foi efetuada uma busca domiciliária à residência do suspeito, tendo sido apreendido o seguinte material: 362 doses de MDMA, 144 doses de haxixe, 125 doses de cocaína, duas doses de liamba, 90 euros em numerário, três facas, uma nota falsa de 200 euros e uma balança de precisão.
O suspeito foi detido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo.
Foto GNR
0 notes
pacosemnoticias · 13 hours
Text
GNR deteta 26 infrações em operação na região de Leiria para prevenir descargas ilegais
A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou 26 infrações numa operação para prevenir e identificar autores de descargas ilegais para recursos hídricos nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.
Tumblr media
Numa informação enviada hoje à agência Lusa, a GNR adiantou que na operação, denominada “Clean Water” (água limpa), iniciada em 15 de dezembro de 2023 e que terminou em 15 de abril, foram efetuadas cerca de 50 fiscalizações, tendo sido detetadas 26 infrações no domínio hídrico, resultando na elaboração de vários autos contraordenacionais.
Entre os autos, a GNR destacou 16 por rejeição de águas degradadas para o solo/água sem qualquer mecanismo que assegure a sua depuração, dois por incumprimento relativo a espalhamento de efluentes pecuários em solo inundado e outros dois por falta do título de utilização dos recursos hídricos.
“No âmbito destas infrações, foram ainda identificados 11 pessoas singulares e 15 pessoas coletivas”, adiantou a GNR.
Fonte da GNR esclareceu que a maioria das 26 infrações foi registada no concelho de Leiria.
Segundo a GNR, esta operação visou fazer face às inúmeras denúncias, registadas nos últimos anos, alusivas a poluição dos recursos hídricos, de forma a promover a sustentabilidade da biodiversidade destes recursos, providenciando a monitorização e identificação de autores de atos ilícitos, que ponham em perigo as massas de água daqueles concelhos.
A GNR referiu ainda que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, “está consciente deste flagelo, garantindo o patrulhamento regular da área mais atingida”, acrescentando que, para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas, os cidadãos podem utilizar a Linha SOS Ambiente e Território (808200520).
Quando anunciou esta operação, a GNR divulgou que seriam “efetuadas ações diárias e ininterruptas de monitorização da bacia hidrográfica do rio Lis nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós, por forma a fazer face às descargas diretas e indiretas de efluentes provenientes da indústria transformadora, bem como das atividades agrícolas e pecuárias, que possuem bastante representatividade na região”.
“Muitos dos cursos de água da bacia hidrográfica do rio Lis têm as suas margens com vegetação muito densa, impedindo desta forma uma fiscalização e verificação das condições do leito em toda a sua extensão, sendo por isso adotado o modelo de patrulhamento no interior dos recursos hídricos, que se tem revelado eficaz na deteção de ilícitos desta natureza”, esclareceu a GNR.
0 notes
pacosemnoticias · 13 hours
Text
Estudantes de Medicina exigem ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse hoje a presidente.
Tumblr media
À Lusa – e em antecipação da ação “Acessibilidade não deve ser miragem!”, agendada para terça-feira às 16:00 na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, - Rita Ribeiro falou dos custos associados ao estudo da Medicina, situação que não é exclusiva deste curso, mas que “fica ainda mais dificultada” na fase do estágio clínico, ou seja, quando os futuros jovens médicos estagiam em hospitais e/ou unidades de cuidados primários fora da área geográfica onde até aí estão.
“Os estágios curriculares não se restringem aos hospitais nucleares. No Minho, em Lisboa e no Algarve as distâncias podem ascender aos 90 quilómetros. Às vezes ocorrem em localidades com poucos acessos ou poucas opções de transportes”, disse Rita Ribeiro.
Recorrendo ao exemplo dos estudantes de Medicina da Universidade do Minho, que fazem estágio clínico nas Unidades Locais de Saúde de Braga, Alto Ave (zona de Guimarães) ou Alto Minho (Viana do Castelo), a presidente da ANEM disse saber que há estudantes “duplamente deslocados”.
“Há quem tenha uma casa em Braga e outra em Viana do Castelo”, contou, salvaguardando que neste caso, o da Universidade do Minho, “felizmente os estudantes têm acesso ao autocarro entre os polos universitários [Gualtar, em Braga, e Azurém, em Guimarães], mas de fora fica quem vai para outras localizações, nomeadamente as do Alto Minho ou Gerês, Esposende, Famalicão, Barcelos e Terras de Basto, entre outras.
“Esta situação acontece em Lisboa e em outras regiões. Só na Beira Interior há um transporte interno e acessível que custa um euro”, disse.
Rita Ribeiro juntou às dificuldades com habitação e transporte, as associadas com os custos da alimentação e dos materiais e livros de estudo.
“Sabemos que um estudante do Ensino Superior deslocado precisa, mensalmente e em média, de 545 euros/mês para propina e habitação. Depois é tudo o resto”, referiu, referindo-se a um número obtido através das oito escolas médicas portuguesas públicas.
De acordo com esses dados, as refeições nos estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde é, em média, de 4,54 euros, valor "comparativamente elevado" se tiver por base, como disse à Lusa a presidente da ANEM, os 2,77 euros de uma refeição social das cantinas das universidades.
Para colocar este tema na ordem do dia, a ANEM marcou para terça-feira uma concentração de estudantes de Medicina que exigem melhor acessibilidade ao Ensino Superior e convida outras associações de outros cursos a juntarem-se.
“Esta iniciativa serve para marcar, de forma simbólica, o início de um debate que deve ser muito profundo sobre esta matéria. Queremos envolver as associações académicas, as escolas médicas, mas também a tutela, através do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, os hospitais, as autarquias locais e/ou as comunidades intermunicipais ou as áreas metropolitanas”, referiu.
Entre as propostas que pretendem tornar públicas está a atribuição de verbas monetárias à comunidade estudantil de Medicina para despesas associadas ao transporte para estágios, bem como a garantia do equipamento de proteção individual a todos os estudantes de Medicina.
Soma-se o pedido por apoio financeiro ou em espécie para obtenção do material obrigatório para os estágios clínicos e a atribuição de um valor para a cobertura das refeições associadas aos estágios clínicos em meio hospitalar.
Fundada em 1983, a ANEM é a Federação que agrega as associações e núcleos das oito escolas médicas públicas portuguesas, representando cerca de 10.500 estudantes de Medicina em Portugal.
0 notes
pacosemnoticias · 14 hours
Text
Agricultores do Algarve só aceitarão cortes de água iguais para todos
A Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve (CSHA) defendeu hoje uma atualização dos cortes no consumo de água impostos pelo anterior Governo e advertiu que "só aceitará cortes iguais" para todos os setores da região.
Tumblr media
Aposição da comissão foi anunciada em comunicado, na véspera da reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, para avaliar a situação dos recursos hídricos no Algarve.
A CSHA, que representa mais 1.000 produtores, operadores e associações do setor agrícola algarvio, considera que já foi "ultrapassada a previsão de armazenamento" de água de superfície nas bacias do Algarve", encontrando-se a região "com níveis de água suficientes para os próximos anos".
"Tendo em consideração que nunca foi apresentada uma justificação para a diferença entre os cortes para a agricultura e para os restantes setores [...], a CSHA só aceitará aquilo que sempre defendeu, um corte no consumo de água de 15% para todos os setores", apontou.
A comissão disse esperar que na reunião de terça-feira - em que participarão os principais agentes ligados à utilização da água -, sejam atualizados os valores dos cortes em vigor desde janeiro, de 15% para o setor urbano e turismo e de 25% para a agricultura.
"Temos também a expectativa de que, já nesta reunião, seja apresentada uma proposta para a legislação da gestão da água subterrânea que permita a criação de associações de produtores instalados e utilizadores de cada aquífero", lê-se na nota.
Ao mesmo tempo, a CSHA adiantou que "gostaria de ouvir" a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciar o aumento do volume de água, a transpor da barragem do Funcho para a do Arade, no barlavento algarvio.
A medida, adianta, tem sido pedida pela Associação de Regantes de Silves, Lagoa e Portimão, para que a agricultura daquele perímetro de rega possa fazer esta campanha com o corte de 15%, pois necessita de cinco hectómetros cúbicos de água do Funcho".
"Acreditamos que apenas com a implementação destas medidas se poderá contribuir para a gestão sustentável dos recursos hídricos e garantir o abastecimento eficiente de água à agricultura, prioridades assumidas por este Governo", conclui a nota da CSHA.
Segundo o Governo, a reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, prevista para terça-feira, antecede a reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que deverá ocorrer até ao dia 10 de maio, em Faro.
O encontro será presidido pelos ministros do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, onde serão coordenadas as novas decisões sobre a gestão dos recursos hídricos no Algarve.
O Algarve está em situação de alerta devido à seca desde 05 de fevereiro, tendo o anterior Governo aprovado um conjunto de medidas de restrição ao consumo, nomeadamente a redução de 15% no setor urbano, incluindo o turismo, e de 25% na agricultura.
0 notes
pacosemnoticias · 15 hours
Text
Exames de radiologia custaram mais de 100 milhões ao SNS
O Estado gastou mais de 100 milhões de euros com exames de radiologia em 2022, um montante que faz com que seja a terceira maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje o regulador.
Tumblr media
"Os exames de radiologia constituem a terceira maior despesa convencionada com o SNS", adianta a informação sobre a monitorização a esta área feita pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Segundo o documento, os encargos com o setor convencionado de radiologia diminuíram 14,8%, tendo sido gastos cerca de 106 milhões de euros em 2022, menos 18 milhões do que no ano anterior.
Já no primeiro semestre de 2023, os encargos com este setor convencionado foram de cerca de 68 milhões de euros, indica ainda a ERS.
De acordo com os dados agora divulgados, o SNS gastou cerca de 103 milhões em 2019, valor que baixou para os 77 milhões em 2020 (primeiro ano da pandemia da covid-19), voltando a subir para os 124 milhões em 2021.
Em novembro de 2023, estavam registados na ERS 870 estabelecimentos prestadores de cuidados na área da radiologia, 108 (12,4%) públicos e 762 (87,6%) de natureza privada, cooperativa ou social (não públicos). Mais de metade dos estabelecimentos não públicos têm convenção com o SNS (420).
Em termos de acesso, a ERS apurou que 149 concelhos de Portugal continental não têm oferta convencionada na valência de radiologia (eram 152 em 2022) e, desse total, 117 não têm qualquer oferta não pública, com ou sem convenção.
A região de saúde com menor oferta é o Alentejo, com 34 concelhos sem estabelecimentos na área de radiologia (72,3% dos concelhos da região), enquanto que os concelhos com maior número de estabelecimentos não públicos são Lisboa (87), Porto (53), Coimbra (27), Cascais (18), Braga (17), Loures (16), Sintra (16) e Setúbal (15).
0 notes
pacosemnoticias · 16 hours
Text
Câmara de Esposende vai construir ponte pedonal e ciclável sobre o rio Cávado
A Câmara de Esposende vai construir uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Cávado, anunciou o presidente.
Tumblr media
Segundo Benjamim Pereira, que falava na cerimónia de colocação da primeira pedra do Parque da Cidade, estão a ser finalizadas as negociações com várias entidades para estabilizar a solução para o traçado da nova ponte.
O objetivo é estabelecer uma interligação com a ecovia do Litoral Norte, permitindo uma travessia segura para peões ou ciclistas.
“A atual ponte [de Fão] não tem condições para peões”, referiu.
Benjamim Pereira disse que, numa primeira abordagem, foi estudado o alargamento da ponte metálica de Fão, com a criação de uma faixa lateral para peões e ciclistas, mas essa hipótese foi negada pela Infraestruturas de Portugal, que considerou que aquela travessia não reúne as condições necessárias.
Por isso, adiantou, a opção passa pela construção de uma nova ponte, um projeto que deverá ser apresentado em breve.
Sobre o Parque da Cidade, Benjamim Pereira disse que se trata de uma intervenção numa área de 30 hectares, num investimento de cerca de 8 milhões de euros que deverá estar concluído num prazo de um ano.
O arrue será constituído por percursos pedonais e cicláveis, em articulação com as ecovias do Litoral Norte e do Cávado, e terá espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna, parque de merendas, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano.
Sublinhando que o parque é um anseio com mais de 10 anos de autarcas e população de Esposende, Benjamim Pereira criticou a burocracia que atrasou o processo, com a exigência de pareceres de toda uma série de entidades.
“É preciso confiar nas autarquias”, reclamou.
0 notes
pacosemnoticias · 17 hours
Text
Furta consola de jogos e vende em loja de usados no Porto
Um homem, de 20 anos, foi constituído arguido por um furto ocorrido, no dia 24 de abril, numa residência de Vila Nova de Gaia, informou a GNR.
Tumblr media
Na sequência do crime, operacionais do Núcleo de Investigação Criminal de Gaia encetaram diligências que lhes permitiram localizar e identificar o suspeito, bem como recuperar uma consola de videojogos que este tinha furtado e, posteriormente, vendido a uma loja de de artigos usados, situada na cidade do Porto.
A consola foi entregue ao dono e os factos foram reportados ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia.
Foto GNR
0 notes
pacosemnoticias · 17 hours
Text
Marinha resgata mulher britânica a bordo de navio ao largo dos Açores
A Marinha resgatou uma mulher de nacionalidade britânica, de 70 anos, que estava a bordo de um navio que navegava a oeste da ilha de São Miguel, nos Açores, que necessitava de cuidados médicos hospitalares urgentes.
Tumblr media
De acordo com um comunicado, a Marinha coordenou o resgate médico através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - Marítimos (CODU - MAR).
O resgate médico da passageira com 70 anos, de nacionalidade britânica, que estava a bordo do navio "Oasis of the Seas", com bandeira das Bahamas, que se encontrava a navegar a cerca de 486 milhas náuticas (o equivalente a 900 quilómetros) a oeste da ilha açoriana de São Miguel, foi coordenado pela Marinha desde as 15h32 de sábado.
A Marinha explicou que a passageira "apresentava um quadro clínico de apendicite aguda e a necessitar de cuidados médicos hospitalares urgentes".
"O desembarque foi efetuado no porto da Horta, na ilha do Faial, pelas 08h00 deste domingo, dia 28 de abril, através de uma embarcação do próprio navio", segundo a nota.
A fonte adiantou que a paciente foi posteriormente transferida para uma unidade hospitalar da ilha do Faial, através de uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
Estiveram envolvidos na operação o MRCC Delgada, o CODU - MAR, o SRPCBA e a Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto da Horta.
0 notes