Tumgik
pensamentodasletras · 10 years
Text
Pensamento das Letras - Intencionalidade e Aceitabilidade
Segundo Kock e Travaglia (2009):
“A intencionalidade refere-se ao modo como os emissores usam textos para perseguir e realizar suas intenções, produzindo, para tanto, textos adequados à obtenção dos efeitos desejados.”
 Sendo assim o produtor de um texto sempre tem determinados propósitos, que variam entre a intenção de estabelecer ou manter contato com o receptor até fazer com o mesmo partilhe das mesmas opiniões que o produtor.
A intencionalidade está ligada diretamente a aceitabilidade, pois a intenção do produtor precisa ser alcançada pelo receptor, então, a intencionalidade depende diretamente do emissor já a aceitabilidade depende diretamente do receptor.
Segundo Kock e Travaglia (2009)
   “A aceitabilidade constitui a contraparte da intencionalidade. [...] quando duas pessoas interagem por meio da linguagem, elas se esforçam por fazer-se compreender e procuram calcular o sentido do texto do(s) interlocutor (es), partindo das pistas que ele contém e ativando seu conhecimento de mundo, da situação, etc. [...] o receptor vai tentar estabelecer a sua coerência, dando-lhe a interpretação que lhe pareça cabível, [...].”
  A aceitabilidade está relacionada à atitude do receptor em aceitar um texto, quer seja pelo conhecimento transmitido pelo texto, pelo conhecimento de mundo.
0 notes
pensamentodasletras · 10 years
Text
Pensamento das Letras - Superestrutura, Macroestrutura e Microestrutura
Superestrutura é gênero escolhido para se ter no texto, assim tendo que colocá-lo da melhor forma possível.
A parte da macroestrutura está relacionada aos níveis de linguagens.
 Aspectos semânticos– parte dos significados de todas as unidades linguísticas existentes dentro do texto.
Aspectos pragmáticos- uso real do texto, adequação do texto ao contexto que deseja impor, e a capacidade de compreender sua intenção.
Aspectos cognitivos – é processo do conhecimento que se dá no cérebro, envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
Já dentro microestrutura está a parte de coesão e coerência de um texto. Como saber elaborar um parágrafo claro usando os seguintes passos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
0 notes
pensamentodasletras · 10 years
Text
Pensamento das Letras - Coerência e Coesão
São unidades de sentido de texto ou seja, formas de se deixar um texto compreensivo e que seu leitor consiga interpretá-lo de forma clara, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito ou lido.
Koch e Travaglia (2004) afirmam “para haver coerência é preciso que haja possibilidade de estabelecer no texto alguma forma de unidade ou relação entre seus elementos”
A coerência se divide em 4 tipos como semântica, sintática, estilística e pragmática, todos esses tipos tem um papel de relação entre os elementos de uma frase. Entre eles estão o significado, gramática, elementos linguísticos e o contexto. Além destes tipos há elementos que promovem a boa escrita e interpretação de um texto:
 Elementos linguísticos - Uso e conhecimento léxico e gramatico.
 Conhecimento de mundo – é todo o conhecimento que temos ao longo da vida e nos ajuda a compreender melhor um texto.
 Conhecimento compartilhado - são conhecimentos comuns entre receptor e locutor.
 Inferência – capacidade de interpretar elementos não explícitos no texto a partir do conhecimento de mundo.
 Situacionalidade – como adequar a situação comunicativa do texto.
 Informatividade – um texto coerente sempre contém informações novas.
 Focalização – delimitação de apenas um assunto para haver sentido.
 Intertextualidade – relação de um texto com outros, ou seja, uso de trechos ou citações no texto.
 Intencionalidade e aceitabilidade – a primeira é a pretensão do autor do texto e a segunda é a aceitação da ideia do texto pelo leitor, assim, decidindo usar ou não em sua vida.
Quando falamos de coesão textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos:
A coesão referencial que acontece quando um termo faz referência a outro dentro do texto, quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela alguma relação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora.
Coesão recorrencial: acontece quando um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo com ele uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, ou mesmo quando há a repetição da mesma palavra.
Coesão sequencial: estes elementos coesivos estabelecem as relações de dependência e ligação entre os termos, ou seja, são conjunções, preposições e advérbios conectivos.
Em resumo, podemos dizer que a coesão trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro.
0 notes
pensamentodasletras · 10 years
Text
Pensamento das Letras - Dissertação Pollyana Honorata Silva – “Os gêneros jornalísticos e as várias faces da notícia” ( 2007 )
Tipologia textual
Temos três naturezas de textos propostos por Travaglia (2003 b), sendo elas: gêneros, tipo e espécie, que são chamadas pelo autor de tipelementos.
A distinção dessas três classes de texto é fundamental para a análise das categorias de texto que existem na sociedade.
Em um texto, podemos encontrar os tipos, que são maneiras de interação usadas por um interlocutor, que pode adotar perspectivas diversas. Temos então como tipo a descrição, dissertação, narração e a injunção.
Após separar esses tipos em classificações/tipologias distintas a segundo Honorata (2007) nos mostra a existência de textos que podem realizar simultaneamente tipos de tipologias diversos, por exemplo, um texto dissertativo/argumentativo, que além de descrever algo ainda argumenta sobre aquilo. Porém um texto só pode ser classificado de uma categoria a de outra, dentro de uma mesma tipologia.
Um texto pode apresentar um ou mais tipo, o cruzamento de tipos, podendo esses serem dominante ou não, sendo que essa dominância quando se estabelece, acontece em termos de intenção comunicativa, e não de espaço preenchido na superfície textual.
Um romance por exemplo contém trechos narrativos, descritivos, dissertativos e em alguns casos mesmo injuntivos, porém o tipo romance é narrativo.
Travaglia propõe também o intercâmbio de categorias que acontece quando uma categoria de texto é usada por outra que seria esperada, tendo em vista a situação e o modo de interação.Com isto, obtém-se efeitos de sentido novos, inesperados e inusitados.
Pollyanna cita Travaglia ( 2003 ), gênero é , que se caracteriza por exercer uma função social específica de comunicação. Desse modo, em cada gênero há uma função sociocomunicativa, cuja explicação, segundo o autor, muitas vezes é bastante complexa.
O gênero possui uma natureza social, são materializações concretas da realidade considerando a situação comunicativa e sempre possuindo um aspecto social e histórico. Em um único gênero cabem mais e uma tipologia.
0 notes
pensamentodasletras · 10 years
Text
Pensamento das Letras - Noções de Texto
Bernardes (1982) cita “o texto é um produto da atividade verbal humana que possui sempre caráter social”. Ou seja, o texto é uma das principais formas de comunicação existentes nos dias de hoje, seja ele escrito ou falado. Por exemplo usamos ele nas redes sociais em conversas ou em um discurso.
Mas o texto para ser um texto precisa ter coerência e coesão ou seja ser escrito de forma correta e ter sentido de acordo com o tema proposto. Existem vários tipos de textos como a crônica “Circuito fechado” de Ricardo Ramos é uma narrativa que contem vários substantivos mas que consegue passar sua intenção.
Há alguns fatores que são importantes para a qualidade de um texto, que são o contexto, a coerência e a coesão como dito antes.
Contexto
Seria o sentido global do texto, ou seja, a situação onde vai de cada leitor entender e interpretar ou não o que o autor quis passar.
Coesão
Segundo Koch (1998) o conceito de coesão diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorreram na superfície textual”. Com tudo é a escrita de um texto de forma harmoniosa que haja concordância entre as palavras, frases e parágrafos.
Coerência
É a parte que do sentido ao texto, pois, um texto pode estar escrito perfeitamente coeso (escrito de forma correta), porém, não contém coerência. Pode ter situações ou ideias que se contradizem, ou seja, não tem lógica.
0 notes
pensamentodasletras · 10 years
Text
Pensamento das Letras - Percurso Linguístico
Percurso da Linguística textual
A linguística textual passou por varias fases até chegar ao que sabemos hoje. Houve revoluções do estudo do texto, a primeira foi a análise transfrástica que foi quando um texto era analisado frase por frase e não como um todo, após isso percebeu-se que deveria ser analisado da frase para o texto.
O segundo passo as Gramaticas do texto, no qual o texto era analisado em sua gramática pura sem análise de coerência e coesão do texto, com isso há também a competência textual que são regras simples de como formular um texto. Junto com essa competência que Charolles (1983) cita há mais três que são elas a formativa, transformativa e quantitativa que diz que o aluno deve saber produzir e compreender um número infinito de textos, resumir e parafrasea-lo e identificar o gênero que esta sendo usado.
Terceiro passo, Teorias do texto, nessa etapa o texto é integrado a situações do cotidiano com inteiração verbal e constitui uma unidade de sentido junto com a criação das teorias. Assim na década de 70 o texto passou a ser uma interação dialógica entre autor-leitor, falante-ouvinte que esta sempre em processo de desenvolvimento com o outro.
Processamento textual
Nesse percurso está o conhecimento linguístico que seria informações que conseguimos aprender usar ao longo do tempo. Por exemplo capacidade de compreender um texto e conhecer conceitos da gramatica, além de experiências com livros ou no dia-a-dia.
Conhecimento episódico e intuitivo: é aquele que muitas vezes é obvio, pois todos já sabem a resposta por exemplo; ‘o fogo queima”, esse conhecimento é adquirido através da experiência, ou seja, é obtido a partir de algo que tenha presenciado ou sentido.
Formas de conhecimentos estruturadas em modelos cognitivos e conceitos: Ambas as formas de conhecimento são estruturadas em modelos cognitivos. Isso significa que os conceitos são organizados em bloco e formam uma rede de relações, de modo que um dado conceito sempre evoca uma série de entidades é o caso de futebol, ao qual se associam: clubes, jogadores, uniforme, chuteira, bola, apito e arbitro.
E graças a essa estruturação que o conhecimento enciclopédico transforma-se em conhecimento procedimental, que fornece instruções para agir em situações particulares e agir em situações especificas.
Conhecimento interacional: relaciona-se com a realização de certas ações por meio de linguagem, e esta dividido em quatro partes sendo elas:
1) Conhecimento locucional: referente aos meios diretos e indiretos utilizados para se atingir um objetivo, ou seja é um modo de se comunicar para obter algo, sendo que neste o principal objetivo seja conseguir aquilo que se deseja e não se preocupar com as normas padrão e culta da língua, basta ser entendido usando a linguagem ou não.
2) Conhecimento comunicacional: ligado ao anterior, relaciona-se com os meios adequados para atingir os objetivos desejados, porém, neste usa-se muito a adequação á forma culta ou padrão da língua, não basta somente ser entendido e sim adequar a ocasião, usa-se apenas a linguagem.
3) Conhecimento metacomunicativo: refere-se aos meios empregados para prevenir distúrbios na comunicação (procedimento de atenuação, paráfrases, parênteses, de esclarecimento, entre outros), são ferramentas usadas juntamente com o conhecimento locucional e comunicacional para fazer a comunicação fluir de modo claro, usando exemplos, paráfrases entre outros.
4) Conhecimentos acerca de superestruturas ou modelos textuais globais: permite aos usuários reconhecer um texto como pertencente a determinado gênero, ou seja, nos permite saber diante de que tipo de texto estamos falando quando lemos; podemos saber por meio deste se o texto é uma prosa, um conto, um poema, um romance, etc.
Contexto e interação: o escritor ou falante tem consciência que se dirige a alguém num contexto determinado, assim como o leitor ou ouvinte só pode compreender o texto se inserir num dado contexto. A produção e a reação dos textos são atividades situadas, pois, o sentido flui do próprio contexto.
  Conclui-se que o texto passou por varias revoluções que melhoram o nosso entendimento.
0 notes
pensamentodasletras · 10 years
Text
Pensamento das Letras - "Ler deveria ser proibido" - Guiomar de Grammont
O texto de Guiomar nos transmite de uma forma irônica a importância da leitura para a formação de um ser humano. O mundo da leitura tem a capacidade de abrir os olhos, retirar o v��u que insiste em nos cegar da realidade, nos permite ter a curiosidade de buscar novas histórias, novas informações, instiga a crítica e o questionamento. 
Percebe-se que existe pouco estímulo para que as crianças e os jovens se interessem pela leitura, um livro de romance ou um Machado de Assis, cada um transmite uma mensagem, uma história ou simplesmente agregará novas palavras ao vocabulário dessa pessoa e devem ser estimulados com a mesma importância, todo e qualquer estímulo irá fazer desse jovem uma pessoa mais participativa em sua comunidade, com um senso crítico mais apurado. 
Há quem diga que a imaginação nos limita, mas o que seria da televisão, do teatro, tudo começou com palavras escritas em um papel, uma ideia, uma viagem a esse mundo encantado que é a imaginação. 
O homem que se priva da leitura, é um ser vazio de mente e de alma, que está naquele grupo que se conforma, com os políticos corruptos, com a saúde precária e com o ensino de má qualidade, está conformado com o dia-a-dia e não busca novos aprendizados. A leitura une os indivíduos e os da poder, ler e importante ler o torna mais humano, e o afasta dos clones criados por muitos poderosos. 
  “ Chega aquele momento do dia em que você precisa escapar da realidade, esquecer tudo o que lhe rodeia, tampar os ouvidos, e sair desse mundo e ir para o seu mundo dos sonhos, criar, fantasiar, deixar a imaginação fluir. “ MB
0 notes