Tumgik
youtube
0 notes
0 notes
10 PERGUNTAS E RESPOSTA - METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
1 - O que são metodologias ativas?
Resposta: Metodologias Ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e hibrida. As metodologias ativas, num mundo conectado e digital, expressam por meio de modelos híbridos, com muitas combinações. A junção de metodologias ativas com modelos flexíveis e híbridos traz contribuições importantes para o desenho de soluções atuais para os aprendizes de hoje. (BACICH, MORAN 2018, p. 4)
2 - Quais são as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais?
Resposta: As metodologias ativas com uso de tecnologias digitais é introduzir áudios, vídeos, animação, aplicativos, redes sociais, bibliotecas digitais, plataformas de aprendizagem entre outros, com a finalidade outros recursos além do quadro negro, o lápis, o retroprojetor trazendo a tecnologia como aliado em sala de aula, como aulas mais atrativas, expositivas, pois nesse processo a atuação dos discentes apresenta caráter de protagonismo, ou seja, eles participam da produção do conhecimento. Dessa forma, as metodologias ativas constituem uma proposta de trabalho pedagógico capaz de modificar positivamente as aulas, colocando o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem e proporcionando a experimentação dos conteúdos de maneira prática. As tecnologias digitais, por sua vez, tornam-se um mecanismo indispensável para o desenvolvimento de diferentes práticas de ensino.
3 -Quais são os benefícios da aplicação das metodologias ativas com uso de tecnologias digitais?
Resposta: As práticas pedagógicas desenvolvidas por meio das metodologias ativas com uso de tecnologias digitais têm a finalidade de fazer com que o discente participe ativamente do seu processo de aprendizagem, trabalhando autonomia, responsabilidade, proatividade, trabalho em equipe e independência. Além disso, as metodologias ativas associadas ao uso das ferramentas digitais estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências e o pensamento crítico. Isso significa uma contribuição para o desenvolvimento da dimensão cognitiva e socioemocional dos estudantes, que passam a ter mais confiança para enfrentar situações complexas na academia e na vida. Outros impactos positivos são vistos na educação por meio do desenvolvimento das metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, pois possibilitam que o processo de aprendizagem seja personalizado e dentro de um contexto; facilitam o acompanhamento individualizado do discente, tornam o aprendizado mais dinâmico e auxiliam os docentes no gerenciamento de tarefas burocráticas, como o plano de aula, tornando o seu trabalho mais prático.
4 - Como desenvolver as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais no ensino médio?
Resposta: Sala de aula invertida (disponibilizando os conteúdos), aprendizagem baseada em projetos (gerenciando as ações), estudos do meio (aplicações de realidade aumentada), aplicativos e redes sociais.
5 - Quais tipos de formação de professores frente as Metodologias Ativas baseadas nas tecnologias digitais?
Resposta: A formação constante do professor, juntamente com a escola de modo geral, é primordial para os princípios das mudanças educacionais e, principalmente, na aprendizagem nas metodologias ativas baseadas tecnologias digitais. Além disso, “nesse aspecto, a metodologia ativa pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação, a justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios” ponderam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p.27).
6 – O que é método sala de aula invertida?
Resposta:  Sala de aula invertida, que como o próprio nome diz, inverte toda a lógica tradicional da sala de aula. Nela, o aprendizado começa em casa, e não na escola. O aluno faz suas próprias pesquisas na internet e em materiais online sobre temas passados previamente, e já chega em aula com conhecimento na bagagem, que é então debatido com professores e colegas.
7 - O que é Biotecnologia?
Resposta: Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.
8 - O que é tecnologias digitais no ensino de Biologia?
Resposta: Não é fácil para o professor fazer a escolha dos materiais ou recursos didáticos ou as tecnologias digitais a serem utilizados nas aulas de Biologia. Apesar de todo o avanço tecnológico, os professores se pautam por aulas expositivas com uma participação muito pequena do aluno ou nenhuma. Devido a isso, o mais usado é o livro didático, que “tradicionalmente tem tido, no ensino de Biologia um papel de importância [...] no sentido de valorizar um ensino informativo e teórico” (KRASILCHIK, 2008, p.65). As tecnologias digitais, contudo, não são a solução para os problemas, são um recurso a mais que, somado às práticas, pode resultar em práticas pedagógicas em que o aluno não seja tão passivo e se interesse mais pela aprendizagem. Moran (1995, p.25) ressalta que “as tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica, não substituem o professor, mas modificam algumas de suas funções”.
9 – Qual a importância das metodologias ativas?
Resposta: Para Pedrosa et al (2011, p. 319), o uso de metodologias ativas leva o discente a refletir sobre seu processo de trabalho e a transformar a sua realidade, beneficiando-a, tendo em vista que desperta nele o senso crítico e a busca de mudanças em sua relação consigo mesmo e com a comunidade geral. Para Paiva (2016) “as metodologias ativas rompem com o modelo tradicional de ensino e fundamentam-se em uma pedagogia problematizadora, onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa em seu processo de aprendizagem" (p. 145). Borges e Alencar (2014) complementam, neste sentido, que a mudança nessa prática pedagógica já existente deve ser feita de forma gradativa para que possa ser assimilada.
10 – Qual a importância da tecnologia nas aulas de Biologia?
Resposta: O ensino de Biologia pode ser enriquecido a partir da utilização de Tecnologias Digitais que despertem interesse nos estudantes, visto que é considerado um conteúdo complexo e de difícil compreensão. Nesse cenário o uso do Canva e Blog podem produzir uma aprendizagem baseada na autoria e criatividade. Esse estudo objetivou avaliar as potencialidades dessas ferramentas digitais no ensino de Biologia, a partir das vivências de um projeto aplicado em uma turma de ensino técnico. Ao final da análise surgiram quatro categorias principais, que demostraram as potencialidades das ferramentas digitais na construção da aprendizagem, se destacando a criação do designer personalizado; aulas mais dinâmicas e atrativas; facilidade de visualizar o abstrato e possibilidade de compartilhar informações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BACICH Lilian, MORAN José. Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Brasília- DF: MEC, 1998.
BORGES, T. S; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante de ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 119- 143 , ISSN 22377719.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007. Disponível em: . Acesso em: 8 mai. 2022
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, p. 24-26, set/out.1995. Disponível em: . Acesso em:  30 mai. 2022.
PAIVA, M. R. et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. SANARE, S.; - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. - 2016 – 145.
PEDROSA, I. L.; LIRA, G.A.; OLIVEIRA, B.de; SILVA, M.do S. M. L.; SANTOS, M. B. dos; SILVA, E. A.; FREIRE, D. M. C. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 319-332, 2011.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
1 note · View note
METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Diante de uma sociedade em constante mudança e desconstrução de antigos preceitos e, visando adequar-se a demandas atuais tecnológicas, faz-se necessário repensar antigas condutas e práticas no sistema educacional.
A educação básica, uma formação integral dos sujeitos, aliando conteúdos acadêmicos à formação de cidadãos críticos, autônomos, capazes de transpor exemplos de sala de aula para outras situações, seus próprios contextos e necessidades no seu ensino e aprendizagem.
            A metodologias ativas, surgem como propostas metodológicas que colocam o estudante como principal agente de seu aprendizado, não mais atuando de maneira passiva frente a novos saberes, mas apropriando-se deles e adequando-os também às suas percepções e necessidades, ou seja, nessa esfera, trazendo ações didático pedagógicas que incentivam o desenvolvimento de um agente mais crítico e autônomo, propondo que o estudante esteja no centro de seu processo cognitivo.
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) preconiza a formação integral dos estudantes e sugere o estímulo à contextualização e protagonismo destes, o que vai ao encontro do proposto nas metodologias ativas. Na utilização dessas práticas no ensino de Ciências e Biologia, no entanto, é preciso ter uma visão empática com os diversos contextos escolares e pensar formas de aplicação destas considerando essas diversas realidades. A apresentação de práticas realizadas por diferentes professores e em contextos diversos pode auxiliar nesse sentido, trazendo à discussão formas de implementação dessa prática.
Bonwell e Eison (1991) definem como uma aprendizagem ativa aquela em que os estudantes realizam atividades e refletem sobre o que estão fazendo. Corroborando com esses autores, Bacich e Moran apresentam-nos a aprendizagem como ativa e significativa quando avança em espiral, de níveis mais simples para mais complexos de conhecimento e competência (BACICH; MORAN, 2018). Ademais, apontam que a palavra “ativa” precisa estar associada à aprendizagem reflexiva em cada atividade realizada em termos de processos, conhecimentos e competências aprendidas (BACICH; MORAN, 2018).
Em se tratando das metodologias ativas, Valente, Almeida e Geraldini (2017) destacam que a palavra ‘ativa’ evidencia esse papel ativo e de protagonismo dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem. Além na educação básica: um mapeamento Interritórios | Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL | V.7 N.15 [2021] 41 disso, esses autores também se referem às metodologias ativas como estratégias pedagógicas que têm como objetivo colocar o(a) estudante como foco no processo de ensino e aprendizagem, em que a professora ou professor teriam um papel de mediação ou orientação nesses processos pedagógicos (VALENTE; ALMEIDA; GERALDINI, 2017).
Nesse sentido, a presente pesquisa traz reflexões quanto a essas possibilidades, bem como uma revisão sobre algumas estratégias de metodologias ativas utilizadas no ensino de Ciências e Biologia a partir do protagonismo juvenil e formando cidadãos autônomos, até mesmo com uso das metodologias ativa e com uso de tecnologia, tornando as aulas mais atrativas e com formas de interação ativa e diferenciadas tudo para que ocorra desenvolvimento da aprendizagem com excelência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BACICH, L. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, XXII., 2016, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 679-687.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 30 maio. 2022.
BONWELL, C.; EISON, J. Active Learning: creating excitement in the classroom. Washignton: Eric Digest, 1991.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, 2017. p. 455-478.
2 notes · View notes