Tumgik
quintafera-blog · 6 years
Text
Para uma Mãe!
Nesse fim-de-semana a ONU lançou a campanha He For She (Ele por Ela) e Hermion… Emma Watson arrasou no discurso.
“Hoje estamos aqui lançando a campanha HeForShe. Eu estou falando com vocês porque precisamos de ajuda. Queremos acabar com a desigualdade de gêneros – e pra fazer isso, todo mundo precisa estar envolvido.
Essa é a primeira campanha desse tipo na ONU. Precisamos mobilizar tantos homens e garotos quanto possível para a mudança. Não queremos só falar sobre isso. Queremos tentar e ter certeza que é tangível.
Eu fui apontada como embaixadora da boa vontade para a ONU Mulheres há seis meses e quanto mais eu falava sobre feminismo, mais eu me dava conta que lutar pelos direitos das mulheres muitas vezes virou sinônimo de odiar os homens.
Se tem uma coisa que eu tenho certeza é que isso tem que parar. Para registro, feminismo, por definição é a crença de que homens e mulheres devem ter oportunidades e direitos iguais. É a teoria da igualdade política, econômica e social entre os sexos.
Eu comecei a questionar as suposições baseadas em gênero quando eu tinha oito anos, fui chamada de mandona porque eu queria dirigir uma peça para nossos pais – mas os meninos não foram.
Aos quatorze anos, sendo sexualizada por membros da imprensa.
Com quinze anos, minhas amigas começaram a sair dos times esportivos porque não queriam parecer masculinas.
Aos 18, meus amigos homens não podiam expressar seus sentimentos.
Eu decidi que eu era uma feminista. Isso não parecia complicado pra mim. Mas minhas pesquisas recentes mostraram que feminismo virou uma palavra não muito popular. Aparentemente, eu estou entre as mulheres que são vistas como muito fortes, muito agressivas, anti homens, não atraentes.
Por que essa palavra se tornou tão impopular? Eu sou da Inglaterra e eu acho que é direito que me paguem o mesmo tanto que meus colegas de trabalho do sexo masculino. Eu acho que é direito tomar decisões sobre meu próprio corpo. Eu acho que é direito que mulheres estejam envolvidas e me representando em políticas e decisões tomadas no meu país. Eu acho que é direito que socialmente, eu receba o mesmo respeito que homens.
Mas infelizmente, eu posso dizer que não existe nenhum país no mundo em que todas as mulheres possam esperar ver esses direitos. Nenhum país do mundo pode dizer ainda que alcançou igualdade de gêneros. Esses direitos são considerados direitos humanos, mas eu sou uma das sortudas.
Minha vida é de puro privilégio porque meus pais não me amaram menos porque eu nasci filha. Minha escola não me limitou porque eu era menina. Meus mentores não acharam que eu poderia ir menos longe porque posso ter filhos algum dia. Essas influências são as embaixadoras na igualdade de gêneros que me fizeram quem eu sou hoje. Eles podem não saber, mas são feministas necessários no mundo de hoje. Precisamos de mais desses.
Não é a palavra que é importante. É a ideia e ambição por trás dela, porque nem todas as mulheres receberam os mesmos direitos que eu. De fato, estatisticamente, muito poucas receberam.
Em 1997, Hillary Clinton fez um famoso discurso em Pequim sobre direitos das mulheres. Infelizmente, muito do que ela queria mudar ainda é verdade hoje. Mas o que me impressionou foi que menos de 30% da audiência era masculina. Como nós podemos efetivar a mudança no mundo quando apenas metade dele é convidada a participar da conversa?
Homens, eu gostaria de usar essa oportunidade para apresentar o convite formal. Igualdade de gêneros é seu problema também. Até hoje eu vejo o papel do meu pai como pai ser menos válido na sociedade. Eu vi jovens homens sofrendo de doenças, incapazes de pedirem ajuda por medo de que isso os torne menos homens – de fato, no Reino Unido, suicídio é a maior causa de morte entre homens de 20-49 anos, superando acidentes de carro, câncer e doenças de coração. Eu vi homens frágeis e inseguros sobre o que constitui o sucesso masculino. Homens também não tem o benefício da igualdade.
Nós não queremos falar sobre homens sendo aprisionados pelos esteriótipos de gênero mas eles estão. Quando eles estiverem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como consequência natural. Se homens não tem que ser agressivos, mulheres não serão obrigadas a serem submissas. Se homens não tem a necessidade de controlar, mulheres não precisarão ser controladas.
Tanto homens quando mulheres deveriam ser livres para serem sensíveis. Tanto homens e mulheres deveriam ser livres para serem fortes. É hora de começar a ver gênero como um espectro ao invés de dois conjuntos de ideais opostos.
Deveríamos parar de nos definir pelo que não somos e começarmos a nós definir pelo que somos. Todos podemos ser mais livres e é isso que HeForShe é sobre. É sobre liberdade. Eu quero que os homens comecem essa luta para que suas filhas, irmãs e esposas possam se livrar do preconceito, mas também para que seus filhos tenham permissão para serem vulneráveis e humanos e fazendo isso, sejam uma versão mais completa de si mesmos.
Você pode pensar: Quem é essa menina de Harry Potter? O que ela está fazendo na ONU? É uma boa questão e acreditem em mim, eu tenho me perguntado a mesma coisa. Não sei se sou qualificada para estar aqui. Tudo que eu sei é que eu me importo com esse problema e eu quero melhorar isso. E tendo visto o que eu vi e sendo apresentada com a oportunidade, eu acho que é minha responsabilidade dizer algo. Edmund Burke disse: “Tudo que é preciso para que as forças do mal triunfem é que bons homens e mulheres não façam nada.”
Cheia de nervos para esse discurso e em um momento de dúvida eu disse pra mim mesma: se não eu, quem? Se não agora, quando? Se você tem as mesmas dúvidas quando apresentado uma oportunidade, eu espero que essas palavras possam ajudar.
Porque a realidade é que se a gente não fizer nada, vai demorar 75 anos, ou até eu ter quase 100 anos antes que mulheres possam esperar receber o mesmo tanto que os homens no trabalho. 15.5 milhões de garotas vão se casar nos próximos 16 anos como crianças. E nas taxas atuais não vai ser até 2086 até que todas as crianças da África rural possam receber educação fundamental.”
A gente tá criando uma geração de jovens doentes.
Uma galera de 16, 17, 20, que deveria tá começando a vida agora mas que só pensa em acabar com ela.
Gente que sai de casa sem nem saber porquê não quer sair, mas que volta lembrando de todas as razões.
Pai gritando na cara filho.  Filho sem conseguir confiar em ninguém.  Engolindo as dúvidas, o choro.  Sem poder decidir sobre o próprio futuro.  Sem voz, vivendo sufocado dentro do quarto, dentro de si mesmo.  Sendo constantemente lembrado que é um gasto, um prejuízo, um dependente, e que enquanto estiver ali, não pode pensar, nem opinar, nem decidir, nem existir.
Como que vocês desconsideram o dano psicológico que isso causaria em qualquer ser humano?
É claro que vocês vão acordar todo dia se achando um lixo.  É claro que vocês vão odiar à si mesmos.  É claro que vocês vão se achar difíceis de serem amados.
Mas não! Vocês não são inúteis! Nem incapazes, nem difíceis de amar.  Vocês só são o resultado da rotina que vocês têm carregado nos últimos anos.
Já pararam pra pensar que 90% de tudo que tá te machucando hoje, vocês não tinham há 5, 8 anos atrás, quando ainda tinham 11?
Não tinham porque isso é fase, e vai acabar.
Opressão familiar é f*da! Ela te machuca todo dia.  Te acompanha quando você sai, te recebe quando você volta, e não te deixa fugir nem quando você tranca a porta do quarto.
É f*da!
E quanto mais forte é a sua personalidade, quanto mais você defende o que você acredita, mais pesada é a porrada que bate em você.
Mas a vida não é só porrada.  A vida é mais.  É conquista, é trabalho, é vitória, é sorriso, é amor, e vocês vão chegar nela preparados pra muita coisa.
Se olhem no espelho.  Aquela criança sonhadora dos 11 não morreu.  Vocês tão à 6, 7 anos dela e à 70 do tanto de vida que ainda tem pela frente.
A gente carrega cicatrizes.  E eu sei que algumas são tão fortes que não cabem nem nesse texto.  Mas continuem dando o seu melhor.  Valorizem o seu próprio esforço.  Se orgulhem das pequenas conquistas.  Não tentem abraçar o mundo.  Se culpem menos.  Estudem.  Se amem!
Eu desconheço que guerras vocês andam travando, mas se tem uma coisa que vocês não são, é fracos.
Então respira.  Respira porque você é bem maior do que acredita.
A gente não aposenta um avião por uns arranhões na pintura.  Você tá se arranhando agora, mas ainda vai voar bem alto.
Texto: Luiz Guilherme Prado
0 notes
quintafera-blog · 6 years
Text
Para um Pai!
“Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois, se duplicará o número de seus anos. A mulher forte faz a alegria de seu marido, e derramará paz nos anos de sua vida. É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações. Rico ou pobre, (o seu marido) tem o coração satisfeito, e seu rosto reflete alegria em todo o tempo” (Eclo 26, 1-7).
“A graça de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido, e seu bom comportamento revigora os ossos. É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem-educada. A mulher santa e honesta é uma graça inestimável; não há peso para pesar o valor de uma alma casta. Assim como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim é a beleza de uma mulher honrada, ornamento de sua casa. Como fundamentos eternos sobre pedra firme, assim são os preceitos divinos no coração de uma mulher santa”. (Eclo 26, 16-24).
O Mahatma Ghandi, falando da mulher, disse que: “As mulheres são as guardiãs por excelência de tudo o que é puro e religioso na vida. Se a não violência é a lei da nossa existência, o futuro do mundo está nas mãos da mulher. O sexo feminino é mais nobre, pois ainda hoje significa a encarnação do sacrifício, do sofrimento silencioso, da humildade, da fé e da responsabilidade. O homem ganha o pão. A mulher o guarda e distribui. É preciso tanta coragem para cuidar da casa e mantê-la em ordem quanta para defendê-la dos ataques do exterior”.
O Papa Pio XII, em 11/3/1942, fez um belo discurso intitulado “A esposa, o sol da família”, falando da grandeza da mãe e da esposa no lar e na sociedade, disse que: “A família tem o brilho de um sol que lhe é próprio: a esposa… Realmente a esposa e mãe é o sol da família. É o sol por sua generosidade e dedicação, pela disponibilidade constante e pela delicadeza e atenção em relação a tudo quanto possa tornar agradável a vida do marido e dos filhos. Irradia luz e calor do espírito.
A esposa é o sol da família pela limpidez do seu olhar e o calor de sua palavra. Com o seu olhar e sua palavra penetra suavemente nas almas, acalmando-as e conseguindo afastá-las do tumulto das paixões. Traz o marido de volta à alegria do convívio familiar e lhe restitui a boa disposição, depois de um dia de trabalho ininterrupto e muitas vezes esgotante, seja nos escritórios ou no campo, ou ainda nas absorventes atividades do comércio ou da indústria.
A esposa é o sol da família por sua natural e serena sinceridade, sua digna simplicidade, seu distinto porte cristão; e ainda pela retidão do espírito, sem dissipação, e pela fina compostura com que se apresenta, veste e adorna, mostrando ao mesmo tempo reservada e amável. Sentimentos delicados, agradáveis expressões do rosto, silêncio e sorriso sem malícia e um condescendente sinal de cabeça: tudo isto lhe dá a beleza de uma flor rara mas simples que, ao desabrochar, se abre para receber e refletir as cores do sol. Ah, se pudéssemos compreender como são profundos os sentimentos de amor e de gratidão que desperta e grava no coração do pai e dos filhos semelhante perfil de esposa e de mãe!
Aqui, neste planeta em que você mora, há 7 bilhões de habitantes. No meio de tantas pessoas, há uma que faria tudo por você. Veio o rosto dela na sua cabeça? Pois é, lá está: ela é a sua joia rara. Ela apostou tudo o que tinha e ainda te deu as cartas do jogo. Se você nunca jogou, fique sabendo: quem tem as cartas do jogo, ganha a rodada sempre – a menos que não saiba jogar. Você sabe de quem estou falando, daquela que sempre vem te dar bom dia, e quando não vem é porque cansou da sua indiferença ou de não ser a sua prioridade, mesmo assim ela ainda está lá. Alias, lá não, aqui, pertinho de você, sempre. Ela está tão aqui, que se você precisasse de algo, ela correria para te ajudar. Ela está tão aqui que não consegue perceber o mundo a querendo. Pessoas que se importam tanto? Joias raras. Ela faz questão de você. Ela sorri tão naturalmente ao seu lado, que você pode até estranhar e questionar como alguém pode ser tão feliz com a sua presença, mas ela é. Ela enxerga em você coisas que poucas pessoas enxergam, são estas pequenas visões que tornam uma pessoa essencial e insubstituível. Ela te observa como poucos. É raro quando aparece alguém que diz gostar e de fato gosta, quando as palavras combinam com os gestos, e quando isto acontece, não há dúvidas sobre o querer do outro. O gostar é sentido, demonstrado e percebido como vento que bate na cara, feito frio de inverno, não se vê, mas se sente e não se pode fugir dele. E nessa maratona da vida de querer ter um pouco da atenção de todo mundo, você vai deixando de lado alguém que tem toda a sua atenção, que se importa até com a saúde do seu cachorro ou do seu tio-avô que mora em Diamantino – porque se isso for importante para você, ela irá se importar. Perde-se muito tempo tentando valorizar o que se quer – que talvez nunca tenha – e não o que se tem. Nada mal em valorizar o querer, se você não esquece que ele é passageiro. Vontades passam, não edificam. Não perca esta mulher, porque se, um dia, ela cansar e perceber que pode encontrar o amor que tanto merece, em outro lugar, ela não volta. Não a perca, porque se, um dia, ela olhar para os lados, pode encontrar alguém que sempre esteve esperando a oportunidade de fazê-la feliz e talvez ele seja uma daquelas pessoas que não perdem as oportunidades. Dizem os sábios que amadurecer é dar valor ao que temos, e ser feliz é amar quem nos ama. Então a valorize, porque todo esse querer você não encontra em cada esquina, você não compra com todo o dinheiro do mundo. Dê valor ao sentimento alheio se for verdadeiro, que de sentimentos o mundo está escasso e nos dias em que a vida te der as costas, você vai precisar dele. Aprenda a amá-la, não precisa ser do mesmo jeito, nem com a mesma intensidade, amar não é uma competição. Isto não significa morrer de amores, mas sim de abrir oportunidades a quem, com tanta ânsia, pede uma chance de te fazer feliz. E se você não conseguir amá-la, pelo menos a valorize. Está escrito em algum lugar, tudo que é seu – por direito ou dever – você deve cuidar. Ame o que tem, sempre que der, da maneira que possa, enquanto ainda se tem. Quando aprendemos a valorizar o que temos, não precisamos muito mais para ser feliz.
Se eu pudesse te dar apenas um conselho, seria: não espere perder para valorizar. Eu já perdi as contas de quantos amores eu vi se desfazerem aos poucos por cansaço, não por falta de amor.
Ela está sempre ao seu lado, adivinhando os seus pensamentos e se esforçando para te agradar. Ela tem muitos sorrisos, mas sempre guarda o mais lindo para você. Ela te apóia, te entende. Ela te dá colo e o coração dela. Muitos gostariam de ter a sua sorte, mas ela escolheu você.
Ela é a sua melhor amiga, ela é menina que sabe ser mulher. Ela é diferente. Os seus problemas são os problemas dela também, e ela compartilha todas as suas alegrias. Mas não parece ser o suficiente… de repente aparecem compromissos mais importantes, aventuras mais interessantes. O certo dá lugar ao duvidoso. O que antes era um porto seguro se transforma em um lugar instável e vazio. Ela ainda está aqui, incansável, mas por mais forte que ela seja, um amor precisa de dois pilares para se sustentar. Ninguém ama sozinho, muito menos por dois.
Então antes que ela desista, preste atenção aos sinais que ela te dá. Preste atenção nos detalhes, na forma como ela te olha e não deixe que esses olhos se fechem para você, para que você entenda que nunca encontrará conforto em outro olhar. Saiba cuidar de quem cuida de você. Não espere perder para perceber que a vida fazia sentido ao lado dela, não deixe que ela coloque um ponto final no que poderia ser apenas o início, e que ela siga em frente quando tudo que ela mais queria era ficar – você só precisa querer.Tenha a coragem de amar por inteiro. O valor de um homem não se mede pela quantidade de mulheres que ele conquista por dia, mas pela capacidade que ele tem de conquistar a mesma mulher todos os dias.
Não é só questão de dar valor para não perder, mas de dar o valor que ela merece. Não espere que ela vá embora para sentir a falta dela. Você poderá até encontrar outros abraços, outras bocas… mas sempre faltará algo, porque ela é única. O verdadeiro amor está batendo à sua porta agora. Não deixe ela ir embora, pode ser que ela não volte mais.
 A gente tá criando uma geração de jovens doentes.
Uma galera de 16, 17, 20, que deveria tá começando a vida agora mas que só pensa em acabar com ela.
Gente que sai de casa sem nem saber porquê não quer sair, mas que volta lembrando de todas as razões.
Pai gritando na cara filho.  Filho sem conseguir confiar em ninguém.  Engolindo as dúvidas, o choro.  Sem poder decidir sobre o próprio futuro.  Sem voz, vivendo sufocado dentro do quarto, dentro de si mesmo.  Sendo constantemente lembrado que é um gasto, um prejuízo, um dependente, e que enquanto estiver ali, não pode pensar, nem opinar, nem decidir, nem existir.
Como que vocês desconsideram o dano psicológico que isso causaria em qualquer ser humano?
É claro que vocês vão acordar todo dia se achando um lixo.  É claro que vocês vão odiar à si mesmos.  É claro que vocês vão se achar difíceis de serem amados.
Mas não! Vocês não são inúteis! Nem incapazes, nem difíceis de amar.  Vocês só são o resultado da rotina que vocês têm carregado nos últimos anos.
Já pararam pra pensar que 90% de tudo que tá te machucando hoje, vocês não tinham há 5, 8 anos atrás, quando ainda tinham 11?
Não tinham porque isso é fase, e vai acabar.
Opressão familiar é f*da! Ela te machuca todo dia.  Te acompanha quando você sai, te recebe quando você volta, e não te deixa fugir nem quando você tranca a porta do quarto.
É f*da!
E quanto mais forte é a sua personalidade, quanto mais você defende o que você acredita, mais pesada é a porrada que bate em você.
Mas a vida não é só porrada.  A vida é mais.  É conquista, é trabalho, é vitória, é sorriso, é amor, e vocês vão chegar nela preparados pra muita coisa.
Se olhem no espelho.  Aquela criança sonhadora dos 11 não morreu.  Vocês tão à 6, 7 anos dela e à 70 do tanto de vida que ainda tem pela frente.
A gente carrega cicatrizes.  E eu sei que algumas são tão fortes que não cabem nem nesse texto.  Mas continuem dando o seu melhor.  Valorizem o seu próprio esforço.  Se orgulhem das pequenas conquistas.  Não tentem abraçar o mundo.  Se culpem menos.  Estudem.  Se amem!
Eu desconheço que guerras vocês andam travando, mas se tem uma coisa que vocês não são, é fracos.
Então respira.  Respira porque você é bem maior do que acredita.
A gente não aposenta um avião por uns arranhões na pintura.  Você tá se arranhando agora, mas ainda vai voar bem alto.
Texto: Luiz Guilherme Prado
�����
0 notes