Abordagens de sistemas sígnicos em Artes Visuais, Música, Fotografia, Cinema, Literatura, História, Filosofia, Ciência, Publicidade, Jornalismo, Design, Arquitetura, Ecologia, Política...
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text

Beijo de Klimt
Um aniversariante de 14 de julho: o austríaco Gustav Klimt, criador de obras de arte cheias de erotismo e de expressionismo, entre elas “O beijo” (Der kuss), pintura de 1908 em que retrata a si mesmo com sua amada Emilie Floge. De todas as obras-primas que retratam casais se beijando, “O beijo” de Klimt é uma das mais belas e famosas.
Veja também:
Semióticas – Gostos da Belle Époque
0 notes
Text

Jatiúca, Pernambuco
Quase uma pintura: simplicidade e beleza comoventes no cenário com a casinha solitária em Jatiúca, Pernambuco. Fotografia de 1990 de Anna Mariani – artista plástica e fotógrafa que fez história destacando a poesia das fachadas do Nordeste brasileiro.
Veja mais em:
Semióticas – Onde moram os anjos
0 notes
Text

Edgar Morin
“A experiência da opressão alimenta a ideia de liberdade”
– Edgar Morin, aniversariante de 8 de julho. Pensador das mídias e da complexidade, Edgar Morin completa hoje 104 anos, lúcido e em plena atividade.
Veja também:
Semióticas – Atualidades de Barthes
0 notes
Text

Marc Chagall Um aniversariante de 7 de julho: Marc Chagall (1887-1985) – chamado de mestre da cor na Arte Moderna, fotografado no ateliê em Paris, em 1934, em retrato feito no processo de autochrome por Roger Violett.
Veja mais em:
Semióticas – Sagrado e profano em Chagall
0 notes
Text

Brian & Jimi
Brian Jones e Jimi Hendrix em uma prosa animada nos intervalos dos shows do Monterey Pop Festival, em junho de 1967. Brian Jones, guitarrista e um dos fundadores da banda Rolling Stones, estava na plateia, e Hendrix estreava nos palcos dos Estados Unidos, depois de uma longa temporada de sucesso em Londres. Veja também: Semióticas – Hendrix 3000
.
0 notes
Text

Frida & Diego
Uma aniversariante de 6 de julho: Frida Kahlo, grande personalidade da Arte da América Latina, militante política de esquerda, referência dos movimentos feminista e LGBTQIA+, na fotografia de Victor Reys, de 1929, com seu amado Diego Rivera.
Veja mais em:
Semióticas – O mito Frida Kahlo
0 notes
Text

Jean Cocteau O cartaz original de Jean Cocteau para o lançamento de “Orfeu” (Orpheé), seu filme de 1950. Grande nome da arte no século 20, Cocteau foi diretor de cinema, poeta, escritor, pintor, dramaturgo, cenógrafo, ator e escultor. Veja também: Semióticas – Aventuras da percepção
0 notes
Text

Poeta-Xamã
Jim Morrison à frente da banda The Doors no palco em Phoenix, Arizona, em fevereiro de 1968, em foto de Paul Ferrara. Um dos personagens mais marcantes da Era do Rock, celebrado como poeta-xamã, Jim Morrison saiu de cena em 3 de julho de 1971, aos 27 anos.
Veja mais em:
Semióticas – Jim Morrison aos 70
0 notes
Text

Zélia & Jorge
Literatura & Sabedoria: Zélia Gattai, aniversariante de 2 de julho, com o marido Jorge Amado em fotografia de 1951.
Veja também:
Semióticas – Olhar estrangeiro no Candomblé
0 notes
Text

Impressionismo “Impression”, pintura em óleo sobre tela de 1872 de Claude Monet, ganhou importância histórica porque rompeu com todos os padrões realistas da época e deu origem ao movimento estético chamado Impressionismo.
Veja também:
Semióticas – Inventando a Abstração
0 notes
Text

#TocaRaul Metamorfose Ambulante, ilustre aniversariante de 28 de junho: o grande Raul Seixas, artista lendário e um dos pioneiros do rock no Brasil. Raulzito, como era chamado pelos amigos, morreu no dia 21 de agosto de 1989, vítima de uma parada cardíaca. Tinha 44 anos. Veja também: Semióticas – Um toque de Midani
4 notes
·
View notes
Text

Gil Um ilustríssimo aniversariante de 26 de junho: Gilberto Gil, referência da música e da cultura brasileira, completa 83 anos e segue em turnê pelos palcos. Na imagem, Gilberto Gil fotografado por Leo Martins. Veja também: Semióticas – Um toque de Midani
0 notes
Text

A banda
Chico Buarque em reportagem da revista O Cruzeiro em 1966, ano do lançamento de seu primeiro grande sucesso, "A banda", gravado no LP "Chico Buarque de Hollanda" (RGE).
Veja também: Semióticas – O Cruzeiro nos bastidores
4 notes
·
View notes
Text

Literatura & Política Um ilustre aniversariante de 25 de junho: o jornalista e escritor inglês Eric Arthur Blair (1903-1950), mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, autor de "1984" e "A revolução dos bichos" – homenageado em aquarela do italiano Fabrizio Cassetta. Veja também: Semióticas – Desobedeça!
0 notes
Text

Hermeto Pascoal O compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, reconhecido e aclamado no Brasil e no exterior como mestre da orquestração e da improvisação, completa hoje 89 anos muito lúcido e na ativa. Veja também:
Semióticas – Certas canções
3 notes
·
View notes
Text

Wilder & Marilyn Aniversariante de 22 de junho: Billy Wilder – um dos mestres da história do Cinema, diretor e roteirista de filmes que se tornaram clássicos. Na foto, com Marilyn Monroe na estreia de "Quanto mais quente melhor" (1959). Semióticas – Retrato de Marilyn
2 notes
·
View notes
Text

Caymmi e o mar
Depois de anos no Rio de Janeiro, Dorival Caymmi se vê diante do mar da Bahia, em 1965, ano em que lançou canções marcantes como “Saudade da Bahia”, “Maracangalha” e “Samba da minha terra”.
Veja também:
Semióticas – Olhar estrangeiro no Candomblé
3 notes
·
View notes