Text
~Cultura e Símbolo: Nazar~





Escolhi esse tema pois já ganhei objetos com pingentes de Nazar, mas sempre tive dúvidas de seu real significado e por quem ele poderia ser usado (se era algo de uma cultura ou religião específica por exemplo), além disso só conhecia a nomenclatura “olho grego” e não imaginava a existência de uma influência turca. Com essa pesquisa descobri que além dos significados e curiosidades apresentados acima e sobre o uso cultural do objeto, também há o aparecimento de símbolos e amuletos com significados similares de proteção, contra as energias negativas e contra o mau-olhado em outras culturas, dentre elas destacam-se o Olho de Hórus, o Terceiro Olho de Buda, Hamsá (ou Mão de Fátima), a Ferradura e entre outros.
#semiotica#nazar#olhogrego#olhoturco#mauolhado#inveja#proteçao#energia#cultura#significado#simbolo#signo
1 note
·
View note
Text
~Minimalismo~







#semiotica#conceito#minimalismo#zerowaste#konmari#mariekondo#capsulewardrobe#zeroswaps#furniturefree#signo#estilodevida#lixozero#estética
0 notes
Text
~Tendências que vão e voltam aos poucos: vamos falar sobre mangas bufantes~





-sim isso mesmo que você leu-
Mas por que falar sobre essa tendência em 2020?
Estava eu ao final do ano passado procurando roupas para um evento em um brechó famosinho da cidade. Durante a busca, em meio as araras, encontrei um vestido vermelho de mangas bufantes, que aliás me fez ficar muito confusa, principalmente por não ter notícias dessa moda há muito tempo, mas o fato de que estava em um brechó me fez acreditar que aquela peça deveria ser de alguma coleção passada e acabei esquecendo do fato. Após alguns meses, foi postado no instagram desse mesmo brechó dois looks pré carnaval com mangas curtas bufantes, acompanhadas de muita transparência e estilo, e na mesma semana vi mangas similares em outros instagrams de lojas locais. Pronto, a moda dos anos 80 tinha invadido a cidade, e nesse momento percebi que tinha tomado também as fast fashion brasileiras.
Seguindo o raciocínio de o que está no mercado brasileiro também está no mercado externo, me fez pesquisar a fundo sobre isso. E estava. Descobri que não só estava nas lojas de departamento, como também marcaram presença nas passarelas do NYFW e nos red carpets das grandes premiações.
Agora refletindo melhor sobre essas descobertas, é notável que o mercado mundial da moda com ênfase na alta moda (na qual geralmente dita as próximas tendências), implantou a volta da tendência da manga bufante, com algumas alterações em relação ao passado (exemplo: utilização da transparência, novos estilos, mangas mais curtas, etc), na indústria têxtil mundial. Em resultado, houve uma influência sobre o mercado brasileiro, que por consequência chegou às cidades. No entanto, essa volta da tendência não foi repentina, é perceptível que em âmbito mundial, alguns designers e estilistas participantes das semanas de moda de 2019 tinham feito algumas peças utilizando essa manga. E se for pensar no cenário local, aquele brechó, que possui uma equipe muito atualizada nas novas tendências, estava desde o fim do ano dando alguns sinais sutis ao postar e vender algumas peças nesse estilo. Logo, pode-se concluir que as lojas envolvidas pela moda, sejam elas do mercado interno ou externo já estavam direcionando essa tendência, ou seja, implantando aos poucos e com uma quantidade pequena de vestuários nas lojas, com o objetivo de desvincular o significado que esse signo tinha alguns anos atrás e, principalmente, nos anos 80 (que nessa época já tinha modificado o significado clássico advindo dos séculos XVI, XVII e XIX) e progressivamente ressignificar para um contexto atual, dando novos atributos e estilos ao signo, a fim de não causar um estranhamento ou rejeição pelos consumidores.
#semiotica#semiotics#tendencia#mangabufante#puff sleeves#moda#fashion#nyfw#goldenglobe#signo#significado#direcionamento
1 note
·
View note
Photo
-A linguagem da programação está presente constantemente na nossa rotina e nem percebemos-
Minha primeira análise realizada no Diário de Linguagem será baseada na minha percepção em relação ao meu recente aprendizado de programação básica bem básica mesmo que ocorreu simultaneamente às revisões de Semiótica.
No GIF, utilizei JavaScript para executar uma coleta de informação e em seguida um alerta (pop-up).
JavaScript é uma linguagem de programação, ou seja, uma linguagem que possui um padrão e é formada por regras sintáticas e semânticas (forma e significado) aplicadas a um código-fonte (símbolos em ordem), que no caso do JavaScript é o chamado script (código) interpretado, no qual possui uma estrutura lógica, haja vista sua execução imediata de cima para baixo.
Em relação a Semiótica, é possível observar que assim como a nossa comunicação, a linguagem da programação é totalmente construída artificialmente. E ela é composta por um sistema de símbolos (o código), que possibilita a comunicação entre ser humano e máquina e esses símbolos significam as instruções dadas ao programa para a execução de algo (ideias essas que aplicadas à comunicação humana já foram discutidas por Flusser).
Além disso, como toda língua existente há as pessoas que entendem uma língua específica e sabem como utilizá-la e outras que não. Dessa forma, ao analisar esse contexto é perceptível que os programadores possuem uma função similar ao designer. Isso faz sentido, já que o designer entende o signo (índice, ícone, símbolo) e processa a mensagem para o usuário, e o programador entende os símbolos e os configura de modo que o programa reconheça e processe a informação que irá chegar até o usuário.
Por fim, ao meu ver o objeto seria o script (código finalizado), o signo seria a ação resultante do código (por exemplo: imagem final de um alerta) e o interpretante seria o processamento/conversão que media a relação código-ação.
#semiotica#flusser#semiotics#linguagem#programar#linguagem de programação#javascript#codigo#simbolo#signo
2 notes
·
View notes