Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Tratamento de Água Industrial
O tratamento de água industrial é a aplicação de diversos processos que melhoram a qualidade da água bruta, para aplicações específicas em processos industriais, formulação de produtos, tratamento de reúso de água, com retorno parcial ou recuperação de água de processo ou ambiente de descarte médio, entre outras aplicações.
Para melhorar a qualidade da água, geralmente é necessário combinar vários tratamentos ou operações unitárias, que podem ser do tipo físicas, químicas ou biológicas, ou a mistura de algumas, ou todas estas operações.
Para simplificar, podemos dizer que devemos primeiro remover da água bruta todas as matérias grosseiras, suspensas e sedimentáveis, como telas, separadores de água / óleo, caixas de areia, etc., para depois eliminar o máximo possível. Material coloidal, que é muito pequenas partículas dispersas em água com dimensões que variam de 1 a 100 nanômetros, praticamente invisíveis a olho nu com tratamento de coagulação e floculação ou flotação, decantação e filtração.
Em alguns casos, remova os componentes dissolvidos na água bruta, como dureza, ferro, sílica, amônia, etc. Com abrandadores, desferrizadores, desmineralizadores, osmose reversa, torres stripping, etc. Terminando com a correção de parâmetros como cor, pH, turbidez, entre outros.
Quando a água bruta é de origem biológica, o tratamento é realizado com bactérias e outros microrganismos que consomem os poluentes pelo trato respiratório. O processo ocorre em ambiente com presença de oxigênio, tratamento aeróbio, ou sem oxigênio, tratamento anaeróbio.
O tratamento biológico de efluentes industriais visa a remoção de matéria orgânica dissolvida e suspensa, transformando-a em sólidos sedimentáveis, flocos e gases biológicos Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.
Com o processamento adequado, que pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada, as empresas otimizam as operações e podem planejar processos para períodos de tempo pré-determinados. Por meio de técnicas, equipamentos e sistemas adequados, a otimização das operações e a minimização de custos são alcançadas. Além disso, a partir da previsibilidade, a tomada de decisão torna-se mais assertiva.
Entre os principais benefícios do tratamento de águas industriais, está a preservação ambiental. Inclusive, não é à toa que a legislação ambiental é tão rigorosa com as indústrias. Além de utilizarem o triplo da água quando comparado ao uso doméstico, o setor é o principal agente poluidor do solo e da água, em função de resíduos como óleos, graxas, metais, esgoto e outros tipos.
Considerando os elementos destacados acima, é imprescindível a escolha criteriosa do modelo operacional de tratamento de água industrial adequado, para cada necessidade, e decidir sobre a melhor alternativa, de forma a minimizar os custos de investimento. E com possibilidade de reaproveitamento da água tratada, em processos de produção ou outras aplicações.
1 note
·
View note