Tumgik
yogapsique · 7 months
Text
Tumblr media
0 notes
yogapsique · 7 years
Photo
Tumblr media
Psicologia Transpessoal
A Psicologia Transpessoal é uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "Quarta Força da Psicologia", sendo a primeira força a Psicanálise, seguida da Psicologia Comportamental, e a terceira a Psicologia Humanista.
É uma forma de sincretismo teórico-prático, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl Jung (Psicologia Analítica), Abraham Maslow, Carl Rogers, Viktor Frankl (Logoterapia), Ken Wilber, Stanislav Grof, Roberto Assagioli (Psicossíntese) e outros contemporâneos.
Surgiu em meados da década de 70 marcado pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua psique (pessoal) acessando visões de realidade mais abrangente (transpessoal).
A Psicologia Transpessoal tem como objeto o estudo da Consciência e seus estados incomuns ou ampliados e, neste sentido, congrega vários recursos técnicos como: meditação, relaxamento, visualizações criativas, trabalho com sonhos e mandalas, exercícios respiratórios, consciência corporal, psicossíntese, etc.
Como vem acontecendo com relação à Psicologia Analítica, também a Psicologia Transpessoal tem construído um diálogo produtivo com a Física Quântica, especialmente na busca da compreensão dos fenômenos que ultrapassam o conceito da física clássica, dos próprios princípios energéticos e temporais, e que são estudados em linhas de pesquisa diferenciadas como Física e Psicologia.
Tumblr media
0 notes
yogapsique · 8 years
Photo
Tumblr media
“O mundo não é fixo, o mundo passa rápido, o tempo passa rápido. É uma coisa assustadora. As bolhas, as identidades, as visões de mundo vão todas mudando muito rápido. Mas nós acreditamos que as coisas são fixas. Nós nos definimos fixos. Nós dizemos 'eu sou isso' e nós congelamos as nossas identidades.”
Lama Padma Samten
0 notes
yogapsique · 8 years
Photo
Tumblr media
Terapia Cognitiva
“Problemas psicológicos não são necessariamente o produto de forças misteriosas e impenetráveis, mas podem resultar de processos corriqueiros, como aprendizagem falsa, inferências incorretas com base em informação inadequada ou incorreta, e da não distinção adequada entre imaginação e realidade. 
Além disso, o pensamento pode ser não-realista porque é derivado de premissas errôneas; o comportamento pode ser derrotista porque é baseado em atitudes não-razoáveis. 
Portanto, problemas psicológicos podem ser controlados através de aguçar a discriminação, corrigir falsas concepções e aprender atitudes mais adaptativas.”
Aaron Beck 
0 notes