Tumgik
Text
F H C e Odebrecht
Pelo jeito a casa caiu para o Cacique do partido dos tucanos. Vem conferir o vacilo!
Tumblr media
(Fonte: Nexo Jornal)
Parece que as coisas não estão ruins só para os políticos do partido do nosso Lulinha, nesta semana foi ao ar uma matéria no portal do G1 em que dizia que Fernando Henrique Cardoso (FHC) teria trocado e-mails com Marcelo Odebrecht (Sim, ele de novo) em que teria pedido doações financeiras para candidatos tucanos ao Senado.
A Polícia Federal encontrou esses registros entre o tucano e Marcelo em um disco rígido de Marcelo Odebrecht, que foi anexado a um dos processos em que o ex-presidente Lula é réu na Operação Lava Jato.
No primeiro e-mail, o eterno líder tucano pede ajuda de Odebrecht para Antero Paes de Barros (de Mato Grosso) e já foi logo informando os dados de uma conta bancária para o depósito. A mensagem foi enviada no dia 13 de setembro de 2010, quando Fernando Henrique já não ocupava mais cargo público. 
No dia seguinte, conforme o laudo, Marcelo mandou uma mensagem para Fernando Henrique sinalizando que pedido foi repassado. No dia 21 de setembro, Fernando Henrique enviou outro e-mail pedindo ajuda também para Flexa Ribeiro, do Pará.
Segundo o g1, nas trocas de mensagens, não há menções a valores de doações e nem a confirmação de que as doações foram efetivamente feitas. Antero Paes de Barros perdeu as eleições em 2010; já Flexa Ribeiro foi eleito. Nas prestações de contas de ambos à Justiça Eleitoral não constam referências a doações do Grupo Odebrecht.
Parece que o PSDB não é tão imaculado assim, não é mesmo?
E aí o que você acha de tudo isso?
Deixe aqui nos comentários!
Até a próxima!
0 notes
Photo
Tumblr media
Mergulhados ou covardes?
1 note · View note
Text
Reforma trabalhista: você sabe qual o posicionamento do seu candidato?
A reforma muda a lei trabalhista brasileira e traz novas definições sobre férias, jornada de trabalho e outras questões
Tumblr media
No dia 27/4 pré-candidatos à Presidência da República participaram de um evento sobre o cenário político organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) em São Paulo para debater sobre a reforma trabalhista. Estiveram presentes os pré-candidatos à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Aldo Rebelo (Solidariedade) e Marina Silva (Rede). A UGT disse que todos os pré-candidatos foram convidados, mas que alguns não puderam comparecer.
Como esse assunto é super importante para quem está cogitando uma candidatura ao cargo de presidente da república  (e eu adoro a facilidade de uma lista bem resumida sobre política) decidi organizar uma lista especial contendo o que cada um destes pré-candidatos defende sobre a Reforma Trabalhista.
Geraldo Alckmin (PSDB)
Tumblr media
 (fonte: Google Imagens)
- O tucano defendeu a reforma trabalhista, afirmando que ela “modernizou uma legislação antiga".
- O pré-candidato criticou a presença forte do Estado na economia e defendeu agências reguladoras técnicas e a “mil quilômetros de distância dos partidos políticos".
- “Acho que o estado tem um papel importantíssimo planejador fiscalizador, mas não tem como o Estado ser provedor. Ele não tem dinheiro, temos que falar a verdade”.
Ciro Gomes (PDT)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
-  O candidato criticou a reforma trabalhista dizendo que “é uma perversão que faz parte de uma selvageria neoliberal que se impôs ao Brasil a partir do golpe“.
- Gomes afirma que jamais prosperou a nação que introduziu no mundo do trabalho a insegurança jurídica e a insegurança econômica.
-  “O Brasil precisa forçar a mão para aumentar o poder de compra dos salários, para que a economia volte a ter alguma condição de crescimento”.
Marina Silva (Rede)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens) 
- A pré-candidata criticou a reforma trabalhista, dizendo que “o governo criou uma confusão".
- Marina defende um maior controle sobre as licitações públicas e o cumprimento da lei. Ela alega que ninguém prejudica os inimigos e beneficia os amigos.
- A candidata afirmou que hoje não apoiaria a candidatura de Aécio Neves à presidência, após os escândalos de corrupção, ao contrário do que fez na última campanha: “Infelizmente, a eleição de 2014 foi uma fraude. Descobrimos hoje que Dilma e Aécio usavam os mesmos expedientes”.
Você concorda com os pré-candidatos?
Deixe a sua opinião nos comentários!
Até a próxima!
0 notes
Text
Confira como estão as pesquisas sobre a corrida presidencial
Tumblr media
(Fonte: Pesquisa DataFolha)
1 note · View note
Text
Mas quem são os candidatos à Presidência mesmo?
Em clima de ano eleitoral e em meio a briga de #LulaLivre e #Bolsomito, muitos eleitores ainda estão em dúvida sobre em quem votar. Embora a eleição seja apenas em outubro e que o registro oficial dos candidatos seja só em agosto, nada melhor do que uma lista com os principais nomes e o que cada um defende para ajudar você a já ir conhecendo quem ta querendo ser presidente esse ano, né?
Tumblr media
(Arte: Fato Notícias )
Selecionei os principais nomes que serão candidatos por ordem alfabética e fiz uma pequena pesquisa sobre cada um. Vamos lá?
Aldo Rebelo (SD)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Jornalista e político brasileiro.         
-  Foi vereador na cidade de São Paulo pelo PCdoB. Foi deputado federal pelo estado de São Paulo por seis mandatos. Foi ministro da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais, vinculada à Presidência da República e presidente da Câmara dos Deputados. Foi ministro de Estado dos Esportes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e ministro da Defesa.
- Autor do projeto de redução de estrangeirismos na língua portuguesa atribuindo multa a quem as usar.
- Autor da frase: "(...) a ausência de PLAYER privado brasileiro no setor mais dinâmico da economia do planeta". (Ué) 
Alvaro Dias (Podemos)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Historiador e político brasileiro. 
- Foi vereador em Londrina, deputado estadual no Paraná, deputado federal pelo Paraná, governador do Paraná. E atualmente é senador pelo estado do Paraná.
-  É autor do projeto que propõe o fim do foro especial por prerrogativa de função, conhecido como foro privilegiado, que tramita atualmente no Supremo Tribunal Federal.
- Autor da frase: “Eu fui governador, terminei o mandato com 93% de aprovação”. (Na verdade 66%)
Ciro Gomes (PDT)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Político, advogado e professor universitário, vice-presidente do PDT.
-  Foi deputado estadual do Ceará, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco, ministro da Integração Nacional. Seu último mandato político foi o de deputado federal.
-  Ciro foi o responsável por uma das maiores iniciativas do governo Lula, o projeto de transposição do rio São Francisco.
- Autor da frase: “As pessoas que defendem isso têm um desvio homossexual”.
Cristovam Buarque (PPS)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político.
- Foi militante da Ação Popular, trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É professor da Universidade de Brasília (UnB). Foi reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal, ministro da Educação e senador. 
- É o criador da Bolsa-Escola.
- Autor da frase: “Pode esquecer, porque ovada não faz nascer cabelo!”.
Eymael (PSDC)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens) 
 - Advogado, filósofo, empresário e político brasileiro, fundador e atual presidente do PSDC.
- Foi deputado federal pelo estado de São Paulo, 
- Autor do projeto de lei: aviso prévio de 30 dias para todos os trabalhadores.
- Segue o hit: “Ey, Ey, Eymael / Um democrata cristão (...)”. ♪♫
Fernando Collor (PTC)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens) 
 - Economista e político brasileiro.
- Foi prefeito de Maceió, deputado federal, governador de Alagoas. Foi presidente da república e assumiu o cargo adotando medidas econômicas bem peculiares: o bloqueio dos saldos das contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. Senador de Alagoas. 
- Primeiro presidente da república a sofrer Impeachment. (Só um detalhe)
- Autor do projeto de lei que define os crimes de abuso de autoridade.
-  Autor da frase: “Eu tenho aquilo roxo!”. (E o kiko?)
Geraldo Alckmin (PSDB)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Médico, professor universitário e político brasileiro
- Foi vereador pela cidade de São Paulo, prefeito, deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador, secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo.
- Autor do projeto que transformou-se na Lei 8078/90, o Código de Defesa do Consumidor.
- Autor da frase: “Meu mote vai ser: 'O Brasil vai crescer pra chuchu', 'Nós vamos ter emprego pra chuchu', 'Vai ser um governo que é um chuchuzinho'”. (ta bom, chuchu)
Guilherme Boulos (PSol)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens) 
 - Ativista, político e escritor brasileiro.
- É membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). 
- Uma das principais lideranças da esquerda no Brasil.
- Autor da frase: “A forma como se organizam as polícias no Brasil é uma verdadeira jabuticaba: só existe aqui”. (E no Chile e na Itália)
Jair Bolsonaro (PSL)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Militar da reserva e político brasileiro.
- Foi vereador do Rio de Janeiro, deputado federal, foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
- Autor do projeto de lei que estabelece a castração química voluntária como condição para que uma pessoa condenada por estupro possa progredir o regime de pena.
- Autor da frase: “Você é uma idiota. Você é uma analfabeta. Está censurada!”. (Mas cê ta brava?)
João Vicente Goulart (PPL)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Filósofo e político brasileiro. Filho do ex-presidente da República João Goulart.
- Foi deputado estadual do Rio Grande do Sul
- Não foram encontrados projetos de lei.
-  Autor da frase: “Acontece que num momento de convulsão social, que é o que o Moro está procurando, tudo fica muito instável”. (É o quê?)
Levy Fidelix (PRTB)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
-  Político, empresário, jornalista e publicitário brasileiro.
- Tentou, tentou e nunca se elegeu...    ¯\_(ツ)_/ ¯
- Autor da frase “desculpe, mas aparelho excretor não reproduz”. (Sério?)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
-  Político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro.
-  Foi deputado federal por São Paulo e presidente do Brasil.
- Autor do decreto que regulamenta terras quilombolas.
- Autor da frase: “Eu não pararei porque eu não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia”. (Luladrão, roubou meu coração)
Manuela d'Ávila (PC do B)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens)
- Jornalista e política brasileira
-  Foi vereadora de Porto Alegre, deputada federal pelo Rio Grande do Sul, deputada estadual do Rio Grande do Sul.
-  Autora do projeto de lei 9.989/06, sobre meia-entrada para estudantes.
-  Autora da frase: “Ele [Temer] não se elegeu deputado na última vez que concorreu. Era suplente”. (na verdade, se elegeu sim. Mais de 99 mil votos)
Marina Silva 
Tumblr media
(fonte: Google Imagens) 
 -  Historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista, e política brasileira.
-  Foi vereadora de Rio Branco, deputada estadual, senadora e Ministra do Meio Ambiente.
- Autora do projeto de criação do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal – FPE – para as unidades da Federação que abrigarem em seus territórios unidades de conservação da natureza e terras indígenas demarcadas.
- Autora da frase: “Nunca fumei maconha, bebi álcool ou usei daime: só Biotônico Fontoura”. (Uma candidata sem anemia vale por duas ou mais)
Rodrigo Maia (DEM)
Tumblr media
(fonte: Google Imagens) 
-  político brasileiro
-  Foi secretário de Governo da prefeitura do Rio de Janeiro e deputado federal.
-  Autor da projeto de lei que proibirá a produção e venda de alimentos com gorduras trans artificial.
- Autor da frase: “Foram dando Bolsa Família para todo mundo, sem critério, sem porta de saída, sem controle, do meu ponto de vista, sem nada”. (Mas e toda a burocracia e parâmetros estabelecidos?)
Ufa! São tantos pré-candidatos...
Mas agora que a gente já conhece um pouquinho sobre cada um deles vai ficar mais fácil de decidir em quem votar.
E você, já sabe em quem vai votar? 
Deixe aqui nos comentários!
Até a próxima!
0 notes
Text
Alego e UFG politizando!
A Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO) realiza a primeira etapa da terceira edição do Politizar.
Tumblr media
(Participantes do evento reunidos no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás durante o treinamento para a simulação. Fonte: Portal ALEGO )
Politizar é um projeto de extensão da UFG e tem por objetivo aprimorar a relação entre o Estado e a sociedade numa experiência que vai simular as atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores parlamentares e jornalistas políticos.
Foram selecionados para o evento  41 participantes para simular as funções de Deputados Estaduais, 41 participantes para simular as funções de Assessores Parlamentares e seis participantes para simular as funções de jornalistas políticos. 
A primeira etapa do evento teve início na última sexta-feira (4/5) no auditório Lauro Vasconcelos da UFG, onde os participantes tiveram acesso à palestras sobre educação política. Temas como "Competências e Técnicas Legislativas" e "Noções sobre Regimento Interno e Processo Legislativo" foram ministrados - respectivamente - por Murilo Teixeira Costa e Edmarkson Ferreira de Araújo, ambos da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa de Goiás.
No sábado (5/5) a assembleia abriu as portas para receber os participantes e ofereceu treinamento sobre o jornalismo especializado em política e o processo legislativo estadual, através de palestras sobre "Democracia e Poder Legislativo", "Jornalismo Político" e "Assessores Parlamentares", ministradas, respectivamente, por Miguel Gusmão, da Seção de Assessoramento Temático da Alego; pela jornalista Fabiana Pulcineli, do jornal O Popular e da Rádio CBN; e por Neolete Freitas, da Diretoria Parlamentar da Casa. Além disso, os participantes que simulam como deputados e assessores puderam contar com momentos específicos para formação de alianças em convenções partidárias.
Tumblr media
(Participantes do evento reunidos no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás durante o treinamento para a simulação. Fonte: Portal ALEGO ) 
 A segunda etapa contará com o envio dos projetos de lei desenvolvidos pelos “deputados” à coordenação do projeto. O prazo para o envio é de 05 à 26 de maio.
A terceira etapa será de 4 à 8/6 e nessa ocasião será realizada a simulação do processo Legislativo.
Infelizmente as inscrições para participar do Politizar 2018 já se encerraram. Mas você pode acompanhar tudo pelas redes sociais do evento (Instagram e Facebook) e também pelo site oficial da ALEGO.
E aí? Que tipo de Lei você gostaria de “criar”? 
Deixe seu comentário!
Até a próxima!
0 notes
Text
Tudo o que você precisa saber sobre a condenação de Lula
Tumblr media
Que o ex-presidente Lula foi preso, isso todo mundo já sabe. Todo mundo mesmo! Afinal, é o primeiro ex-presidente da República a ser condenado e preso pela Justiça.
Por que ele foi preso?
Sabemos que entre as decisões que condenaram Lula exitem inúmeras questões políticas e eleitorais. Mas vamos tratar aqui apenas do ponto de vista jurídico da prisão do ex-presidente.
Sergio Moro, juiz federal responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, considerou Lula culpado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro atribuídos a ele pelo Ministério Público Federal (MPF) no caso envolvendo um tríplex no Guarujá. 
Mas como tudo começou?
Tudo começou com uma reforma feita em um apartamento triplex do condomínio Mar Cantábrico, atual Solaris, no município de Guarujá em São Paulo.
Tumblr media
Para os desembargadores, somente a aceitação da promessa de receber vantagem indevida mediante o poder de conceder o benefício à empreiteira já configura corrupção por parte do ex-presidente. Os desembargadores ainda consideraram que os fatos investigados na Operação Lava Jato revelam práticas de compra de apoio político de partidos idênticas às do escândalo do mensalão.
A ordem de prisão só foi expedida dois meses depois da condenação em segunda instância. Isso porque a defesa do ex-presidente apresentou questionamentos técnicos à decisão do TRF-4, retardando o início do cumprimento da pena. Os advogados do petista entraram com um pedido de habeas corpus preventivo no STF, mas em 4 de abril - por seis votos a cinco - os ministros do Supremo decidiram não conceder o habeas corpus a Lula, o que abriu caminho para a decretação da prisão.
Em 5 de abril, o juiz Sergio Moro expede ordem de prisão ao ex-presidente e diz que Lula tem até as 17h do dia 6 de abril para se apresentar à Superintendência da Polícia Federal no Paraná, em Curitiba.
Lula ficou dois dias na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo em São Paulo. Ao meio dia do dia 7 de abril, Lula discursa por 55 minutos - durante ato religioso em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia -  e afirma que não iria “correr” e “nem se esconder”.
Às 19h, Lula se entrega a Polícia Federal (PF) que já o esperava do lado de fora da sede do Sindicato dos Metalúrgicos para levá-lo à Superintendência da Polícia Federal no Paraná.
0 notes
Quote
Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.
Platão
0 notes