Tumgik
artejan · 4 years
Text
Tumblr media
Minha fanart da ídola Monique Wittig. Abaixo um trecho da obra dela:
“Lésbica” é o único conceito que conheço que está mais além das categorias de sexo (mulher e homem), pois o sujeito designado (lésbica) não é uma mulher, nem economicamente, nem politicamente, nem ideologicamente. Pois o que faz uma mulher é uma relação social específica com um homem, uma relação que chamamos servidão, uma relação que implica uma obrigação pessoal e física e também econômica (“residência obrigatória”, trabalhos domésticos, deveres conjugais, produção ilimitada de filhos, etc.), uma relação a qual as lésbicas escapam quando rejeitam tornar-se ou seguir sendo heterossexuais.
Somos fugitivas de nossa classe, da mesma maneira que os escravos norte-americanos fugitivos o eram quando se escapavam da escravidão e se libertavam.
Para nós esta é uma necessidade absoluta; nossa sobrevivência exige que contribuamos com toda nossa força para destruir a classe das mulheres na qual os homens se apropriam. Isto só pode ser alcançado pela destruição da heterossexualidade como um sistema social baseado na opressão das mulheres pelos homens e que produz a doutrina da diferença entre os sexos para justificar essa opressão. (Monique Wittig, ‘não se nasce mulher’).
4 notes · View notes
artejan · 4 years
Text
Tumblr media
O Brasil foi fundado sobre os corpos das mulheres indígenas. Colonizadores homens brancos invadiram estas terras e utilizaram o estupro como ferramenta de expansão populacional e eugenismo. A violação continua impregnada no simbólico que se expressa no ritual masculino branco de queimar e devastar a natureza e ameaçar a morada de vários animais. A violência masculina necrofílica, especista, ecocida, racista-colonial estrutura o estado brasileiro em especial o fascismo governamental bolsonarista. E o caso #marianaferrer não é inusitado neste cenário, é apenas a consequência de um sistema nutrido por 500 anos de colonização e etnocídio, de leis masculinas existentes para preservar seu poder e prerrogativa sobre corpos das mulheres dentro de um regime heterossexual. Por isso nossa luta deve ser às margens desse mesmo sistema, já que as ferramentas do senhor não destruirão a casa dele. Organize-se e lute.
0 notes
artejan · 4 years
Text
Tumblr media
Pinturinha digital pra matar o resto de sábado
1 note · View note
artejan · 4 years
Text
Tumblr media
Abrindo agenda para encomendas. Me escrevam para [email protected]
9 notes · View notes