biologiado3m3-blog
biologiado3m3-blog
Sem título
41 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. Estes animais são caracterizados pela presença de uma simetria bilateral, notocorda, sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida. [1] Os cordados compartilham características com muitos animais invertebrados sem notocorda, quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo anteroposterior, metamerismo e cefalização. O grupo abrange animais adaptados para a vida na água, na terra e no ar. Os cordados, juntamente com dois outros filos, o Hemichordata e o Echinodermata, formam o grupo dos deuterostômios (Deuterostomia), ligados por diversos aspectos embrionários peculiares, na forma de suas larvas, pelo desenvolvimentos das aberturas embrionárias e da cavidade peritonial ou peritônio (evolução do celomados invertebrados). Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urocordados, o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágio adulto. Os cefalocordados têm notocorda e tubo neural, mas sem vértebras. Já nos vertebrados, exceto nas feiticeiras (Myxini), a notocorda foi reduzida e o tubo neural foi circundado por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea.
CordadosOcorrência: Ediacarano - Recente
 (Pristella Tetra) um dos poucos cordados com uma visível espinha dorsal. A medula espinhalestá inserida dentro de sua espinha dorsal.Classificação científicaDomínio:Eukaryota
Reino:Animal
Subreino:Eumetazoa
(sem classif.)Bilateria
Superfilo:Deuterostomia
Filo:Chordata
Bateson, 1885Subfilos
Urochordata
Cephalochordata
Craniata:
Vertebrata
As relações filogenéticas dos cordados ainda não são bem compreendidas, existindo vários esquemas classificatórios conflitantes. Muitas de suas classes são parafiléticas, não atendendo as exigências da cladística, onde somente táxons monofiléticos são reconhecidos como entidades taxonômicas válidas. Ecologicamente, os cordados estão entre os animais mais facilmente adaptáveis e são capazes de ocupar a maioria dos habitats existentes.
Os cordados se dividem em protocordados, os cordados mais primitivos, destituído de coluna vertebral e caixa craniana e os eucordados, mais evoluídos, pois, além de apresentarem coluna vertebral têm crânio com encéfalo.
1 note · View note
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Os Echinodermata (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, caracterizado por), também denominados equinodermos, equinodermes ou equinodermas, são animaisdeuterostômios exclusivamente marinhos e bentônicos. Tais seres são representantes do filo Echinodermata. São animais de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos a um substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção, os comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços. Este filo surgiu no período Cambriano recente e contém cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.
EquinodermesOcorrência: Cambriano - Recente
"Echinidea" do livro, de Ernst Haeckel, Kunstformen der Natur de 1899.Classificação científicaDomínio:Eukaryota
Reino:Animalia
Subreino:Eumetazoa
(sem classif.)Bilateria
Superfilo:Deuterostomia
Filo:Echinodermata
Klein, 1734ClassesSubfilo Eleutherozoa
Echinoidea
Holothuroidea
Ophiocistioidea†
Asteroidea
Ophiuroidea
Somasteroidea
Subfilo Pelmatozoa
Crinoidea
Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro (de origem enterocélica) e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido como blastóporoorigina o ânus dos indivíduos. Os sexos normalmente são separados. A reprodução sexual tipicamente consiste de liberação de ovos e espermas na água, com a fecundação acontecendo externamente.
Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetria radial somente no adulto. As larvas são livres natantes e semelhantes a embriões de cordados. Depois, o lado esquerdo do corpo se desenvolve mais que o direito, que é absorvido, e organiza-se numa simetria radial, em que o corpo é arranjado em partes em volta de um eixo central. Esta é basicamente pentâmera, ou seja, os elementos geralmente se dispõem em 5 ou múltiplos de 5. Possuem esqueleto formado por placas calcárias, coberto por fina camada epidérmica. O endoesqueleto mesodérmico é formado de pequenas placas de calcário e espinhos, que formam um rígido suporte que contem em si os tecidos do organismo; alguns grupos têm espinhos modificados chamados pedicelários que possibilitam a vida livre.
Os equinodermos tipicamente possuem um sistema hidrovascular ou sistema aquífero (também denominado sistema ambulacral), que funciona na locomoção destes animais. O sistema hidrovascular funciona através de um sistema de canais hidráulicos, nos quais a diferença de pressão produz movimentos físicos. Também existem ventosas nas extremidades dos canais que permitem ao animal fixar-se ao substrato, exceto os representantes da classe Ophiuroidea.
Eles têm um sistema nervoso radial simples que consistem em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e composto por anéis nervosos nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço. Os ramos desses nervos coordenam o movimento do animal. Os equinodermos não têm cérebro, embora alguns possam ter gânglios.
Os espinhos estão presentes em diversos formatos nos grupos de equinodermos, e atuam com a função de proteger o animal e para a locomoção. Podem ser recobertos por substâncias de caráter tóxico.
Muitos equinodermos têm notável poder de regeneração: uma estrela-do-mar cortada radialmente em várias partes vai, depois de alguns meses, regenerar em tantas estrelas viáveis quantas foram as partes separadas. O corte de um braço (com uma parte proporcional de massa da parte central e de tecido nervoso) vai, em circunstâncias ideais, regenerar do mesmo modo.
Formas fósseis incluem os blastóides, edrioasteróides, e vários outros animais do Cambriano conhecidos como Helicoplacus, carpóides, Homalozoa, e eocrinóides como a Gogia.
Os Echinodermata são invertebrados exclusivamente marinhos, não possuindo representantes que habitem o meio terrestre ou dulcícola.
Os equinodermos apresentam um conjunto de características únicas ausentes nos outros filos, dentre as quais destaca-se a simetria radial pentameral, ou seja, o corpo geralmente é dividido em cinco partes dispostas ao redor do eixo central.
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Os moluscos (Mollusca, do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres. O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, (cerca de 93 000 espécies viventes confirmadas e até 200 000 espécies viventes estimadas, e 70 000 espécies fósseis) e inclui uma variedade de animais muito familiares, como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
MoluscosOcorrência: Cambriano - Recente
Classificação científicaReino:Animalia
Filo:Mollusca
Linnaeus, 1758ClassesCaudofoveata
Aplacophora
Polyplacophora
Monoplacophora
Bivalvia
Scaphopoda
Gastropoda
Cephalopoda
Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pémuscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
Os moluscos são variados e diversos, muitos conhecidos pelas suas conchas decorativas ou como marisco. Variam entre pequenos caracóis, amêijoas, polvos e à lulas (os dois últimos são considerados os invertebradosmais inteligentes).
Também possuem uma grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívoros, consumidores de microrganismos, predadores de grandes presas (peixes, vermes...) e herbívoros (alimentando-se assim de algas e outras plantas).
Possuem um sistema digestivo completo (da boca ao ânus). Os gastrópodes e os cefalópodes apresentam uma estrutura chamada rádula, formada por dentículos quitinosos que raspam o alimento. Os bivalves apresentam um estilete cristalino, responsável por colaborar na digestão ao libertar enzimas digestivas. O sistema circulatório é em geral aberto, com exceção dos cefalópodes, que exigem alta pressão por se locomoverem rapidamente.
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Os artrópodes (Arthropoda, do grego arthros(ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés) são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe.
Arthropoda
 Artrópodes extintos e artrópodes atuais.Classificação científicaDomínio:Eukaryota
Reino:Animalia
Subreino:Eumetazoa
Superfilo:Protostomia
Filo:Arthropoda
Subfilos e ClassesSubfilo Trilobitomorpha
  Classe Trilobita - Trilobites, extinto
Subfilo Chelicerata
  Classe Arachnida - aranhas, escorpiões, etc.
  Classe Merostomata - Límulo
  Classe Pycnogonida - aranha-do-mar
Subfilo Myriapoda
  Classe Chilopoda - centopeias
  Classe Diplopoda - mil-pés
  Classe Pauropoda
  Classe Symphyla
Subfilo Hexapoda
  Classe Insecta - Insetos: moscas, borboletas, etc.
  Classe Entognatha
     Ordem Diplura
     Ordem Collembola - colêmbolos
     Ordem Protura
Subfilo Crustacea ou Crustaceomorpha
  Classe Remipedia
  Classe Cephalocarida
  Classe Branchiopoda
  Classe Ostracoda
  Classe Mystacocarida
  Classe Copepoda
  Classe Branchiura
  Classe Cirripedia - cracas
  Classe Tantulocarida
  Classe Malacostraca - lagostas, caranguejos, etc.
NOTA: Alguns sistemas de classificação agrupam Myriapoda e Hexapoda num subfilo denominado Uniramia.
Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas(aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem.Possuem uma ampla gama de cores e formatos, e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas, como no plâncton(com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.
Sua existência é datada nos registros fósseisdesde o período Cambriano (cerca de 542 a 488 milhões de anos atrás), onde criaturas como as Trilobitas eram encontradas em abundância nos oceanos.Algumas teorias sobre a origem deste filo sustentam que os ancestrais dos artrópodes podem ter sido os anelídeos (vermes de corpo segmentado em anéis) ou de algum outro ancestral em comum.
Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes. Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebradosque possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, como também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura.
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Annelida (do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural) é um filo de animais portadores de metâmeros, segmentados, o qual são divididos em três grupos: Polychaetas (muitas cerdas), Olygochaeta (poucas cerdas) e Hyrudinea (ausência de cerdas). Existem cerca de 15.000 espécies destes indivíduos, entre os ambientes de água doce ou salgada e solos úmidos. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de 1mm até mais de 3m. Seu corpo é dividido em anéis que dão a característica do filo. Podem ser carnívoros, hemátofogos ou se alimentarem de detritos orgânicos. Armazenam o alimento no papo depois trituram na moela. Sua respiração é cutânea. Alguns anelídeos são de importância médica, e outros, como a minhoca, assumem um papel importante na fertilização do solo e aeração, ajudando no desenvolvimento e crescimento de plantas.
AnnelidaOcorrência: Pré-cambriano - Recente
Lumbricus sp.Classificação científicaReino:Animalia
Filo:Annelida
Lamarck, 1809Classes e subclassesClasse Polychaeta - parafilético?
Classe Clitellata*
    Sub-classe Oligochaeta (minhocas)
    Sub-classe Hirudinea (sanguessugas)
'*'Alguns autores consideram as subclasses dos Clitellata como classe
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Os Nematoda (nematódeos) são um filo de animais cilíndricos e alongados. Eram classificados, juntamente com outros grupos, no filo Nemathelminthes (nematelmintos), hoje obsoleto.
Nematoda
 Classificação científicaDomínio:Eukaryota
Reino:Animalia
Filo:Nematoda
ClassesAdenophorea
   Subclasse Enoplia
   Subclasse Chromadoria
Secernentea
   Subclasse Rhabditia
   Subclasse Spiruria
   Subclasse Diplogasteria
Possuem corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. O sistema nervoso é formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordões nervosos longitudinais relacionados com aquele anel. O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral. Não há movimentos laterais. Todos os nematódeos são unissexuados (animais dióico), ou seja, têm sexos separados — machos e fêmeas distintos. Em alguns, há até nítido dimorfismo sexual (o macho é bem diferente da fêmea).
Não há estruturas flageladas nem ciliadas nesses animais. Nem mesmo os espermatozóides possuem flagelos. Eles se locomovem por meio de pseudópodos, com movimentos amebóides.
Os nematódeos não possuem sangue, sistema circulatório nem sistema respiratório. A respiração é anaeróbia. São animaistriblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral. Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe.
Ecologicamente são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela alta diversidade de espécies. Encontram-se em todos os habitats, terrestres, marinhos e de água doce e chegam a ser mais numerosos que os outros animais, tanto em número de espécies, como de indivíduos. Algumas espécies são microscópicas, enquanto a fêmea de uma espécie, parasita do cachalotechamada "Placentonema gigantissima" pode atingir 13 metros de comprimento.
Recentemente, aclamou-se que os nematódeos são uma das três principais radiações de organismos multicelulares que têm produzido a maioria das espécies do mundo, sendo as outras radiações os insetose os fungos (Gaston, 1991).
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Platelmintos (filo Platyhelminthes) são vermes de corpo achatado e de pouca espessura. Na região anterior, correspondente à cabeça, encontram-se estruturas sensoriais. Há diversas espécies de vida livre, que se desenvolvem na água, com poucos centímetros de comprimento, e outras maiores, de meio terrestre úmido. Muitos são parasitas.
Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem a órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor. Possuem cavidade digestiva dotada de apenas uma abertura – a boca, que serve tanto para a entrada de alimento como para a eliminação de materiais não digeridos. Trata-se de um sistema digestivo incompleto. Entre os platelmintos encontram-se padrões de reprodução assexuada e sexuada. Além dos platelmintos, estes tipos de vermes, estão distribuídos ainda entre os anelídeos e os nematelmintos.
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Text
Cnidaria (grego: κνίδη knidē 'urtiga' + latim: aria, sufixo plural) é um filo de animaisexclusivamente aquáticos, agrupando os organismos conhecidos pelo nome comumde cnidários, entre os quais as medusas e as alforrecas (ou águas-vivas), as caravelas, as anémonas-do-mar, os corais-moles e as hidras de água doce São organismos multicelulares, com estrutura simples, caracterizados pela presença de uma estrutura celular chamada cnida, na maioria marinhos e na maioria de vida livre, habitando costas, fundos e as águas abertas dos oceanos, bem como parasitas.O taxoninclui atualmente mais de 11 000 espéciesextantes. Alguns cnidários, como a espécie Polypodium hydriforme e os Myxozoa, evoluíram para formas parasitas. Os cnidários foram incluídos durante muito tempo em conjunto com os Ctenophora (ctenóforos) no filo Coelenterata (os celenterados), embora essa classificação a muito já tenha sido abandonada, deixando o nome obsoleto.
Cnidaria
cnidários (medusas, anémonas e similares)Ocorrência: Ediacariano - Recente
 Antozoários: anémona-do-mar (Actiniaria) e coral-mole (Alcyonacea).
Medusa.
Classificação científicaDomínio:Eucaryota
Reino:Animalia
Filo:Cnidaria
Hatschek, 1888Classes
Anthozoa
Scyphozoa
Cubozoa
Hydrozoa
Staurozoa
Polypodiozoa
† Conulata
Reproduzir conteúdo
Chrysaora quinquecirrha ("água-viva") a nadar.
0 notes
biologiado3m3-blog · 8 years ago
Photo
Tumblr media
0 notes