Tumgik
diariodonic · 2 months
Text
RESUMO SOBRE LIBRAS
O componente nos ensina sinais importantes para o ensino e inclusão de alunos com deficiência auditiva ao sistema educacional básico brasileiro. Em sala de aula, aprendemos novos sinais a cada dia, e também, Maria Angela apresenta esses sinais de forma didática e compreensível.
Aprender Libras me deu uma ampla visão do que é trabalhar com a inclusão nas escolas. As ferramentas e possibilidades disponibilizadas nesse compenente são valiosos para tornar o sistema educacional mais diverso e inclusivo.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
RESUMO SOBRE POLÍTICAS E LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS
A disciplica procura apresentar os processos legislativos e judiciais a qual o sistema educacional é submetido. Aprendemos desde conceitos específicos e importantes para a compreensão do conteúdo, como o Estado e Governo, políticas públicas, etc; passando pela história do sistema educacional e trabalhamos hoje a importância das políticas públicas educacionais.
A importância desse compenete para a formação me faz compreender os direitos e deverias os quais aqueles que estão inseridos no sistema educacional obtêm. Me faz ter um olhar crítico a esse sistema e me faz apontar seus problemas e ferramentas para a transformação.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
SEMIÓTICA - ATIVIDADE EXTENSIONISTA
Será apresentado um vídeo multimodal com objetivo de apontar preconceitos à comunidade LGBTQIA+.
Para o vídeo, irei usar um audio da cantora Madonna recitando o "Ato de Contrição", sendo apresentado apenas por legendas. Após, utilizarei a ponte e refrão da música Diaba da cantora Urias e mostrar títulos de notícias sobre preconceitos e agressões contra a comunidade LGBTQIA+. Por fim, acrescentarei um interlúdio do album "Dance Fever" de Florence and The Machine, chamado "Restraint", acompanhando o audio, a foto de Dandara, uma travesti a qual foi brutalmente assassinada.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LI - COMPREENSÃO ORAL (20/03)
Apresentamos e duscutimos capítulos do livro "Listening and Teaching Comprehension" de Ur. Esse capítulos, apresentam ténicas/atividades "divertidas" para que educadores aclassem para os seus alunos com objetivo de tornar o ensino da língua mais dinâmico e facilitado.
Tumblr media
A partir dessas táticas/atividades apredentadas por Ur, percebi a diversidade de possibilidades para o ensino-aprendizagem. Também, me fez pensar, recorrendo a discussão da aula anterior sobre materias, na oportunidade de adaptação dessas táticas, tornando as atividades mais próximas a realidade dos alunos; não se limitando aos materias grammarcentered ou de ótica colonial.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
SEMIÓTICA (07/03 e 14/03)
No dia 07/03, analisamos a transmição de significados através da dança. Observamos como os elementos, música e movimentos transmitem as ideias.
Obs: a denotação é apresentada e a conitação transmite os sentidos.
No dia 14/03, analisamos os signos no cinema. Observamos as amplitudes/planos da câmera. Também, observamos todas esses signos no filme "Balão Vermelho", que sobre ele há a influência socio-histórica e cultural francesa presentes nas cores, cenário, figurino e sons.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LP - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO
Nessa disciplina, aprendemos a produção de uma tese e problematuzação, e também, formas de argumentação. Para essa produção, uma boa forma para se organizar é utilizando o Branstorming, ou seja, junção das ideias e tudo que foi pensado para a produção.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LITERATURAS LUSÓFONAS (11/03)
Leitura do conto "Olhos d'Água" de Conceição Evaristo.
Discussão sobre a linguagem presente no conto, as histórias por trás do conto e o peso cultural sobre ele. Analisamos a subjetuvidade através das frases presentes.
Essa aula nos deu uma visão de análise do texto através de suas influências e do peso cultural e socio-histórico.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
SEMIÓTICA (29/02)
Nessa aula, foi exposta o Expressionimo e Graffiti de Baquiat, Abstracionismo gemométrico de Mondrian, Abstracionismo orgânico de Kandinsky e o Painting Action de Pollock.
Técnicas artísticas diferentes, porém carregam algo em comum: os significados profundos através das cores.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LI - COMPREENSÃO ORAL (06/03)
Forúm de discussão sobre o texto "Listening and Teaching Comprehension" de Ur. No texto, Ur apresenta formas de ensino de listening e estudos de que a aprendizagem é sobre o visual, que essa auxilia muito no desenvolvimento da compreensão da língua inglesa. Também, apresenta a questão de um feedback imediato do receptor da mensagem, que isso pode dar uma segurança maior ao estudante da língua inglesa.
Ao longo da discussão em sala, chegamos no tópico de material didático usado para o ensino da língua inglesa e de que como é importante a aproximação do material a vivência do estudante, para que ele possa se ver e ter um propósito para a aprendizagem.
Abaixo, tarefa de estratégias para ensino de listening sobre Goh e Ur.
Tumblr media
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LP - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO
Intertextualidade é a sobreposição de um texto sobre o outro, causando um novo sentido ao texto. Também, pode ocorrer a intertexualidade entre gêneros textuais.
Paródia é um termo de origem grega "para" (contra) + "odos" (canto), e refere-se a uma repetição ou intertextualidade com intuito de ridicularizar ou contestar o texto original.
Paráfrase é a elaboração de um texto com base sobre outro, porém mantém a ideia do texto original.
Alusão faz referência explícita ou implícita ao texto fonte .
Pastiche é a imitação do estilo de outros artistas.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LITERATURAS LUSÓFONAS (26/02 e 04/03)
No dia 26/02, tivemos uma discussão sobre o documentário "Língua: vidas em Português", a qual apresenta o cotidiano de diversas pessoas em volta do mundo que falam a língua portuguesa. O documentário expõe as diferenças culturais e também os diferentes sotaques e expressões da língua portuguesa.
A professora nos deu textos referentes ao documentário para discorrermos sobre eles. No dia 04/03, apresentei sobre o texto a qual recebi pela professora que foi em relação as diferentes expressões e gírias que as pessoas do documentário usavam. Discutimos as influências que essas expressões e gírias têm sobre as culturas e pessoas que as utilizam.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
SEMIÓTICA (22/02)
Diferência de semiótica e semiologia, a qual obtêm diferentes teóricos e linguas de estudo. A Semiótica é estudada por Peirce e apresenta os termos "ícone, índice e símbolo. Já Semiologia é foi desenvolvida por Saussure, que explora "significado" e "significante". Ambos estudos nos levam a uma compreensão mais profunda e subjetiva do texto.
Ícone: o própio texto já apresenta o que quer dizer. Texto em matéria;
Índice: apresenta uma possibilidade de interpretação sobre o ícone;
Símbolo: uma repesentação do ícone.
Significado: é a ótica intangível, subjetiva e psíquica de algo.
Significante: é o tangível a qual o significado se propaga.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LI - COMPREENSÃO ORAL (21/02)
Nesse dia, adquirimos técnicas de ensino da compreensão oral da língua inglesa. Fizemos uma prática de listening e discutimos a melhor forma de ensino para que os alunos desenvolvam a língua inglesa através da compreensão oral.
Para desenvolvermos melhor essa compreensão de ensino, demos início a leitura do texto "Estratégias e táticas de compreensão oral" de Goh, a qual apresenta estratégias para o ensino de listening.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LP - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO - (20/02)
Introdução da origem e aplicação da linguística textual.
Linguística Textual nada mais é que o estudo do texto, ou seja, analisamos as estruturas e sentidos do texto e produção de sentido no receptor do texto.
0 notes
diariodonic · 2 months
Text
LITERATURA LUSÓFONA (19/02)
Apresentação da disciplina e o plano de aula. Também, apresentação da história da língua portuguesa e suas influências sobre culturas de diversos países.
0 notes
diariodonic · 6 months
Text
PROJETO INTEGRADOR - 4° MÓDULO - ATIVIDADE EXTENSIONISTA
Criação de uma Sequência Didática tendo como base os quatro movimentos do Multiletramento (NLG, 1996).
Tumblr media
0 notes
diariodonic · 6 months
Text
LI - MULTIMODALIDADE
Movimentos da Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996)
Prática Situada: Este componente pressupõe que alunos e professores vivenciem uma imersão em práticas significativas e relevantes dentro de suas comunidades, compreendendo a importância da multiculturalidade para a produção de conhecimento.
Instrução Explícita: Utiliza-se de procedimentos como a observação, descrição, categorização, análise, generalização, sistematização e comunicação, que, realizados de forma colaborativa, conduzem a uma construção informada, não alienada dos conceitos estudados. A participação efetiva nesse processo de produção de conhecimento permite aos alunos não só atribuir sentido sobre os conceitos trabalhados, mas também, e principalmente, sobre os meios e as práticas que o levaram a atribuir-lhes tal sentido. Tal modo de instrução promove desenvolvimento de uma metalinguagem nas áreas de conhecimento.
Abordagem Crítica: Pressupõe criar contextos que envolvam os alunos no domínio sobre a prática, mas também no controle e compreensão intencional de um questionamento crítico dos interesses envolvidos no processo comunicativo quanto a questões históricas, sociais, culturais, políticas e de poder.
Prática Transformada: Considerando que a prática transformada vai além da simples articulação, compreensão e crítica, mas envolve a criação reflexiva e implicada dos alunos no processo de produção de significados novos e de novos futuros.
"O MULTILETRAMENTO COMO FORMA DE DESENCAPSULAÇÃO ESCOLAR"
0 notes