Tumgik
Text
Amamentação: O que você precisa é estar bem
A ocitocina considerada o “hormônio do amor” é uma das responsáveis pela produção e saída do leite do materno.
Ela é liberada devido ao estímulo da sucção do bebê, mas também ocorre em resposta a estímulos condicionais como: 👀 visão; 👃🏻 cheiro; 👶🏻 choro da criança, e a 🤱🏼 fatores de ordem emocional (autoconfiança e tranquilidade).
Em contrapartida, dor, desconforto, estresse, ansiedade, medo, insegurança e falta de autoconfiança podem inibir o reflexo de ejeção do leite, prejudicando a lactação.
Portanto em situação de aumento de estresse, a produção do leite vai continuar, porém a liberação é prejudicada pela interferência desse estresse na ação da Ocitocina.
Por isso mamãe a importância de se sentir bem, confortável e sempre que possível amamente em um local que traga condições favoráveis.
💡 Lembre-se Relaxamento é a chave para o sucesso da lactação.
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar acesse aqui!
0 notes
Text
Suco para bebés recomendado apenas quando completar 1 ano
Era uma vez, uma laranja que nascia com um sabor suave. Aí então os profissionais médicos, nutricionistas e a sociedade em geral pensaram: "poxa essa laranja é boa para dar para os bebês, afinal parece não ser ácida e nem doce". Aí foi instituído: suquinho de laranja lima para todos os bebês 👶👶👶👶👶👶👶 Então as mamães, muitas vezes saiam dos consultórios dos pediatras com essa informação: "pode oferecer suco a partir de 4 meses, mas só de laranja lima!" Até que anos depois, viram que o ato de beber todos os dias o suquinho de fruta estava causando nessas mesmas crianças: 🆘diabetes 🆘triglicerídeos 🆘obesidade
Meu Deus, porque❓ é só um suquinho de laranja lima . A resposta é simples: 👉 para se fazer 1 copo de suco, você precisará de 3 a 4 laranjas espremidas, enquanto se você fosse comer a laranja, consumiria apenas 1‼; 👉 para colocar esse suquinho na mamadeira, chuquinha ou copo de transição terá que coar o suco porque as vesículas de suco irá entupir o bico 😬; . Como consequência: 👎 esse suco fica com alto índice glicêmico, ou seja, aumenta muito e rapidamente a glicose no sangue; 👎isso sobrecarrega o pâncreas tendo que produzir uma grande quantidade de insulina para dar conta dessa glicose toda; 👎para piorar esse suco perde toda a sua fibra, que poderia minimizar esse efeito no pâncreas; 👎como o suco deixa o açúcar concentrado, a frutose, já sabemos que carboidrato das frutas em excesso aumenta os triglicerídeos . 👋 fora que quando bebe, o suco acaba ocupando toda a capacidade do estômago do pequeno, fazendo-o ficar sem fome por muito tempo.
Ou seja ainda atrapalha a introdução alimentar ou a próxima mamada.
ATENÇÃO: isso vale para qualquer suco 👌‼ Então papais não dê suco para bebés menores de 1 ano, por favor.
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar acesse aqui!
0 notes
Text
10 dicas simples podem ajudar na relação do seu filho com a comida
1- Não sofra demais por uma refeição ou lanche que a criança não comeu. A ingestão cumulativa ao longo de uma semana importa mais! É normal a criança comer bem numa refeição e na outra nem tanto.
2- Atente-se à forma como você reage quanto à alimentação. Não elogie demais e nem se mostre desapontada. Tenha uma atitude neutra!
3- Organize a rotina alimentar dos lanches e refeições e não deixe a criança comer por um longo período a mesma refeição!
4- Não se preocupe quando a criança pula uma refeição. Isso é o resultado do seu apetite variável. Explique para a criança que na próxima refeição ela terá a oportunidade de comer novamente.
5- Mesmo que você saiba que a criança irá comer um alimento específico, não caia nessa tática de ofertá-lo todos os dias, pois isso se tornará um obstáculo para que ele coma uma variedade de alimentos a longo prazo. Mantenha-o confortável, mas também o desafiando e introduzindo novos alimentos!
6- Não fique interferindo demais na alimentação pegando a colher, limpando o rosto, pressionando para que coma mais... estimule a autonomia da criança!
7- Lembre-se sempre da divisão de responsabilidades: você- o que, quando e onde; seu filho e quanto comer.
8- Permita que a criança escolha, mas na medida certa! Dê opções para ela escolher dentro do que você achar viável!
9- Agregue sabor às refeições!! Todo mundo gosta de comida saborosa, inclusive as crianças!
10- Verifique e adeque o seu estilo de alimentação- seja positivo e responsivo durante as refeições! Aproveite sempre os momentos de refeição em família!!
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar acesse aqui !!
0 notes
Text
Receita de Pudim de Chia e Coco (Receita para bebés maiores de 8 meses)
Ingredientes:
200 ml de leite de coco caseiro 4 colheres de sopa de chia
Misturar a chia com o leite de coco caseiro e levar a geladeira por pelo menos 8 horas. A chia vai hidratar e formar um gel que dará textura de flan. Bate um pedaço de manga com o leite de coco antes de misturar a chia e serve com manga picadinha por cima. Pode adicionar outras frutas e se preferir colocar só a fruta picadinha por cima!
Leite de coco caseiro
Modo de Preparo:
1 coco seco fresco ralado, 800 ml de água morna. Bata no liquidificador e coe em peneira fina.
Dura 30 dias no congelador.
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar acesse aqui!
0 notes
Text
Receita de Danone
INGREDIENTES:
2 inhames pequenos (ou 1 grande) 1 manga bem madura (ou morango, ou mamão, ou a fruta que preferir)
MODO DE PREPARO:
1. Primeiro passo é descascar os inhames. Tenha bastante cuidado pois a casca do inhame pode provocar reação alérgica. descasque rápido e lave o inhame após descascar, nunca antes, pois a casca em contato com a água aumenta a chance da reação alérgica.
2. Após descascar, lave os inhames e corte em pedaços 3. Em uma panela com água, cozinhe os inhames por mais ou menos 10 minutos 4. Enfie um garfo para sentir se eles estão cozidos. Retire a água e reserve 5. Descasque a manga, corte em pedaços grosseiros ou como preferir 6. Coloque tudo no liquidificador, os inhames cozidos sem a água e os pedaços de manga 7. Bata bem até ficar com uma consistência homogênea 8. Está pronto!
Eu aconselho separar em potinhos plásticos com tampa as 5 porções certinhas, assim você serve para o bebê no potinho.
👉Sirva em 2 dias, mantenha na geladeira. Não congele, faça sempre 1 receita e sirva em 2 dias
Você pode fazer também com morango, mamão ou alguma fruta da sua opinião
Não necessita de açúcar, jamais!
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar acesse aqui!
1 note · View note
Text
7 Passos para Introdução Alimentar de Sucesso
Passo 1 Um hábito é sempre adquirido e a criança aprende por imitação, por isso tentar adaptar a alimentação toda família.
Passo 2 Comer bem exige planejamento. Então organize os horários da casa para que todos estejam juntos à mesa no maior número de refeições.
Passo 3 Ajuste suas expectativas e responsabilidades. Alguns bebês estarão mais prontos e interessados e outros vão se animando com o tempo.
Passo 4 Facilite a rotina doméstica. Usar técnicas de congelamento é uma boa pedida, pois não compromete a preservação dos nutrientes.
Passo 5 Oferte alimentos in natura como frutas, verduras, legumes, cereais, grãos, carnes, peixes e ovos entre outros.
Passo 6 Ofereça alimentos variados para que a criança possa ter contato com diferentes sabores, texturas e nutrientes.
Passo 7 Comece devagar. Escolha um alimento em uma refeição. À medida que o bebê for se habituando.
Se houver qualquer dificuldade no processo de introdução alimentar, não hesite em buscar o apoio do pediatra que acompanha a criança e/ou de um nutricionista que tenha experiência com bebês e crianças.
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar acesse aqui!
0 notes
Text
O Prato Do bebé Como Montar
O prato do bebê deve ser atraente, colorido e perfumado, além de saboroso e cada refeição deve conter:
– 1 fonte de proteína (que pode ser animal ou vegetal) – 1 fonte de carboidrato – 1 fonte de vegetais – 1 fonte de fibras (folhas, saladas).
Cada criança é única e, portanto, não dá para medir uma quantidade exata de comida ideal para todos. No entanto, segundo a especialista, a média fica em:
– Para bebês de 6 a 8 meses: 120 a 150 gramas. – Para bebês de 8 a 10 meses: 150 a 200 gramas. – Para bebês de 10 a 12 meses: 200 gramas. – A partir de 1 ano: 1 colher de sopa de cada grupo alimentar.
Nos primeiros meses, como o bebê ainda está se acostumando aos alimentos sólidos, talvez seja preciso fazer algumas adaptações. Enquanto alguns bebês comem em pedaços, no chamado método BLW, outros comem a comida mais amassadinha (evite as papinhas batidas ou líquidas, para que seu filho coma melhor, reconheça melhor a própria saciedade, e conheça o sabor e a textura de cada alimento).
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar acesse aqui!
0 notes
Text
Consistência adequada dos alimentos
Tumblr media
A consistência adequada dos alimentos é um importante fator que ajuda a garantir a oferta de energia para criança. Aos seis meses, o estômago do bebê tem o tamanho reduzido e a administração de alimentos muito diluídos irá saciar a criança, sem, contudo, oferecer necessariamente quantidade adequada de calorias e nutrientes. Os alimentos devem ser amassados com o garfo, sem o uso de liquidificador ou peneiras para que sejam aproveitadas as fibras dos alimentos. Nessa idade os dentes estão próximos das gengivas que, por estarem mais endurecidas, auxiliam a triturar os alimentos. A consistência da papinha deve aumentar progressivamente, de forma que perto dos 9 meses a criança inicie o consumo de alimentos em pequenos pedaços e aos 12 meses já consuma na mesma consistência com que são consumidos pela família. É importante lembrar que a educação alimentar se inicia desde os primeiros dias. Outro ponto importante é a oferta de alimentos separadamente e não misturados, pois é uma forma da criança reconhecer o que está sendo consumido e desenvolver aos poucos o paladar e as preferências alimentares. Saber que tudo e novo ao paladar do pequeno e essencial então saiba que eles podem sim negar alguns alimentos seja por não gostar, ou até mesmo por esta se adaptando, então saiba ter paciência e compreensão que a aceitação e mudança vira no tempo do bebê.
Para saber mais informações sobre introdução alimentar acesse aqui!
0 notes
Text
Introdução alimentar quando começar
A introdução alimentar é uma fase muito importante na vida do bebé, devemos esperar o bebé completar os seus 6 meses para iniciar essa nova fase.
Devemos esperar o bebé ter todos os sinais de prontidão e também a capacidade interna de seus órgãos estar "maduros" para começar receber alimentos. Essa regra é para todos, mesmo que a mãe tenha que voltar ao trabalho mais cedo, mesmo que o bebé consuma fórmula infantil ao invés de leite materno. Sempre cumprir a regra dos 6 meses para introdução de alimentos.
Quando o bebé nasce prematuro "a termo" devemos esperar completar os 6 meses contando do dia do nascimento, neste caso a idade corrigida do bebé e sem esquecer dos sinais de prontidão.
Os sinais de prontidão é quando o bebé senta com o mínimo de apoio ou seja quando está sentado e não fica caindo para os lados, controle da cervical firme e consegue controlar o pescoço.
O bebé tem que ter o sinal de protusão da língua diminuído ( o movimento que o bebé faz empurrando tudo para fora), e interesse pelos alimentos.
Tumblr media
Para saber mais sobre introdução alimentar clique aqui
1 note · View note