Tumgik
neymotta · 1 year
Text
A PAUTA É o caos contemporâneo sob a ótica da filosofia milenar - Livremente inspirado na obra "I Ching", a peça teatral MUTAÇÕES marca o retorno do ator Luís Melo ao palco do Teatro Anchieta.
O espetáculo inédito MUTAÇÕES é uma peça teatral livremente inspirada na obra milenar “I Ching”. Tendo como base de apoio inspirações como as simbologias do I Ching – O livro das mutações, buscou-se uma investigação sensível a partir de múltiplas linguagens: teatro, cinema, música e artes plásticas, com o intuito de investigar e construir uma estrutura narrativa baseada em princípios taoístas,…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 1 year
Text
A PAUTA É Patrimônio da música brasileira - Duo AMA celebra obras de grande valor histórico no formato à quatro mãos.
Criado em 2022 para execução a partir de 31 de maio de 2023, com a disponibilização de vídeos comemorativos ao Bicentenário da Independência do Brasil, pelo duo pianístico Duo AMA, no formato à quatro mãos, nestes vídeos, o dueto formado pelos premiados pianistas brasileiros, Angela Passos e Mayer Goldenberg, apresentam obras de grande valor histórico do patrimônio da música brasileira de…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 1 year
Text
A PAUTA É VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - Espetáculo pernambucano "A Receita" discute violência sofrida por mulheres negras em ambiente doméstico
Idealizado pela necessidade de dar visibilidade a situação de violência sofrida pela mulher negra, o espetáculo “A Receita” foi selecionado pelo edital SESC PULSAR 2022/2023 para apresentações no Rio de Janeiro, nas unidades do Sesc Ramos em 10 de maio, às 19h, no Sesc São Gonçalo em 11 de maio, às 19h, no Sesc Teresópolis em 12 de maio, às 19:30h, e no Sesc Niterói em 13 de maio, às 19h. Em…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 1 year
Text
A PAUTA É A RESISTÊNCIA DA DIÁSPORA BRASILEIRA - “Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro” exalta e ressalta a (r)existência, o poder, a estética e ética de uma negritude com todas as variantes do colorismo.
Com patrocínio exclusivo da Unilever, o aclamado espetáculo “PROT{AGÔ}NISTAS – O Movimento Negro no Picadeiro”, que estreou no FIC – Internacional de Circo da Cidade de São Paulo e na mostra Novos Modernistas do Theatro Municipal de São Paulo em 2019, foi apresentado durante a programação oficial do FIT-BH e no Centro Cultural São Paulo em 2022, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro para três…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 2 years
Text
A PAUTA É COMÉDIA ABSURDA - Novo espetáculo de Louise Cardoso "Os bolsos cheios de pão" onde, finalmente, Godot entra em cena pela primeira vez.
A PAUTA É COMÉDIA ABSURDA - Novo espetáculo de Louise Cardoso "Os bolsos cheios de pão" onde, finalmente, Godot entra em cena pela primeira vez.
Aprovado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Os bolsos cheios de pão” estreia na noite de 30 de março, na Arena do Sesc Copacabana. Formado por duas peças curtas de Matéi Visniec, O Último Godot e Os Bolsos Cheios de Pão, o espetáculo dirigido por Fernando Philbert é uma comédia absurda estrelada por Louise Cardoso e Luiz Octavio Moraes que traz, finalmente, Godot, o personagem icônico de…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 2 years
Text
A PAUTA É CARNAVAL NO TEATRO - Espetáculo dirigido por Vilma Melo "Salvador, Anoiteceu e é Carnaval", com elenco de 12 atores, atrizes e músicos, é embalado por trilha sonora de músicas baianas de todas as épocas.
A ideia que fez gestar pela dramaturga Marcéli Torquato o texto de “Salvador, Anoiteceu e é Carnaval” surgiu do ator Paulo Verlings, que interpreta o personagem título “Salvador” e é acompanhado por um elenco multirracial, além de quatro músicos que tocam ao vivo, com direção musical de Marcelo Rezende e direção geral de Vilma Melo. Na peça, a namorada de Salvador sumiu no dia do casamento, ele…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Estamos chegando! Anote na agenda a noite de 24 de fevereiro Salvador, Anoiteceu e é Carnaval CCBB Rio Janeiro (em CCBB Rio de Janeiro) https://www.instagram.com/p/CoewsC_LEnt/?igshid=NGJjMDIxMWI=
0 notes
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Última Semana (em Fundição Progresso) https://www.instagram.com/p/CodBU72pRPc/?igshid=NGJjMDIxMWI=
0 notes
neymotta · 2 years
Text
A PAUTA É COMO LIDAMOS COM NOSSOS SENTIMENTOS - Rosana Stavis protagoniza A Aforista, peça escrita e dirigida por Marcos Damaceno, acompanhada por 2 pianos tocados ao vivo, que duelam no palco e dão o tom da narrativa.
O espetáculo A Aforista, do dramaturgo e diretor curitibano Marcos Damaceno (Prêmio Shell de dramaturgia por Homem ao Vento), que estreia nacionalmente na noite de 25 de janeiro de 2023, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, traz à cena uma mulher (Rosana Stavis), caminhando sem parar em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música. Enquanto caminha, lhe…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Na noite de 6 de janeiro, o Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, recebe a estreia nacional do espetáculo O cachorro que se recusou a morrer, novo espetáculo do ator-autor-poeta Samir Murad, que divide a direção com Delson Antunes. O argumento da peça deriva das memórias e das histórias contadas pelo pai de Samir: um imigrante libanês em sua luta pela sobrevivência numa terra estranha. Conflito, êxodo, o novo mundo, casamento por encomenda, saúde mental afetada, são conteúdos que, como um mascate andarilho, o ator mambembe carrega em sua mala e que pretende vender ao seu público. Em cena, a memória afetiva mistura tempos e espaços, tocando uma dimensão onírica do real. Dessas referências nasce um contato intimista e revelador entre artista, teatro e espectador. Dias 6, 13, 20 e 27 de janeiro, sextas-feiras, às 20h. Local: Teatro Brigitte Blair Endereço: Rua Miguel Lemos, 51-H, Copacabana Próximo a Estação Cantagalo do Metrô Rio Ingressos antecipados pelo site https://www.sympla.com.br (em Teatro Brigitte Blair) https://www.instagram.com/p/CmpWDPiJ25-/?igshid=NGJjMDIxMWI=
0 notes
neymotta · 2 years
Text
A PAUTA É O TEATRO E A CONDIÇÃO HUMANA - Peça de Samir Murad, filho de imigrantes libaneses, "O cachorro que se recusou a morrer" mistura memória, tempos e espaços, tocando uma dimensão onírica do real.
A PAUTA É O TEATRO E A CONDIÇÃO HUMANA – Peça de Samir Murad, filho de imigrantes libaneses, “O cachorro que se recusou a morrer” mistura memória, tempos e espaços, tocando uma dimensão onírica do real.
O argumento de O cachorro que se recusou a morrer, novo espetáculo multimídia do ator e autor Samir Murad, que divide a direção com Delson Antunes, deriva de suas memórias e das histórias contadas por seu pai: um imigrante libanês em sua luta pela sobrevivência numa terra estranha. Conflito, êxodo, o novo mundo, casamento por encomenda, saúde mental afetada, são conteúdos que, como um mascate…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Criado e mantido com recursos próprios da entidade, nesta sétima edição (2022) foram avaliados 44 espetáculos habilitados a concorrer, dentre os apresentados na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua criação, o Prêmio traz como inovação o fato de premiar todas as atividades profissionais de artistas e técnicos de espetáculos feitos para crianças, num total de 27 categorias. A festa de premiação será em meados de março de 2023. A Comissão Julgadora 2022 foi formada por @bruno_bacelar_artista @daniele.geammal Flávio Souza @pequenoteatro @vilmameloschaefer tendo como Presidente da Comissão Antônio Carlos Bernardes @bernardes_antonio_carlos Neste ano, 27 espetáculos tiveram apresentações. Com 11 indicações cada, Iolanta – A Princesa de Vidro  e Volta ao Mundo em 80 Dias, foram os que conseguiram o maior número de indicações. A seguir Caixa Ninho com 10 indicações, Quem é Zézinho? , Pequeno Herói Preto , Viagem ao Centro da Terra e Vinte Mil Léguas Submarinas com 6. (Destaque para os três espetáculos da Cia Solas de Vento, apresentados no Teatro IIa volta ao mu do Centro Cultural Banco Rio de Janeiro) Na cerimônia de entrega dos troféus também acontece a festa do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude (20 de Março). Conheça os indicados da 7ª edição do Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças acessando o site do CBTIJ. (em Rio de Janeiro, Rio de Janeiro) https://www.instagram.com/p/CmT3kbBrhPC/?igshid=NGJjMDIxMWI=
0 notes
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Assisti hoje a este maravilhoso espetáculo que é Mãe de Santo interpretado pela querida @vilmameloschaefer. Como se não bastasse a alegria de desfrutar da peça, com texto da @renatamizrahi e direção de @luizantoniopilar, durante os agradecimentos tive a emoção de ver e ouvir a grande Helena Theodoro responsável pelo argumento. A peça fica em cartaz até amanhã, por favor ASSISTAM! (em Casa de Cultura Laura Alvim) https://www.instagram.com/p/CmSnaeRpAl9/?igshid=NGJjMDIxMWI=
0 notes
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Versão cênica de Paulo de Moraes para a obra-prima do mais conhecido dramaturgo chileno da atualidade estreia dia 11 de novembro, na Fundição Progresso – Espaço Armazém, marcando os 35 anos de formação da companhia. NEVA é uma peça escrita em 2005 pelo dramaturgo e diretor de teatro chileno Guillermo Calderón. A peça se passa em São Petersburgo, então capital do Império Russo, em um dia de 1905. Não em um dia qualquer, mas em 9 de janeiro de 1905, no dia que ficou conhecido como Domingo Sangrento, quando manifestantes que marchavam para entregar uma petição ao Czar, pedindo melhores condições de trabalho nas fábricas, foram fuzilados pela Guarda Imperial. A ação de NEVA, no entanto, se passa dentro de um teatro, onde um ator e duas atrizes que iriam se encontrar para ensaiar "O Jardim das Cerejeiras", acabam, meio sem querer, se abrigando do massacre que acontece nas ruas e que será o estopim da revolução que acontecerá posteriormente no país. Uma das atrizes trancada dentro do teatro é a alemã Olga Knipper (Patrícia Selonk), primeira atriz do famoso Teatro de Arte de Moscou e que foi casada com o dramaturgo russo Anton Tchekhov. Sentindo-se incapaz de representar, depois da morte do marido por tuberculose acontecida há seis meses, e na tentativa de seguir vivendo – enquanto lá fora a cidade desaba –, Olga instiga Masha (Isabel Pacheco) e Aleko (Felipe Bustamante) a encenarem repetidamente junto com ela a morte de Tchekhov. A partir desse desassossego, entre incertezas artísticas e embates políticos, a pergunta que mais se impõe é “para que serve o teatro?”. Com um humor feroz, Calderón escreve sobre uma Rússia conflagrada politicamente no início do século 20, mas reflete sobre o seu Chile da década de 1970 e, talvez, sobre o Brasil desses anos obscuros, tempos onde “tudo o que tem água está congelado, inclusive os homens”. Para o diretor Paulo de Moraes, “em ’Neva’, Calderón propõe um tipo de teatro que me encanta porque é um teatro eminentemente político, mas que se propõe a mergulhar em uma linguagem poética cortante e num humor extremamente ácido. (em Fundição Progresso) https://www.instagram.com/p/CkywdJGJK4M/?igshid=NGJjMDIxMWI=
0 notes
neymotta · 2 years
Text
A PAUTA É TEATRO EMINENTEMENTE POLÍTICO - Armazém Companhia de Teatro estreia novo espetáculo NEVA, texto do dramaturgo chileno Guillermo Calderón que se propõe a uma linguagem poética cortante com um humor extremamente ácido.
A PAUTA É TEATRO EMINENTEMENTE POLÍTICO – Armazém Companhia de Teatro estreia novo espetáculo NEVA, texto do dramaturgo chileno Guillermo Calderón que se propõe a uma linguagem poética cortante com um humor extremamente ácido.
NEVA é uma peça escrita em 2005 pelo dramaturgo e diretor de teatro chileno Guillermo Calderón. A peça se passa em São Petersburgo, então capital do Império Russo, em um dia de 1905. Não em um dia qualquer, mas em 9 de janeiro de 1905, no dia que ficou conhecido como Domingo Sangrento, quando manifestantes que marchavam para entregar uma petição ao Czar, pedindo melhores condições de trabalho nas…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Rolando Boldrin, ator, cantor, compositor e apresentador do Som Brasil (TV Globo), na década de 80, programa que eu adorava assistir com ele declamando poesias, contando causos, cantando e apresentando músicos caipira sensacionais. Vai com Deus Sr. Brasil! (em Rio de Janeiro, Rio de Janeiro) https://www.instagram.com/p/Ckwe7N1vxAV/?igshid=NGJjMDIxMWI=
1 note · View note
neymotta · 2 years
Photo
Tumblr media
Para sempre, Gal! (em Rio de Janeiro, Rio de Janeiro) https://www.instagram.com/p/Ckvr77uL84X/?igshid=NGJjMDIxMWI=
0 notes