Tumgik
slrevisao · 3 months
Text
Não dê ouvidos
"Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você".
(Eclesiastes 7: 21 NVI)
Ouvir é uma função humana dada por Deus muito interessante. Com a audição, você pode ouvir o canto dos pássaros, uma boa música, a risada serelepe de crianças correndo no pátio da escola, o choro de um bebê, seus pais te elogiando (ou não), os cachorros latindo na casa ao lado ou o gato miando no telhado, o delicioso som da chuva serena e suave à noite, o barulho impetuoso que o vento produz ao bater nos objetos a sua frente, as ondas do mar, o estouro de um balão, um trovão, uma batida de carro, as mentiras dos políticos, uma oração e os seus amigos falando mal de você.
Essa é a natureza humana, você não controla o que dizem a seu respeito, mas pode confiar naquilo que Deus diz sobre você e em quem realmente é. O desafio é continuar amando as pessoas a sua volta mesmo após isso, algo que só se consegue com a ajuda do Espírito Santo.
No Éden, Eva caiu porque deu ouvidos ao que a serpente disse a ela, e Adão caiu porque deu ouvidos ao que sua mulher lhe disse, induzida pela serpente. Se não direcionarmos nossa audição para a coisa certa, podemos cair em pecado pelo que ouvimos, como o pecado de odiar quem ouvimos falar mal de nós mesmos.
É interessante observar também o como essas coisas apontam para o nosso próprio ego. Como você agiria ao ouvir algo sobre você que não é verdade? Às vezes, a melhor atitude é silenciar e deixar Deus trabalhar. Nossas atitudes relevam nosso coração, e a mente precisa estar em Cristo, para que esta seja renovada na Esperança de Sua Palavra e naquilo que Ele já declarou a nosso respeito.
Sinceramente, posso dizer que por um tempo, há alguns dias, acabei dando ouvidos para o que ouvi falarem, negativamente, a meu respeito, e minha mente "martelou" tudo de forma ansiosa a ponto de abater-se o meu espírito. Fiquei incucando: Por que estão dizendo essas coisas?
Até que chegou um momento de basta. Deus me fez lembrar que não sou aquilo que dizem a meu respeito, antes sou o que Ele diz que sou. E resolvi deixar de lado, pensar o que quiserem. Se pensarem mal, eu de fato sou má (pois "não há um justo sobre a terra" - Eclesisastes 7: 20), quem é bom e justo é o meu Deus. Mas quanto as inverdades, elas não podem mudar a realidade e a verdade que o dono dos meus dias já declarou.
O Senhor me fez lembrar tantas coisas enquanto isso me vinha aos pensamentos. Agora eu agradeço, e, como o salmista de Salmos‬ ‭119:71‬, digo que ‭‭"foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos."
Algumas das coisas que aprendi foram:
- Não dê ouvidos a tudo que você ouve;
- Confie mais em Deus;
- Seja íntegro e não desconte sua chateação nos outros;
- Devemos amar a todos, inclusive os que falam mal de nós;
- Você não é perfeito, é verdade, mas Jesus é, e Ele é a sua essência, então exale essa essência quando tentado;
- Não se sinta intimidado por coisa alguma, antes, seja corajoso. O Único digno de temor é Deus;
- Seu coração é falho, pois muitas vezes se deixa abater pelo pensam de você, em vez de se preocupar com o que Deus pensa acerca de ti; e
- Externo minha miséria quando tento agradar quem é falho como eu, em vez de agradar Aquele que não pode falhar.
4 notes · View notes
slrevisao · 7 months
Text
Reflexão em "O Morro dos Ventos Uivantes" – parte I: confiança ante a adversidade
Tumblr media Tumblr media
“Um nutria esperanças, e o outro desesperava-se [...]” (O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë, p. 195). Essa foi a descrição feita pela narradora-personagem da história, Ellen Dean.
Para ela, tanto Edgar Linton quanto Hindley Earnshaw, personagens de “O Morro dos Ventos Uivantes”, tiveram a mesma situação triste em suas vidas; ambos perderam a esposa e tiveram que lidar com a dor da perda, do luto e as demais dificuldades a sua volta.
Como descrito, os dois eram apegados aos filhos e eram maridos carinhosos. De um lado, temos Linton, que sempre pareceu fraco e frágil para as pessoas de seu contexto; quando veio a morte, teve seu período de tristeza cruel, mas confiou em Deus, e depois de um tempo se reergueu e conseguiu seguir em frente, amando a filha e a lembrança de sua falecida amada. Do outro lado, temos Hindley, que sempre pareceu forte e tenaz, mas ao perder a mulher de sua vida, tornou-se endurecido pela tristeza e pela amargura que permitiu crescer em sua alma, negligenciando a vida e as pessoas a sua volta, inclusive o filho.
Conforme apontado no trecho da página 194, a narradora fica perplexa ao compará-los e perceber que eles tiveram circunstâncias similares, no entanto responderam a elas de forma diferente. A diferença é apresentada na página 195: um “acreditou em Deus, e Deus o confortou”. Esse foi Linton. Ao contrário deste, durante toda a obra de Emily Brontë, podemos ver Hindley praguejando, amaldiçoando e odiando as pessoas a sua volta por longos e pesados anos para ele, o que lhe custou bem mais caro o pouco tempo de vida que teve.
A reflexão entre esses dois personagens não está no contraste de suas personalidades, embora ela exista, mas no como eles reagiram a situações iguais que os abalaram profundamente. E pensar sobre isso talvez possa nos levar a refletir a maneira como reagimos a acontecimentos dolorosos em nossa vida, uma vez que todos nós passamos por eles em algum momento. Se nenhum de nós está isento disso, o que fazer quando estivermos passando por algo semelhante? Se pensarmos como Ellen Dean, a resposta é confiar em Deus. Diante disso, é necessário lembrar que ter esperança na adversidade nem sempre fará um problema desaparecer instantaneamente, contudo nos conduzirá a uma postura diferente, apesar das aflições, que fará com que consigamos superar no fim.
Portanto, o milagre da confiança em Deus na adversidade não reside no fato de ele fazer desaparecer a situação difícil, mas sim em moldar nosso interior para passar por nossos momentos mais sombrios sem sucumbir. Para isso acontecer, precisamos confiar nele e permanecermos leais até o fim. É verdade o que diz em sua palavra, que Ele jamais abandona os que nele confiam. Então, que a mesma esperança que brotou no personagem leal de Emily Brontë, no momento da adversidade, possa brotar em nós também.
Salmo 23.4: “Mesmo que eu ande por um vale de densas trevas, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me confortam.” (NVI)
Por: Solange Lago
2 de março de 2024
4 notes · View notes
slrevisao · 7 months
Text
30 e tanto a agradecer
Tumblr media
Eu tenho tanto a agradecer... Hoje eu faço 30, e é incrível.
Em dezembro de 2023, escrevi um texto sobre os meus "quase 30", era uma reflexão sobre uma experiência frustrada e sobre uma conquista pela qual eu sou grata. Nesse mesmo dia, fiquei pensando no que eu escreveria hoje, e a verdade é que chegou o momento e não tenho nada extraordinário ou inspirador para dizer.
No entanto, tenho pensado em todos os momentos bons que tive e nas pessoas incríveis que passaram pela minha vida. Isso me fez pensar também noutra coisa...
Existe crise dos 30? Ao observar nas redes inúmeros vídeos sobre o fato de os nascidos nos anos 90 estarem "trintando" agora, percebi uma certa melancolia nos comentários dos noventistas. Havia uma certa tristeza sobre as idealizações, sonhos projetados aos vinte ou aos dezoito que ainda não teriam se concretizado. Até eu mesma havia entrado um pouco nessa vibe sad por um instante. Mas depois recobrei a consciência. Ué? Algumas coisas não aconteceram, é verdade, porém tantas outras coisas incríveis que eu esperava e também não esperava ocorreram. Algumas mais cedo, outras depois. Foi tarde? Talvez. Do ponto de vista de quem? Do meu? Do outro? Portanto, não há crise, a menos que você permita.
Outra situação que me fez refletir foi a frase dita por uma amiga (nascida em 93) a respeito dos 30: "é só mais um ano... não muda nada". Ela falou com tanta espontaneidade e simplicidade que me fez rir e ao mesmo tempo martelar a mente. Na sequência, ela acrescentou que o que mudava era o fato de estar mais madura agora, e enfatizou que cada pessoa tem seu tempo, o qual não é igual para todos. Eu concordei. Cada pessoa tem seu tempo, e o que muda a cada ano são as experiências que você carrega e como você irá usá-las daqui para frente.
Então, sou grata por todas essas experiências acumuladas até aqui, tanto as boas como as ruins, porque vejo o cuidado de Deus comigo em todas elas. Sinto que nunca estive nem estou só. Tenho ainda tantos sonhos a realizar e, querendo o dono dos meus dias, se cumprirão, não querendo, continuarei contente porque Ele supre tudo que realmente necessito.
Sou grata pela minha família e meus amigos. Nunca poderei deixá-los de fora. São tudo para mim.
Sou grata pelos lugares que já andei.
Sou grata pelas pessoas que passaram pela minha vida e hoje não estão mais aqui. Tenho a esperança de um dia reencontrá-las.
Sou grata pelas situações engraçadas que passei, porque depois de algum tempo eu ri delas, embora tenha sido um drama sem igual quando aconteceram.
Sou grata pela Igreja de Jesus (não tem placa aqui). Nesse lugar conheci pessoas incríveis e falhas como eu.
Sou grata por um traço da minha personalidade que Deus me deu: ouvir. Prefiro ouvir a falar, meus amigos vão confirmar. Minhas palavras são melhores ditas escrevendo, por isso, no dia a dia, eu escuto. Amo ouvir música, uma boa história de drama ou engraçada, uma boa conversa, o som da chuva, risadas...
Sou grata por tudo que não consigo escrever aqui.
Por fim, não gosto de dizer de mim mesma "eu sou madura". Gosto de pensar assim: nesta área eu amadureci, naquela estou amadurecendo. Porque se digo que sou madura e vem uma situação a qual nunca estive diante dela antes, não há experiências anteriores de como vencê-la, há a probabilidade de eu falhar, afinal sou humana. No entanto, quero continuar aprendendo, crescendo, envelhecendo, vivendo e agradecendo.
Solange Lago
27 de fevereiro de 2024
“Ensina‑nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Os anos da nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!” — Salmos 90:10,12
9 notes · View notes
slrevisao · 10 months
Text
Uma reflexão sobre os quase trinta anos
Daqui a oitenta e sete dias, para ser mais exata, serão três décadas contemplando esta vida. Nos meus vinte e poucos, logo após que me formei, achava que tudo na minha vida estava meio atrasado. Terminei a graduação em 2016, mas não comecei imediatamente a trabalhar CLT, realidade comum para muitos em nossos dias, visto que a cada dia o mercado de trabalho se torna mais competitivo.
Em 2017, achei que a minha chance então estaria em mudar-se de cidade e buscar “a sorte” de passar em um concurso na capital do país. Tentei por dois anos consecutivos nessa cidade nova (2017-2018) — animei, desanimei e voltei. Enquanto estive lá, durante a minha lida, pensava no quão difícil seria se eu tivesse que voltar sem nenhuma “conquista” para dizer aos meus familiares: Vejam só o que consegui. Vejam como é grande... Esse pensamento antes de voltar, muitas vezes, me afligiu naquela época.
Queria que meus pais sentissem orgulho e ao mesmo tempo poder devolver a eles financeiramente tudo que eles fizeram por mim. Por causa disso, toda a ideia de voltar para casa era desanimadora e esmagadora. E os outros? O que vão pensar? Um turbilhão de pensamentos, um após o outro, não paravam de surgir.
Nesse momento, eu poderia até deixar uma reflexão da seguinte forma: Ora essa, os outros! Se a mulher de hoje pudesse voltar ao passado e ficar frente a frente com a menina de uns anos atrás, diria a ela: Esqueça os outros e vá viver. Veja bem, eu sou uma pessoa que acredita sim na frase “Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.” E, no sentido dessa frase, enfatiza-se o importar-se com o próximo no amor e na caridade, negando o egoísmo de nós mesmos que às vezes nos impede de ajudar a quem precisa. Mas quando se tratar da sua vida, quando tiver que traçar um rumo para seguir, você deve pensar no que você almeja, no seu propósito e onde você se imagina daqui a dez anos. Ninguém viverá a sua vida por você. YOU GOT IT, GIRL!
Lindo, inspirador. Discurso de efeito coach. Porém, não é isso que quero dizer. Na verdade, quero dizer que a vida é difícil — você poderá chorar muitas vezes, magoar-se também —, nós teremos momentos bons e ruins e nem sempre estaremos bem com isso. Quanto aos outros, você terá que vê-los, enfrentá-los, perdoá-los e amá-los, mesmo quando a sua vontade é de o não fazer. Apesar de tudo, mesmo que os nossos sonhos possam falhar, Deus pode abrir novos caminhos para nós, os quais nem imaginamos. Talvez você já tenha ouvido muito falar por aí que os sonhos dele são maiores e melhores que os nossos... E não é que é mesmo? Esse, agora, é o momento que você espera que eu te prove isso, certo? No entanto, não quero te convencer, eu apenas creio.
Bem, estou em 2023, final de ano, na minha cidade natal, e me peguei pensando em como Deus de repente começou a mudar coisas na minha vida, que, até 2022, pensava que jamais iriam acontecer, pois eu já havia “me conformado”. Então aconteceu... No início deste ano, consegui meu primeiro emprego CLT. Demorou? Até que enfim? Não sei. Deveria eu pensar que estou velha demais porque terei 30 no ano que vem? Bobagem. Estou apenas grata. Cada pessoa tem seu tempo determinado, e cada um tem diante de si escolhas a fazer que lhe trarão consequências. Com Deus, sempre será o tempo certo. Ele não se atrasa.
2 de dezembro de 2023
Tumblr media
3 notes · View notes
slrevisao · 2 years
Text
Aumente seu vocabulário: dica para quem está escrevendo redação ou trabalho acadêmico
Tumblr media
📚🔻🔻 Dicionários de português online são uma ótima dica para quem está produzindo um texto acadêmico ou redação.
Quando você tiver alguma dúvida, eles vão te ajudar a escolher as palavras certas para usar no seu texto. Mas esse não é o único benefício, já que o foco é usar palavras mais diversificadas, sinônimos, para evitar a repetição desnecessária e dar mais fluidez a sua produção textual.
Alguns sites apresentam mais recursos que outros, porém todos são um bom apoio para estudantes e pesquisadores.
Alguns dicionários online:
1 - Dicio
Tumblr media
2 - Michaelis
Tumblr media
3 - Aulete
Tumblr media
4 - Priberam
Tumblr media
5 - Sinônimos
Tumblr media
6 - Antônimos
Tumblr media
Para mais dicas, siga-me no Instagram: @slrevisao
1 note · View note
slrevisao · 2 years
Text
O revisor de textos não observa apenas a gramática normativa, antes também considera os processos linguísticos, a linguagem utilizada, o gênero textual, o público-alvo da mensagem etc.
Há muitas razões pelas quais precisamos da revisão textual. Você tem outros motivos para procurar um revisor? Precisa de revisão? Contate-me.👩🏽‍🏫
Tumblr media
5 notes · View notes
slrevisao · 2 years
Text
Experiência Profissional
1. Revisora de textos de domínio acadêmico (autônoma)
Ano: 2018-atual
Descrição do cargo: revisão ortográfica, gramatical e linguística de artigos, monografias, dissertações e resumos; formatação e normatização (ABNT).
2. Corretora Enem (autônoma):
Prosucesso Educação e Tecnologia Ltda - Proenem
(Home office)
Ano: 2021-atual
Descrição do cargo: correção de redações no modelo Enem.
3. Auxiliar pedagógica em:
Educandário Santa Maria Goretti - ESMG. Local: Teresina-PI
Ano: 2014-2015
Descrição do cargo: auxiliar professores e crianças do infantil e organizar materiais pedagógicos.
4. Revisora de texto em:
Instituto Dom Barreto. Local: Teresina-PI
Ano: 2023-atual
Descrição do cargo: revisão de materiais diversos.
0 notes
slrevisao · 2 years
Text
Formação Acadêmica
Licenciatura em Letras Português — Universidade Estadual do Piauí (UESPI) | 2012-2016
Especialização lato sensu em Gramática com Produção e Revisão de Textos — Faculdade FAEME | 2020-2021
CURSOS E PROJETOS:
Comunicação Escrita, no período de 19.02.2022 a 24.03.2022, pela Fundação Bradesco – Escola Virtual. Carga horária: 40h.
Oficina de Revisão e Formatação ABNT para trabalhos acadêmicos. Carga horária: 20h.
Técnicas de Redação, no período de 19.02.2022 a 25.03.2022, pela Fundação Bradesco – Escola Virtual. Carga horária: 10h.
Revisão de Conteúdo para Web. Escola: Rock University Português. Carga horária: 2h. Emitido: 26.03.2022. Válido até: 25.03.2024
Introdução à Revisão Textual em Língua Portuguesa, no período de 13.06.2021 a 07.09.2021, pela plataforma de cursos Lúmina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (on-line). Carga horária: 18h.
Projeto de Extensão universitária em A enunciação na interface com o ensino de gramática realizado pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, nos dias 03 a 05 de outubro de 2014. Categoria: Participante na cidade de Teresina-PI. Carga horária: 40h.
Projeto de Extensão em Língua e Literatura latina para iniciados realizado pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, nos dias 29 de março a 07 de julho de 2016. Categoria: Participante na cidade de Teresina-PI. Carga horária: 60h.
0 notes
slrevisao · 2 years
Text
Lauda: o que é e como calcular
📌 O que é lauda?
A lauda é o padrão adotado para quantificar o tamanho do seu texto e, assim, precificá-lo. O revisor de textos acadêmicos quantifica um texto por esse parâmetro, mas é preciso saber que lauda, na revisão, não é o mesmo que página. Para nós revisores, a lauda é um conjunto de caracteres, que constitui espaços e sinais de pontuação, com determinado número de toques. Assim, são adotados tamanhos com medidas específicas para o formato de contagem de caracteres. Cada revisor de texto adota um tamanho, a depender do seu próprio serviço.
📌 Por que trabalhamos com a lauda na revisão?
Como descrito anteriormente, cobrar por lauda é comum entre profissionais da área de revisão, uma vez que o cálculo da quantidade de conteúdo a ser revisado corresponde à quantidade real de caracteres contida no texto. Essa forma de orçar torna possível que a cobrança do valor seja exata e justa.
Com relação à revisão por páginas, o texto pode se movimentar ao longo da revisão, fazendo com que o conteúdo pareça ter maior ou menor quantidade de volume a ser trabalhado. Isso torna o processo de precificação duvidoso e inseguro tanto para o profissional quanto para o seu cliente. Por esses motivos descritos, adotamos a lauda para a revisão textual.
📌 Como calcular quantidade de lauda
PASSO 1 — Vá até a barra inferior do Word e clique em “palavras”.
Tumblr media
PASSO 2 — Vai aparecer a caixa de "Contar palavras". Nela, com a opção "Incluir caixas de texto, notas de rodapé e notas de fim" marcada, pegue o valor que está indicado em caracteres (com espaços) e divida pelo valor da lauda da S. L. Revisão (1.250 caracteres com espaços). O resultado será a quantidade de laudas, que será multiplicado pelo valor da revisão textual.
Tumblr media
Obs.: os resultados e valores presentes na imagem 2 são apenas ilustrativos.
Referências para este post
MACHADO, Carol. Afinal, o que é lauda. Revisão para quê, [S. l.], set. 2019. Disponível em: https://revisaoparaque.com/blog/o-revisao-responde-o-que-e-lauda/. Acesso em: 15 abr. 2022.
MOURA, Eliana. Lauda e precificação. [S. l.]. Instagram: @vagasderevisao. Disponível em: https://www.instagram.com/vagasderevisao/guide/lauda-e-precifica-o/17888199035214287/. Acesso em: 15 abr. 2022.
0 notes
slrevisao · 3 years
Text
Quem sou eu
Olá! Meu nome é Solange Lago e sou revisora de textos. Apreciadora de soft rock, café e prosa, além de, claro, revisar.
Formada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2012-2016), estou no ramo da revisão acadêmica desde 2018 e da correção de redações desde 2021. 
A vida acadêmica, assim como a preparação para vivê-la antes de ingressar num curso superior, não é fácil, sei bem; passei por isso. Como revisora, meu objetivo é auxiliar acadêmicos que necessitam da revisão e da formatação de textos para a boa apresentação de sua pesquisa científica bem como vestibulandos, para que possam comunicar aquilo que desejam com concisão e clareza. 
Procurar um sentido nas palavras, reter o que é bom e descartar o que não serve fazem parte deste árduo e edificante trabalho com o texto.
Se você necessita desse auxílio, fale comigo por:
WhatsApp (https://wa.me/message/JPFLG2K45SS4L1);
0 notes