Tumgik
Text
“Tendemos naturalmente a pensar, perceber e considerar mais os eventos negativos. Não porque somos pessimistas, mas por motivos de sobrevivência esta característica foi importante para nossa espécie estar aqui hoje" 
📖Introdução à terapia de aceitação e compromisso - Michaele Terene Saban
3 notes · View notes
Text
"A dificuldade em se auto afirmar pode influenciar a saúde. Pessoas com dificuldade em expressar suas opiniões e sentimentos podem se colocar em situação de risco para sua saúde. Por exemplo, não enfrentar a pressão do grupo para usar álcool, tabaco e drogas e finalmente se tornando dependente. Ou não conversando sobre sexo seguro e se contaminando com AIDS ou uma doença venérea. Também, recusar-se a voltar de uma festa com o colega que bebeu um pouco a mais dirigindo automóvel, podendo se envolver em um acidente com graves ferimentos ou óbito"
📖 FALO OU NÃO FALO - Capítulo 16 página 175, DIFICULDADES NA EXPRESSÃO DE OPINIÕES E SENTIMENTOS. QUEM NÃO SE EXPRESSA FICA DOENTE?, Francisco Lotufo Neto e Mariangela Gentil Savoia
2 notes · View notes
Text
"Uma pessoa que não diz ao outro o que quer, o que está pensando ou sentindo está permitindo que este faça o que acha melhor do seu ponto de vista, ou seja, o que lhe agrada mais. O resultado aqui é alguém que ganha tudo e outro alguém que perde tudo. A pessoa que perde é aquela que, freqüentemente, está “engolindo sapos”, não por opção, mas por falta de habilidade para dizer NÃO, agindo com passividade ou sendo inassertiva"
📖 FALO OU NÃO FALO - Capítulo 2, página 15, AH! É… QUANDO VOCÊ NÃO FALA O QUE QUER … OUVE O QUE NÃO GOSTA, Solange Maria Beggiatto Mezzarroba Vera Lúcia Menezes da Silva
0 notes
Text
"Independe do número e do tipo de acontecimentos negativos, os sintomas depressivos se relacionam mais às formas de enfrentamento do indivíduo do que aos eventos em si."
📖 - Teoria e formulação de casos em análise do comportamento - capitulo 10, Envelhecimento e depressão: Uma perspectiva analítico-comportalmental. Colaboradoras: Karina C.R. de-Farias, Flávia Nunes Fonseca, Lorena bezerra Nery.
0 notes
Quote
Para além das acepções dos dicionários comuns, mas não incompatível com essas, as contingências representam condições sob as quais os comportamentos ocorrem ou deixam de ocorrer. Trata-se de uma relação de dependência entre comportamento e ambiente que precisa ser especificada para que se possa “compreender” o que mantém o referido comportamento e indica formas de como alterá-lo.
Análise do comportamento: Avaliação e intervenção, Cap 1: Bases Conceituais Revisitadas, Implicações Éticas Permanentes e Estratégias Recentes em Análise Aplicada do Comportamento por KESTER CARRARA
7 notes · View notes
Quote
As mudanças sofridas pelo Behaviorismo clássico de Watson foram propostas por B. F. Skinner (1904-1990), que teve extensa influência na consolidação de um a comunidade internacional de pesquisadores interessados nas relações entre organismos vivos e ambiente, mediadas pelo comportamento. O comportamentalismo de Skinner foi diferente do de Watson em vários aspectos, sobretudo no reconhecimento explícito à importância dada ao que designou como eventos privados. Conquanto Watson e alguns de seus pares, por uma espécie de fidelidade ao método, relegassem eventos diretamente inobserváveis a um plano extracientífico, Skinner (no sentido metafórico) restaurava a introspecção, na medida em que a validava, mediante atenção especial ao comportamento verbal, com a finalidade de valorizar as experiências sociais individuais e as práticas culturais como instâncias relevantes para a consolidação do repertório de comportamentos cotidianos das pessoas. Essa valorização dos eventos privados, em contrapartida a eventos públicos, constituiu objeto de distinção especial, mais tarde, de mediações teóricas denominadas Behaviorismo Radical (skinneriano) e Behaviorismo Metodológico.
Análise do comportamento: Avaliação e intervenção, Cap 1:    Bases Conceituais Revisitadas, Implicações Éticas Permanentes e Estratégias Recentes em Análise Aplicada do Comportamento por KESTER CARRARA
11 notes · View notes
Quote
O comportamento só pode ser compreendido a partir do intercâmbio do organismo com o ambiente. Uma relação que não expresse uma causa, e sim que descreva uma função.
Capítulo 5 : As bases filosóficas do Behaviorismo Radical, Livro: Sobre Comportamento e Cognição (vol. 1)
6 notes · View notes
Quote
A preocupação básica de sua ciência é o estudo do comportamento a partir do próprio comportamento, compreendido a partir da sua relação com o ambiente, sem que a investigação se dirija à identificação de estruturas mediadoras entre estes eventos
Capítulo 5 : As bases filosóficas do Behaviorismo Radical, Livro: Sobre Comportamento e Cognição (vol. 1)
3 notes · View notes
Audio
(ACearáCAST)
Para quem estiver interessado em COMPORTAMENTO VERBAL, vale a pena ouvir esse podcast!!
4 notes · View notes
Quote
Como cada ser humano tem uma história particular de relação com o ambiente, o que funciona como reforçador condicionado para respostas de um ser humano pode não funcionar para respostas de outro ser humano que tem outra história de vida. (Skinner, 1953/2003).
Clínica Analítico-Comportamental - aspectos teóricos e práticos,  por Nicodemos B. Borges, Fernando Albregard Cassas e colaboradores
5 notes · View notes
Quote
Podemos concluir que dependendo da situação, ficar em silêncio pode ser mais assertivo, ao passo que em outras situações, expressar os pensamentos e sentimentos é fundamental. Somente o analisar dos comportamentos e suas conseqüências em cada situação é que nos ajudará a tomar decisões mais adequadas e a fazer as melhores escolhas.
FALO OU NÃO FALO? Expressando sentimentos e comunicando idéias Fátima Cristina Conte e Maria Zilah da Silva Brandão
6 notes · View notes
Quote
Um jeito interessante de pensar na diferença entre comportamento assertivo, agressivo e passivo é imaginar que existe uma mosca bem irritante e perigosa zoando à nossa volta. A ação passiva seria ficar quieto, esperando-a ir-se embora. A agressiva, dar um tiro de canhão, demolir a parede, e nem sempre acertar a mosca. A ação assertiva seria observar a mosca, pegar um mata-moscas e dar um saque pontual que a espanta e não suja ou estraga qualquer coisa.
Falo ou não falo - Expressando sentimentos e comunicando idéias  
Fátima Cristina Conte e Maria Zilah da Silva Brandão
13 notes · View notes
Link
Para quem esta iniciando em Análise do Comportamento, vale a leitura desse “dicionário”. Bons Estudos.
0 notes
Quote
Hoje em dia, a Análise Comportamental Clínica utiliza-se de diversos procedimentos terapêuticos, mas com a atenção voltada principalmente para a relação que se estabelece entre o cliente e o terapeuta. O cliente é tido como produto e produtor das contingências às quais está exposto (ou, melhor, nas quais age), o que lhe imputa um papel ativo na terapia.
Análise Comportamental Clínica aspectos teóricos e estudos de caso -  Ana Karina C. R. de-Freitas e Colaboradores
3 notes · View notes
Quote
(...)devemos parar de tratar a tristeza e outras dificuldades como problemas que precisam ser resolvidos. Não podemos nos sentir mal por “falhar” em resolvê-los. Na verdade, muitas vezes é até melhor não conseguirmos encontrar soluções, pois nossas formas habituais de resolver problemas podem acabar agravando-os.
Atenção Plena - MINDFULNESS, como encontrar a paz em um mundo frenético; Mark Williams e Danny Penman
4 notes · View notes
Quote
....o livre-arbítrio é simplesmente um nome para a ignorância dos determinantes do comportamento. Quanto mais sabemos das razões que estão por trás dos atos de uma pessoa, tanto menos nos inclinamos a atribuir esses atos ao livre-arbítrio.
Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução - William M. Baum - 2006 - Editora: Artmed
3 notes · View notes
Quote
Ainda hoje algumas pessoas entendem “comportamento” como sendo apenas aquilo que uma pessoa faz publicamente: os movimentos do corpo externamente perceptíveis. A análise do comportamento há muito superou essa concepção
Clínica Analítico-Comportamental: Aspectos Teóricos e Práticos
3 notes · View notes