luaruda
luaruda
Flores Raras
38 posts
Escrevo para criar o que ainda não existe. Para evitar que um dia eu careça de sentido. Faço esforço de contestar o que dói, contesto o óbvio, o imposto! Escrevo também como se retratasse algo - indícios do mundo real. Busco entender porque a flor amarela, entre milhares de flores rosas, é a mais bonita e desejada, e deixa de ser no momento em que volta para seu planeta de flores amarelas. Desconfio que a busca de ser como os outros é quase automática, no fundo todos querem ter a experiência da alteridade, todos querem ser uma flor rara. Escrevo por ser inconstante, escrevo para me conhecer, escrevo por necessidade quase orgânica, sempre foi assim.
Don't wanna be here? Send us removal request.
luaruda · 5 years ago
Text
Vou contar, conto...
Mito.se meta.fora metáfrase
Durante muitos anos presenciei uma cena que me incomodava muito: ela chorava numa esquina e na outra ele fumava um cigarro. Poucas vezes havia o encontro, o abraço, o beijo, as trocas de olhares e quando havia ela sorria, de longe via seus olhos brilharem, se não era de satisfação talvez fosse emoção, amor não era. Ninguém que não se ama é capaz de amar alguém verdadeiramente. Ela era obesa e chorava, ele era magricela e fumava. Talvez ela descontasse a carência na comida, ou a tristeza tenha alterado a tiróide, um longo período sem descanso da dor costuma deixar o corpo desregulado, doente. A magreza dele e os cigarros, sorriso amarelo, vez ou outra um oi pra quem passava… o tempo passava. Era um casal frágil, que não tinham ideia de que a vida estava passando, que as crianças cresciam, as casas em reforma estavam prontas e outras estavam sendo construídas. Não sabiam que era insanidade agir sempre da mesma maneira esperando resultados diferentes. Talvez, somente talvez, não gostassem de viver de tapas e esquinas. O tempo passou e eu me mudei. Se eles mudaram eu não sei. Talvez uns quilinhos a mais, uns cigarros a mais, ou quem sabe uns tapas a menos, uns beijos a mais, uns metros a menos, uns sorrisos a mais… naquele tempo eu pensava que era amor, tantos anos “juntos”… naquela época achava que era até algo sublime “apesar de” eles ainda estarem juntos. Só que não…
Essas sensações e lembranças estranhas que me pegaram num domingo à tarde de que a vida não é um conto de fadas, causa um certo alívio. Acreditar em contos de fadas é atestar que a maioria das histórias reais não deram certo. Mas já que histórias de “viveram felizes pra sempre” não são bem assim como nos livros, nos liberta da responsabilidade do "fracasso". O importante é “haver com o dito” como diz os Lacanianos. O importante é ser o herói da sua própria história.
Independente de quantos reinos conquistados, de quantas pessoas foram salvas pelo seu ato heróico, sua história deve ser escrita por você de modo a honrar sua vida. Quem disse que a princesa deve casar com o principe só porque ele fica na esquina quando poderia ir embora? Quem disse que apesar dos quilos a mais, de não ter um castelo ou moedas de ouro, não ser salva por principe nenhum, não ter nenhuma fada madrinha com poderes mágicos não seria possível ser feliz pra sempre?
Olhar pra própria história de vez em quando é bom. A ansiedade pela adolescência acontece até antes da adolescência. Depois de um tempo viver mais ou menos, esperando os anos de glória não faz mais sentido. Talvez, somente talvez, vale a pena honrar a vida vivendo o agora, que é o que realmente existe, mas talvez só viver o agora não basta, é preciso viver o agora com amor e alegria, ficar esperando o príncipe salvar, a fada madrinha salvar, sentada no bosque não dá, seria preciso entrar na floresta, que é onde as coisas realmente se transformam.
1 note · View note
luaruda · 6 years ago
Text
Tumblr media
Desde que saí da Trilha dos Inconfidentes e deixei de ser assessora de comunicação para vender perfumes muita coisa mudou. Não cheguei a vender perfumes porque engessei a perna e não pude sair perambulando por aí, entrou enchente na minha casa e mais um monte de coisa aconteceu. Tudo estava desmoronando e tudo que deixei ir recebi de volta melhor. Graças a tudo que aconteceu hoje sou psicóloga. O que eu tentei segurar foi justamente o que me causou mais sofrimento. Hoje entendo que não existe "se". Fiz o que achava certo, entretanto uma lição aprendi: Deixe ir. Seja você mesmo e deixe quem não quer estar caminhando com você que vá.
As mudanças são inevitáveis, a roda da vida gira incessantemente. Não tente se agarrar nas bordas que você ficará tonto, vai para o centro. Se é o chão que te segura deixa o chão desmoronar. Quando tudo está desmoronando a tendência é tentar se agarrar a alguma coisa a qualquer custo, isso só nos machuca mais. Assista a "destruição" como se estivesse acontecendo com outra pessoa e acredite, isto também vai passar. Dê adeus ao velho e veja um leque de novas oportunidades. O passado já não existe, o presente será passado e o futuro será um novo presente. Tá tudo certo!
#mudança #transformação #tátudocerto #vivendoeaprendendo #opoderdoagora #fluir #viveravida #gratidão #autoconhecimento #insight #escolhasuavida #tarôzendoosho #marcelojeneci #inspiração
0 notes
luaruda · 6 years ago
Text
Tumblr media
Sonhei que eu era uma partícula. Passei pela experiência de habitar diversos corpos. Foi uma sensação muito deliciosa de ser e não ser ao mesmo tempo. Passou como um filme com imagens insólitas e sensações diversas. Eu vibrava e me movimentava de forma harmônica e despretenciosa. Tudo fazia um sentido absurdo! Experenciei todos os estados e temperatura, líquido, sólido, gasoso, quente e frio, mas tudo isso só soube depois. A sensação era a mesma durante todo o processo. Sabia eu líquida, mas não havia comparações que me fizesse ter vontade de ser sólida ou gasosa, quando em outro estado, o mesmo ocorria. Certa hora burbulhava em larvas, outra era nuvem, senti o vento batendo nas minhas folhas, fui flor e árvore, fui vento, não tinha distinção, eu apenas era. Não consigo descrever tudo que vivi, só sabia que existia, não morria, apenas me transformava. Eu compunha o universo em som e luz, vivia uma aventura. Sentia apenas confiança.
Até que de repente eu era a Luciana. Quando percebi tudo que vivi eu sorri entendendo tudo que existe. Minha prima Luciana me disse por mensagem: vamos para a Colômbia? Que no sonho parecia o melhor lugar do mundo. Fiquei algum tempo conversando por mensagem até que me dei conta que ela estava perto de mim. Vamos pra Argentina tá barato pra caramba! Disse comparando os preços, que no sonho era quase dez vezes menor. Mas ela não gostava da Argentina e eu peguei minha câmera e fui tirar foto das nuvens. Eu estava num lugar maravilhoso, numa montanha alta. Sentia que estava onde deveria tá. Colômbia ou Argentina são só possibilidades, e comparações.
Hoje eu habito este corpo, movimento-me neste espaço, sinto o frio e o calor do clima tropical, sinto as oscilações de humor. Mas sabe, ainda sou a partícula do sonho. Apenas preciso recuperar a leveza e confiança em todos os processos: entregar-me ao fluxo natural da vida com leveza e confiança, deixar de comparações, aceitar a dualidade apenas como percepções, e acima de tudo me ver como uma partícula divina. Estou onde eu deveria estar, como sempre foi. Estou viva, como sempre, como quando eu era um cristal ou uma nuvem.
#sonho #souenergia #amor #aceitação #alegria #insight #vivaavida #processosinternos #conheçaatimesmo #autoconhecimento #gratidão #opoderdoagora
0 notes
luaruda · 6 years ago
Text
Neste momento eu estou com uma tristeza profunda. Sem ânimo, cansada, com medo, sem saber, confusa...
Medita
Agora já vejo que a tristeza é quando caminho pelos fatos tristes, e vou aprofundando nas camadas da dor. A dor num nível consciênte, a dor da frustração, de não aceitar a realidade. Porque poderia acabar por aí! Reconhecer que as coisas são como são e, À PARTIR DAÍ, desta compreensão, de que TODO SOFRIMENTO é fruto das nossas expectativas frustradas, possamos aprofundar no que realmente importa, com nosso propósito Divino.
A dor a nível inconsciente. A dor do pensar cria um padrão inconsciente. A dor desta forma de escarafunchar pelos nossos achismos, pelos nossos medos, passamos grande parte do nosso tempo pisando e remexendo em lixos, e quando percebemos, nos vemos como seres despresíveis, incapaz de saber viver. A dor internalizou inconscientemente num "modus operandi". A partir daí é mais difícil sair deste padrão. Repetimos situacões tanto na realidade objetiva, quando no espaço/tempo do pensamento. Ocupando todo nosso tempo terreno em sofrimento. Caso a gente consiga criar um "espaço de socorro" onde "a frase de entrada" fosse um testemunho do meu Eu superior, seria mais fácil voltar? Pois quem leria a frase pode estar num quadro de um quase esquecimento de si mesmo, mergulhado nos níveis cada vez mais profundos do eu inferior, talvez perdeu tempo demais para voltar para o caminho longe do sofrimento (além de criar caos no mundo objetivo, ou seja, jogando lixo por onde passa), mas agora está lendo esta frase da sua alma.
O caminho da presença é perceber cada ação à partir do Eu Superior.
Compreender as armadilhas do mundo do medo. No perigo de aprofundar no medo sozinho. Para não correr o risco de ser engolido pelo buraco negro. Enfrentar o buraco negro é apenas para única substância que sempre vai existir no seu estado mais puro. Somente quando somos um fluxo, quando somos Deus em ação, é que não temeremos a escuridão. Basta apenas se ocupa de manter acesa sua própria luz. A luz nunca acabará. Deus é eterno. Podemos ser Deus. É só fazer o que Deus faria. Não há forma de acabar com o bem. O que é condição para a dor é que ela sinaliza que estamos gastando tempo demais aprofundando nas camadas da dor do eu inferior, nos julgamentos, achismos, expectativas... Precisamos lembrar de caminhar consciente, evitar tentar resolver as coisa com o eu inferior, com a mente. É como tentar pilotar um avião sem nunca ter ouvido falar em avião. É tentar atravessar o mar sem saber nadar, sem barco.
O nosso objetivo é "continue a nadar" e em situação de perigo, juntar forças e nadar na mesma direção. Se vê um buraco negro, voe para longe e perceba como o medo vai desaparecendo. Lembra: o buraco negro é profundo demais para chegar luz tão fraca quanto do eu inferior, que não passa de uma fraca luz artificial. O buraco negro da complexidade das mentiras da mente.
Podemos fazer crescer o espaço do amor, diminuindo o espaço do medo. O amor convence. Passamos a caminhar confiantes. Sempre estamos "em si mesmos", seja 5%, seja 100%, como nos iluminados. Os iluminados mantêm presença. É inocente como uma criança, vai experenciar. Ele tem consciência da importancia de poupar energia. Trazendo para dentro a energia e não gastando com o eu inferior.
Primeiramente respirar conscientemente diante de qualquer alteracao na respiracao.
Fazer EFT o máximo possível. Anotar todo insight. Serão doses homeopáticas de retorno ao amor. Pistas da própria pessoa sobre a natureza da sua satisfação.
Focar no que é importante. Observar sem julgamento. Se comprometer em fazer sua parte e lembrar de pedir ajuda superior. "Ajoelhar e se manter ajoelhada", uma confiança inabalável (é aqui que entra a frase do eu superior), entrar em contato com o eu superior e criar espaço para insights.
Lugares tranquilos em que possa chorar, gritar, dançar, se aconchegar. Às vezes é necessário pedir ajuda.
Como pode melhorar?
Como eu gostaria que fosse a minha vida?
O que mais é possível que eu ainda não considerei para resolver isso com total facilidade?
0 notes
luaruda · 6 years ago
Text
Tumblr media
Tenho um e-book pronto. Material de um projeto de workshop. Uma teoria sobre o amar e se relacionar. Escrevi quando pensei poder ajudar alguém a confiar que amar pode dar certo. Mas o que seria dar certo? O caminho é mais importante que o destino.
Só posso ajudar a atravessar esta vida com mais leveza. Saber se relacionar com harmonia é um eterno vir a ser, adiamos entrar em contato com a dor, mas cedo ou tarde a doença da sinal. O "corpo de dor" se transforma em um literal corpo que sente dor. Como a tristeza se sente no peito.
O amor está sempre disponível, basta amar. Esperar que o amor seja dado de presente pelo outro é um não reconhecimento do que seja o amor, só se experimenta harmonia e amor quem dá sem esperar nada em troca. Saber que sabe tudo sobre o amor é saber tudo sobre amar. Experenciar.
O "se relacionar" só é genuíno quando há verdade. "Saiba a verdade e ela te libertará". E a verdade já existe, basta acabar com tudo que é falso, que não pertence a nós como herança Divina. Não existindo a mentira, o que resta é a verdade, no seu estado mais puro. E a verdade é que "vois sois Deuses".
Qual sua parcela de responsabilidade pelo que você vive? 100% !
Não é libertador sair do papel de vítima e perceber que sou 100% responsável pela realidade que eu vivo? Então preciso transformar a mim mesma, e todos os relacionamentos servem para vivenciar quem sou de verdade. Só é livre quem expressa a verdade sem medo. Só sabe amar quem é livre. Se sentir medo de ficar sozinha, medo de perder, medo da alegria acabar, medo de errar, de sabotar, medo de de ser traída, medo de repetir o erro, medo, medo medo, a mente governa, não sobra lugar para o amor. Só quem ama sem apego é capaz de ter um relacionamento satisfatório. Ou escolhemos por amor ou por medo.
Como não ter medo? Escolhendo por amor. Decidindo. Responsabilizando-se pela realidade que vive. Parando de culpar o outro, de fazer papel de vítima.
Amar incondicionalmente
é quase uma utopia, ou algo que só cabe aos santos. Como amar o seu inimigo? Só Jesus!
Porquê confiar é simplesmente estar presente. Só assim estamos conscientes. Observando com os olhos do espírito e não da mente que mente. O falso eu mente. Se o "falso eu" não escuta o que a alma quer, a mente é sempre mentirosa. O eu superior precisa ser atuante. É preciso estar consciente, e isto é ser responsável. Certificar que o outro é para ser amado por existir, assim será feita sempre a vontade Divina. Assim com tudo que exite é sagrado se visto pelo Eu superior. Nossa verdadeira essência é puro amor. Sou luz, amor e paz.
Para ajudar a viver no presente, às vezes é preciso limpar, remover o corpo de dor com catarse e entendimento, fazer, ser, fazer ser... do be do be do...
Viver no presente é uma graça. Um estado sem dor. Mas às vezes o corpo tá doente e saber que a cura está no fluir das emocões, no próprio presente, é a cura do acaso, do condicionamento, do egocentrismo. O outro nunca pode ser um objeto. Nem os objetos serem apenas objeto, precisamos nos relacionar com o sagrado de tudo que há. Amar tudo que é. Só assim podemos ser livres. Liberdade é Ser. Só é livre quem ama.
0 notes
luaruda · 6 years ago
Text
O segredo
Nunca comece falando sobre o amor?
Deve ter teoria que prova
Isso!
Sinto.
Ego
30 hz.
Constrangimento.
Fuga
Medo
Preguiça
Pra que isso?
O que falar sobre o amor?
Desde a faculdade venho tentando estudar o amor do ponto de vista científico só pra encaixar.
Afeto e agressividade vem da mesma fonte.
Na psicologia era a falta dele
afeto
No jornalismo a representação, a crueldade é a falta dele.
O amor.
Nos clichês novelísticos. Na literatura a transcrição, de algo inefável, canção. Afeto na arte sobe um tom dramático, ele é projetado, na tela, na pintura, no risco, menos no outro, no amor na presença de alguém, ser o mesmo amor que me contém. O amor tem uma vibração, maior do que dá preguiça e da razão. E que há o divino em tudo, sintabasta sentir a direção. A ciência estudou: o coração tem a mesma vibração do universo. Todos nós somos preenchidos de amor. Então por que não amar tambem o inverso?
Tudo contém o amor. Na matemática, sagrada, a
Constelação, o movimento da lua, sentimentos. Cancei de querer provar,
cientificamente o que é o amar. Já é verbo, substantivou. O amor não cabe em fórmula nenhuma e sua formula contém em tudo.
Cura
Tudo o mais é a falta.
Caos.
Suposições e mais.
Mentais.
A ciência nada cria.
Desfragmenta.
Dis.puta.
remenda.
É preciso criar uma nova teoria que se enquaixa no meu ponto de vista? Sinto muito me perdoa te amo sou grata. Que triste perceber ser alguém que causa dor.
Como é o nosso 100%, combinado de ataques e santos? Na causa da dor, acalento? Sou a.penas?
Sair de um labirinto em busca de liberdade. O próximo passo mais labirintos. Qual a garantia de viver bem no caminho? Como viver num labirinto? Nelson Mandela ficou preso por quase 30 anos. A liberdade é liberdade da alma de transitar por todas as vibrações. Onde eu quero ficar?
Código vibracional, cada um cria o seu?
528 hz, pai nosso que estais no céu. Que tem a mesma vibração do coração, uni.verso.
Cosmo logia prosa
Que prosa é essa?
Prova
Prova de amor.
Prova
Prova amor!
Amor?
Incondicional
Sem condicões?
528 hz cai pra
70
Tenta tenta
Pensa
Cria crença
Pensa
A vibração do amor vem de você
Do coração
Sintoniza com a força do universo
Tudo mais
Mentais
Crenças
Caos
Dis.puta
Sinto muito
Me perdoa
Te amo
Sou grata
108 vezes
Pra ajudar a amar
Sintonizar
Harmonizar
Alegrar
Animar
Deixa passar
Coração
Tic tac
Cor.ação
Essencial
Eter etc e tal
O amor?
É amar.
Onda
Particula
Verbo
Eu sou
O que eu vou
cri.ar?
Eter
Etc e
Tal.
0 notes
luaruda · 8 years ago
Text
Tumblr media
Para que eu me lembre de que o amor sempre vence e de que o sentido da minha vida é justamente conseguir amar incondicionalmente, vou começar com uma frase muito importante e que acalenta meu coração: existe muito amor para todos nós neste mundo.
Estou aqui, me desafiando a pensar positivamente, ver um lado positivo de uma situação bastante desagradável, que faz doer meu coração desde que eu me entendo por gente... Sou o oposto do meu irmão, além do privilégio do filho preferido e protegido, nunca precisou trabalhar fora, nem ganhar um salário mínimo, nem trabalhar e fazer faculdade, ele tem o privilégio social de ser heterossexual, homem e bonito. Isso já me causou inveja, afinal, enquanto eu estava lavando louça e cuidando da casa ele estava na rua brincando com o pretexto de ser homem... Quando eu admiti que sentia inveja, automaticamente deixei de sentir porque inveja é "desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia. 2. desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem." e nada disso eu sentia e queria de fato. Quando tive este insight pensei que todos os problemas estavam resolvidos e que eu poderia aceitar esta situação como algo que não diz respeito a mim, já que cada um é responsável pelas próprias escolhas, mas não, não é tão simples assim, porque, de fato, o que mais me incomoda é perceber que não é na minha família, na casa que deveria ser meu lar, que eu aprendi sobre o amor e que a única coisa que me resta é pensar que o sentido de ter tido Daniel, Felipe e meu pai na minha vida foi e continua sendo para aprender meu maior desafio: amar incondicionalmente. Não estou aqui dizendo que devemos aceitar tudo e dizer que é por amor, porque como disse Gabriel ontem: Não sou obrigada! Mas escolho exercitar minha paciência e não deixar acontecer como aconteceu comigo e meu irmão Daniel quando escolhemos não conversar nunca mais um com outro.
Precisamos pensar no que queremos e não no que, no impulso da emoção, acreditamos ser certo. Quinze dias antes do Daniel morrer eu disse que nunca mais conversaria com ele porque escutei ele falando mal de mim pra uma funcionária da ótica, e foi uma promessa cumprida porque quando ele estava no caixão não adiantou eu dizer que o amava apesar das nossas brigas, não tinha mais o que eu poderia fazer e isso é muito mais doloroso que ter um irmão (que é a única pessoas que não me dou bem neste mundo) como o Felipe. Não entendo porque meu irmão se irrita tanto comigo, talvez eu esteja ainda hoje, de forma inconsciente, agindo feito criança e o provocando de uma maneira bem sutil e cruel, ainda vou entender. Por hoje fico com esta lição: se não tivesse meu pai não teria minhas preciosidades: Camila, Otávio, Roberta e Marcos Paulo. E se não tivesse o Felipe eu talvez não teria tanto orgulho se ser quem sou. E o Daniel fez minha infância ser fabulosa. Todos tem algo a contribuir na nossa vida e isto fica mais fácil compreender quando entendemos que importa muito mais a forma que a gente enxerga as coisas que o acontece de fato. E não esquecer que as feridas só se curam se encontramos as raízes e como nos ensinou Osho: "Quanto menos estiver presente a cabeça, tanto mais facilmente a ferida será curada; não existindo a cabeça, não existe a ferida. Viva uma vida sem cabeça. Mova-se como um ser pleno, e aceite as coisas. Tente isso, apenas por vinte e quatro horas: aceitação total, aconteça o que acontecer. Se alguém o insultar, aceite a ofensa, não reaja, e veja o que acontece. De repente, você sentirá fluindo em você, uma energia nunca antes percebida... Nessa atitude de abertura e aceitação poderemos ser curados, e ajudar outros a serem também saudáveis e inteiros."
Lembrança do Facebook de dois anos atrás. Depois deste post meu irmão e eu nos desentendemos uma vez, quando eu pedi a ele que ajudasse mais o pai na ótica. Ele mandou eu cuidar da minha vida e eu apenas respondi sinto muito me perdoa te amo sou grata. Ele respondeu: não precisa pedir perdão, eu também te amo. E nunca mais brigamos 💖
Sinto muito me perdoa te amo sou grata...
Parece milagre, e é! O amor cura!
0 notes
luaruda · 9 years ago
Photo
Tumblr media
Somos todos um A dor do outro é dor comum? Repensar Escolhas feitas por medo ou por amor? É possível salvar o mundo, salvando a si mesmo amor. Da dor ninguém se salva Experimentar amar a si próprio cuidar uma proposta, uma experiência. De derramar amor nos outros, esbarrar e sorrir. E aí? Só que o outro se incomoda e eu nem sei porquê como se no fim da história O projeto morresse na memória recente chorar? Já que nada adianta lamentar? O presente tropeçou Nas expectativas Nas tentativas de tanto que sofreu Hoje minha alma dói Como se recebesse pauladas E o resumo pra nada É dizer que enlouqueceu Enlouquecemos Enlouquecidos Com medo Vazio Esquecendo que estamos criando Pineal Pineu Intuição Atração Intensão Desejo . . . Medo Fica aqui um desejo Que o outro seja apenas alguém que me sorri Ainda bem que Deus existe Assim eu posso descansar Todos somos um Deus e eu somos um Fé Amor Gratidão Sinto muito me perdoa te amo sou grata... #homofobia #triste #fé #maisamor #porfavor #todossomosum #deuseeusomosum #racismo #preconceito #intolerancia
1 note · View note
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Dor e marca são diferentes Uma dói a alma a outra lembra a gente Chega juntinho e nem dor armou Foi sutil, sorrateira.mente Interessante Meiga Um amor A marca passa em mil segundos Mil passos do ponteiro dor interna passa como "fremes" Trinta remix triste E se entende Foto grafa na memória Um rito de amor E sopra a dor movimenta amor Já passou É o tempo de fotografar e deixar passar Nem marca Nem dor Um filme sem cortes Imagem subjetiva Sem roteiro Cheio de cor Amor Estética . mente Tao poética Que nem dor sente É tudo ilusão da mente. Ilusão que a gente sente #poesiadaalma
0 notes
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Sempre depois de um seminário da pós graduação eu preciso de um tempo pra assimilar tanta transformação que ocorre dentro de mim. Este último módulo foi "Tanatologia". Precisaria escrever um livro só pra tocar nos pontos que me tocaram. Independente de acreditar ou não na vida eterna, colocar a morte como um fim de um processo é o que nos coloca de frente com a nossa obra. Não se trata de deixar legados para a humanidade, disso o ego precisa, mas o espírito necessita viver antes de morrer, sobreviver é pouco e nos deixa cheios de culpa. Crise vem do latim crisis, “momento decisivo”, decalque do grego krísis, “decisão”. Quais foram as principais decisões que tomou na vida? Foram tomadas por medo ou por amor? Quais as consequências tiveram? Você já se perdoou? Perdoou as pessoas que erraram com você? Pediu desculpas por seus erros? Você construiu grades ou pontes? Você vive as reais necessidades do seu ser? A lição mais importante pra mim foi honrar todas as minhas escolhas, pois somente sei que hoje vivo num paraíso de amor, liberdade e paz porque vivi o outro lado. E o mais importante foi ver que assim a vida existe, poder morrer para o velho e renascer sempre. Fechar gestalt, pensar o novo, aceitar o que é, sem negação, sem a ilusão de que a culpa é do outro. Em chinês a palavra crise é composto de dois ideogramas: um é perigo e outro é oportunidade. Então não ter medo de enxergar a crise é aproveitar para transformar. É morrer para o velho e renascer para uma nova vida. Ser feliz é uma escolha. Se não dá conta sozinho pede ajuda. Foi assim comigo.
0 notes
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Vou contar, conto... Durante muitos anos presenciei uma cena que me incomodava muito: ela chorava numa esquina e na outra ele fumava um cigarro. Poucas vezes havia o encontro, o abraço, o beijo, as trocas de olhares e quando havia ela sorria, de longe via seus olhos brilharem, se não era de satisfação talvez fosse emoção, amor não era. Ninguém que não se ama é capaz de amar alguém verdadeiramente. Ela era obesa e chorava, ele era magricela e fumava. Talvez ela descontasse a carência na comida, ou a tristeza tenha alterado a tiróide, um longo período sem descanso da dor costuma deixar o corpo desregulado, doente. A magreza dele e os cigarros, sorriso amarelo, vez ou outra um oi pra quem passava... o tempo passava. Era um casal frágil, que não tinham ideia de que a vida estava passando, que as crianças cresciam, as casas em reforma estavam prontas e outras estavam sendo construídas. Não sabiam que era insanidade agir sempre da mesma maneira esperando resultados diferentes. Talvez, somente talvez, não gostassem de viver de tapas e esquinas. O tempo passou e eu me mudei. Se eles mudaram eu não sei. Talvez uns quilinhos a mais, uns cigarros a mais, ou quem sabe uns tapas a menos, uns beijos a mais, uns metros a menos, uns sorrisos a mais... naquele tempo eu pensava que era amor, tantos anos "juntos"... naquela época achava que era até algo sublime "apesar de" eles ainda estarem juntos. Só que não... Essas sensações e lembranças estranhas que me pegaram num domingo à tarde de que a vida não é um conto de fadas, causa um certo alívio. Acreditar em contos de fadas é atestar que a maioria das histórias reais não deram certo. Mas já que histórias de "viveram felizes pra sempre" não são bem assim como nos livros, nos liberta da responsabilidade do fracasso. O importante é "haver com o dito" como diz os Lacanianos. O importante é ser o herói da sua própria história. Independente de quantos reinos conquistados, de quantas pessoas foram salvas pelo seu ato heróico, sua história deve ser escrita por você de modo a honrar sua vida. Quem disse que a princesa deve casar com o principe só porque ele fica na esquina quando poderia ir embora? Quem disse que apesar dos quilos a mais, de não ter um castelo ou moedas de ouro, não ser salva por principe nenhum, não ter nenhuma fada madrinha com poderes mágicos não seria possível ser feliz pra sempre? Olhar pra própria história de vez em quando é bom. A ansiedade pela adolescência acontece até antes da adolescência. Depois de um tempo viver mais ou menos, esperando os anos de glória não faz mais sentido. Talvez, somente talvez, vale a pena honrar a vida vivendo o agora, que é o que realmente existe, mas talvez só viver o agora não basta, é preciso viver o agora com amor e alegria, ficar esperando o príncipe salvar, a fada madrinha salvar, sentada no bosque não dá, seria preciso entrar na floresta, que é onde as coisas realmente se transformam.
0 notes
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Sempre depois de um seminário da pós graduação eu preciso de um tempo pra assimilar tanta transformação que ocorre dentro de mim. Este último módulo foi "Tanatologia". Precisaria escrever um livro só pra tocar nos pontos que me tocaram. Independente de acreditar ou não na vida eterna, colocar a morte como um fim de um processo é o que nos coloca de frente com a nossa obra. Não se trata de deixar legados para a humanidade, disso o ego precisa, mas o espírito necessita viver antes de morrer, sobreviver é pouco e nos deixa cheios de culpa. Crise vem do latim crisis, “momento decisivo”, decalque do grego krísis, “decisão”. Quais foram as principais decisões que tomou na vida? Foram tomadas por medo ou por amor? Quais as consequências tiveram? Você já se perdoou? Perdoou as pessoas que erraram com você? Pediu desculpas por seus erros? Você construiu grades ou pontes? Você vive as reais necessidades do seu ser? A lição mais importante pra mim foi honrar todas as minhas escolhas, pois somente sei que hoje vivo num paraíso de amor, liberdade e paz porque vivi o outro lado. E o mais importante foi ver que assim a vida existe, poder morrer para o velho e renascer sempre. Fechar gestalt, pensar o novo, aceitar o que é, sem negação, sem a ilusão de que a culpa é do outro. Em chinês a palavra crise é composto de dois ideogramas: um é perigo e outro é oportunidade. Então não ter medo de enxergar a crise é aproveitar para transformar. É morrer para o velho e renascer para uma nova vida. Ser feliz é uma escolha. Se não dá conta sozinho pede ajuda. Foi assim comigo.
0 notes
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
O caminho é mais importante que o destino. Lembro de encantar o viver. Objetivo trilho e no caminho vivo. Ser eu mesma é reconhecer. no mundo minha vontade. Lembranças boas ativa minha alma. Minha alma desperta quer dançar, sorrir, percorrer, contemplar, amar, ser, voar. Liberdade é meu atalho pra sabedoria. Minha alma livre toca Tropicalia, transmuta a Bossa Nova em puro encanto e canta e escuta o canto. Hedonismo. Tira a venda dos olhos. Choro. Toca com os dedos o prazer. Piano. Ouço. Samba. Poesia dança, harmonia canta harmoniza dança. Toca. Escuto as batidas no meu coração, inspiro. sinto. piro. Pouso. pés no chão. Sou taurina e tenho vontade de estabilidade e morro no gozo dos ganhos secundários. Invento uma dor na asa. Sou humana e caio.ai. Como disse Frida Kahlo, Augusto Branco ou Simone de Beauvoir "onde não puder amar, não te demores" então levanto na vontade do sonho e acordo. Abro os olhos e desperto. Lembro Carl Gustav Jung "Todos nós nascemos originais e morremos cópias (...); quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda." Como Ariana me mostro. E como a lua mudo de fase. Sou eu mesma. Seguindo minha própria vontade. Honro meu presente. Honro minhas escolhas. Gratidão pela alteridade. #desafiodagratidão2015 #poesiadaalma #lua_ruda #gratidão #autoconhecimento #insight #amoravida #estatudocerto #desenvolvimento #amorpróprio
0 notes
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Como é namorar pra mim Eu comecei a namorar com 11 anos e jurava que amava porque sentia saudade. Em dois anos só nos encontramos 3x nas férias da escola, eramos crianças e sentíamos ciúmes. Com 13 anos não me interessava por garoto nenhum e me sentia estranha. Tinha medo de nunca consegui namorar ninguém. Comecei a namorar com 14 e desde então nunca fiquei mais que cinco meses solteira. 19 meses, 5 meses, 2 meses, 28 meses, 76 meses, 1 mês, 3 meses, 1 mês, 24 meses, 4 meses, 14 meses, 24 meses, 2 meses, e agora já tem 47 meses. 😥😂 Enfim, namorei! O que eu aprendi é que: ☆ o amor-próprio precisa ser a base de qualquer relacionamento. ☆ Tendo o respeito com a gente mesmo é preciso respeitar o outro e aceitá-lo como ele é, sem esperança de mudá-lo, que só com a aceitação as coisas se ajeitam. ☆ o outro é como a gente mesmo, é humano, sente insegurança, erra... Então não pense que o outro está no controle e você é a vítima que só fica a espera de um telefonema. ☆ Faz sua parte e esteja com a consciência tranquila que qualquer coisa que acontecer você ficará na paz. ☆ Não espere um carinho pra dar o seu. Às vezes a pessoa está com algum problema ou está carente. Ficar somente olhando pro próprio umbigo fará você sentir uma rejeição que não existe. ☆ trate o outro como gostaria que te tratasse, mas mais importante ainda é tratar o outro como ele gosta de ser tratado. Sugiro a leitura do livro "As cinco linguagens do Amor". ☆ como é importante estar presente, sentiu vontade de ligar liga, não sentiu não liga, sem essa de joguinho. Se não for pra dar certo não é o joguinho que fará dar. O amor entre duas pessoas não é um jogo, não tem UM vencedor. ☆ quem tem medo de amar sugiro a leitura do livro "Amar pode dar Certo". Não deixe que traumas anteriores tirem sua disponibilidade para se relacionar. ☆ Não tá dando certo não fique lamentando, faça sua parte e confia que o universo te reserva o melhor. Acusar o outro só traz mais rancores. ☆ ficar tentando provar que está certo impede o outro de lhe enxergar como você é verdadeiramente. Atitudes dizem mais que palavras, se a pessoa não enxerga, talvez ela não te ama e quer apenas alguém que não cause nenhum desconforto nela. ☆ cuide de seu desconforto. Ciúmes não é algo que o outro faz você sentir, ninguém faz nada com a gente. Não é o outro que me irrita, eu me irrito com o outro, não é o outro que me faz ciúmes, eu sinto ciúmes. Para de viagem e confia no seu taco. Viver desconfiado não garante fidelidade. ☆ seja verdadeiro com seus próprios sentimentos e expõe isso para a pessoa, mas nada de dizer coisas sem necessidade como fiquei a fim de fulano, a menos que você esteja terminando e a pessoa pergunte. Não tire seu desconforto fazendo o outro sofrer em vão. Se resolva primeiro. ☆ cumpra o papel que você prometeu cumprir, se o combinado foi monogamia, não traia. Se não é capaz de ser fiel não prometa que será. Ninguém é obrigado a namorar, então se não dá conta não engana o outro porque perderá a pessoa pra sempre. Sendo sincero sempre haverá uma possibilidade futura. E traindo como você poderá confiar em alguém se não pode confiar nem em si mesmo? ☆ Esteja presente, consciente e não tenha medo de enxergar a pessoa como ela verdadeiramente é. Quem é traído não é vítima não. Não tenha medo de conhecer a pessoa, não ignore seus comportamentos com outras pessoas. Se a pessoa mente pros outros, não será diferente com você, não se iluda. Mas tome como base o comportamento presente dela, não o passado, as pessoas mudam. Mas se no presente ela mente, passa os outros pra trás, ou seja, se não é uma pessoa íntegra, não espere que será com você. ☆ escolha um parceiro que tem o mesmo nível de integridade que você, níveis diferentes vai tornando o relacionamento impossível. ☆ Apoie o outro em ser a melhor versão dele mesmo e certifique de que seu parceiro apoia você nos seus projetos e sonhos. Somos espíritos individuais. Podemos crescer juntos, mas nunca nos anulando. ☆ e não se esqueçam que amar é um verbo. Acredite: o outro não é capaz de destruir isto porque o amor é do seu jeito. Não deu certo com uma pessoa, o seu amor continua aí dentro de você esperando a pessoa certa pra se relacionar. Enquanto o amor íntimo não vem ame a tudo e a todos. E não se esqueça: amar é um verbo e o verbo só existe na ação. Ame!
0 notes
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Sei bem o que é querer morrer. Eu pedia todos os dias antes de dormir pra não acordar mais. Não queria me matar, queria não existir, porque acreditava que se eu me matasse eu continuaria sendo dor. Sempre achei que eu nasci no mundo errado, alguma coisa saiu errado na distribuição dos lugares. Se Deus existia como ele permitia que eu fosse tão inadaptável assim? Queria brincar na rua como meu irmão e não ter que arrumar a cozinha do almoço. Queria sair a noite, mas é perigoso pra mulher, homem pode. Não queria crescer e ter marido, e meu primeiro namorado me traiu com uma prima, não tive UM namorado sequer que não tenha ficado com uma das minhas primas. Mais pra frente descobri que gostava mesmo era de meninas e meu preconceito me martirizava, meus pais me martirizavam, meus irmãos, a sociedade. Quando eu tinha 16 anos fui com minha mãe tomar vacina para febre amarela e perguntei pra ela: se eu não tomar eu posso morrer? E ela disse que sim e eu tentei fugir dali e ela me olhou com os olhos cheios de lágrimas. Achava injusto minha mãe ter câncer e não eu. Achava o mundo injusto e cinza. Injusto perder minha mãe, meu irmão, injusto meu pai me tratar diferente do meu irmão, injusto eu ter que fazer psicologia porque meu pai não deixou eu fazer publicidade e propaganda em outra cidade. Hoje eu penso que se eu tivesse olhado para as coisas que eu tinha e não para as que eu não tinha, se eu soubesse do poder que a gratidão tem, se eu soubesse que a força e o amor vem de dentro de mim e não de fora, eu não teria sido tão infeliz. Passei 6 anos da minha vida sem brilho no olhar, esperando uma salvação e mal sabia eu que eu precisava acreditar em mim. Hoje no #dia4 do #desafiodagratidão2015 eu sou grata por ser grata, por ter sido rebelde e ter feito o que eu queria independente do que os outros achariam. Quando tive coragem de ser eu mesma, todas as coisas boas se abriram pra mim. Pessoas, conhecimentos, oportunidades e eu sou grata por isso. #300diasdegratidão #depressão #adequação #suicídio #amoravida #amorpróprio #atitude #alegria #decisão #coragem #paz #gratidão #sereumesma #confiança #despertar #desafiodagratidão
1 note · View note
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Quem me conhece sabe como minha vida não é nada certinha, organizadinha. A vida sempre me pareceu um caos, ebulição. Se não estava, eu criava fogo com gravetos, embora gritasse em vão, champanhe! Derramava então. Minha arrogância me salvou da submissão. Imagina se eu fosse certinha? Tinha certeza que marido eu não teria. Deus me livre cozinhar, passar, arrumar a cozinha todos os dias e ficar presa? Deus me livre não ter dinheiro pra fugir, já bastava ser assim até eu estudar, trabalhar e me adaptar. Antigamente parecia impossível mulher ser independente, livre. Deus me livre! Coloquei defeito no sistema machista, elitista, burocrático, preconceituoso, hipócrita e continuo no caos do mundo. Ebulição pura. Só que aqui dentro não mistura mais. Porque agora não parto pra briga. Pego cada pedaço dos destroços e faço uma jangada e vou enfrentar o caos do mar. Tempestades internas. Um mar que pelo menos não tem maldade, ele não me engana, logo vai se acalmar. Dentro de mim que precisava serenar. Não é mundo que está um caos, são as pessoas. Quem me conhece sabe como hoje sou mais organizada. Embora minha estrada faça bastante curva... Descobri que o importante é a caminhada, o destino... o destino na verdade é o passado. O futuro daqui a pouco é destino e quem desenhou fui eu. #mandala #paz #caos #organização #destino #passado #futuro #autoconhecimento #viageminterna #caminho #caminhada #poesiadaalma #quementende #aloka
0 notes
luaruda · 10 years ago
Photo
Tumblr media
O que te angustia? Nascemos com 4 emoções básica: medo, tristeza, raiva e alegria. Alguns estudiosos incluem nojo e surpresa, outros o afeto. Tenho comigo que a angústia é um sentimento decorrente de uma série de emoções conflitantes que vão desde o medo à alegria. Esta oscilação ocorre quando há dúvida, expectativa, quando acreditamos que nossas escolhas depende da decisão de outros ou esperamos que algo externo aconteça para que nosso problema seja resolvido. Um pensamento ou um acontecimento gera uma emoção que interpretamos como um sentimento bom ou ruim. As emoções indicam como sentimos e pensamos, pois nossos pensamentos são como um disco que toca determinada música. Dependendo da música que é tocada nossas emoções também são tocadas, na mesma frequência. Estas emoções nos levam a sentimentos diversos que são prontamente julgadas por nós como bons e ruins. O pensamento ou o acontecimento é a pedra jogada no lago. As ondas produzidas são as emoções. Ao invés de deixar as ondas irem embora, se acalmarem, nós lançamos mais pedras (pensamentos) que geram mais ondas (emoções). E o que ocorre com a angústia? A angústia é alimentada pela expectatica ↔ que gera pensamentos de dúvida ↔ que gera emoções diversas e, como nada externo acontece, este disco toca esta música melancólica. E o que fazemos? Colocamos o mesmo disco pra tocar até que algo externo aconteça. E se nada acontecer? Heidegger diz que existe dois tipos de angústia: a existencial, por precisar escolher e a ontológica, que é o medo da morte. Então para acabar com a angústia precisamos ter a coragem de escolher, de tomar uma decisão. Quando tomamos uma decisão o disco para de rodar, então a tristeza que a escolha gerou logo vai passar como as ondas no lago que uma hora cessam. Tristeza é normal. Angústia ontologica em certo nível é coisa de ser humano, mas a angústia existencial, é questão de escolha, não passa enquanto não saimos do papel de vítima. Como alguém disse "a dor é inevitável, mas a tristeza é opcional". Assim entendo. O que te angustia? Vai lá e resolve! Namastê #puxãodeorelha #comamor #viusenhoritaLuciana #autoconhecimento #angústia #tristeza #medo #raiva #alegria #decisão #dúvida #vítima #semmimimi #coragem #paz
0 notes