Tumgik
Text
Resenha~~ ELEANOR & PARK - Rainbow Rowell
    – Por que você gosta de mim?
    – Não gosto de você  – ele disse.  – Preciso de você.
–Não gosto de você, Park – ela confirmou, num tom que por um segundo, pareceu confirmar que era sério mesmo. – Eu... – a voz dela quase desapareceu. – Eu acho que vivo por você.
   Vou admitir que tive um mal pressentimento com esse livro... tudo bem, eu deixo você chamar de preconceito. Meus primeiros contatos com livros de romances adolescentes foram decepcionantes. Quando me apresentaram o livro desse jeito evitei e neguei até vê-lo na livraria em promoção, com um cartão de presente na mão, doido por um livrinho barato para preencher o valor certinho!
Tumblr media
   A menina tinha a aparência exata do tipo de pessoa com o qual isso costuma acontecer. Não só por ser uma pessoa nova ali, mas por ser grande e esquisita. [...] e se vestia como se...como se quisesse que as pessoas ficassem olhando.
Sinopse
   No livro, que se passará em 1980 conheceremos Eleanor, uma garota gorda que sofrerá pelo bullying e pelas condições precárias que ela e os irmãos são colocados pelo padrasto; e conheceremos Park, um garoto metade coreano com uma família tradicional, contudo com alguns assuntos mal resolvidos. Dois desajustados. O amor começa a crescer aos poucos a partir do momento que Park repara que Eleanor lia seus gibis junto com ele no ônibus escolar. Nessa jornada vamos acompanhar as perfeições e imperfeições desse relacionamento.
    Isso era o que dizia a sinopse e então comecei a ler.
   Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo e completamente vivo.
Impressões do livro
   E eu me surpreendi! Eleanor & Park contará a história do primeiro amor, do nervosismo, do pânico, da saudade, dos desejos, dos sentimentos fortes e inexplicáveis e das intrigas que um adolescente passa. A leitura carrega uma atmosfera nostálgica que encanta. A autora escreveu os sentimentos e pensamentos dos personagens de forma divertida e autêntica.
   Ela andava lendo o gibi dele.
   [...]
   Park achou que devia lhe dizer alguma coisa. Sempre sentia que devia dizer-lhe alguma coisa, mesmo que fosse apenas um “oi?” ou “com licença”[...]
   Park não lhe disse nada. Somente abriu mais o gibi e foi virando as páginas mais lentamente
   É notável o belo trabalho de Rainbow Rowell na construção dos personagens, desde os principais aos secundários. Todos personagens importantes na trama nos apresentará sua própria história, linguajar e comportamento. Não são apenas esteriótipos compactos (o rebelde, o engraçado, o tímido), mas complexos. A narração em terceira pessoa do ponto de vista dos personagens contribui a essa construção e nos aproxima de suas opiniões, interesses e inseguranças. O leitor se emociona a vê-los amadurecendo em meio às circunstancias que são expostos.
      – Você...  – ela começou  – , você é tão... interessante.
      – Interessante?  – ele disse.
     Gente. Não dava para acreditar que ela acabara de dizer isso. Que coisa mais desinteressante. Tipo o oposto de interessante.Tipo, se você procurasse “interessante” no dicionario, haveria a foto de uma pessoa interessante perguntando: “O que tem de errado com você, Eleanor?”
Tumblr media
   O elemento mais trabalhado na construção do livro foram os diálogos. A facilidade da autora para escrevê-los é incrível e digna de palmas. Está presente em sua estrutura muito realismo, tornando as falas sem aspecto teatral e fantasioso. Ademais eles todos são muito interessantes e tem belos desfechos.
  Os problemas que o casal enfrentará, tanto no relacionamento quanto nas famílias é de nos matar de vontade de dar um abraço em cada um, principalmente da Eleanor. Não vamos esquecer da vontade de dar uma porrada em seu padrasto problemático e abusivo! Tijolada no Richie!!
    – Você também chama ele de pai?  – Eleanor perguntou.
    – Ele é nosso pai agora.
   Com elementos como violência domestica, gordofobia, homofobia e racismo tão presentes nessa época, Rowell não perde a oportunidade de fazer críticas e reflexões de maneira sutil, nada que conturbe a história.
   Gosto de descrever Eleanor & Park como um livro muito gostosinho de ler! A descoberta da paixão nos dois lhe fará derreter e o final lhe fará chorar. Foi uma leitura que valeu a pena. Reler e reler foi ainda melhor.
Tumblr media
– Eleanor, quantas vezes tenho que te dizer – ele falou por entre os dentes – que não gosto de você?
23 notes · View notes
Quote
Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo e completamente vivo.
Park Sheridan, de Eleanor & Park
   Nova resenha em Bablalioteca de livros.
Siga o instagram @bablalioteca para imergir no universo dos livros!
Acompanhe os stories para acompanhar as novidades, sorteios e descontos!
4 notes · View notes
Quote
A solidão é um sinal de que você está precisando desesperadamente de si mesma
Rupi Kaur em Outros Jeitos de Usar a Boca
34 notes · View notes
Text
Bem Vindo!
Tumblr media
Entenda a estrutura das resenhas que você lerá no Bablalioteca:
Em Sinopse falarei sobre a história a qual o livro circunda
Em Impressões do livro falarei sobre a experiência de leitura, atmosfera e clima da trama ou opiniões sobre o ponto de vista do autor. Destacarei elementos que marcam o livro positivamente ou negativamente; sobre a escrita e narrativa do escritor.
Ao longo de toda a resenha você irá encontrar citações e parágrafos do livro em questão, além de imagens que irão lhe situar dentro do universo do livro.
Seja bem vindo(a) no Bablalioteca News! E obrigada pela atenção!
0 notes
Text
Resenha~~ O CEMITÉRIO - Stephen King
   Quando comecei a pesquisar sobre Stephen King, quase todos blogueiros e youtubers indicavam O Cemitério para começar a ler o Rei do Terror. E meu primeiro contato com o autor me fez entender o porquê de ser tão adorado e reconhecido. Nesse livro, vamos conhecer a narrativa macabra e sombria a qual King nos envolve. Não só a história me encantou, mas também sua escrita. A mesma história contada com outras palavras não soaria tão perturbadora quanto soou.
Tumblr media
  Sinopse  
   Louis Creed se muda com sua esposa, Rachel, e seus dois filhos, Ellie e Cage. No território de sua nova casa, o médico vai encontrar uma trilha que abre caminho para um cemitério de bichos, onde as crianças que moram e moraram nas redondezas desta cidadezinha pacata enterravam seus animais de estimação com túmulos improvisados, muitas vezes mortos por caminhões da rodovia com marcante presença na história.
   O gato de sua filha morre atropelado na famigerada rodovia. Ao enterrá-lo, não demora muito para que Church apareça vivo de repente, sendo vivo uma palavra muito forte para descrever sue estado. A partir daí amigo e vizinho de Louis, Crandall revela um outro lado do cemitério, um lado perigoso, corrompido pelo mal.
   “ O solo do coração de um homem é mais empedernido..., como o solo no velho cemitério micmac. Mas um homem planat o que pode.. e cuida do que plantou”
  Impressões do Livro   
   A morte estará constantemente presente no livro. Isso não surpreende depois que lemos o titulo, realmente. Todos os personagens terão uma relação própria com a morte, cada personagem a trata de maneira diferente, seja com normalidade ou com repulsa e medo; de um médico até uma mulher com um grande trauma. Veremos isso nos questionamentos que Ellie faz aos pais ou nos vizinhos idosos que já naturalizaram o inevitável. Quando alguém querido morre é difícil se conformar, e com a oportunidade de revivê-los, os recursos podem ser bem tentadores; até descobrir que é melhor aceitar o fim do que já passou.
Tumblr media
   Até a metade do livro, Stephen King estará nos apresentando a vida dos Creed, nos situando naquele meio, e nos levará a conhecer a fundo os personagens; nos aproximamos deles e observamos como o terror irá afetar a família. De início a história é lenta, e por certo momento tudo parece estar bem. MAS você, meu caro leitor, sabe que nada está bem. Cercando os momentos felizes e rotineiros, estamos sempre com a sensação de que algo está errado, de que algo ruim irá acontecer. A construção dessa atmosfera mórbida se deve a discretos elementos que será precisamente espalhado pela história; sejam eles descrições um tanto bizarras, medos e desconfianças de Louis. Mas um dos elementos que mais me chamou atenção foi o conhecimento em medicina do narrador.
   “Alguma coisa o despertou muito mais tarde, uma pancada suficientemente alta para fazê-lo se sentar na cama, achando que Ellie podia ter caído ou o berço de Cage desabado. Mas a lua saiu de trás de uma nuvem, inundou o quarto com uma luz branca, fria, e ele viu Victor Pascow de pé no vão da porta. A pancada fora de Pascow abrindo de repente a porta.”
   Louis é um médico cético, o melhor que haveria para narrar uma história sobrenatural, não é mesmo? Lendo o livro, perceberá como a formação médica irá contribuir para a narrativa, com pensamentos técnicos e macabros que vem a sua mente culta. Seu conhecimento sobre o corpo e a mente pode alivia-lo ou amedronta-lo; e quando os acontecimentos contradizem seu ceticismo, a falta de resposta e explicações cientificas o apavora.
   “O que está havendo?, ele se perguntou, confuso e assustado. O coração disparava, o couro cabeludo parecia gélido e subitamente pequeno demais para cobrir o crânio; podia sentir a onda repentina de adrenalina avançando por trás dos olhos. Os olhos realmente se arregalam quando o medo é extremo, ele sabia; não apenas se dilatam, mas se tornam salientes. Que diabo é isto? Fantasmas? Meu Deus, parece que alguma coisa realmente roçou em mim neste corredor, uma coisa que eu quase vi”
   Depois de certo ponto é impossível abandonar a leitura. Quando o sobrenatural começa a moldar o destino dos personagens, cria-se uma tensão insuportável ao vê-los tentando vencer as forças desconhecidas que atuam contra eles, forças que irão testar a sanidade e a persistência deles. E o que são essas forças? Ninguém sabe. Só sei que minhas unhas foram roídas até a raiz.
   “É seu lugar, um lugar secreto. Ele pertence a você e você pertence a ele.[...] O que você pretende fazer mais tarde, Louis, quando o vento soprar com força no meio da noite e a lua estender um caminho branco através dos bosques até aquele lugar?”
Tumblr media
2 notes · View notes
Text
COMO REPARAR LIVROS DANIFICADOS - VIX Hacks Brasil
  Bom dia, leitores! Olha o que achei no Pinterest! A VIX Hacks nos ensina a salvar livros molhados, com orelhas e até com capa solta! Clique aqui!
Tumblr media
0 notes
Text
Resenha~~ EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS - Clare Vanderpool
A grande ursa negra, impressionante como a Ursa Maior balançou a cabeça de um lado para o outro, e seu rugido fez tremer a passagem próxima da Trilha Apalache. Eu digo que é ela, mas a verdade é que não dava para ter certeza. Não havia marcas que indicavam que era fêmea. Não havia filhotes à vista. Mas eu sabia. Eu a conhecia como conhecia minha própria mãe. Era sua postura  —  a autoridade absoluta sobre nós, dois garotos presos por seu olhar. E era sua vontade inabalável de nos manter vivos”
  Que livru lindu! Esse é foi meu primeiro livro que comprei da editora DarkSide Books e, embora meu gênero favorito seja suspense, meu coração me levou a comprá-lo por extremo encanto pela sinopse da história.
Tumblr media
  Sinopse  
  O livro se passa no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O pai de John Baker, capitão da Marinha, volta para casa devido a uma grande tragédia: a morte de sua esposa, mãe do nosso querido protagonista. Vamos chamá-lo de Jack? Enfim. Jack então entra em um colégio interno para garotos no Maine e lá ele conhece um garoto beem esquisitinho, se assim podemos descrever Early Auden.
  Early Auden não é muito bem recebido pelos seus colegas. Seu comportamento incomum acaba por espantá-los, como ouvir certas músicas em certos dias, organizar balas por cores e dormir no quarto do zelador. Não só isso, o personagem dá magia à historia com sua grande imaginação, enxergando formas, cores e texturas, ele lê uma história no número pi, que é repartida em pequenas cenas que são apresentadas ao longo da história, em partes bem convenientes por sinal. Bem criativo, né? EU SEI!
  “Antes de as estrelas terem nomes, antes de os homens saberem como usá-las para traçar seus caminhos, antes de alguém se aventurar além do próprio horizonte, existia um menino que se perguntava o que havia além de tudo aquilo”
  Imagine que droga seria se contássemos a Early que seu querido Pi está morto! É o que o professor de matemática faz, discutindo as chances do número ser finito. Desafiando-o, a dupla de amigos resolve se aventurar em uma cruzada em busca de Pi. Vocês acham que esse rolê rende? Rende história! E história boa!
Tumblr media
  Impressões do livro  
  O sentimento de perda e luto está muito presente durante toda a história, tratado com muita sensibilidade. Jack, o narrador, sempre vai estar lembrando da mãe, com saudades da sua antiga vida, que foi tirada dele tão bruscamente, com apenas 13 anos. Há uma cena em especial em que ele lamenta por não se lembrar da voz dela, para você ter uma noção. Jack, não só perdeu a mãe, mas mantém uma relação muito distante do pai. Ao lermos a narrativa do personagem, vamos encontrar um grande sentimento de solidão que ele enfrenta nessa fase, abordada de forma que nos toque e nos aproxime do garoto.
  “Olhar pela janela era como encarar um oceano profundo, escuro, e eu me imaginei flutuando, boiando à deriva sob um céu sem estrelas”
Nosso querido Early também passa por uma situação semelhante, e eles se unem, apoiando e aliviando a dor um do outro. E acompanhando o amadurecimento dessa amizade, nos sentimos que o encontro deles foi realmente necessário em suas vidas. Você não me perdoaria se lhe contasse uma cena de spoiler que exemplifique isso, né? Tudo bem, eu me seguro..
  Uma das coisas que mais gostei desse livro, são os personagens que eles encontram na cruzada. Todos que que nos são apresentados têm experiências de apertar o coração que se encaixam muito bem na trama. Conhecendo-os melhor se entende a importância deles, o porquê da autora tê-los colocado onde colocou. As histórias dos garotos e das pessoas que conhecem se cruzam, trazendo sentindo para cada história dos personagens, isso a autora fez com maestria.
  “ Vi pela primeira vez em seus olhos escuros, sombrios. Havia lido em sua carta para Emmaline. E ali, enquanto ele apagava as brasas, vi claramente nas cicatrizes furiosas que marcavam suas costas. Ele havia fugido de alguma coisa, mas essa coisa o perseguia e não o deixava escapar.”
     Para você que tiver interesse pelo livro: a escrita da autora, é simples, sensível e fantasiosa. É uma ótima historia para refletir, chorar, e se deixar preencher por uma nostalgia gostosa. É um livro que você lê sorrindo e se sente satisfeito quando termina. Esse livro é necessário, é o que tenho a dizer.
     “Quando o oceano molhou meus pés, percebi que Early Auden, o mais estranho dos garotos, tinha me salvado de ser levado embora”
Tumblr media
0 notes