Tumgik
liberphilia · 1 year
Photo
Tumblr media
Dylan Thomas’ Writing Shed, Laugharne
5K notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Tea time
226 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Fall is coming 🍂 
🇧🇷 O outono está chegando
121 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Recently ☕ 📚 🍷
🇧🇷 A partir do momento que compreendi que descansar é importante para a minha saúde física e mental, tem sido mais fácil me permitir viver momentos de ócio e descanso sem sentir aquela "neura" de estar "perdendo tempo".
Agora, esses momentos são preciosos para mim. 🤎
📖 Lendo: O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel
21 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
"Belo mundo, onde você está" por Sally Rooney
Tumblr media
Autora: Sally Rooney
Tradutora: Débora Landsberg
Editora: Companhia das Letras
352 páginas
O primeiro livro que li da Sally Rooney foi “Pessoas Normais”, me vi tão envolvida com a leitura que quando comecei a ler “Belo mundo, onde você está” as minhas expectativas eram altas. Talvez pela expectativa, atrelada à comparação que fiz involuntariamente com “Pessoas Normais”, que… bom, a verdade é que dessa vez o livro não me envolveu tanto quanto eu esperava.
No entanto, preciso ser justa, não é um livro ruim, pelo contrário. Para mim foi uma daquelas leituras que valeu a pena (tanto que não desisti no meio do caminho), mas que não me deixou tão empolgada e envolvida a ponto de garantir um espaço na minha lista de leituras memoráveis. 
Alice, Eileen, Simon e Félix são quatro personagens que por vias da vida se conectam de alguma forma. A narrativa não é surpreendente ou com grandes reviravoltas. Na verdade, a autora escreve mais sobre o cotidiano e os sentimentos humanos; sobre a rotina, as expectativas e relacionamentos que estão muito relacionadas à geração millennial. Com meus 31 anos, me senti bem representada pelos personagens.
Enquanto lia me peguei fazendo conexões e comparações com conversas que tive com os meus amigos, de situações que vivemos juntos ou separados, sentimentos e de ideias que compartilhamos. Por isso tenho que admitir, Rooney escreve sobre os millennials como ninguém! Lá no futuro, eu acredito, que os seus livros serão analisados levando em conta também a análise de toda uma geração.
Tumblr media Tumblr media
A amizade entre Alice e Eileen é o grande eixo da narrativa. Outros personagens como Simon e Félix orbitam em torno delas (com poucas pinceladas sobre as suas próprias vidas).
As duas amigas se conheceram na faculdade e mantêm a relação próxima, apesar de alguns momentos complicados que viveram juntas.
Alice é uma escritora que alcançou o sucesso rapidamente e que, após um colapso mental, decide se afastar de tudo e mudar-se para uma pequena cidade no litoral Irlandês. Toda a atenção que Alice recebe por conta do seu livro, as obrigações da carreira, lançamentos, eventos, etc.; a pegam de surpresa. Sem estrutura emocional para enfrentar essa nova realidade, Alice se vê em um redemoinho de emoções que prejudicam a sua saúde mental e relacionamentos. Para mim, Alice tem muito da própria Rooney.
Já Eileen vivem em Dublin e é editora de uma revista literária. A relação com a sua família, principalmente com a irmã, não é uma das mais fáceis. Constantemente ela se vê insegura sobre às suas escolhas e colocando em dúvida se é boa o suficiente. Eileen não vê nada de bom em si mesma, o que torna difícil as suas relações com as outras pessoas e a privam do amor e carinho.
Alice e Eileen estão passando por momentos bem diferentes em suas vidas, tanto profissionalmente quando emocionalmente, mas ainda assim mantêm a amizade através de emails bem profundos com questionamentos e reflexões sobre o cotidiano, o mundo, política, meio-ambiente, etc. 
Os capítulos com os emails foram os meus favoritos!
Tumblr media Tumblr media
Félix é um cara que Alice conheceu no Tinder. Depois de alguns encontros desastrosos os dois acabam criando um vínculo que posteriormente vira uma relação amorosa. Félix é um rapaz do interior que trabalha em uma distribuidora e que se sente inseguro com a profissão e a fama de Alice. E de longe, ele é o personagem que eu menos gostei. Essa insegurança, atrelada a zero maturidade emocional, levam Félix a ser bem babaca com a Alice. Ao mesmo tempo, ele é simples, sem grandes ambições e muito franco; exatamente o que a Alice busca para contrastar com a sua fama. A relação deles, no meu ponto de vista, não é das melhores, mas de alguma forma funciona.
Já Simon, o meu personagem favorito, vive uma amizade colorida com Eileen. Amigos desde a infância, Simon e Eileen passam por muita coisa juntos o que os torna um casal quase perfeito. Várias vezes eu torci pelos dois. No entanto, ambos possuem medo de dar um passo à diante. Mesmo sendo amigos e amantes, assumir uma relação é algo que gera medo e conflitos entre os dois. É aquele drama: se amam, mas de magoam.
“Belo mundo, onde você está” é um bom retratado das relações atuais, que são tão repletas de inseguranças, medo da intimidade, receio de ser vulnerável e que, exatamente pela cautela e temor do sofrimento, acabam encontrando as dores que tanto evitam.
Enquanto lia, fiquei pensando em como a intimidade é um tiro no escuro ou um salto no abismo. Você não sabe se atingirá o alvo ou se terá alguém lá embaixo para te amparar. Por isso mesmo é preciso coragem.
A geração de millennials ganhou a liberdade de escolha. Somos incentivados a estudar, a conhecer o mundo, trabalhar em qualquer lugar, casar ou não casar, ter ou não ter filhos, mudar de profissão, enfim, sermos o que quisermos ser! Inversamente, quanto mais liberdade ganhamos, mais nos fechamos. Presos em nossos próprios medos.
Nesse livro Rooney me mostrou que podemos viver ansiando pelo amor e ao mesmo tempo afastá-lo por meio dos nossos receios e falta de confiança no outro e em nós mesmos. Enquanto o mundo possibilita que sejamos corajosos e audaciosos, estamos cada mais vez mais cautelosos e temerosos.
A narrativa também mostra como nenhuma vida é perfeita. Que nem sempre as pessoas aparentemente bem-sucedidas são as mais felizes e bem resolvidas. Alice é famosa e rica, mas precisa ficar internada em uma clínica para tratar da sua saúde mental. Simon tem um bom emprego, é lindo e inteligente, mas é solitário e não leva uma vida tão perfeita quanto aparenta. Eileen foi a mais inteligente da sua turma e agora, se vê em um emprego mais ou menos, ganhando um salário abaixo da média e exercendo função que não utiliza todo o seu potencial. Félix parece descolado e bem resolvido, mas os seus traumas não o permitem criar conexões mais profundas com as pessoas, o que torna as suas relações superficiais e difíceis.
Rooney mostra que, com a maturidade podemos nos encontrar em um lugar de frustrações, de relacionamentos fracassados, expectativas desfeitas e erros acumulados… com tantas possibilidades, na real, nos tornamos adultos temerosos, isolados e depressivos. O bom é que o livro não acaba de uma forma triste. Há uma esperança em meio a tudo isso. De forma realista Rooney diz "não desista".
Em “Belo mundo, onde você está” dá para ver nitidamente o porquê de Sally Rooney ser uma das principais vozes da geração millennial. Com uma narrativa simples e sincera, a autora escreve sobre pessoas que estão lutando para sobreviver a si mesmas. Pessoas que anseiam encontrar um propósito em meio às crises; tanto as crises mundiais quanto as pessoais.
Alice, Eileen, Félix e Simon são cheios de defeitos, vulnerabilidades e inseguranças, mas, apesar das suas diferenças visíveis, no que tange a sentimentos, estão mais próximos do que parecem. São pessoas que buscam o perdão, o conforto, um propósito e conexão. De certa forma, não estamos todos na mesma?
Se interessou pelo livro?
Compre aqui
7 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
A date with myself, coffee and some Tolkien.
🇧🇷 Dei uma pequena pausa na rotina. Me fiz bonita para mim mesma. Fui a um café, pedi um expresso, escolhi uma mesa na área externa e li por praticamente duas horas.
Caramba... como eu precisava disso!
Estou aprendendo que investir um tempo em mim mesma também é produtividade.
Minha saúde mental agradeceu essa pequena pausa de hoje. Voltei para casa renovada!
Não posso dar muitos conselhos nessa vida, mas compartilho um pouco da minha experiência... pausar, descansar, fazer algo por prazer, muitas das vezes é a melhor escolha.
Trate a si mesma com carinho, se leve para tomar um café ☕
Espero que você esteja bem 🤎
📖 Lendo: O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel
32 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media
“Nem sempre conseguimos o que queremos e essa é a grande beleza da vida, ela pode nos surpreender.”
Mulherzinhas, por Louisa May Alcott
Tumblr media
68 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
28/02/2023
My focus come and goes, and it's still Tuesday!
📖 Currently reading: The Lord of the Rings
🇧🇷 Estou tentando manter o ritmo nas aulas de CS50, mas confesso que estou um pouco atrasada. Desde ontem sinto uma queda de energia e disposição para atividades que exigem concentração. Altos e baixos... assim é a vida.
Bom, vou me esforçar para dar o meu melhor, levando em consideração as minhas quedas de energia, sem me sentir tão culpada por sentir o que sinto.
Espero que você esteja bem <3
📖 Lendo: O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel
Tumblr media
9 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
by danielmercadante
45K notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
"O futuro, bom ou mau, não foi esquecido, mas deixou de ter qualquer poder sobre o presente."
- J.R.R. Tolkien / A Sociedade do Anel
18 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
24/02/2023
Última sexta-feira de fevereiro!
Tento não me admirar com a rapidez da passagem dos dias, mas ainda não consigo. Vamos piscar e já será Natal, anota aí (risos)!
Estou animada! Essa semana tive mais energia e consegui focar nas minhas tarefas.
Sentir que fiz um bom trabalho e que dei o meu melhor, me ajuda com a saúde mental.
Quero aproveitar ao máximo os meus picos de energia porque sei que eventualmente terei algumas quedas. Estou aprendendo a lidar com isso: a como aproveitar a minha energia de ação e a ser paciente comigo mesma quando me faltar a vontade.
Tumblr media
Produtividade:
Acordei às 05:30
Anotações para o curso de CS50
Planejamento de conteúdo para redes sociais (freela)
Resolvi alguns assuntos burocráticos (empreendimento pessoal)
Lavei a sacada e reguei as plantas
Paguei contas e organizei a minha planilha de finanças no Notion
Autocuidado e saúde mental:
Mais 01:30 de sono, senti que o meu corpo precisava descansar
Soneca de 15 minutos depois do almoço
Tomei os meus medicamentos
Bebi água
Comi pamonha 🤎 (alimenta o corpo e a alma)
Caminhada no final da tarde
Fiz sopa de ervilha para o jantar 🤎
📖 Lendo: O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel
Espero que você esteja bem 🤎
27 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
A melhor escolha que fiz pela minha saúde mental
Tumblr media Tumblr media
Os últimos sete meses têm sido um tanto desafiadores. No início do tratamento foi complicado digerir tudo o que estava acontecendo, mais difícil ainda foi encontrar um lado positivo na situação.
Uma vez alguém me disse que o ensinamento com o amor é o melhor caminho, mas que a dor também pode ser uma professora muita eficaz. Por mais que machuque, ela vai lá no fundo e te faz repensar uma porção de coisas.
Cuidar da minha saúde mental não está sendo fácil, mas estou tão dedicada à isso que, atualmente, até consigo encontrar um lado positivo no processo. Estou organizando os meus sentimentos, aprendendo mais sobre mim mesma, priorizando o meu bem-estar, encontrando soluções mais saudáveis para as minhas crises e me tratando com mais carinho.
Minha saúde mental quebrou, mas não me sinto fraca por conta disso. Na verdade, me sinto muito forte! Estou juntando os caquinhos e resignificando a minha ansiedade e melancolia. Estou me esforçando, cuidando do meu corpo e mente, sendo responsável e comprometida com a minha saúde. No fim das contas, estou orgulhosa de mim mesma.
Ah, também sou muito grata pelo apoio e ajuda da minha família e amigos próximos.
Gostaria de lembrar que, se você está passando por um período difícil, não sinta vergonha de assumir e de pedir ajuda.
Procure um profissional de saúde, faça o tratamento, converse com um terapeuta, não importa a velocidade e os resultados, o importante é a constância e o processo. Com o tempo as melhoria são perceptíveis. Só não desista. Saúde mental é coisa séria.
Se cuida 🤎
Tumblr media
70 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
Fazendo curso de CS50 - o curso de ciência da computação de Harvard
Depois de uns alguns anos trabalhando com Inbound Marketing, - mais especificamente com marketing de conteúdo, produção de conteúdo e redação - notei que eu precisava compreender um pouco mais sobre Ciência da Computação.
Após trabalhar ao lado de programadores e de criar conteúdos para sites, portais e blogs, percebi que, mesmo não trabalhando diretamente com programação, eu sempre estaria envolvida, de alguma forma, com computadores e códigos.
Compreender o básico sobre o assunto irá me ajudar a solucionar alguns "problemas simples", como também irá agregar à minha vida profissional.
Procurando um curso
Bom, após identificar uma necessidade, passeio a buscar soluções.
Meu objetivo era encontrar um bom curso, mas precisava ser gratuito! Depois de algumas pesquisas encontrei o CS50 de Harvard.
O curso 💻
O CS50 é um curso introdutório de Ciência da Computação de Harvard, e é um curso bastante reconhecido!
Nele você aprende sobre computadores, como a Internet funciona e também sobre programação. O curso dá uma ótima base para iniciar projetos em Web Design, Bancos de Dados, Sistemas Eletrônicos, Programação de Software, entre outros.
Estou achando curso bem desafiador e exigente. No entanto, ele está disponível tanto para pessoas com experiência em programação quanto para quem não sabe nadinha de nada.
Mas confesso que fico perdidinha em várias aulas! (risos de nervoso)
O bom é que há fóruns e tutores (brasileiros) que ajudam a revisar as tarefas do curso. Além disso, os demais alunos são bem participativos e ajudam quem possui dúvidas. É uma comunidade bem legal!
Tumblr media
O ponto positivo é o desafio e a chance de aprender junto com os alunos de universidade tão renomada. Com esforço, é possível concluir todas as aulas e tarefas.
Estou procurando dar o meu melhor 🤎
O professor David J. Malan possui uma didática incrível! As aulas são super interessantes e com muuuuuuuito conteúdo.
Ah, outro ponto positivo é que todos os materiais das aulas e dos Sets de Problemas foram traduzido diretamente do material original (CS50 2021 - licença do CS50). Isso significa que você vai aprender tudo que todos os alunos de Harvard aprendem!
Tumblr media
O que você irá aprender no curso:
A compreender de uma forma mais ampla sobre a ciência da computação e programação;
A como pensar algoritmicamente e a como resolver problemas de programação de forma eficiente;
Alguns conceitos como abstração, algoritmos, estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web;
A iniciar os conceits em linguagens como C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.
Espero que essa dica ajude você também! 🤎
Acesse o curso aqui
13 notes · View notes
liberphilia · 1 year
Text
Tumblr media
21/02/2023
Após refletir um pouco sobre o assunto, decidi abrir essa conta no Tumblr. Alguns dos motivos que me levaram até aqui são: facilidade de postar, sem me preocupar com a estrutura e manutenção de um blog, a proposta de um mini blog (que para mim soa bem mais interessante do que as redes sociais que estou usando no momento), a vontade de compartilhar alguns temas com outras pessoas e encontrar uma comunidade com interesses em comum.
Bom, vamos ver no que isso vai dar.
Estou chegando de mansinho, me acostumando, sem me pressionar a produzir um zilhão de conteúdos e sem um plano concreto para esse espaço.
Mas a graça está sendo essa, descobrir.
Produtividade:
Acordei às 04:00
Terminei um freela que consistia em escrever mensagens (WhatsApp) para os clientes de uma empresa. Enviei o pacote de mensagens para a aprovação.
Terminei de fazer as anotações da aula 4 do curso CS50
Comecei a videoaula 5 do curso CS50
Varri e tirei pó do meu quarto
Dobrei as roupas amontoadas na cadeira
Autocuidado:
Não esqueci da skin care logo de manhã
Pausas entre as tarefas para dar uma volta no quintal
Brinquei com a minha cachorrinha
Bebi água e atingi a meta diária
📖 Lendo: O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel
Tumblr media
Espero que você esteja bem 🤎
22 notes · View notes